Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

INSTITUTO AOCP - Em um exame de uma criança com diversas lesões e

Em um exame de uma criança com diversas lesões e feridas no corpo, o médico-legista suspeitou estar diante de um caso da Síndrome da Criança Maltratada. Como ele NÃO deveria agir para alcançar tal diagnóstico?

  1. Descrever as lesões quanto à forma, ao tipo, à localização e ao número.

  2. Realizar estudo radiológico para verificar fraturas e calcificações ósseas em diferentes estágios.

  3. Realizar a entrevista, sempre que possível, na presença do responsável.

  4. Verificar a escassez de tecido subcutâneo relacionado à privação de alimento.

  5. Verificar presença de infestações de parasitas relacionada à negligência.


Solução

Alternativa Correta: C

Explica Genival Veloso em sua obra:

"Ultimamente, vêm-se tornando cada vez mais frequentes a sevícia e os maus-tratos a crianças, que vão desde a prisão e o isolamento em ambientes insalubres ate os espancamentos brutais seguidos de morte. Esse conjunto de lesões e agressões é conhecido pela denominação de síndrome da criança maltratada ou síndrome de Silverman por ter ido esse pediatra norte-americano que, em 1953, chamou atenção mais seriamente para um quadro que ele rotulava de trauma esquelético em crianças, de etiologia desconhecida."

As lesões mais comuns são: hematomas e equimoses, ferimentos contusos, queimaduras, edemas por compressão, mordidas humanas, alopecias traumáticas, fraturas dentárias por introdução violenta de colheres na boca, sufocação por introdução violenta de alimentos, desidratação, lesões genitais por abuso sexual, intoxicações por tranquilizantes, desnutrição, fraturas ósseas e rupturas viscerais internas.

"Na necrópsia, é necessário aprofundar bem o estudo das lesões, não esquecendo dos exames laboratoriais e anatomopatológicos imprescindíveis, além de radiografias do corpo inteiro, pois as lesões múltiplas e de épocas diferentes podem sugerir sinais recentes e antigos de maus-tratos."

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: Instituto AOCP

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Medicina Legal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar