Disciplina: Literatura 0 Curtidas

“um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de - FAMERP 2015

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto de Machado de Assis para responder à questão:

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
– Continue, disse eu acordando.
− Já acabei, murmurou ele.
− São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei.
[...]
Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.

(Dom Casmurro, 2008.)

“um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.” Nessa frase, são associados dois substantivos semanti ca - men te díspares: “vista” e “chapéu”. A quebra de para - lelismo semântico provoca um curioso efeito de estilo. Entre as frases, retiradas de outro romance de Machado de Assis, a que produz efeito de estilo semelhante é:

  1. “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim.”

  2. “Já o leitor compreendeu que era a Razão que voltava à casa, e convidava a Sandice a sair.”

  3. “Um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade.”

  4. “A minha ideia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se ideia fixa.”

  5. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.”


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