Disciplina: Direito Processual Penal 0 Curtidas

OAB - Gregório é defensor público no Estado do Rio de Janeiro, cuja

Atualizado em 13/05/2024

Gregório é defensor público no Estado do Rio de Janeiro, cuja Constituição lhe assegura foro por prerrogativa de função no Tribunal de Justiça local.

Durante o carnaval, na cidade de Salvador/BA, Gregório por acaso se encontra com seu irmão e inimigo capital Sandro em uma rua erma, durante a dispersão de bloco carnavalesco. Gregório então se aproveita da oportunidade para matar Sandro com golpes de espada. Assinale a opção que indica o foro competente para conhecer e julgar esse crime.

  1. O Tribunal do Júri da Comarca de Salvador/BA.

  2. O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

  3. O Tribunal do Júri da Comarca do Rio de Janeiro/RJ.

  4. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Solução

Alternativa Correta: A) O Tribunal do Júri da Comarca de Salvador/BA.

No caso em comento, Gregório ceifou a vida de Sandro em Salvador/BA, de modo praticar o delito de homicídio simples (crime doloso contra a vida). Destarte, nos termos do art. 70 do Código de Processo Penal, o julgamento compete ao Tribunal do Júri do local onde se consumou a infração.

No que tange ao foro por prerrogativa de função assegurado pela Constituição Carioca, de acordo com a Súmula Vinculante 45, “a competência constitucional do tribunal do júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual”.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Edição do Exame: Edição XXXVII

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Competência

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar