Disciplina: Direito do Trabalho 0 Curtidas

OAB - Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado

Atualizado em 13/05/2024

Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado como vendedor e, após três anos, promovido a gerente, quando, então, teve aumento de 50%, cujo valor era pago sob a rubrica “gratificação de função''. Nessa condição, trabalhou por oito anos, findos os quais o empregador, para dar oportunidade a outra pessoa, resolveu reverter Samuel ao cargo de origem (vendedor).

Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa correta

  1. A atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos

  2. O empregador não pode rebaixar Samuel, devendo mantê-lo como gerente, mas pode reduzir a gratificação de função

  3. O empregador pode revertê-lo ao cargo de origem, mas a gratificação deve ser mantida, pois recebida há mais de cinco anos.

  4. A atitude do empregador é ilícita, pois está rebaixando o empregado, em atitude contrária às normas trabalhistas.


Solução

Alternativa Correta: A) A atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos

QUESTÃO DESATUALIZADA

REFORMA TRABALHISTA: Art. 468, § 2º. A alteração de que trata o § 1º deste artigo, com ou sem justo motivo, não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função.

Antes da reforma trabalhista se exercido o cargo de chefia por mais de dez anos, a empresa poderia tirar do cargo de chefia, mas não poderia tirar a gratificação por causa do princípio da estabilidade econômica.

Agora, ainda que o empregado fique 18 anos na empresa com cargo de chefia, o empregador pode lhe retirar da função e lhe retirar a gratificação.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XV

Ano do Exame: 2014

Assuntos: Remuneração e Salário

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora