Disciplina: Direito Previdenciário 0 Curtidas
Humberto Alves, que sempre atuou como advogado autônomo, logrou - OAB
Humberto Alves, que sempre atuou como advogado autônomo, logrou aprovação em concurso público para a Advocacia Geral da União, sendo regularmente nomeado em cargo público de provimento efetivo e iniciando suas atividades na função pública em janeiro de 2023.
Diante da situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta.
-
Humberto permanece vinculado ao Regime Geral de Previdência Social na condição de segurado empregado, salvo se optar pelo ingresso em regime diverso.
-
Caso Humberto já ingresse no cargo público com tempo de contribuição e idade suficientes para a aposentadoria, poderá requerer a prestação imediatamente no regime previdenciário a que estiver vinculado.
-
Humberto, na hipótese de mudança de regime previdenciário, não poderá computar os recolhimentos previdenciários pretéritos na condição de contribuinte individual.
-
Humberto, já na condição de servidor público federal, é automaticamente filiado ao regime próprio de previdência dos servidores federais.
Solução
Alternativa Correta: D) Humberto, já na condição de servidor público federal, é automaticamente filiado ao regime próprio de previdência dos servidores federais.
A alternativa correta é a D, pois, ao ingressar em cargo público de provimento efetivo na Advocacia Geral da União, Humberto se vincula automaticamente ao regime próprio de previdência social dos servidores públicos federais (RPPS). Esse regime é distinto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que abrange os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos em situações específicas. Ao ser nomeado para o cargo público, Humberto passa a fazer parte desse regime, que possui regras e benefícios específicos para os servidores federais.
O regime próprio de previdência dos servidores públicos federais exige a contribuição para a aposentadoria, pensões e outros benefícios, com requisitos e condições que podem ser diferentes dos exigidos para o RGPS. A mudança de regime previdenciário é automática quando o servidor público assume um cargo efetivo, não sendo necessário que ele tome nenhuma decisão para isso, como no caso de trabalhadores que migram entre o regime público e privado.
Portanto, ao ingressar no serviço público como servidor da Advocacia Geral da União, Humberto é automaticamente vinculado ao regime próprio de previdência dos servidores federais, sem a necessidade de optar por esse regime ou tomar qualquer outra providência para essa filiação.
Edição do Exame: 41ª Edição
Ano do Exame: 2024
Assuntos: Regime Próprio de Previdência Social
Vídeo Sugerido: YouTube