Disciplina: Literatura 0 Curtidas

O narrador de Dom Casmurro, em procedimento típico de - FAMERP 2015

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto de Machado de Assis para responder à questão:

 Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho
Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do
bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos
ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era
curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente
maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado,
fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que
ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
– Continue, disse eu acordando.
− Já acabei, murmurou ele.
− São muito bonitos.
 Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso,
mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte
entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-meDom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos
meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha,
que afinal pegou. Nem por isso me zanguei.
[...]
 Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no
sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de
homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia,
para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar
cochilando! Também não achei melhor título para a
minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do
livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará
sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno
esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua.
Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns
nem tanto.

(Dom Casmurro, 2008.)

O narrador de Dom Casmurro, em procedimento típico de Machado de Assis, dirige-se diretamente ao leitor para conversar. No texto, um elemento que torna evidente tal procedimento é

  1. a explicação que o narrador dá sobre a ironia do pronome “Dom” em seu apelido.

  2. o emprego da segunda pessoa do singular, em “Não consultes dicionários”.

  3. o uso dos pronomes possessivos, em “sendo o título seu” e “a obra é sua”.

  4. a informalidade com que o narrador expressa suas escolhas, como em “vai este mesmo”.

  5. o emprego de travessões, para marcar as trocas de turnos nos diálogos.


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