Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

INSTITUTO AOCP - Um dos vestígios biológicos mais importantes para

Atualizado em 13/05/2024

Um dos vestígios biológicos mais importantes para investigação criminal é o sangue. As amostras são relevantes do ponto de vista da análise do padrão de manchas de sangue presentes no local do crime, visto que podem apontar a dinâmica e os meios e modos de ocorrência do crime. A análise da natureza da mancha, denominada hematologia forense identificadora, também tem grande valor forense, pois permite confirmar se a amostra é realmente sangue, se é humano e o seu grupo sanguíneo. Em relação à coleta e análise de amostras de sangue, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. A luz forense, também denominada FLS (Forensic Light Source), auxilia na localização de uma gama de vestígios no local de crime, incluindo manchas latentes de sangue.

  2. Atualmente, as equipes periciais têm empregado largamente os kits imunocromatográficos como método confirmatório para sangue humano.

  3. Uma amostra de sangue que apresenta aglutininas anti-A e anti-B corresponde ao tipo sanguíneo “O”.

  4. Um dos testes de certeza mais empregados atualmente para localização de sangue humano latente é o Luminol, substância que reage indiretamente com o grupo heme da hemoglobina, após reação oxidativa, produzindo luminescência.

  5. Em amostras de referência de cadáver, o sangue é o tecido de escolha sempre que possível, pois possui DNA abundante, é de fácil coleta e os métodos de extração do DNA são mais simples e rápidos.


Solução

Alternativa Correta: D) Um dos testes de certeza mais empregados atualmente para localização de sangue humano latente é o Luminol, substância que reage indiretamente com o grupo heme da hemoglobina, após reação oxidativa, produzindo luminescência.

"O ferro da hemoglobina no sangue serve como um catalisador para a reação de quimioluminescência que faz com que o luminol brilhe, portanto, um brilho azul é produzido quando a solução é pulverizada onde há sangue. Quando essa mistura entra em contato com o sangue humano, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador causando uma reação de quimiluminescência. O princípio do luminol é revelar estes traços com uma reação química geradora de luz entre diversas substâncias químicas e a hemoglobina, a proteína portadora do oxigênio no sangue. As moléculas se quebram e os átomos rearranjam-se para formar diferentes moléculas. Nesta reação em particular, os reagentes têm mais energia que os produtos. As moléculas se livram da energia extra sob a forma de fótons de luz visível. Este processo, geralmente conhecido como quimiluminescência. Sendo assim, agindo de uma forma direta".

Fonte: https://quimicaensinada.blogspot.com/2012/05/luminol.html
Autor: Zeneida Girão, Mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio e Servidora Pública da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, de Medicina Legal, Legislação do Ministério Público, Criminalística

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: SELECON

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Medicina Legal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora