Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

CESPE/CEBRASPE - Os objetos de investigação da criminologia incluem o

Os objetos de investigação da criminologia incluem o delito, o infrator, a vítima e o controle social. Acerca do delito e do delinquente, assinale a opção correta.

  1. Para a criminologia positivista, infrator é mera vítima inocente do sistema econômico; culpável é a sociedade capitalista.

  2. Para o marxismo, delinquente é o indivíduo pecador que optou pelo mal, embora pudesse escolher pela observância e pelo respeito à lei.

  3. Para os correcionalistas, criminoso é um ser inferior, incapaz de dirigir livremente os seus atos: ele necessita ser compreendido e direcionado, por meio de medidas educativas.

  4. Para a criminologia clássica, criminoso é um ser atávico, escravo de sua carga hereditária, nascido criminoso e prisioneiro de sua própria patologia.

  5. A criminologia e o direito penal utilizam os mesmos elementos para conceituar crime: ação típica, ilícita e culpável.


Solução

Alternativa Correta: C

A escola correcionalista afirma que o criminoso é um ser inferior, incapaz de guiar livremente sua conduta. O sujeito não é um doente, mas não tem energia para controlar a vontade de cometer crime. Para essa escola, a pena se funda na responsabilidade social, devendo ser meio de correção do indivíduo. O criminoso é um "fraco". O Estado deve adotar uma postura de piedade.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Criminologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar