Disciplina: Matemática 0 Curtidas
Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma “máquina - ENEM
Atualizado em 15/01/2025
Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma “máquina caça-números” para verificar os conhecimentos de seus estudantes sobre representações de números racionais. Essa máquina tem um visor dividido em seis compartimentos e, na lateral, uma alavanca. Cada estudante puxa a alavanca e espera que os compartimentos parem de girar. A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade.
Um estudante puxou a alavanca, aguardou que os compartimentos parassem de girar e observou os números apresentados no visor. A configuração da máquina naquele instante está apresentada na imagem.

Esse estudante respondeu corretamente à pergunta da professora.
As posições indicadas pelo estudante foram
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I, II e IV.
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II, IV e V.
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III, III e V.
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III, V e VI.
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III, IV e VI.
Solução
Alternativa Correta: B) II, IV e V.
Para resolver essa questão, precisamos encontrar três frações que representam o mesmo valor. Vamos analisar cada fração:
I: 4 1/2 - Essa é uma fração mista, que representa 4 unidades inteiras e mais metade de uma unidade. Podemos transformá-la em uma fração imprópria: 4 1/2 = 9/2.
II: 4 1/2 - Essa fração já está na forma mista e, como vimos, é equivalente a 9/2.
III: 10/45 - Simplificando essa fração, obtemos 2/9.
IV: 18/4 - Simplificando essa fração, obtemos 9/2.
V: 4,5 - Essa é uma representação decimal, que equivale a 4 1/2 ou 9/2.
VI: 4/5 - Essa fração não pode ser simplificada e não é equivalente às outras.
Conclusão
As frações que representam a mesma quantidade são as que estão nas posições II, IV e V. Todas elas são equivalentes a 9/2 ou 4 1/2.
Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias
Ano da Prova: 2024
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Frações, Números decimais
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