Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

OAB - Josias e Januário são servidores públicos federais de alta

Atualizado em 13/05/2024

Josias e Januário são servidores públicos federais de alta hierarquia e estavam conversando sobre os problemas inerentes ao exercício de suas atribuições. Enquanto Josias está extremamente exacerbado de trabalho e precisa delegar algumas de suas atribuições, para não comprometer o funcionamento da atividade administrativa, Januário entende ser necessário avocar competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior, por questões excepcionais que são de extrema relevância para o interesse público.

Considerando as circunstâncias narradas, em consonância com a Lei nº 9.784/99, assinale a afirmativa correta.

  1. Josias poderá delegar verbalmente parcela de sua competência, considerando que esta é renunciável por servidor de alta hierarquia.

  2. Eventual delegação de competência por parte de Josias não poderá ser revogada após a sua formalização.

  3. A delegação de competência por Josias só pode ser realizada para órgão que lhe seja hierarquicamente inferior.

  4. A avocação temporária de competência por Januário será permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados.


Solução

Alternativa Correta: D) A avocação temporária de competência por Januário será permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados.

A Lei 9.784/1999, que regula o processo administrativo, nos arts. 11 ao 17, estabelece que:

O ato de delegação e sua revogação devem ser publicados no meio oficial. A competência é irrenunciável, salvo nos casos de delegação e avocação legalmente permitidos.

Um órgão administrativo e seu titular podem delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, mesmo que não sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, por razões técnicas, sociais, econômicas, jurídicas ou territoriais.

O ato de delegação pode ser revogado a qualquer momento pela autoridade delegante.

É permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XXXVIII

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Processo Administrativo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora