Disciplina: Administração 0 Curtidas
Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas
Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas é considerado desafiador. Analise as assertivas a seguir a respeito da observação dos aspectos que ocorrem no ambiente das empresas e que atualmente impactam na implementação do planejamento estratégico:
I- Na implementação do planejamento estratégico em geral, as empresas não se preocupam com a busca de fontes de financiamento para investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de novas infraestruturas, uma vez que, as mudanças tecnológicas no ambiente de negócios tendem a se estabilizar em termos de desenvolvimento de inovações.
II- Pode se aumentar a complexidade do ambiente de negócios, ao se estabelecer novos canais de distribuição com a necessidade de se criar novas relações com parceiros comerciais, fornecedores ou se adaptar a mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais.
III- Um cuidado que as empresas devem apresentar é o monitoramento constante do clima organizacional e a motivação das equipes, pois as mudanças no ambiente de negócios impostos pelo desenvolvimento de avanços tecnológicos podem acarretar na disputa por colaboradores com novos conhecimentos, novas capacidades e competências (que são cada vez mais escassos no mercado de mão de obra).
IV- Os gestores das diversas áreas de uma empresa precisam desenvolver ações, processos e atividades que estejam alinhadas à estratégia geral, sem que haja sinergia entre as áreas que compõe a organização, uma vez que os planos táticos, de qualquer uma das áreas, traduzem as metas específicas para cada um dos cargos e processos, garantindo que os objetivos de longo prazo sejam cumpridos para organização como um todo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Solução
Alternativa correta: II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é que II e III estão corretas porque essas assertivas refletem aspectos reais e desafiadores do ambiente de negócios e da implementação do planejamento estratégico nas empresas.
A assertiva II é correta porque o estabelecimento de novos canais de distribuição e a adaptação a mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais realmente aumentam a complexidade do ambiente de negócios. Isso requer novas relações com parceiros comerciais e fornecedores e a capacidade de se ajustar às mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes, o que pode complicar a implementação do planejamento estratégico.
A assertiva III também está correta, pois o monitoramento constante do clima organizacional e da motivação das equipes é crucial. Com o avanço das tecnologias e a escassez de colaboradores com novas competências, as empresas precisam manter um bom ambiente de trabalho e atrair e reter talentos. A disputa por colaboradores qualificados é intensa e pode impactar diretamente na execução bem-sucedida das estratégias.
Por outro lado, a assertiva I é falsa porque as empresas devem, sim, buscar fontes de financiamento para investir em novos equipamentos e infraestrutura, especialmente diante de mudanças tecnológicas que não se estabilizam facilmente. A assertiva IV é falsa porque a sinergia entre as áreas é essencial para garantir que todas as atividades estejam alinhadas com a estratégia geral, e o planejamento estratégico deve integrar esforços e objetivos de todas as áreas para alcançar o sucesso organizacional.
Assuntos: Complexidade dos canais de distribuição, Monitoramento do clima organizacional, Atração e retenção de talentos
Vídeo Sugerido: YouTube