Disciplina: Direito Tributário 0 Curtidas

OAB - O Governador do Estado Alfa, diante da grande quantidade de

Atualizado em 13/05/2024

O Governador do Estado Alfa, diante da grande quantidade de bicicletas elétricas circulando em seu território, e visando aumentar a arrecadação, oficiou à sua Secretaria da Fazenda para adotar alguma forma de cobrança quanto a tais veículos. Esta, por sua vez, orientou seus fiscais a cobrar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aplicando a incidência deste imposto, por analogia, às bicicletas elétricas, ainda que não classificadas como veículos automotores propriamente ditos pela legislação de trânsito pertinente.
O sindicato dos lojistas do setor o(a) consulta, como advogado(a), a respeito desta incidência.

Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.

  1. É válida a exigência deste imposto, uma vez que as bicicletas elétricas se enquadram no conceito de veículo automotor por analogia.

  2. Está dentro da competência estadual a tributação sobre a propriedade de bicicletas elétricas.

  3. Tal tributação por analogia envolvendo bicicletas elétricas é vedada no ordenamento jurídico nacional.

  4. A exigência deste imposto sobre bicicletas elétricas dependeria da edição de um decreto, cuja competência é privativa do Governador.


Solução

Alternativa Correta: C) Tal tributação por analogia envolvendo bicicletas elétricas é vedada no ordenamento jurídico nacional.

Na presente questão, visualizamos o tema de do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) envolvendo bicicletas elétricas. Segundo o artigo 2º, § 1ª da Resolução 996/2023 do CONTRAN: “Art. 2º Para efeitos desta Resolução, define-se: § 1º A bicicleta elétrica equipara-se à bicicleta para efeito desta Resolução”

Desta forma:

Segundo o artigo 2º, inciso I da Resolução 996/2023 do CONTRAN: “I - bicicleta: veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor”.

Assim, por não se tratar de veículos, mas sim, de equipamentos de mobilidade individual, não existe cobrança de nenhum imposto.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XXXVIII

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Imposto

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora