Disciplina: Direito Civil 0 Curtidas

FCC - Em 2018, o Pleno do Supremo Tribunal julgou duas importantes

Atualizado em 13/05/2024

Em 2018, o Pleno do Supremo Tribunal julgou duas importantes ações, a ADI 4.275 e o RE 670.422, com repercussão geral (tema 761), ambas envolvendo direitos da personalidade das pessoas transgênero. Na oportunidade, ficou definido que as pessoas transgênero têm direito à alteração do prenome e do gênero

  1. mediante procedimento administrativo, de modo que fica vedada a discussão judicial.

  2. mediante procedimento administrativo ou judicial, desde que comprovem a realização de cirurgia de transgenitalização.

  3. desde que o façam por meio de procedimento judicial, que exige comprovação da situação de transgênero por todos os meios de prova admitidos em direito.

  4. mediante procedimento administrativo, mas o procedimento extrajudicial deve indicar no registro que se trata de pessoa transgênero, salvo decisão judicial em sentido diverso.

  5. mediante procedimento administrativo ou judicial, não se exigindo para tanto nada além da sua manifestação de vontade.


Solução

Alternativa Correta: E) mediante procedimento administrativo ou judicial, não se exigindo para tanto nada além da sua manifestação de vontade.

O transgênero tem direito fundamental subjetivo à alteração de seu prenome e de sua classificação de gênero no registro civil, não se exigindo nada além da manifestação de vontade do indivíduo, o qual poderá exercer tal faculdade tanto pela via judicial como diretamente pela via administrativa. Essa alteração deve ser averbada à margem do assento de nascimento, vedada a inclusão do termo “transgênero”. Nas certidões do registro não constará nenhuma observação sobre a origem do ato, vedada a expedição de certidão de inteiro teor, salvo a requerimento do próprio interessado ou por determinação judicial. Efetuando-se o procedimento pela via judicial, caberá ao magistrado determinar de ofício ou a requerimento do interessado a expedição de mandados específicos para a alteração dos demais registros nos órgãos públicos ou privados pertinentes, os quais deverão preservar o sigilo sobre a origem dos atos. STF. Plenário. RE 670422/RS, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 15/8/2018 (repercussão geral) (Info 911).

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: FCC

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Personalidade, Pessoa Natural e Capacidade

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora