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As sociólogas Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge - UNICAMP 2024
As sociólogas Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge procuram explicar as relações entre mérito, oportunidade e desigualdades utilizando a metáfora de um campo de futebol. Elas imaginam uma situação na qual o campo seria um terreno levemente em declive, na qual o gol do Time 1 fica no topo e o do Time 2, na parte baixa. Quando o Time 1 tenta marcar um gol, a topografia do campo ajuda, o que não ocorre com o Time 2, que pode ter talento e disciplina, mas sempre trava uma batalha morro acima para marcar um gol. No caso de uma partida de futebol, torcedores ficariam indignados se os campos de verdade fossem inclinados dessa maneira. No entanto, é isso que fazem as divisões sociais de classe, gênero e raça, ou seja, achamos que estamos jogando em igualdade de condições quando, na verdade, não estamos.
(Adaptado de: HILL COLLINS, P.; BILGE, S. Interseccionalidades. São Paulo: Boitempo, p. 32-33, 2016.)
A partir do texto, é correto afirmar que
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divisões sociais de classe, gênero e raça permitem que todas as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades e possam igualmente desenvolver suas habilidades e aptidões.
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condições de competição individual são marcadas por divisões de classe, gênero e raça, e são influenciadas pelo contexto social, político e econômico.
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o mérito e o esforço individual podem ser isolados das divisões de classe, gênero e raça e considerados como parâmetros justos para a dinâmica da vida social.
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divisões de classe, gênero e raça estão presentes na vida em sociedade e têm relação marginal com o fenômeno da desigualdade.
Solução
Alternativa Correta: B) condições de competição individual são marcadas por divisões de classe, gênero e raça, e são influenciadas pelo contexto social, político e econômico.
A alternativa correta é B) condições de competição individual são marcadas por divisões de classe, gênero e raça, e são influenciadas pelo contexto social, político e econômico.
O texto utiliza a metáfora do campo de futebol inclinado para ilustrar como as desigualdades sociais baseadas em classe, gênero e raça afetam as oportunidades de competição e sucesso de diferentes indivíduos. A ideia é que, embora todos pareçam ter as mesmas chances de vencer, o "campo" não é nivelado: pessoas de diferentes classes sociais, gêneros e raças enfrentam desafios desiguais devido às condições estruturais impostas por essas divisões. Isso reflete que o acesso às mesmas oportunidades não é uma realidade para todos, pois o contexto social e econômico interfere diretamente nas condições de competição individual.
Ao comparar a competição com a inclinação do campo, as autoras sugerem que, por mais que indivíduos de diferentes origens tenham talento e esforço, as desigualdades estruturais influenciam suas oportunidades de sucesso. Ou seja, as divisões sociais não são apenas uma questão de diferenças individuais, mas sim um reflexo das condições sociais que criam um campo desigual para todos. Isso demonstra que as oportunidades não são igualmente distribuídas, como o texto afirma. Portanto, a alternativa B é correta porque reconhece que as condições de competição e desenvolvimento individual são moldadas pelas desigualdades de classe, gênero e raça, que são influenciadas por fatores sociais, políticos e econômicos.
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Poder, Estado e Política
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