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A gestão municipal da cidade de São Paulo, iniciada - CESGRANRIO 2015
A gestão municipal da cidade de São Paulo, iniciada em janeiro de 2013, incluiu em seu Programa de Metas onze itens relacionados à mobilidade urbana. O objetivo desse conjunto de metas é melhorar a mobilidade urbana universal, dando prioridade aos meios públicos de transportes e estimulando o uso da bicicleta. As medidas deverão gerar efeitos positivos na qualidade de vida dos paulistanos [...]
Implantação de ciclovias, faixas e corredores de ônibus: Nova visão para a mobilidade em São Paulo [on-line]. Programa Cidades Sustentáveis. Disponível em:
Políticas públicas de mobilidade urbana que estimulam o uso da bicicleta têm sido levadas a cabo pela Prefeitura da maior cidade brasileira – apesar das inúmeras críticas, resistências e ações judiciais de que são alvo. Esse tipo de política pública contribui, entre outras coisas, para promover a
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redução dos custos de obras rodoviárias
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redução da velocidade média dos ônibus
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proibição da circulação de automóveis
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diminuição da poluição atmosférica
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ampliação dos tempos de deslocamento
Solução
Alternativa Correta: D) diminuição da poluição atmosférica
A alternativa correta é a D) diminuição da poluição atmosférica. Políticas públicas que estimulam o uso da bicicleta, como a implantação de ciclovias e faixas exclusivas para ciclistas, têm como um dos objetivos reduzir o número de carros nas ruas. Com menos veículos automotores circulando, há uma redução na emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio e partículas em suspensão, que são prejudiciais tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.
Além disso, a promoção de meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, é uma estratégia importante para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades. Ao incentivar o uso de bicicletas em vez de carros, as políticas públicas contribuem para a diminuição do tráfego, da emissão de poluentes e, consequentemente, da poluição atmosférica, o que tem um impacto positivo na saúde da população e no ambiente urbano.
A opção "redução dos custos de obras rodoviárias" não se aplica diretamente, pois a construção de ciclovias e a implementação de infraestruturas para bicicletas geralmente requerem investimentos. As alternativas como "proibição da circulação de automóveis" ou "ampliação dos tempos de deslocamento" não são objetivos diretos dessas políticas, que buscam tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, não necessariamente restringindo a circulação de veículos ou aumentando o tempo de deslocamento.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Atualidades do Ano de 2015
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