Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

FADESP - Ao examinar um cadáver, o perito descobre que a lesão que

Atualizado em 13/05/2024

Ao examinar um cadáver, o perito descobre que a lesão que ocasionou a morte foi provocada por golpe de machado, atingindo a coluna cervical, com fratura em toda extensão de corpo. Ao elaborar seu relatório, o perito deverá informar que a ação ocorrida no cadáver foi de natureza

  1. corto-contundente.

  2. cortante.

  3. perfuro-contundente.

  4. perfuro-cortante.

  5. perfurante.


Solução

Alternativa Correta: A) corto-contundente.

A) CERTO. O machado é um exemplo de instrumento que tem ação corto-contundente, ou seja, que tem um gume mais ou menos afiado (parte cortante), mas também age pelo próprio peso ou força imprimida pelo agente (parte contundente) devido à sua grande massa. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes.

B) ERRADO. Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, faca, lâminas metálicas de borda linear, estilhaços de vidro, papel, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações.

C) ERRADO. As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva, um espeto de churrasco.

D) ERRADO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção.

E) ERRADO. As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e fino, e de diâmetro transverso reduzido, comprimento predominando sobre a largura e a espessura, têm características bem próprias. Como exemplos mais comuns destes instrumentos apontam-se o estilete, a sovela, a agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente, seccionando-as.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: Outras Bancas

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Medicina Legal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora