Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

INSTITUTO AOCP - Na genética forense, os padrões de herança dos

Atualizado em 13/05/2024

Na genética forense, os padrões de herança dos marcadores genéticos são muito importantes. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  1. Os marcadores genéticos do cromossomo Y, muito utilizados na resolução de casos sexuais, por exemplo, são capazes de individualizar uma pessoa do sexo masculino.

  2. A análise do mtDNA, que segue um padrão de transmissão materno, permite a individualização de pessoas do sexo feminino.

  3. Os marcadores genéticos presentes nos cromossomos autossômicos, como os STRs, são herdados de apenas um dos genitores.

  4. A análise do mtDNA pode ser utilizada quando o DNA autossômico encontra-se degradado ou quando se deseja estabelecer vínculos genéticos maternos distantes.

  5. O padrão de herança genética dos marcadores presentes nos cromossomos autossômicos e sexuais é igual.


Solução

Alternativa Correta: D) A análise do mtDNA pode ser utilizada quando o DNA autossômico encontra-se degradado ou quando se deseja estabelecer vínculos genéticos maternos distantes.

A - errada. Os marcadores genéticos do cromossomo Y são de herança uniparenteral, passados de pais para filhos. Não individualizam uma pessoa, pois o mesmo conjunto de alelos é encontrado nos irmãos, tios, primos, avô e demais indivíduos que compartilham da mesma patrilinhagem.

B - errada. O DNA mitocondrial é de herança exclusivamente materna. Assim como os marcadores genéticos do cromossomo Y, não permitem individualizar uma pessoa, pois a sequência de mtDNA é idêntica entre os familiares de uma mesma linhagem materna.

C - errada. O DNA de qualquer indivíduo possui metade da informação genética do pai e metade da mãe. Os marcadores genéticos do tipo STR estão presentes em uma parte do DNA onde não há codificação de proteína, essas regiões contém grande quantidade de DNA repetitivo, chamadas de regiões polimórficas e é o que diferencia uma pessoa de outra.

D - correta.

E - errada. Uma das diferenças é o fato de que os marcadores genéticos autossômicos, como o STR, são capazes de individualizar uma pessoa, enquanto que os marcadores sexuais não possuem essa capacidade, então acabam sendo mais úteis em caso de testes de paternidade.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: Instituto AOCP

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Medicina Legal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar