Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
Quando desempenho minha tarefa de irmão, de marido ou - UNICAMP 2024
Quando desempenho minha tarefa de irmão, de marido ou de cidadão, quando executo os compromissos que assumi, eu cumpro deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Ainda que eles estejam de acordo com os meus sentimentos próprios e que eu sinta interiormente a realidade deles, tal realidade não deixa de ser objetiva, pois não fui eu que os fiz, mas os recebi pela educação. Eis aí, portanto, maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais.
(Adaptado de: DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2014.)
Émile Durkheim é um dos fundadores da Sociologia e analisa a relação entre indivíduo e sociedade. A partir do texto, podemos afirmar que os modos de agir, de pensar e de sentir, em uma sociedade, são definidos
-
pelo livre-arbítrio dos indivíduos.
-
pelos sentimentos próprios dos indivíduos e independem do meio social.
-
pelo direito e pelos costumes, que são, por sua vez, definidos livremente pelos indivíduos.
-
pela própria sociedade, que constitui uma realidade objetiva que exerce coerção sobre o indivíduo.
Solução
Alternativa Correta: D) pela própria sociedade, que constitui uma realidade objetiva que exerce coerção sobre o indivíduo.
A alternativa correta é a D) pela própria sociedade, que constitui uma realidade objetiva que exerce coerção sobre o indivíduo.
No texto, Durkheim aborda a ideia de que os valores, deveres e normas que orientam o comportamento do indivíduo não são criados por ele, mas recebidos da sociedade através da educação e da socialização. Ele destaca que, embora o indivíduo possa sentir essas normas de forma interna, elas têm uma existência objetiva e externa à sua vontade. Ou seja, a sociedade estabelece regras e expectativas que os indivíduos devem seguir, e essas regras exercem uma influência coercitiva sobre as ações e pensamentos das pessoas, independentemente de sua vontade pessoal.
Essa análise está alinhada com a perspectiva durkheimiana de que a sociedade é um fato social, ou seja, algo que existe fora do indivíduo e o molda, influenciando seu comportamento e suas crenças. O comportamento dos indivíduos, portanto, não é apenas uma questão de escolha ou sentimentos pessoais, mas algo que é estruturado pelas normas sociais e culturais vigentes na coletividade.
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Temática
Vídeo Sugerido: YouTube