Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
A mídia é estética porque o seu poder de convencimento - UNESP 2018
A mídia é estética porque o seu poder de convencimento, a sua força de verdade e autoridade, passa por categorias do entendimento humano que estão pautadas na sensibilidade, e não na racionalidade. A mídia nos influencia por imagens, e não por argumentos. Se a propaganda de um carro nos promete o dom da liberdade absoluta e não o entrega, a propaganda política não vai ser mais cuidadosa na entrega de suas promessas simbólicas, mesmo porque ela se alimenta das mesmas categorias de discurso messiânico que a religião, outra grande área de venda de castelos no ar.
(Francisco Fianco. “O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo”. http://revistacult.uol.com.br, 11.01.2017. Adaptado.)
Considerando o texto, a integração entre os meios de comunicação de massa e o universo da política apresenta como implicação
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a redução da discussão política aos padrões da propaganda e do marketing.
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a ampliação concreta dos horizontes de liberdade na sociedade de massas.
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o fortalecimento das instituições democráticas e dos direitos de cidadania.
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o apelo a recursos intelectuais superiores de interpretação da realidade.
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a mobilização de recursos simbólicos ampliadores da racionalidade.
Solução
Alternativa Correta: A) a redução da discussão política aos padrões da propaganda e do marketing.
O texto se refere à dimensão mercadológica da propaganda política, que, tal qual a publicidade de um bem de consumo, visa à estrutura inconsciente dos eleitores, os quais, sensibilizados, permanecem desmotivados a discutir política e racionar.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Ciência Política
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