Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

A mídia é estética porque o seu poder de convencimento - UNESP 2018

Atualizado em 13/05/2024

A mídia é estética porque o seu poder de convencimento, a sua força de verdade e autoridade, passa por categorias do entendimento humano que estão pautadas na sensibilidade, e não na racionalidade. A mídia nos influencia por imagens, e não por argumentos. Se a propaganda de um carro nos promete o dom da liberdade absoluta e não o entrega, a propaganda política não vai ser mais cuidadosa na entrega de suas promessas simbólicas, mesmo porque ela se alimenta das mesmas categorias de discurso messiânico que a religião, outra grande área de venda de castelos no ar.

(Francisco Fianco. “O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo”. http://revistacult.uol.com.br, 11.01.2017. Adaptado.)

Considerando o texto, a integração entre os meios de comunicação de massa e o universo da política apresenta como implicação

  1. a redução da discussão política aos padrões da propaganda e do marketing.

  2. a ampliação concreta dos horizontes de liberdade na sociedade de massas.

  3. o fortalecimento das instituições democráticas e dos direitos de cidadania.

  4. o apelo a recursos intelectuais superiores de interpretação da realidade.

  5. a mobilização de recursos simbólicos ampliadores da racionalidade.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora