Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

VUNESP - A respeito dos princípios do Direito Administrativo, assinale

A respeito dos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta.

  1. O princípio da moralidade administrativa impede a prática do nepotismo na Administração Pública, estendendo-se a vedação a nomeações de cargos políticos.

  2. É compatível com o princípio da legalidade a ação administrativa que, embora não esteja estritamente autorizada por lei, tem por base os princípios constitucionais e visa assegurar os direitos fundamentais do cidadão.

  3. O princípio da eficiência exige que a correção da ação administrativa seja analisada exclusivamente sob o prisma econômico.

  4. O princípio da impessoalidade não impede a realização de propagandas que tenham por objetivo promover a imagem do gestor público.

  5. Em função do princípio da publicidade, todos os atos administrativos devem ter o seu conteúdo veiculado no Diário Oficial do respectivo ente federativo.


Solução

Alternativa Correta: B

A) O princípio da moralidade administrativa impede a prática do nepotismo na Administração Pública, estendendo-se a vedação a nomeações de cargos políticos.

B) É compatível com o princípio da legalidade a ação administrativa que, embora não esteja estritamente autorizada por lei, tem por base os princípios constitucionais e visa assegurar os direitos fundamentais do cidadão. CORRETA >>> abarca todo tipo de norma inclusive a CF.

C) O princípio da eficiência exige que a correção da ação administrativa seja analisada exclusivamente sob o prisma econômico. >>> resultado, tempo e custo.

D) O princípio da impessoalidade não impede a realização de propagandas que tenham por objetivo promover a imagem do gestor público.

E) Em função do princípio da publicidade, todos os atos administrativos devem ter o seu conteúdo veiculado no Diário Oficial do respectivo ente federativo.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: VUNESP

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Princípios de Direito Administrativo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar