Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Uma nota pessoal do autor de O Ateneu, Raul Pompeia, - FGV 2015

Atualizado em 13/05/2024

Texto para à questão

“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico; diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora, e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.
Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas.

Raul Pompeia, O Ateneu.

Uma nota pessoal do autor de O Ateneu, Raul Pompeia, registra que, na sua concepção, “a prosa tem de ser eloquente, para ser artística, tal como os versos”. Essa concepção
I) manifesta-se na composição do trecho de O Ateneu, aqui reproduzido;
II) orienta igualmente a prosa machadiana de Quincas Borba;
III) contraria o ideal estilístico do autor de São Bernardo, Graciliano Ramos.
Está correto o que se indica em

  1. I, somente.

  2. II, somente.

  3. I e III, somente.

  4. II e III, somente.

  5. I, II e III.


Solução

Alternativa Correta: C) I e III, somente.

O estilo machadiano é extremamente artístico, mas é econômico em relação à eloquência de O Ateneu, romance com símiles exagerados, que lembram o estilo expressionista. O narrador tenso, emprega linguagem conotativa passional (“têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso”). Esse estilo próximo do barroco, segundo análise de Mário de Andrade, é o oposto da concisão e da objetividade do narrador de São Bernardo, Paulo Honório.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Interpretação Textual, Literatura Brasileira

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora