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"A negação da plena humanidade do Outro, o seu - UNICAMP 2024

Atualizado em 29/01/2025

"A negação da plena humanidade do Outro, o seu enclausuramento em categorias que lhe são estranhas, a afirmação de sua incapacidade inata para o desenvolvimento e aperfeiçoamento humano, a destituição da sua capacidade de produzir cultura e civilização prestam-se a afirmar uma razão racializada, que hegemoniza e naturaliza a superioridade europeia."

(CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, p. 91, 2023.)

Escolha a alternativa que apresenta crítica semelhante à de Sueli Carneiro.

  1. "Tão essencial é a diferença entre essas duas raças humanas [branca e negra], que parece ser tão grande em relação às capacidades mentais quanto às diferenças de cores."
    (E. Kant. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas: Papirus, p. 75- 76,1993.)

  2. "É na brutalidade e na selvageria que vemos o homem africano, na medida em que o podemos observar; e assim permanece hoje."
    (Hegel. A razão na história. Lisboa: Edições 70, p. 218.)

  3. “A nossa solução foi medíocre. Estragou as duas raças, fundindo-as. O negro perdeu as suas admiráveis qualidades físicas de selvagem, e o branco sofreu a inevitável piora de caráter, consequente a todos os cruzamentos entre raças díspares".
    (Personagem Miss Jane, do livro O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. São Paulo: Editora Lafonte, p. 82, 2019.)

  4. "Na medida em que o racismo, enquanto discurso, se situa entre os discursos de exclusão, o grupo por ele excluído é tratado como objeto e não como sujeito."
    (Lélia Gonzales. Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher". In: RIOS, F.; LIMA, M. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo: Zahar, p. 43, 2020.)


Solução

Alternativa Correta: D) "Na medida em que o racismo, enquanto discurso, se situa entre os discursos de exclusão, o grupo por ele excluído é tratado como objeto e não como sujeito."
(Lélia Gonzales. Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher". In: RIOS, F.; LIMA, M. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo: Zahar, p. 43, 2020.)

A alternativa correta é D) "Na medida em que o racismo, enquanto discurso, se situa entre os discursos de exclusão, o grupo por ele excluído é tratado como objeto e não como sujeito."

Sueli Carneiro critica a forma como as construções sociais racializadas negam a plena humanidade de certos grupos, associando-os a uma "incapacidade inata" de desenvolvimento. A citação de Lélia Gonzales ressoa essa ideia ao afirmar que, através do discurso racista, um grupo é excluído e tratado como objeto, em vez de ser reconhecido como sujeito pleno de direitos e capacidades. Essa desumanização, presente no racismo, reflete a exclusão dos indivíduos de determinadas sociedades e impede seu pleno reconhecimento enquanto sujeitos de história e cultura.

Ambas as críticas, a de Carneiro e a de Gonzales, partem de uma perspectiva crítica sobre as estruturas de opressão racial, sublinhando como o racismo não é apenas uma questão de discriminação, mas uma forma de desqualificação e objetificação de determinados grupos sociais. Enquanto Carneiro explora a forma como a racialização naturaliza a ideia de inferioridade, Gonzales destaca o tratamento desumanizado do grupo racialmente excluído no discurso.

Portanto, a alternativa D é a mais adequada, pois se alinha diretamente com a crítica de Carneiro sobre a negação da humanidade e a objetificação dos grupos raciais excluídos, tendo em vista a exclusão imposta pelo racismo.

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2024

Assuntos: Sociologia da Cultura, da Educação e da Religião

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