Disciplina: Filosofia do Direito 0 Curtidas
OAB/FGV - A filósofa Hannah Arendt, em seu livro As Origens do
A filósofa Hannah Arendt, em seu livro As Origens do Totalitarismo, aborda a trágica realidade daqueles que, com os eventos da II Guerra Mundial, perderam não apenas seu lar, mas a proteção do governo. Com isso, ficaram destituídos de seus direitos e, também, sem a quem pudessem recorrer.
Diante disso, Hannah Arendt afirma que, antes de todos os direitos fundamentais, há um primeiro direito a ser garantido pela própria humanidade.
Assinale a opção que o apresenta.
-
O direito à liberdade de consciência e credo.
-
O direito a ter direitos, isto é, de pertencer à humanidade.
-
O direito de resistência contra governos tiranos.
-
O direito à igualdade e de não ser oprimido.
Solução
Alternativa Correta: B) O direito a ter direitos, isto é, de pertencer à humanidade.
Hannah Arendt foi uma filósofa judia do século passado, nascida em 1906. Suas ideias são discutidas até hoje. Seu pensamento independente, a teoria do TOTALITARISMO, seus trabalhos sobre filosofia existencial e sua reivindicação da discussão política livre, Arendt tem um papel central nos debates contemporâneos. Principalmente por ser uma mulher e estar desbravando já naquela época uma visão feminina e atual do que ocorreu no pós segunda guerra mundial.
Destacando-se na filosofia política criticou o mundo pós segunda guerra e abordou a falta de leis (garantias de direitos) e do Estado (a quem os cidadãos recorrem quando não conseguem concretizar direitos).
No próprio trecho do livro citado no enunciado "Sua situação angustiante não resulta do fato de não serem iguais perante a lei, mas sim de não existirem mais leis para eles.
Se transcrever essa última parte de outra forma, será o mesmo que dizer que eles perderam o direito de ter direitos.
Edição do Exame: Edição XXXV
Ano do Exame: 2022
Assuntos: Filosofia do Direito
Vídeo Sugerido: YouTube