Voltar para Vestibulares

Outras Disciplinas

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 98 questões
Exibindo questões de 1 a 98.

No que toca ao acórdão condenatório, assinale a afirmativa - FGV 2022

Outras Disciplinas - 2022

No que toca ao acórdão condenatório, assinale a afirmativa correta.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referente a 2016, que, em um de seus tópicos, investigou pessoas de 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. Em seu módulo “Outras Formas de Trabalho”; a pesquisa apontou que 3,9% das pessoas entrevistadas nesse tópico praticou o trabalho voluntário. Essa porcentagem corresponde a 6,5 milhões de brasileiros na faixa etária citada

As expressões I'm not lacking leadership e Everyone else - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Analise a charge.

FATEC 2019

Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, sancionada em 1991, um trabalhador poderá ser assegurado caso padeça de doença profissional, cuja definição, dada no Art. 20, inclui os seguintes aspectos:
• Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
• Doenças profissionais não incluem as degenerativas, as inerentes a grupo etário, as que não produzam incapacidade laborativa, nem as endêmicas não resultantes de atividades profissionais.

• O estresse está se tornando um problema cada vez maior - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

• O estresse está se tornando um problema cada vez maior no mundo do trabalho. Situações e estímulos do ambiente de trabalho que pressionam o trabalhador, em diferentes contextos, provocam a produção de diversos hormônios em seu organismo como, por exemplo, o cortisol, O cortisol é responsável pela regulação de diversos processos metabólicos humanos. Sua forma sintética, a hidrocortisona, é usada no combate a inflamações e alergias.

FATEC 2019

https://tinyurl.com/yd2f7wpt Acesso em: 11.10.18. Adaptado.

• Em química, isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais moléculas apresentam a mesma fórmula molecular.

Leia o texto. Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Leia o texto.

Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação.
[ ... ]
Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13 e 14 anos.

No curso de “Big Data no Agronegócio” da FATEC, o aluno - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

No curso de “Big Data no Agronegócio” da FATEC, o aluno estuda sobre eletrônica, circuitos eletrônicos e suas propriedades, tais como ondas que podem ser registradas em um osciloscópio.
A figura representa duas dessas ondas que se propagam em sentidos opostos e com mesma velocidade de módulo 2 x 10–6 m/s

FATEC 2019

O quadrinho de Laerte representa uma crítica à realidade - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Analise o quadrinho.

FATEC 2019

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”

Leia os textos. • Francisco tem pouca esperança no futuro - FATEC 2019

Outras Disciplinas - 2019

Leia os textos.
• Francisco tem pouca esperança no futuro. Depois de cinco anos em busca de trabalho e após três entrevistas de emprego, todas infrutíferas, decidiu parar de procurar. Passou assim a fazer parte de um contingente cada vez maior de brasileiros: os desalentados.
• Um indicador fundamental para observar o nível da confiança do trabalhador no mercado de trabalho é a taxa de desalento.
• O Brasil iniciou o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego pela quarta vez seguida, mas registrou número recorde de desalentados diante das incertezas atuais em torno da economia, segundo dados divulgados no dia 30 de agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (lBGE).
• A taxa de desemprego atingiu 12,3% no terceiro trimestre de 2018, depois de ter ficado em 12,4% no trimestre anterior, na quarta queda seguida, de acordo com o IBGE.
• “O desemprego vem caindo no Brasil por conta do desalento, principalmente neste ano de 2018”, afirmou o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo. O IBGE estimou em 4,8 milhões o número de pessoas desalentadas no trimestre maio - julho.

Considerando o atual Código de Ética Médica, é correto afirmar que o

Outras Disciplinas - 2019

Considerando o atual Código de Ética Médica, é correto afirmar que o médico

Paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico, interna no - UFPA

Outras Disciplinas - 2019

Paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico, interna no hospital com quadro de febre, calafrios, disúria após pulsoterapia com ciclofosfamida há 15 dias. Realiza urocultura com resultado positivo para Escherichia coli só sensível a carbapenêmicos.

Potosi e Vila Rica foram duas cidades economicamente - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

Potosi e Vila Rica foram duas cidades economicamente importantes das Américas espanhola e portuguesa, respectivamente, uma vez que, do entorno delas, foram extraídos metais preciosos. A acumulação desses e de outros metais, o controle da balança comercial e o monopólio do comércio colonial foram parte de uma política econômica que fortaleceu Estados europeus e garantiu o seu desenvolvimento econômico posterior.

Durante o século XX, a temperatura global da superfície - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

As duas maiores esperanças para as fontes de energia do - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

As duas maiores esperanças para as fontes de energia do futuro são as células a combustível por hidrogênio e as células por energia solar. O uso combinado das duas células, no qual usa-se a energia solar para quebrar moléculas de água na produção de gás hidrogênio e, posteriormente, abastecer células a combustível por hidrogênio, seria ideal, por ser particularmente limpo.
Esta é a chamada fotossíntese artificial, que vem sendo alvo de pesquisa de vários grupos de cientistas, ao redor do mundo.

Nos quadrinhos, pode-se observar que Alice se sente um - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

FATEC 2019/2

Em uma aula do curso de Logística Aeroportuária, o - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

Em uma aula do curso de Logística Aeroportuária, o professor propõe aos alunos que determinem a quantidade de movimento da aeronave tipo 737–800 em voo de cruzeiro, considerando condições ideais. Para isso ele apresenta valores aproximados, fornecidos pelo fabricante da aeronave.

FATEC 2019/2

O humor dos quadrinhos apresentados constrói-se por - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

FATEC 2019/2

Mais de três mil gerentes de operações de companhias de - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

Mais de três mil gerentes de operações de companhias de diversos países, inclusive do Brasil, indicaram funções na área de administração e negócios, que ganham destaque no mercado de trabalho e demanda devido aos avanços tecnológicos. Entre essas funções, destacam-se as de Especialista em e-commerce, Gerente de compras on-line, Gerente de e-learning, Consultor de transformação digital e Assistente virtual.
Além do impacto de inovações e ferramentas, em comum entre as funções mais citadas, há a dificuldade de recrutamento, sobretudo no Brasil. “Por serem novas funções, a oferta de pessoas qualificadas e bem preparadas é baixa”, diz uma diretora de recrutamento.
Multinacionais e empresas de tecnologia ditam a tendência por aqui, mas a demanda deve se espalhar, nos próximos anos, para companhias das mais diversas áreas. No Brasil, funções ligadas ao e-commerce e à área de e-learning se destacam pelo volume de vagas.

De acordo com o texto, a amostra correspondeu a cerca - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

A Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo levantar informações que visem à construção de indicadores nacionais e regionais das atividades de inovação nas empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias, dos setores de Eletricidade e gás e dos Serviços selecionados.
A Pintec, do triênio 2012–2014, cobriu uma amostra de cerca de 17 mil empresas representativa de um universo de cerca de 130 mil empresas no Brasil.
A Pintec 2014 apresentou a incidência de pesquisadores mulheres nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das empresas que implementaram inovações no Brasil em 2014 nas atividades da Indústria, de Eletricidade e gás e de Serviços selecionados, conforme o gráfico.

FATEC 2019/2

Analisando os gráficos, é correto afirmar que, a) nas - FATEC 2019/2

Outras Disciplinas - 2019

A Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo levantar informações que visem à construção de indicadores nacionais e regionais das atividades de inovação nas empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias, dos setores de Eletricidade e gás e dos Serviços selecionados.
A Pintec, do triênio 2012–2014, cobriu uma amostra de cerca de 17 mil empresas representativa de um universo de cerca de 130 mil empresas no Brasil.
A Pintec 2014 apresentou a incidência de pesquisadores mulheres nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das empresas que implementaram inovações no Brasil em 2014 nas atividades da Indústria, de Eletricidade e gás e de Serviços selecionados, conforme o gráfico.

FATEC 2019/2

Resiliência é um termo oriundo da Física, mas também - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Resiliência é um termo oriundo da Física, mas também muito usado metaforicamente em vários outros contextos sociais.
Na Física, o ponto de resiliência de um material indica a capacidade máxima de absorção e, consequentemente, de acúmulo de energia durante uma situação de estresse (deformação sob tensão), sem que esse material perca a sua capacidade elástica de retornar à sua forma original e sem sofrer deformação definitiva significativa ou, até mesmo, ruptura.

Assinale a alternativa que apresenta o gráfico que - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

Um estudo com 3 707 alunos de especialização em Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mediu o nível de resiliência desses alunos utilizando a escala que relaciona nove fatores: autoeficácia, solução de problemas, temperança, empatia, proatividade, competência social, tenacidade, otimismo e flexibilidade mental. Cada um desses fatores ajuda de maneira diferente no enfrentamento de problemas e na tomada de decisões.
Nesse estudo, elaborou-se um questionário, que foi respondido por 1 500 alunos. No resultado final, 16% foram classificados com baixa resiliência, 44% foram considerados com moderada resiliência e 40% enquadraram-se em um grau elevado.

Considere que 60% dos questionários foram respondidos - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

Considere que 60% dos questionários foram respondidos por mulheres e que, dessas, 50% são formadas em Psicologia.

No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho.
[....]
Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.

A resiliência hoje em dia é interpretada como uma - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

A resiliência hoje em dia é interpretada como uma competência influenciada pelo estilo de vida do indivíduo.
Quanto mais se ganha consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, mais se dominam essas questões. Nas empresas, após um período longo de enxugamento no quadro de funcionários por conta de uma crise econômica preocupante, o ambiente de trabalho se tornou altamente estressante.

A capacidade de resiliência dos indivíduos está - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

A capacidade de resiliência dos indivíduos está diretamente ligada ao controle e à administração das emoções.
Em diversas situações cotidianas, o organismo produz moléculas capazes de influenciar as emoções e o comportamento humano.
Observe as fórmulas estruturais de algumas dessas moléculas.

FATEC 2018/2
FATEC 2018/2
FATEC 2018/2
FATEC 2018/2

Os aspectos físicos e psicossociais do ambiente de - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

Os aspectos físicos e psicossociais do ambiente de trabalho podem influenciar as habilidades dos indivíduos para cuidar de seu próprio bem-estar e manter seus próprios “recursos pessoais”. Os recursos pessoais incluem o senso de eficácia de um indivíduo, sua resiliência e “resistência” e a qualidade e densidade do suporte social que eles acreditam estar disponível para eles

A charge, referente ao ambiente de trabalho, mostra um - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

Considere a charge.

FATEC 2018/2

Nos últimos anos, ser resiliente tem sido essencial - FATEC 2018/2

Outras Disciplinas - 2018

Nos últimos anos, ser resiliente tem sido essencial para enfrentar o mercado de trabalho na sociedade brasileira, como podemos notar pelos dados apresentados nos gráficos.

FATEC 2018/2

Leia o texto. O texto cita a Teoria da Hierarquia das - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Leia o texto.
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização.

Leia a tirinha que mostra o diálogo do personagem Dilbert - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Leia a tirinha que mostra o diálogo do personagem Dilbert (de óculos, sentado ao computador) com o seu chefe.

FATEC 2018

A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem parte - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

A desigualdade no mundo

Neste momento, o 1% mais rico da população mundial possui a mesma riqueza* que os outros 99% possuem conjuntamente. As oito pessoas mais ricas do mundo possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da população do planeta. Após décadas de trabalho – e de notáveis avanços – no combate à pobreza, tivemos um aprendizado valioso: não é possível erradicar a pobreza no mundo sem reduzir drasticamente os níveis de desigualdade.

https: tinyurl.com="" y8bbbchy="" Acesso em: 31.10.2017. Adaptado.


*Riqueza é a soma dos valores de bens materiais, como imóveis ou propriedades, e de bens financeiros, como aplicações ou ações.

Adote:
√ Total da riqueza mundial: 250 trilhões de dólares;
√ Total da riqueza concentrada pelas oito pessoas mais ricas do mundo: 428,4 bilhões de dólares;
√ Total da população mundial: 7,2 bilhões de habitantes.

A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

A desigualdade no mundo

Neste momento, o 1% mais rico da população mundial possui a mesma riqueza* que os outros 99% possuem conjuntamente. As oito pessoas mais ricas do mundo possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da população do planeta. Após décadas de trabalho – e de notáveis avanços – no combate à pobreza, tivemos um aprendizado valioso: não é possível erradicar a pobreza no mundo sem reduzir drasticamente os níveis de desigualdade.

https: tinyurl.com="" y8bbbchy="" Acesso em: 31.10.2017. Adaptado.


*Riqueza é a soma dos valores de bens materiais, como imóveis ou propriedades, e de bens financeiros, como aplicações ou ações.

Adote:
√ Total da riqueza mundial: 250 trilhões de dólares;
√ Total da riqueza concentrada pelas oito pessoas mais ricas do mundo: 428,4 bilhões de dólares;
√ Total da população mundial: 7,2 bilhões de habitantes.

Recentemente têm sido observadas grandes transformações - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Recentemente têm sido observadas grandes transformações no panorama da educação e do mercado de trabalho, afetando principalmente os jovens. Considere os gráficos.

FATEC 2018
FATEC 2018

Nos últimos anos, a leitura biométrica – criação e - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Nos últimos anos, a leitura biométrica – criação e identificação de códigos com base em padrões individuais como, por exemplo, as impressões digitais – tem atraído o interesse de empresas que buscam, por meio dessa tecnologia, realizar o controle de entrada e saída de funcionários.
As impressões digitais são desenhos que se formam quando as papilas, presentes nas pontas dos dedos, tocam uma superfície lisa. Nesse contato, ocorre depósito de vestígios papilares visíveis ou ocultos. Os vestígios visíveis podem ser observados se a mão que os contém estiver suja de tinta ou de sangue. Já os ocultos resultam dos vestígios de suor que os dedos deixam em um determinado local.
Há vários reagentes que podem ser usados para tornar visíveis vestígios papilares ocultos. Uma substância bastante utilizada nesse caso é a ninidrina, que reage com um dos componentes do suor formando um produto colorido.

http://tinyurl.com/y99dvkto Acesso em: 13.11.2017. Adaptado.

A equação química simplificada que representa a reação que ocorre entre a ninidrina e uma das moléculas presentes no suor (apresentada na equação como composto X) é

FATEC 2018

Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos.

A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os Isoptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.

No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de - FATEC 2018

Outras Disciplinas - 2018

No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi levantado que milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo (ônibus municipal, metrô e trem) para deslocamento ao trabalho. No ano de 2014, esse tipo de transporte foi responsável pelo consumo de aproximadamente 3,3 Gtep contra 10,3 Gtep do transporte individual (automóveis e motos).

Leia os textos. Mais escolarizadas, mulheres ainda - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Leia os textos.

Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira

As mulheres brasileiras já engravidam menos na adolescência, estudam mais do que os homens e tiveram aumento maior na renda média mensal, segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE, retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas ainda ganham salários menores e têm dificuldades em ascender na carreira.

http://tinyurl.com/gnbsmbs. Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.



Homens recebem salários 30% maiores do que as mulheres no Brasil

O Brasil apresenta um grande nível de disparidade salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma idade e de mesmo nível de instrução que eles.

O título do artigo – Mais escolarizadas, mulheres ainda - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

O título do artigo – Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira – poderia ser substituído, sem causar prejuízo de sentido, por:

Sobre os dados do gráfico, podemos afirmar - FUVEST 2017

Outras Disciplinas - 2017

Leia o gráfico ao referente ao rendimento médio mensal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH), no período de 2010 a 2013, para responder às questões de números 03 e 04.

FATEC 2017

Índices ou coeficientes como o IDH ou o de Gini servem - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

Leia o gráfico ao referente ao rendimento médio mensal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH), no período de 2010 a 2013, para responder às questões de números 03 e 04.

FATEC 2017

Índices ou coeficientes como o IDH ou o de Gini servem para que a comparação dos dados de países ou regiões seja realizada de modo mais objetivo,
Suponha que seja criado o Coeficiente de Desigualdade do Rendimento entre os Sexos, o CDRS. Quando o CDRS é igual a zero, há ausência de desigualdade de rendimento entre os sexos; quando o CDRS é igual a l, a desigualdade é dita plena e, nesse caso, o rendimento dos homens supera em muito o rendimento das mulheres.
Para calcular o CDRS deve-se utilizar a seguinte fórmula:

FATEC 2017

sendo:
• M, o número de mulheres de uma determinada região;
• RM, a média mensal dos rendimentos das mulheres dessa região;
• H, o número de homens dessa mesma região;
• RH, a média mensal dos rendimentos dos homens dessa região.
Com base na série histórica dos rendimentos de homens e de mulheres, observou-se que a razão FATEC 2017 pertence ao intervalo real [0, 1].
Admita que na região metropolitana de BH, em 2013, havia 1 200 000 mulheres e l 000 000 de homens.

De acordo com o texto do cartum, a) a companhia demitiu - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

Considere o cartum.

FATEC 2017

A relação entre as mulheres e a política estreitou-se a - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

A relação entre as mulheres e a política estreitou-se a partir do momento em que elas ingressaram massivamente no mercado de trabalho, durante a Primeira Revolução Industrial (século XIX). No início do século XX, na Inglaterra, mulheres de diferentes estratos sociais juntaram-se ao movimento sufragista.

No Brasil, as mulheres assalariadas têm assegurado o - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

No Brasil, as mulheres assalariadas têm assegurado o direito a uma licença de 120 dias, período durante o qual podem amamentar regularmente seus filhos. No entanto, é recomendável que as empresas busquem meios de permitir que suas funcionárias estendam o período da licença. Isso porque, além dos propósitos afetivo e social, a amamentação é uma adaptação biológica importante para os mamíferos em geral, já que ela.

Leia o texto. Lise Meitner, nascida na Áustria em 1878 e - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

Leia o texto.

Lise Meitner, nascida na Áustria em 1878 e doutora em Física pela Universidade de Viena, começou a trabalhar, em 1906, com um campo novo e recente da época: a radioquímica.
Meitner fez trabalhos significativos sobre os elementos radioativos (descobriu o protactínio, Pa, elemento 91), porém sua maior contribuição à ciência do século XX foi a explicação do processo de fissão nuclear. A fissão nuclear é de extrema importância para o desenvolvimento de usinas nucleares e bombas atômicas, pois libera grandes quantidades de energia. Neste processo, um núcleo de U-235 (número atômico 92) é bombardeado por um nêutron, for mando dois núcleos menores, sendo um deles o Ba-141 (número atômico 56) e três nêutrons.
Embora Meitner não tenha recebido o prêmio Nobel, um de seus colaboradores disse:
"Lise Meitner deve ser honrada como a principal mulher cientista deste século".

A polonesa Maria Sklodowska Curie (1867-1934) é - FATEC 2017

Outras Disciplinas - 2017

A polonesa Maria Sklodowska Curie (1867-1934) é considerada a “mãe da Física Moderna” e a “patrona da Química”. Madame Curie, como é conhecida, é famosa por sua pesquisa inovadora sobre a radioatividade e pela descoberta dos elementos polônio e rádio. Ela teve influência na trajetória de muitas outras mulheres ao redor do mundo, que enfrentavam uma época repleta de preconceitos e dificuldades profissionais.
No Brasil, na primeira metade do século XX, tivemos pelo menos três representantes de destaque na área da Física. Yolande Monteux (1910-1998), primeira mulher formada em Física pela USP no Brasil (1938), trabalhou em pesquisas sobre raios cósmicos, tornando-se uma das pioneiras na área. Logo depois, em 1942, duas outras pesquisadoras seguiram os passos dela, graduando-se, também, em Física. Uma delas, Elisa Frota-Pessoa (1921-), graduada pela UFRJ, trabalhou com Física Experimental. Dentre sua obra, destaca-se o artigo intitulado “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. A outra foi Sonja Ashauer (1923-1948), também graduada pela USP, e que se tornou a primeira mulher brasileira a concluir um Doutorado em Física, na Universidade de Cambridge (Inglaterra), com uma tese sobre elétrons e radiações eletromagnéticas.

Em populações humanas com menos acesso a nutrientes e - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Em populações humanas com menos acesso a nutrientes e isoladas geneticamente, a fome atua na seleção evolutiva dos genes poupadores, que estimulam vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela formação de reservas energéticas no corpo.

Leia o trecho do relato de um imigrante ao jornal - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Leia o trecho do relato de um imigrante ao jornal britânico The Guardian.

I’ve never thought of myself as an immigrant, although I suppose technically I am one. I’m a British citizen, and happy to be, although, in a deeper sense, I might describe myself, nationally speaking, as homeless – and proud of it. There’s much to be said for the philosophical notion of homelessness or the “other” I’m committed to my family, to certain moral values, to people who share them, to my work, less so to nations or flags as such.
I left Israel for the first time as a boy, in 1967, after the six-day war. I lived in Berkeley, in the US, came back to Israel, left for good as a graduate student and came to study classics in Oxford.

Leia o texto Albert Henne nasceu em Bruxelas, Bélgica, - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Leia o texto


Albert Henne nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 1901. Ele mudou-se para os Estados Unidos em 1925 e tornou-se um cidadão naturalizado em 1933.
Em 1930, Henne e o engenheiro mecânico Thomas Midgley Jr, sintetizaram várias moléculas diferentes contendo um ou dois átomos de carbono, pelo menos um átomo de flúor e pelo menos um átomo de cloro. Os compostos resultantes, os clorofluorcarbonetos (ou CFCs, como hoje são conhecidos), apresentaram todas as características de gases refrigerantes.

Em 1908, o navio Kasato aportou no Brasil, trazendo o - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Em 1908, o navio Kasato aportou no Brasil, trazendo o primeiro de muitos grupos de imigrantes japoneses para o nosso território. O fluxo migratório contínuo transformou o Brasil no país que, atualmente, abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão.

Suponha que a velocidade média do Kasato Maru durante - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Suponha que a velocidade média do Kasato Maru durante a sua viagem de 52 dias do Japão ao Brasil em 1908 tenha sido de 15 km/h.

Tradicionalmente, o termo dekassegui era utilizado para - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Tradicionalmente, o termo dekassegui era utilizado para designar as pessoas que moravam no norte do Japão e que, durante os inveros rigorosos, migravam para o sul do país, em busca de trabalho, regressando após algum tempo.
No fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, o termo dekassegui passou a ser utilizado para denominar também os descendentes de japoneses que emigravam para o Japão.

Dentre os países listados no ranking, o número de - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Segundo a pesquisadora e socióloga Patrícia Villen, o aumento crescente de imigrantes rumo ao Brasil entre 2006 e 2014 é nítido. Isso é explicado, em parte, pelo momento econômico do país. Nesse período, a taxa de desemprego no país passou de dois dígitos para apenas um, atingindo o menor índice da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (lBGE).
Atualmente, com a crise econômica e os índices de desemprego em alta, o Brasil pode não parecer mais tão atraente, mas Villen destaca: “Comparado com o Haiti ou algum país africano, por exemplo, o Brasil se torna uma alternativa boa, principalmente diante de países europeus ou dos Estados Unidos, que têm políticas agressivas em relação aos imigrantes”.

FATEC 2017/2
FATEC 2017/2

Suponha que seja realizado o sorteio de uma casa para - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Segundo a pesquisadora e socióloga Patrícia Villen, o aumento crescente de imigrantes rumo ao Brasil entre 2006 e 2014 é nítido. Isso é explicado, em parte, pelo momento econômico do país. Nesse período, a taxa de desemprego no país passou de dois dígitos para apenas um, atingindo o menor índice da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (lBGE).
Atualmente, com a crise econômica e os índices de desemprego em alta, o Brasil pode não parecer mais tão atraente, mas Villen destaca: “Comparado com o Haiti ou algum país africano, por exemplo, o Brasil se torna uma alternativa boa, principalmente diante de países europeus ou dos Estados Unidos, que têm políticas agressivas em relação aos imigrantes”.

FATEC 2017/2
FATEC 2017/2

Recentemente, a agência de notícias BBC publicou uma - FATEC 2017/2

Outras Disciplinas - 2017

Recentemente, a agência de notícias BBC publicou uma reportagem sobre o controle imigratório no Canadá, com o seguinte título:

Atraindo cada vez mais brasileiros, Canadá se firma como destino global de imigrantes

A maioria dos atletas olímpicos é lembrada por suas - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

A maioria dos atletas olímpicos é lembrada por suas vitórias, ou seja, por medalhas de ouro. Mas um brasileiro ficará eternizado na história dos Jogos por sua atitude exemplar diante de um fato surpreendente e inusitado na Olimpíada de 2004, em Atenas. O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima tinha 35 anos quando ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, um dos prêmios mais nobres concedidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a atletas que valorizam o esporte mais do que a própria vitória.
O brasileiro recebeu a honraria após a sua memorável participação na maratona olímpica, modalidade considerada a mais tradicional e que, por isso, foi destaque no dia do encerramento dos Jogos. Vanderlei liderava a prova até o 36° quilômetro, a 6 do final, quando foi atacado pelo ex-sacerdote Cornelius Horan, que invadira a pista. O golpe do fanático religioso irlandês derrubou o atleta, que teve de ser socorrido por alguns espectadores, numa das cenas mais lamentáveis e, ao mesmo tempo, emocionantes da história das Olimpíadas.
Vanderlei perdeu fôlego, tempo, concentração e duas posições na prova, mas ainda assim conseguiu completar a maratona em terceiro lugar. Ao entrar no estádio Panathinaiko, ele foi aplaudido de pé pelos torcedores, que esperavam por sua chegada, e vibraram mais do que quando o italiano Stefano Baldini terminou o percurso na primeira colocação. Mostrando seu espírito esportivo, Vanderlei percorreu o trecho final da prova imitando um avião e com um sorriso no rosto.

A Olimpíada de 2016 terá como sede a cidade do Rio de - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

A Olimpíada de 2016 terá como sede a cidade do Rio de Janeiro, mas também ocorrerá em Manaus (AM), que receberá seis jogos do torneio de futebol olímpico.

Nos primeiros Jogos Olímpicos, as provas de natação eram - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Nos primeiros Jogos Olímpicos, as provas de natação eram realizadas em águas abertas, passando a ser disputadas em piscinas olímpicas em 1908.
Atualmente, os sensores instalados nas piscinas cronometram, com precisão, o tempo dos atletas em até centésimos de segundo.
Uma das disputas mais acirradas é a prova masculina de 50 m em estilo livre. Observe o tempo dos três medalhistas dessa prova nos Jogos de Londres em 2012.

FATEC 2016

Ao longo da história, os Jogos Olímpicos serviram como - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Ao longo da história, os Jogos Olímpicos serviram como cenário para diversas manifestações, individuais ou coletivas, de cunho político.

FATEC 2016

Esta imagem retrata os velocistas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos, em um momento emblemático da história das olimpíadas modernas, ocorrido nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968.

Leia o texto em que um termo foi retirado. Rio 2016 - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Leia o texto em que um termo foi retirado.

FATEC 2016

Rio 2016 unveils innovative Olympic torch

The innovative design, which is ____________________ by the warmth of the Brazilian people, features moveable segments that expand vertically to reveal the colours of Brazil when the Olympic flame is passed from one torchbearer to another. The triangular shape of the torch, meanwhile, alludes to the three Olympic Values of excellence, friendship and respect, while the floating effect of its different segments represents the efforts of the athletes.

Um dos esportes em que o Brasil tem chances de medalhas é - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Um dos esportes em que o Brasil tem chances de medalhas é a natação. Antes das competições, as piscinas precisam de um cuidado especial. Segundo especialistas da área, um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é com o ozônio, O3, também conhecido como Oxigênio Ativo.
O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, que destrói os micro-organismos presentes na água 3 120 vezes mais rápido que o cloro. Além disso, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários.
Aplicado na desinfecção da água, o ozônio faz o papel de agente microbiológico e oxidante, eliminando as cloraminas, produto que resulta da reação do cloro, usado no tratamento de água, com as impurezas presentes na água. As cloraminas são as grandes vilãs das piscinas, pois agravam problemas alérgicos e respiratórios, causam ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo.
Sem causar os desconfortos ocasionados pelas cloraminas, o uso de ozônio também reduz os casos de otite (inflamação dos ouvidos).

No Boxe, um dos esportes olímpicos, um pugilista tem à - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

No Boxe, um dos esportes olímpicos, um pugilista tem à sua disposição quatro golpes básicos: o jab, o direto, o cruzado e o gancho. Suponha que um pugilista, preparando-se para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, queira criar uma sequência com 6 golpes, empregando necessariamente dois jabs, dois diretos, um cruzado e um gancho.

Durante a realização de exercícios físicos intensos de - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Durante a realização de exercícios físicos intensos de média duração, como uma corrida de 400 metros, a principal fonte energética utilizada para a contração dos músculos de um atleta é a reserva de carboidratos que se encontra no interior de suas células musculares.

Nas competições olímpicas de Tiro com Arco, o alvo possui - FATEC 2016

Outras Disciplinas - 2016

Nas competições olímpicas de Tiro com Arco, o alvo possui 1,22 m de diâmetro. Ele é formado por dez circunferências concêntricas pintadas sobre um mesmo plano e a uma distância constante de 6,1 cm entre si, como vemos no esquema.

FATEC 2016

De acordo com o art. 41 da Constituição Federal do Brasil de 1988

Outras Disciplinas - 2016

De acordo com o art. 41 da Constituição Federal do Brasil de 1988, o servidor público adquire estabilidade após decorrido(s)

De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, o servidor

Outras Disciplinas - 2016

De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, o servidor público estável perderá o cargo

O Sistema de Coordenadas Geográficas é definido por - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

Suponha que para a expedição a Marte foram selecionados - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

De acordo com o texto, quando o primeiro grupo chegar a - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

Assinale a alternativa em que o período “Embora a - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

Considere que essa viagem da Terra a Marte tem duração - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

De acordo com o texto, uma das maiores preocupações em - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

O texto cita o termo radiação nos trechos: “radiação, - Fatec 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

A expressão One Way, em One Way Astronaut (Astronauta - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

Bas Lansdorp, um dos envolvidos com o projeto Mars One, - FATEC 2016/2

Outras Disciplinas - 2016

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculoesquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

Construção civil: número de acidentes de trabalho - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

Construção civil: número de acidentes de trabalho diminui mesmo com aumento de obras

Roberta Lopes

A coordenadora de Relações Institucionais do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), Ana Cláudia Gomes, disse hoje que o número de acidentes de trabalho na construção civil permanece estável nos últimos anos, embora o número de construções tenha aumentado. Isso significa que, proporcionalmente, o número de acidentes na construção civil tem caído.
Se olharmos as estatísticas de acidentes, elas não consideram que, se antes tínhamos 10 mil obras, hoje temos 100 mil. Se o número de acidentes se manteve, tivemos uma queda proporcional ao número de trabalhadores expostos aos riscos. Não comemoramos essa queda, porque nós continuamos a perseguir o ideal do acidente zero”, afirmou. (...)

Karoshi é uma palavra japonesa que significa morte por - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

Karoshi é uma palavra japonesa que significa morte por excesso de trabalho. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão supervisionou 4 561 empresas em novembro de 2014 e descobriu que, em 2 300 delas, havia registros de horas extras ilegais. Desse total, 715 empresas tinham funcionários realizando individualmente mais de 100 horas extras por mês. Em 153 empresas, o número de horas extras realizado por alguns funcionários havia subido para 150 horas e, em 35, superou as 200 horas extras mensais por funcionário, trazendo, dessa forma, riscos à saúde e consequentemente à vida dos trabalhadores. Segundo dados oficiais, cerca de 200 japoneses morrem por ano por causa do excesso de horas de trabalho.

O avanço tecnológico dos meios de produção constrasta - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

O avanço tecnológico dos meios de produção constrasta com o crescimento das doenças e mortes entre os trabalhadores devido às precárias condições de trabalho.
As atividades nas minas de carvão ocupavam grande parte da mão de obra masculina, por isso via-se a utilização em massa de mulheres e crianças nas fábricas, onde elas eram submetidas a jornadas exaustivas, que não raro chegavam a quatorze ou até dezesseis horas diárias.
Naquela época surgiram os primeiros movimentos operários contra as péssimas condições de trabalho, entre as quais os ambientes insalubres das fábricas. Os trabalhadores passaram ase organizar em sindicatos para melhor defender os seus interesses.

Considere o cartum. O texto do cartum faz referência - FUVEST 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

Considere o cartum.

FATEC 2015/2

Sabendo-se que em 2010 o número total de acidentes - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

FATEC 2015/2

O ângulo central formado pelo setor circular que - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

FATEC 2015/2

Independentemente do tipo de atividade exercida em um - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

Independentemente do tipo de atividade exercida em um laboratório químico, são diversos os riscos existentes nesse ambiente de trabalho, entre os quais podemos citar os riscos químicos.

“Risco Químico é o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química incluem, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causados por incêndio ou explosão. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionada ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como à inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado e, até mesmo, alguns tipos de câncer.”

http://tinyurl.com/lfezqwg Acesso em: 17.04.2015.

Com base nas informações apresentadas no audiograma - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

O barulho, no ambiente de trabalho, pode ser muito prejudicial, pois a exposição diária e contínua a ruídos com intensidade superior a 85 dB (decibéis) pode levar a danos permanentes nas células sensoriais da orelha, causando desde perda parcial até perda total da audição. Por esse motivo, nesses locais, o trabalhador deve sempre utilizar o equipamento de proteção individual.
Em um exame médico periódico, foi realizado um teste de audiometria de via aérea para verificar a acuidade auditiva de um trabalhador. Nesse tipo de teste, o paciente fica em uma cabine acústica, hermeticamente isolada, usando um fone de ouvido em suas orelhas e um botão acionador em sua mão. O médico executa, então, sons com diferentes frequências e em níveis crescentes de intensidade sonora. Toda vez que o paciente consegue perceber o som, ele aciona o botão, e esse acionamento registra em um audiograma o nível mínimo de intensidade sonora que ele consegue escutar em cada uma das frequências testadas.
O resultado do teste realizado por esse trabalhador está apresentado no audiograma a seguir, juntamente com a tabela de referência de perda auditiva de Lloyd e Kaplan, utilizada para fazer o diagnóstico.

FATEC 2015/2
FATEC 2015/2

O texto menciona que a exposição contínua a ruídos - FATEC 2015/2

Outras Disciplinas - 2015

O barulho, no ambiente de trabalho, pode ser muito prejudicial, pois a exposição diária e contínua a ruídos com intensidade superior a 85 dB (decibéis) pode levar a danos permanentes nas células sensoriais da orelha, causando desde perda parcial até perda total da audição. Por esse motivo, nesses locais, o trabalhador deve sempre utilizar o equipamento de proteção individual.
Em um exame médico periódico, foi realizado um teste de audiometria de via aérea para verificar a acuidade auditiva de um trabalhador. Nesse tipo de teste, o paciente fica em uma cabine acústica, hermeticamente isolada, usando um fone de ouvido em suas orelhas e um botão acionador em sua mão. O médico executa, então, sons com diferentes frequências e em níveis crescentes de intensidade sonora. Toda vez que o paciente consegue perceber o som, ele aciona o botão, e esse acionamento registra em um audiograma o nível mínimo de intensidade sonora que ele consegue escutar em cada uma das frequências testadas.
O resultado do teste realizado por esse trabalhador está apresentado no audiograma a seguir, juntamente com a tabela de referência de perda auditiva de Lloyd e Kaplan, utilizada para fazer o diagnóstico.

FATEC 2015/2
FATEC 2015/2

De acordo com a situação apresentada no cartum, o - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

FATEC 2015

Glossário
Uh-oh: representação escrita do som que as pessoas produzem quando descobrem que fizeram algo de errado.

Durante toda a História, os homens criaram tecnologias, - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

Durante toda a História, os homens criaram tecnologias, inclusive para proteger o corpo, buscando atingir seus objetivos. Podemos ver um exemplo disso nas formações militares desenvolvidas pelos romanos, chamadas de “tartaruga” o u “testudo”.

FATEC 2015

As tecnologias vestíveis digitais estão sendo - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

As tecnologias vestíveis digitais estão sendo incorporadas em mais e mais produtos que usamos no nosso cotidiano.
Entre tantos, podemos citar exoesqueletos, relógios e óculos “inteligentes”; pulseiras fitness, lentes de contato para diabéticos, luvas de composição musical e realidade aumentada, unhas postiças eletrônicas, cílios postiços condutivos, sapatilhas de corrida eletrônicas e tatuagens digitais.
Em virtude dessa crescente oferta, observa-se o acréscimo significativo de adeptos, comprovado pelo surgimento de revistas, congressos, conferências e exposições especializados sobre o tema. Enfim, uma revolução no modo de vida das pessoas.

FATEC 2015

A escolha de um local para a instalação de uma planta - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

A escolha de um local para a instalação de uma planta industrial não é aleatória. Essa escolha, geralmente, recai sobre um lugar que ofereça mais rentabilidade para o empreendimento. Cada empresa avalia os elementos mais importantes para tomar a decisão. Esses elementos são chamados de fatores locacionais e variam dependendo do tipo de indústria.

Com base nos dados apresentados, podemos afirmar - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

A Estatística é um dos ramos da Matemática que tem, entre outras atribuições, a capacidade de fazer projeções.
Como o mercado de tecnologia vestível é extremamente novo, é interessante que se façam projeções do possível valor desse mercado para os próximos anos.

FATEC 2015

Considerando que o valor do mercado de tecnologia - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

A Estatística é um dos ramos da Matemática que tem, entre outras atribuições, a capacidade de fazer projeções.
Como o mercado de tecnologia vestível é extremamente novo, é interessante que se façam projeções do possível valor desse mercado para os próximos anos.

FATEC 2015

Fazer a mala para uma viagem poderá ser tão simples como - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

Fazer a mala para uma viagem poderá ser tão simples como pegar algumas latas de spray, que contenham uma mistura de polímero coloidal, para fazer suas próprias roupas "spray-on". Tanto faz se é uma camiseta ou um traje noturno, o tecido "spray-on" é uma novidade para produzir uma variedade de tecidos leves. A fórmula consiste em fibras curtas interligadas com polímeros e um solvente que produz o tecido em forma líquida. Esse tecido provoca uma sensação fria ao ser pulverizado no corpo, mas adquire a temperatura corporal em poucos segundos. O material é pulverizado diretamente sobre a pele nua de uma pessoa, onde seca quase instantaneamente.

FATEC 2015

O conjunto de equipamentos descrito no texto reproduz o - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

Um dispositivo portátil mostrou-se eficaz em controlar o diabetes tipo 1 em adultos e jovens com a doença. Segundo os pesquisadores que desenvolveram a tecnologia, a técnica é mais prática e segura do que as disponíveis atualmente para tratar o problema. O equipamento é formado por um pequeno sensor inserido sob a pele de um lado do abdome do paciente. Esse sensor mede os níveis de glicose no sangue e envia essa informação a um smartphone adaptado. O smartphone, a partir desses dados, calcula a quantidade de insulina e glucagon que deve ser secretada. Os hormônios são administrados por duas pequenas bombas ligadas a tubos finos que são inseridos sob a pele do outro lado do abdome do paciente.

(http://tinyurl.com/veja-cientistas. Acesso em: 28.08.14. Adaptado)




O conjunto de equipamentos descrito no texto reproduz o mecanismo fisiológico do organismo para controlar a glicemia (concentração de glicose no sangue). Em um indivíduo saudável, esse controle ocorre pela via ilustrada na figura apresentada.

FATEC 2015

Considerando as informações do texto, é correto afirmar - FATEC 2015

Outras Disciplinas - 2015

Um dispositivo portátil mostrou-se eficaz em controlar o diabetes tipo 1 em adultos e jovens com a doença. Segundo os pesquisadores que desenvolveram a tecnologia, a técnica é mais prática e segura do que as disponíveis atualmente para tratar o problema. O equipamento é formado por um pequeno sensor inserido sob a pele de um lado do abdome do paciente. Esse sensor mede os níveis de glicose no sangue e envia essa informação a um smartphone adaptado. O smartphone, a partir desses dados, calcula a quantidade de insulina e glucagon que deve ser secretada. Os hormônios são administrados por duas pequenas bombas ligadas a tubos finos que são inseridos sob a pele do outro lado do abdome do paciente.

Um pesquisador desenvolveu um novo teste laboratorial para o - UFBA

Outras Disciplinas - 2013

Um pesquisador desenvolveu um novo teste laboratorial para o diagnóstico da tuberculose e realizou um estudo para avaliar a sua acurácia. Ele observou que, comparado ao teste de referência para o diagnóstico da tuberculose, o novo teste apresentou uma sensibilidade de 85% (com um intervalo de confiança de 95% variando entre 80% e 90%) e uma especificidade de 95% (com um intervalo de confiança de 95% variando entre 92% e 98%).
Com base nesses dados, é correto afirmar:

O cancelamento da matrícula do aluno é competência da - FAPEMS - 2012

Outras Disciplinas - 2012

O cancelamento da matrícula do aluno é competência da:

O Estatuto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS é o

Outras Disciplinas - 2012

O Estatuto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS é o instrumento que define a estrutura universitária e apresenta as normas do seu funcionamento.

Continua após a publicidade..