Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Instituto AOCP - A respeito da Escola de Chicago e das teorias que

A respeito da Escola de Chicago e das teorias que dela decorrem, assinale a alternativa correta.

  1. A teoria das zonas concêntricas, de Ernest Burgess, indica que o crescimento das cidades se dá a partir dos respectivos centros e, quanto mais próximo ao centro, mais alta a classe social das pessoas que ali residem.

  2. A teoria ecológica entende a cidade como produtora de delinquência, havendo zonas em que a criminalidade seria maior e outras com índices menores de criminalidade.

  3. De acordo com a Escola de Chicago e suas teorias derivadas, a relação entre o espaço urbano e a criminalidade é preterida em favor da relação entre o fator biológico e a criminalidade.

  4. A atuação da Escola de Chicago foi marcada pelo pragmatismo, inovando pelo método de observação participante, no qual o observador mantém-se equidistante do fenômeno social que estuda, tomando parte da experiência alheia.

  5. Segundo a teoria da associação diferencial, iniciada por Edwin Sutherland, a conduta criminosa está relacionada ao meio em que o delinquente vive e com as oportunidades que teve ou deixou de ter durante o processo de formação moral. O autor associa, ainda, a baixa escolaridade com maior índice de propensão delitiva.


Solução

Alternativa Correta: B

a) Incorreta. Dois conceitos chaves para a compreensão da teoria ecológica: “desorganização social” (aumento da mobilidade social e diminuição do controle social informal) e a segunda é a identificação de distintas “áreas de delinquência” que obedeceriam a uma gradient tendency, ou seja, uma cidade se desenvolve em cinco círculos concêntricos por meio de um conjunto de zonas ou anéis a partir de uma área central, essa é a “Teoria das zonas concêntricas”, de Ernest Burgess. Para seus teóricos, a criminalidade era maior nas áreas de degradação próximas ao Loop (zona mais central), seja pela degradação das moradias, condições de vida, diversidade cultural, e menores nas áreas residenciais externas da cidade.

b) Correta. O pensamento centrado na Universidade de Chicago convencionou-se designar “Teoria da ecologia criminal”, ou ainda, “Teoria da desorganização social”, tem como objeto de estudo a cidade, como ente vivo capaz de influenciar as condutas criminosas. Para os teóricos, a cidade era responsável por produzir criminalidade, o objeto de investigação desta teoria é o ambiente e as áreas de delinquência. Na área de menor sociabilidade, ou seja, desorganizada socialmente, é onde se encontram os maiores índices de cometimento de delitos.

c) Incorreta. Para os teóricos da Escola de Chicago, primordialmente, a cidade era responsável por produzir criminalidade, o objeto de investigação é o ambiente. A orientação da Escola de Chicago foi puramente sociológica, levando-se em consideração sua origem e preocupação com o bem-estar social. Não obstante, não olvidou de analisar as questões biológicas em relação ao comportamento delinquente, porém, considerando-as como fatores isolados, ou seja, excepcionais.

d) Incorreta. A atuação dos pesquisados da Escola de Chicago é marcada pelo pragmatismo. Valia-se do método empírico. A maior contribuição advém dos inquéritos sociais (social surveys) e das pesquisas estatísticas. Por meio do método da observação participante utilizado pelos teóricos, o pesquisador convive com o próprio grupo investigado, de modo que as narrativas feitas pelos infratores de suas histórias de vida, bem como suas experiências, possam ser coletadas pelo estudioso, e até mesmo publicadas.

e) Incorreta.A teoria da associação diferencial parte da ideia segundo a qual o crime não pode ser definido simplesmente como disfunção ou inadaptação de pessoas de classes menos favorecidas, não sendo ele exclusividade destas. Ao contrário do positivismo, que estava centrado no perfil biológico do criminoso, tal pensamento traduz uma grande discussão dentro da perspectiva social. O homem aprende a conduta desviada e associa-se com referência nela.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: Instituto AOCP

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Criminologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar