Voltar para Questões Diversas

Administração

Foram encontradas 170 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Cabe ao empreendedor, por meio da inovação, agregar valor ao negócio.

Administração

A inovação é o processo de estimular a criatividade para gerar ou agregar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, serviços e negócios, em outras palavras, inovar é o resultado da soma da criatividade (novas ideias) mais as ações que produzam resultados favoráveis para a empresa.

No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os

Administração

No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os esforços de marketing, voltados ao posicionamento do produto na cabeça do consumidor, preço adequado ao segmento, disponibilidade do produto em canais que cheguem ao cliente e comunicação persuasiva. Assim:

I - O significado ontológico da pesquisa do consumidor é o estudo dos processos onde há aquisição, uso e disposição de todos os tipos de produtos que têm valor para aquilo que o homem deseja.

PORQUE:

II - A vida é um contínuo consumo e que envolve atividades que visam algum objetivo, satisfação de necessidades e desejos.

Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes

Administração

Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes da equipe e distribuir papeis bem definidos para que os participantes se prepararem. É necessário que todos tenham clareza sobre o papel que cada indivíduo desempenhará no grupo durante a reunião, por isso, logo no começo o líder deve anunciar a todos quem estará responsável pelo quê na reunião.

Os papéis mais importantes para garantir o sucesso de uma reunião são:

Líder: foca na estrutura da reunião, na meta da equipe, na percepção da fala e dos comportamentos de cada indivíduo e nas tarefas que serão realizadas durante a reunião. Escriba: registra os pontos importantes da reunião e sumariza o conteúdo de modo simples e eficaz, podendo resumir a reunião ao final, criar uma ata e distribuí-la para o grupo.

Monitor: garante que as pessoas não se afastem do assunto da reunião e que o processo combinado seja seguido. Traz as pessoas de volta para aquilo que é relevante, sempre que for necessário.

Cronometrista: Garante que os tempos pré-acordados para cada momento da reunião sejam respeitados. Mediador: Garante que as regras, critérios e métodos criados pelo grupo para comunicação, brainstorming, tomada de decisão e responsabilidade sejam lembrados e seguidos. Decide sobre flexibilizar e fazer algo diferente das normas e processos pré-combinados.

Zelador: Gerencia eventuais entradas e saídas de pessoas para trazer materiais, resolver assuntos ou trazer novos indivíduos para a reunião. O zelador decide quem precisa estar presente e quem pode ausentar-se momentaneamente. Monitora o tempo de ausência, faz contato ou vai buscar a pessoa em caso de emergência.

Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford

Administração

Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford, essa abordagem foi empregada no mundo corporativo para formular estratégias acertadas. Ela prevê um diagnóstico completo para identificar os elementos que fazem referência a sigla. Seus itens impactam o funcionamento do negócio e repassam informações estratégicas que devem ser utilizadas pela gestão empresarial. Da mesma forma, interferem nos ambientes interno e externo da organização, os dois níveis que são avaliados por essa abordagem.

Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive

Administração

Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive, já foram definidas algumas diretrizes com relação ao contrato social e, também, do aspecto ilustrado na tabela abaixo:

O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de

Administração

O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de turnover ou rotatividade no departamento de TI. Com base nos dados apresentados o gestor de RH poderá indicar ao departamento ou à organização ações para retenção dos colaboradores. Com base nas ações que podem ser tomadas, julgue as assertivas.

I - Dentre as ações podem estar melhorias salariais, caso se constate que a maior parte dos colaboradores tinham um mesmo cargo e mesma faixa salarial.
II- Capacitação de gestores, caso se identifique que a maioria dos colaboradores estavam sob uma mesma gestão ou departamento.
III - Aumento da jornada de trabalho, caso se identifique que a equipe não está sendo capaz de atender a demanda solicitada.

A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do

Administração

A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do produto, sua produção, controle de estoque e posicionamento estratégico até a gestão das transações comerciais de compra e venda, empregando sistemas de gestão. Quanto aplicado em âmbito eletrônico, na rede mundial, a definição refere-se a:

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde

Administração

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde é o de alcançar resultados organizacionais que melhorem os serviços oferecidos aos cidadãos. Uma metodologia amplamente utilizada para esse fim é o PDCA, aplicado em diversas organizações, tanto no setor público quanto no privado, com o objetivo de planejar e orientar ações rumo a resultados efetivos.

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil

Administração

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil, não apenas pelo grande número de regras, mas também pelas numerosas informações que são passadas para os principiantes, informações que orientam o modo correto de executar determinada função ou mesmo que tentam comparar a prática do novo esporte com um antigo esporte já conhecido pelo iniciante. É fato que tais informações podem tanto orientar e auxiliar quanto desorientar e prejudicar todo o processo de aprendizado do iniciante.

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportam

Administração

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportamentos e regras sociais que orientam as relações pessoais entre os membros de uma empresa, e desta com o ambiente externo, e que orientam as decisões e ações da empresa na realização de suas atividades.

Sobre o conceito de Cultura Organizacional, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A cultura organizacional é a forma de agir aceita na sociedade como um todo que é reprovada e desincentivada pela organização, que busca agir de acordo com seus próprios valores.
( ) A cultura organizacional é transmitida aos novos membros da equipe e é constantemente fortalecida pelas posturas, atitudes e comportamentos dos líderes da empresa.
( ) A cultura representa os comportamentos que são aceitos e os que são reprovados, o que está expresso nas normas, manuais de trabalho e regulamentos de conduta da organização.
( ) A cultura organizacional está intimamente relacionada à estratégia, pois tem como base o posicionamento estratégico da empresa, ou seja, sua missão, visão e valores

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes

Administração

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes transformações, causadas especialmente pelo desenvolvimento tecnológico. As empresas buscam se adaptar, ao dinamismo dessas mudanças, gerando inovações em seus negócios, de forma a criar diferenciais competitivos sustentáveis em relação a seus concorrentes.

Analise as assertivas a respeito das características das inovações geradas pelas empresas:

I- As inovações incrementais são aquelas que representam um salto tecnológico em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas concorrentes.

II- A inovação originada pelo desenvolvimento tecnológico pode ocorrer tanto no desenvolvimento de produtos e serviços; quanto em seus modelos de negócios, processos de trabalho e gestão e em seus canais de distribuição.

III- As inovações trazem benefícios restritas às empresas que a desenvolvem, devido aos ganhos de produtividade e de participação de mercado gerados em caso de sucesso, pois em termos sociais ao contrário, resultam em malefícios para as empresas concorrentes, que perdem participação de mercado e como consequência, diminuem o quadro de colaboradores (tendem a gerar o desemprego no setor).

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre

Administração

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre os recursos e os objetivos estratégicos da organização, ou seja, são os recursos que possibilitam à empresa realizar suas atividades de forma eficiente e produtiva e ajudam a aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. Processos proprietários, tanto relacionados à produção quanto ao atendimento dos clientes, capacidade de inovação e uma marca reconhecida e respeitada pelos clientes são exemplos do valor de um recurso.

Avalie as seguintes asserções com relação ao valor e as relações propostas entre elas.

I- Um recurso pode ser considerado raro se outras empresas concorrentes não tem capacidade de copiar ou se apropriar dele, mas é importante se ter em mente que não se trata de um recurso inimitável.

PORQUE

II- Mesmo que seja valioso ou raro, um recurso pode ser facilmente imitado ou substituído pelos concorrentes.

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem

Administração

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem se identificar possíveis tendências e desta forma, permitir que, caso se confirmem, as empresas se antecipem e se preparem para as ocorrências previstas, que causarão impactos no ambiente de negócios e consequentemente, na sua própria atuação e em seus resultados desejados. Analise as assertivas, no que se refere aos estudos e análises do ambiente externo para as empresas.

I- A análise do ambiente externo possibilita que as empresas planejem ações de antecipação e promovam alterações no seu modo de operação e se beneficiem das oportunidades e se preparem para enfrentar as ameaças identificadas pela análise de tendências, caso elas ocorram de fato.

II- As competências e capacidades que a empresa possui devem ser consideradas em associação a um estudo do ambiente externo, apesar das alterações neste ambiente ocorrerem sem interferência e vontade das empresas.

III- O acesso a fontes de financiamento e investimentos não é afetado em decorrência de alterações ocorridas no ambiente externo de uma empresa, pois essas alterações compõe as estratégias financeiras de investidores e elementos do mercado detentores de recursos excedentes para realizarem investimentos, que não são abaladas por alterações ocorridas no ambiente no qual a empresa que necessita de recursos está inserida.

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades

Administração

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades numa empresa, conforme a divisão dos três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre essa divisão nas empresas, conforme seu porte e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) Uma ressalva deve ser considerada em empresas de pequeno porte, pois não é possível se identificar as atividades e responsabilidades de cada um dos níveis, uma vez que, não há sentido em se mencionar a divisão de atividades e responsabilidades em níveis distintos, quando estas são realizadas por um mesmo colaborador.

( ) As atividades cotidianas são classificadas como atividades operacionais e garantem o funcionamento de uma empresa. Portanto é correto que a divisão de atividades e responsabilidades se refere a descrever de forma específica, empresas de maior porte que contratam e treinam colaboradores para desempenhar cada uma destas funções, ou seja, que em geral se distinguem da empresas de menor porte, por não ser possível observar essa distinção de atividades e responsabilidades quando são realizadas por um mesmo funcionário.

( ) Não é possível nas empresa de qualquer porte, que as atividades do nível estratégico, tático ou operacional sejam realizadas pela mesma pessoa, pois é reconhecido que, independente do porte das empresa haja a divisão de de atividades e responsabilidades nos três níveis distintos.

( ) O porte e a quantidade de colaboradores envolvidos em cada um dos níveis hierárquicos e nas atividades de planejamento estratégico, tático e operacional de uma organização não é determinante para que esta utilize seus recursos de forma eficiente. O importante é que se saiba reconhecer sua existência e como lidar com os desafios que se colocam a sua frente, em cada um dos níveis dessa divisão de atividades e responsabilidades.

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas

Administração

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas nos níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre a aplicação dessa divisão:

I- Todas as empresas devem realizar um planejamento estratégico com prazos em geral entre cinco e dez anos, independente seu prazo de existência ou em quais períodos estão os ciclos de vida de seus produtos, pois o planejamento deve basear suas decisões conforme a vontade dos membros do conselho de administração e dos executivos e de informações internas originadas a partir de profissionais da organização, empresas especializadas e outras fontes de dados externas, uma vez que, outros fatores como tendências tecnológicas não impactam e nem afetam os negócios da empresa no mercado em que ocorrem os negócios.

II- Em empresas recém constituídas e sobretudo nas de menor porte, nas quais as empresas não possuem elementos suficientes para executar um planejamento que contemplem períodos maiores (por estar em processo de desenvolvimento, no qual o empreendedor desempenha as atividades relacionadas aos níveis estratégico e tático), o planejamento estratégico, em geral, contempla um prazo menor que os períodos mais longos descritos na teoria (entre cinco e dez anos).

III- Numa empresa está sendo planejada e constituída (que ainda não existe), os planos estratégicos, táticos e operacionais podem ser desenvolvidos e baseados após se definir aspectos importantes, como consolidar o negócio e criar uma base de conhecimento (por exemplo, de como criar uma clientela fixa que garanta a sobrevivência e a própria perenidade do negócio).

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa

Administração

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa é considerada a divisão os três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os três níveis de atividades e responsabilidades de uma empresa com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

Coluna 1
1. Nível Estratégico
2. Nível Tático
3. Nível Operacional

Coluna 2
I. Este nível é formado pelos gestores das áreas funcionais da empresa, em geral desenvolvido para um período de seis meses a três anos, de processos, planos e programas que serão colocados em prática pelos colaboradores e no qual se definem os recursos necessários para cada atividade e os orçamentos, investimentos, necessidades de contratação e treinamento de colaboradores.

II. Em termos de horizonte temporal, as ações concentram-se no curto prazo, incluindo e detalhando a lista de tarefas e atividades realizadas e metas específicas a serem atingidas por cada colaborador, utilizando ferramentas administrativas específicas como o 5W2H.

III. O direcionamento das ações e decisões é estabelecido pela cúpula da organização tendo como horizonte temporal, um prazo de cinco a dez anos e a utilização de ferramentas e metodologias, como a análise SWOT; o posicionamento estratégico; a Análise da Cadeia de Valor e as cinco forças competitivas de Porter; o Modelo VRIO; e a análise PESTEL

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Administração

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale

Administração

Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta as etapas do ciclo motivacional

Administração

Assinale a alternativa que apresenta as etapas do ciclo motivacional que podem resultar em frustração ou em compensação.

Dentro do processo administrativo, controlar significa:

Administração

Dentro do processo administrativo, controlar significa:

Acerca das rotinas de gestão de recursos humanos, assinale a

Administração

Acerca das rotinas de gestão de recursos humanos, assinale a alternativa que indica uma técnica utilizada no ambiente interno da organização.

Assinale a alternativa que corresponde a uma correta descrição das

Administração

Assinale a alternativa que corresponde a uma correta descrição das organizações.

Segundo Chiavenato (2021), "uma das principais fontes de

Administração

Segundo Chiavenato (2021), "uma das principais fontes de inconsistência no comportamento (...) ocorre quando um indivíduo acredita em uma coisa e, no entanto, age contrariamente a essa crença". Tal comportamento pode gerar sentimentos ruins para os trabalhadores.

A atividade de rotina na administração de recursos humaos que tem

Administração

A atividade de rotina na administração de recursos humaos que tem por habilidade ensinar novas habilidades ou melhorar as habilidades já existentes é o(a):

Assinale a alternativa que indica um vantagem associada à divisão

Administração

Assinale a alternativa que indica um vantagem associada à divisão do trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade relacionada ao

Administração

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade relacionada ao planejamento operacional de uma empresa ou entidade.

Como os tomadores de decisão não conseguem lidar com todas as

Administração

Como os tomadores de decisão não conseguem lidar com todas as informações que envolvem um dado problema, buscam a simplificação, por meio da construção de modelos que consideram os aspectos mais relevantes relacionados ao problema, podendo assim utilizar a razão para decidir.

Assinale a alternativa que apresenta, no contexto financeiro

Administração

Assinale a alternativa que apresenta, no contexto financeiro, o objetivo principal de uma empresa ou entidade.

Um pensamento equivocado que povoa o imaginário das pessoas é de

Administração

Um pensamento equivocado que povoa o imaginário das pessoas é de que a inovação só existe quando criamos algo que não existia. Essa não é uma verdade absoluta, pois existem diferenças nos processos inovadores.

Baseando-se nos tipos de inovação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A inovação de conceitos de negócios é um tipo de inovação incremental sistêmica, ou seja, ocorre quando a empresa aprimora uma de suas atividades.
( ) A inovação não linear é um tipo de inovação radical e ocorre quando a empresa cria um produto ou serviço totalmente novo, inédito no mercado.
( ) Quando uma empresa incrementa ou aperfeiçoa seus produtos e serviços, chamamos de inovação incremental de melhora contínua.
( ) A melhoria dos processos de negócios é um tipo de inovação radical sistêmica, pois, significa que a empresa criou um novo tipo de negócio.

Conforme Abdala (p 342, 2019), o conhecimento não deve depender

Administração

Conforme Abdala (p 342, 2019), o conhecimento não deve depender do acaso nem de oportunidades. Na realidade, a aquisição de conhecimento e o aprimoramento devem ser integrados às atividades cotidiana para conectar o aprendizado à prática, em vez de serem limitados a algumas semanas por ano em cursos específicos de treinamento. O processo de aprendizagem precisa ser organizado e contínuo, impactando envolvendo todos os membros da organizacão e nâo apenas alguns deles, As organizaçoes de sucessit estão se convertendo em centros efetivos de aprendizado.

Quanto à ferramenta de gestão Brainstorming, analise as afirmativas

Administração

Quanto à ferramenta de gestão Brainstorming, analise as afirmativas:

I. É uma técnica de geração de ideias;
II. Incentiva a proposta de ações em torno de uma situação;
III. As opções podem ser criticadas pelo grupo;
IV. É feita por meio da reunião dos participantes que analisam o problema pouco claro;
V. O problema é compreendido por todos que manifestam suas opções.

Conforme destacado por Ireland, Hoskisson e Hitt (2014). estratégia

Administração

Conforme destacado por Ireland, Hoskisson e Hitt (2014). estratégia e estrutura estão intrinsecamente conectadas, demonstrando uma relação de interdependência entre a formulação da estratégia e sua implementação. A estrutura organizacional é determinada pela estratégia escolhida, contudo, uma vez estabelecida, pode influenciar as ações estratégicas. Dessa maneira, a estrutura pode facilitar a execução da estratégia ao estabelecer de forma apropriada os processos para a realização das tarefas organizacionais.

A Lean Manufacturing, Produção Enxuta em português, teve início

Administração

A Lean Manufacturing, Produção Enxuta em português, teve início por volta de 1950 no Japão, para contribuir com a agilidade e flexibilidade das fábricas no atendimento das demandas de mercado sem desperdício e com qualidade (CASADEI e CASADEI, 2009, p. 84-85).

O suporte da sociedade ao combate à corrupção é o alicerce para

Administração

O suporte da sociedade ao combate à corrupção é o alicerce para os operadores do Direito desta área. A vigilância da população e as consequentes manifestações de expressão – seja através de redes sociais ou nas próprias ruas – equivalem ao pleno exercício da cidadania. Temos ainda a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Ficha Limpa e para a Campanha 10 Medidas contra a Corrupção, que ilustram a participação social de forma efetiva. Assim agindo, o povo, que é o único e exclusivo detentor do poder, cumpre seu papel proativo; deixando de ser um mero espectador dos escândalos de corrupção, para tornar-se o protagonista das futuras mudanças.

A Teoria da Qualidade de Serviços envolve diferentes etapas num

Administração

A Teoria da Qualidade de Serviços envolve diferentes etapas num processo interligado e dependente, envolvendo consumidor e prestador de serviço.

A adoção da cultura ESG, passa primeiramente pela gestão das empresas

Administração

A adoção da cultura ESG, passa primeiramente pela gestão das empresas, sendo assim eles são os propulsores para esta nova forma de se fazer negócio, desta forma os mesmos devem ser treinados e inseridos dentro deste contexto, pois a gestão autoritária do passado não tem espaço dentro da cultura ESG.

É verdadeiro afirmar que, no atendimento ao público, a empatia

Administração

É verdadeiro afirmar que, no atendimento ao público, a empatia e a atenção são essenciais. Tratar os clientes com gentileza e prestatividade, ouvindo ativamente suas necessidades, contribui para uma experiência positiva e reforça a imagem positiva da empresa.

Quando as empresas buscam fazer a inclusão social em muitos os casos

Administração

Quando as empresas buscam fazer a inclusão social em muitos os casos as fazem para cumprir cotas obrigatórias por lei, porém buscar trabalhar com a inclusão vai muito além de cotas e sim uma mudança de cultura da empresa a qual pode ser promovida através da responsabilidade social.

Quanto à decisões sobre a configuração a orientar a modelagem

Administração

Quanto à decisões sobre a configuração a orientar a modelagem do trabalho, analise as seguintes
afirmativas, identificando quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

( ) A configuração mecanicista, típica das teorias iniciais do conhecimento administrativo, é
caracterizada por: autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa
divisão do trabalho, amplitudes administrativas estreitas e meios formais de coordenação.

( ) A configuração mecanicista tem sua base na descentralização, qualificação profissional, criatividades e especialização.

( ) A configuração orgânica é adaptativa e, por isso, mais adequada a ambientes instáveis e dinâmicos, ou seja, um modelo que encoraja a participação das pessoas.

( ) A configuração orgânica tem base na abordagem do trabalho em equipe.

A gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias

Administração

A gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos é uma alternativa ao estilo gerencial por departamentos sessões e setores que tradicionalmente costumavamos encontrar nas empresas e uma alternativa cada vez mais difundida e adotada já que hoje as atividades raramente são realizadas por uma única área ou um único grupo de pessoas, ao contrário a o envolvimento de vários setores e atividades específicas e processos operacionais bem como a formação de equipes determinadas.

É correto afirmar que um processo é:
1 - Entradas.
2 - Processamento.
3 - Disrupção.
4 - Saída​.

Definir um posicionamento estratégico que não reflita a identidade da

Administração

Definir um posicionamento estratégico que não reflita a identidade da organização representa um risco para a empresa, pois

Analisando o uso da User Experience (UX) em propostas de trabalho que

Administração

Analisando o uso da User Experience (UX) em propostas de trabalho que envolvem as metodologias ativas, suas etapas de desenvolvimento são bastante semelhantes às do Design Thinking. Elas podem ajudar tanto alunos como professores a identificar as soluções de um problema identificado. De certa forma, estas etapas do uso da UX podem ser descritas nos seguintes passos: 1- Ideação, definir alternativas para resolver o problema selecionado; 2- Pesquisa, identificar e descrever o problema que se deseja resolver após uma detalhada análise do contexto em que ele está inserido; 3- Validação, verificar se o modelo desenvolvido é eficiente e eficaz a ponto de gerar uma experiência agradável aos que se beneficiaram com a solução proposta. 4- Prototipação, desenvolver um modelo para a resolução do problema;

Robbins, DeCenzo e Wolter (2014, p. 475) definem que: “Mudança é uma

Administração

Robbins, DeCenzo e Wolter (2014, p. 475) definem que: “Mudança é uma alteração de ambiente,
estrutura, tecnologia ou pessoas de uma organização”.
Com base no que os autores definem sobre o processo de Mudança Organizacional, qual

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica

Av1-PE

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de acordo com diversos contextos.

Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os autores com suas respectivas contextualizações descritas na segunda coluna.



1. Adam Smith

I. Preocupações no contexto da natureza da responsabilidade social e ambiental são abordadas nos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico das organizações.

2. Taylor e Fayol

II. A estratégia é abordada no contexto econômico, com o conceito da Mão Invisível do Mercado, que mostra a influência dos fatores externos sobre as decisões das empresas e dos entes econômicos.

3. Kaplan e Norton

III. A estratégia ganha importância no contexto empresarial, com a adoção do modelo da divisão do trabalho e da linha de produção para obter ganhos de produtividade.

4. Hamel e Prahalad

IV. Criaram o Balanced Scorecard, uma importante abordagem na metodologia da gestão estratégica de empresas, que agrupa objetivos estratégicos das empresas.

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado

Administração

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado e evoluído com a contribuição de vários autores ao longo do tempo e da história, principalmente os autores das chamadas “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico. Analise as assertivas a respeito dos autores das “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico e avalie se estão corretas.

I- Adam Smith aborda a estratégia no contexto econômico, com o conceito que as relações de mercado na economia devem ocorrer sem a intervenção de participantes externos a ele, como o Estado. Com o conceito da Mão Invisível do Mercado, o autor mostra como a demanda e a oferta determinam o preço praticado entre consumidores e ofertantes de produtos e serviços.

II- A divisão do trabalho para aumentar a produtividade e processo de fabricação baseado na linha de produção foram propostos por Fayol e colocados em prática por Ford.

III- A descrição das funções da gestão foi proposta por Taylor e são importantes para o desenvolvimento da Administração como ciência aplicada, que tem como foco, a gestão dos processos de trabalho e recursos internos das organizações.

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem

Av1-PE

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem ser físicos; humanos; e organizacionais, que quando bem combinados, determinam a capacidade e criam condições e competências utilizados na realização das atividades com diferenciais que destacam a empresa frente a seus concorrentes.
Observe as assertivas a seguir, no que se refere às características de recursos encontrados nas empresas e nas análises desses recursos, consideradas numa avaliação do ambiente interno:


I- Um possível foco de problemas entre colaboradores de uma empresa é o convívio entre as diferentes gerações (baby boomer, geração X e geração Y) num mesmo ambiente que podem gerar conflitos, considerando as diferenças de ponto de vista com relação a como o trabalho deve ser realizado (as gerações mais antigas tendem a ser mais analíticas e se aprofundam na solução de problemas, ao passo que as mais novas são consideradas mais dinâmicas com o uso de tecnologias).

II- Indicadores como turnover, confiança com relação à manutenção de empregos, comprometimento, atingimento de metas e produtividade não devem ser considerados na avaliação da análise do ambiente interno de uma empresa, pois o que deve ser avaliado refere-se à características técnicas dos colaboradores e não deve incluir aspectos motivacionais.

III- As condições e concessão de benefícios no ambiente de trabalho não devem ser levados em consideração, sob o ponto de vista de retenção de talentos e satisfação dos colaboradores, pois no mundo moderno e conturbado, o que mais interessa é o retorno financeiro que a empresa oferece, que proporcionam a qualidade de vida fora do trabalho para o colaborador.

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus

Av1-PE

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus fenômenos e as alterações ocorridas podem afetar os desempenhos destas organizações. Avalie as assertivas abaixo no que se refere às interações entre o ambiente externo e uma empresa e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.
( ) Um aspecto essencial para que uma empresa possa ajustar suas estratégias e se manter competitiva é entender o ambiente no qual está inserida, pois empresa pode identificar oportunidades e se adaptar para enfrentar eventuais ameaças que possam surgir.
( ) No planejamento estratégico de uma empresa não se consideram a ocorrência de acontecimentos externos, pois existem aqueles sobre os quais a empresa não tem qualquer controle ou influência.
( ) O importante para uma empresa é identificar as necessidades e os desejos dos consumidores, pois esses devem estar de acordo com a seleção de como usar melhor seus recursos e obter melhores resultados, desconsiderando as ações dos concorrentes, que não há como influenciá-los.
( ) As forças competitivas e os eventos, que provocam mudanças no ambiente externo, podem representar tanto ameaças quanto oportunidades para uma empresa, conforme suas competências e recursos internos e o posicionamento dos concorrentes no mercado

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de

Administração

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de acordo com diversos contextos.

Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os autores com suas respectivas contextualizações descritas na segunda coluna.



1. Adam Smith

I. Preocupações no contexto da natureza da responsabilidade social e ambiental são abordadas nos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico das organizações.

2. Taylor e Fayol

II. A estratégia é abordada no contexto econômico, com o conceito da Mão Invisível do Mercado, que mostra a influência dos fatores externos sobre as decisões das empresas e dos entes econômicos.

3. Kaplan e Norton

III. A estratégia ganha importância no contexto empresarial, com a adoção do modelo da divisão do trabalho e da linha de produção para obter ganhos de produtividade.

4. Hamel e Prahalad

IV. Criaram o Balanced Scorecard, uma importante abordagem na metodologia da gestão estratégica de empresas, que agrupa objetivos estratégicos das empresas.

Uma empresa de callcenter atua com cobrança terceirizada para

Administração

Uma empresa de callcenter atua com cobrança terceirizada para instituições financeiras, abordando carteiras de clientes que estão inadimplentes a mais de 3 meses, recebendo comissões por renegociações realizadas na negociação de dívidas para recuperação dos valores em atraso. Para gerenciar melhor suas operações, resolve implanta a metodologia do BSC e percebe pela análise dos indicadores e dashboards que o maior índice de sucesso de renegociação de dívidas ocorre junto a clientes que estão inadimplentes mais recentemente, ou seja, quanto maior o atraso, menores são as chances de renegociação das dívidas.

A implantação da metodologia Balanced Scorecard (BSC) traz

Administração

A implantação da metodologia Balanced Scorecard (BSC) traz significativos benefícios para obtenção do sucesso do gerenciamento estratégico de uma empresa, porém o processo de implementação do BSC representa um desafio, pois ocorre a divisão dos objetivos gerais de uma organização para todas as áreas e todos colaboradores. Com relação como ocorre a implantação e implementação do modelo BCS em uma organização e para todos os colaboradores que fazem parte desta, analise o enxerto a seguir, completando suas lacunas Todas as áreas e os colaboradores dos diversos níveis hierárquicos precisam estar preparados para usar _____________________ de gestão, e ________________ nos planos e ações que ____________________________.

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada

Av1-PE

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada campanha comercial para disseminar rapidamente a comercialização de um de seus produtos e devido ao prazo muito curto, disponível para realizar a campanha e alavancar as vendas da empresa do produto no qual a campanha é centrada, decide por identificar os vendedores que são destaque na venda do produto em questão e tabula quais as estratégias e argumentações que levam ao sucesso da venda do produto específico junto a sua carteira de clientes.

Cria uma apresentação padrão, com argumentos técnicos e com exemplos dos conhecimentos tácitos que auxiliam na apresentação da proposta de valor a ser aplicada junto aos clientes que podem ser consumidores do referido produto e assim atingir as metas quantitativas estabelecidas para a campanha.

Treina seus principais vendedores que se destacam na venda do produto alvo da campanha, de forma centralizada com a apresentação padrão e os envia para treinarem em cada região para disseminar uma proposta vencedora na argumentação de oferta e negociação.

Analise as assertivas abaixo com relação à essa estratégia envolvendo a gestão do conhecimento:

I-As ações adotadas representam a adoção de experiências individualizadas, que foram apropriadas pela organização com as ações descritas para a campanha.

II-Ao adotar essa estratégia, com a disseminação de uma proposta de valor vencedora, os concorrentes serão beneficiados, criando uma situação de risco desnecessário para a empresa que realiza a campanha e as ações descritas, considerando a possibilidade de vazamento dessas ações.

III-O erro dessas ações é utilizar treinadores vendedores, pois se existem apresentações padronizadas não há necessidade de treinamentos regionalizados.

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma

Av2-PE

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma vez que é fundamental para implantar processos de inovação. Os autores Tapscott e Williams (2007), afirmam que para uma organização ser considerada como aquela que aprende, necessita desenvolver estruturas de colaboração e organização do conhecimento. que permitam que colaboradores atuem em equipe, para construir novos conhecimentos e competências.
Considerando que a gestão do conhecimento e das competências de uma organização é fundamental para uma empresa, analise as assertivas a seguir e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) É fundamental que a empresa estabeleça processos de trabalho e uso metodologias de gestão do conhecimento para transformar os conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais em competências organizacionais

( ) Quando um profissional se desliga de uma empresa e passa a atuar em uma empresa concorrente, pode se entender que existe o risco de levar conhecimentos técnicos, porém em relação ao conhecimento tácito, por se tratar de conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais, não há como causar prejuízos para a organização que perde o profissional.

( ) Não é possível se medir quantitativamente em termos de valores monetários, quanto uma perda de conhecimento, representa quando se perde um colaborador para concorrente.

( ) Quando um vendedor estabelece uma relação de proximidade com seus clientes como, conhecer os membros da família, datas de aniversário, tipo de esporte, etc., esse tipo de informações básicas, não pode ser utilizada por uma empresa, pois trata-se de informações individualizadas do vendedor e portanto particulares do relacionamento entre vendedor e cliente.

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades

Av2-PE

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades internas e as características do ambiente: Na tabela a seguir, associe de forma correta, a primeira coluna que contém os as estratégias abordadas pelos autores com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

1. Estratégia de penetração

I. A empresa lança novos produtos ou versões melhoradas de produtos existentes utilizando o relacionamento já estabelecido com seus clientes e seus canais de distribuição.
2. Estratégia de desenvolvimento de novos produtos
II. A empresa busca ampliar sua atuação em mercados ainda não atendidos pela empresa, considerando os aspectos geográficos ou de segmentações de possíveis consumidores ainda não atendidos.
3. Estratégia de desenvolvimento de mercado III.
Geralmente é utilizada por empresas inovadoras, que buscam atuar em mercados diferentes e desenvolver novos produtos para aproveitar oportunidades que surgem a partir de mudanças identificadas no mercado.
4. Estratégia da diversificação
IV. A empresa utiliza seus principais produtos ou serviços, e busca aumentar sua participação no mercado em que já atua.

Acerca das etapas do processo de vendas, relacione a primeira coluna

Administração

Acerca das etapas do processo de vendas, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a opção correta.

Primeira coluna

1. Prospecção e qualificação
2. Pré-abordagem
3. Abordagem
4. Apresentação
5. Superação de objeções
6. Fechamento ou encerramento
7. Pós-venda

Segunda coluna

( ) Coleta de dados e informações acerca das necessidades dos clientes.
( ) Identificação de clientes potenciais.
( ) Relacionar as características dos produtos e serviços às necessidades do cliente.
( ) A bordar os clientes e encaminhá-los para atendimento.
( ) Criar condição especial de pagamento para o cliente.
( ) Ligar para os correntistas e acompanhar os detalhes do recebimento do produto.
( ) Observar os sinais de concordância dos clientes e incentivá-los a adquirir o serviço.

Qualidade no atendimento ao público é fundamental, pois com ela

Administração

Qualidade no atendimento ao público é fundamental, pois com ela o servidor oferece os serviços que lhe são atribuídos, agrega apoio, gentileza, além de outros atributos. Dentre tais atributos, um se destaca basicamente pelo desejo de ajudar o cliente e fornecer serviço.

Do ponto de vista das organizações, o recrutamento e seleção

Administração

Do ponto de vista das organizações, o recrutamento e seleção de pessoas pode ser interno ou externo. São consideradas vantagens do recrutamento interno, EXCETO:

A organização do ambiente do trabalho foi analisada por Taylor

Administração

A organização do ambiente do trabalho foi analisada por Taylor, autor da Organização Racional do Trabalho, na qual verificou que as condições do trabalho interferiam nos seus resultados.

Jorge comparece todos os dias ao local de trabalho, mas sempre

Administração

Jorge comparece todos os dias ao local de trabalho, mas sempre se atrasa ao chegar no inicio da jornada e no retorno do local de trabalho, com isso podemos afirmar que:

Assinale a alternativa que apresenta os elementos que somados geram

Administração

Assinale a alternativa que apresenta os elementos que somados geram os graus de produtividade e de qualidade dos procedimentos operacionais e das atividades e dos cargos da organização.

Considere que um órgão público está passando por um forte processo

Administração

Considere que um órgão público está passando por um forte processo de reestruturação após a mudança de governo. Em função das incertezas do momento, uma grande rede de rumores está se formando internamente, propagando muitas vezes informações incorretas.

A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços para

Administração

A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços para o modelo burocrático, ao estender para a administração indireta regras de funcionamento semelhantes às da administração direta.

O Decreto-lei n.º 200/1967 dividiu a Administração Pública Federal em

Administração

O Decreto-lei n.º 200/1967 dividiu a Administração Pública Federal em administração direta, indireta e fundacional.

Sobre a estrutura administrativa no contexto do direito administrativo

Administração

Sobre a estrutura administrativa no contexto do direito administrativo brasileiro, assinale a alternativa correta.

A utilização de agenda numa repartição pública contribui para

Administração

A utilização de agenda numa repartição pública contribui para a organização do trabalho e o alcance de resultados. Outras vantanges no uso de agenda são:

Como forma de participação institucional da cidadania na administração

Administração

Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito. Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo, de caráter específico, como as de segurança alimentar, merenda escolar, aleitamento materno e desenvolvimento rural.

Assinale a opção que apresenta a característica estruturante da gestão

Administração

Assinale a opção que apresenta a característica estruturante da gestão orientada para resultados na produção de serviços públicos.

A reforma do Estado orientada pela expansão da administração indireta

Administração

A reforma do Estado orientada pela expansão da administração indireta como forma de flexibilizar a administração, é fundamentalmente identificada com o(a)

Um gestor público preocupado com a qualidade no atendimento

Administração

Um gestor público preocupado com a qualidade no atendimento aos cidadãos solicitou seu apoio no sentido de implementar o modelo PDCA. Ou seja, a proposta a ser apresentada para esse gestor se refere a um ciclo baseado em 4 etapas:

A abordagem Balanced Scorecard (BSC) possibilita o desenvolvimento

Administração

A abordagem Balanced Scorecard (BSC) possibilita o desenvolvimento de um conjunto equilibrado de indicadores distribuídos em quatro perspectivas básicas fundamentadas na estratégia definida para a companhia. Permitindo a operacionalização do Plano Estratégico. Assinale a alternativa correta das perspectivas básicas do BSC:

A aplicação dos preceitos de governança corporativa a instituições

Administração

A aplicação dos preceitos de governança corporativa a instituições públicas ou privadas, pressupõe, entre outros princípios e preceitos, a denominada accountability, que significa que os agentes de governança devem

O Decreto-lei n.º 200/1967, uma espécie de lei orgânica da

Administração

O Decreto-lei n.º 200/1967, uma espécie de lei orgânica da Administração Pública, é considerado como uma primeira tentativa de implantação da administração pública gerencial no Brasil.

O PSO considera como preferível a abordagem de cidadão em que

Administração

O PSO considera como preferível a abordagem de cidadão em que se busca a equidade, ou seja, o tratamento igual a todos os que se encontram em situações equivalentes.

A transparência das ações do governo é entendida como a principal

Administração

A transparência das ações do governo é entendida como a principal condição para a garantia de legitimidade no processo de construção de programas sociais. Ao mesmo tempo, os agentes públicos são responsabilizados pelos rumos da política através de diferentes arenas de negociação e deliberação. Assim, o conceito anglo-saxão, que resume a obrigação dos gestores públicos e técnicos responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas ampliarem a visibilidade das ações desempenhadas, é denominado

O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão

Administração

O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.

São declarações escritas sobre as intenções da organização em relação

Administração

São declarações escritas sobre as intenções da organização em relação a determinado assunto. Apontam os meios e a forma de alcançar os objetivos principais e quando bem elaboradas e executadas, conduzem a esses objetivos. Marque a opção cujo elemento do planejamento corresponde à definição apresentada.

No que se refere à ''accountability'', analise as afirmativas abaixo

Administração

No que se refere à ''accountability'', analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A accountability tem ligação estreita com a democracia, pois não há como se exigir prestação de contas e nem responsabilização, em regimes ditatoriais.
( ) Promover transparência, responsabilidade e prestação de contas é uma prática da accountability.
( ) A Constituição Federal de 1988 não promoveu a participação social na gestão pública.

A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas

Administração

A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil


Roberto Rocha



Este novo formato, legitimado pela Constituição Federal de 1988, instituiu a descentralização e a participação como eixos centrais do processo de democratização da gestão pública brasileira, nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Nesta perspectiva, os Conselhos Gestores se tornam o novo locus de articulação política em busca da definição e formulação de políticas públicas, através da interação entre os atores inseridos nesses espaços.

Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/790/3053. Acesso em: 15 fev. 2020

A existência de consórcios intermunicipais de saúde se estrutura como

Administração

A existência de consórcios intermunicipais de saúde se estrutura como um processo vertical de cooperação, uma vez que envolve instituições que estão no mesmo plano ou nível organizacional.

O Estado do bem-estar social consiste em uma estratégia estatizante

Administração

O Estado do bem-estar social consiste em uma estratégia estatizante de intervenção do Estado em países desenvolvidos.

A motivação manifestada pelo líder de uma equipe é atributo suficiente

Administração

A motivação manifestada pelo líder de uma equipe é atributo suficiente para que a equipe alcance resultados de maneira satisfatória ou, até mesmo, consiga superar o resultado esperado.

Com a implantação do Plano de Reforma do Aparelho do Estado

Administração

Com a implantação do Plano de Reforma do Aparelho do Estado, foi intensificado o papel do Estado como executor direto de serviços, além de regulador e provedor de serviços sociais.

“Em 2001, em reunião do Congresso Internacional das Entidades

Administração

“Em 2001, em reunião do Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores – EFS’s, assim denominados os órgãos e instituições responsáveis pelo exercício do controle externo em cada país, foi reconhecida a necessidade de se atualizar as diretrizes da INTOSAI de 1992 e estabelecido que, para essa tarefa, deveria ser considerado o trabalho do Committee On Sponsoring Organizations of the Treadway Commission's(COSO) como o marco referencial sobre controle interno levando em consideração todos os avanços recentes e mais significativos. Ao incorporar o modelo COSO às diretrizes, o Comitê objetivou, não apenas atualizar o conceito de controle interno, mas, também, contribuir para uma compreensão unificada de controle interno entre as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS’s), definindo um arcabouço recomendado para o controle interno do setor público e oferecendo uma base para que este possa ser avaliado.”

(Painel de Controle: uma abordagem prática acerca da implementação e operacionalização do sistema de controle interno / Marc uiliam Ereira Reis. – Porto Velho: TCE-RO, 2017.)

O planejamento estratégico, enquanto técnica mais avançada, tem

Administração

O planejamento estratégico, enquanto técnica mais avançada, tem por finalidade

O processo de modernização do Estado brasileiro, surgido

Administração

O processo de modernização do Estado brasileiro, surgido em um contexto de acelerada industrialização e caracterizado pela criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), está vinculado ao modelo de Estado

A Constituição Federal de 1988 atribuiu maior densidade

Administração

A Constituição Federal de 1988 atribuiu maior densidade ao conceito de cidadania, conferindo à população diferentes mecanismos de controle social e de responsabilização (accountability) dos agentes públicos.

A avaliação tem um papel de destaque nas reformas do setor público

Administração

A avaliação tem um papel de destaque nas reformas do setor público, condão de aumentar a eficiência e eficácia do setor público. Assinale a alternativa que apresenta quais são os tipos de uso da avaliação.

A função das entidades da Administração Pública é fornecer serviços

Administração

A função das entidades da Administração Pública é fornecer serviços à sociedade a fim de satisfazer, com eficácia e eficiência, suas necessidades. Cada cidadão espera receber um serviço público com qualidade equivalente à contribuição feita em termos de impostos, taxas e tarifas. Ao administrador público cabe definir indicadores para que se possa não só aferir a qualidade dos serviços prestados, mas também administrar e estar em permanente busca de seu aperfeiçoamento. Para isso, é preciso estabelecer métodos e estruturar formas de avaliação, medição e gerenciamento das ações. Nesse sentido, indicadores de qualidade são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar, de maneira sistemática, aspectos de uma realidade e que atendem às necessidades dos tomadores de decisões. A partir de um padrão ou referencial, um processo será tanto maior quanto mais produtos forem entregues com a mesma quantidade de insumos ou se os mesmos produtos e(ou) serviços forem obtidos com menor quantidade de recursos. O estabelecimento de uma estreita relação com a produtividade, ou seja, com o quanto se consegue produzir com os meios disponibilizados, é uma medida de

Sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Administração

Sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

O orçamento-programa é a técnica de elaboração orçamentária cujo

Administração

O orçamento-programa é a técnica de elaboração orçamentária cujo cunho principal é o controle político do Legislativo sobre o Executivo, exercido por meio de um enfoque contábil e dispondo de classificações suficientes apenas para instrumentalizar tal controle, quais sejam: por unidade administrativa e por objeto de despesa.

Matéria orçamentária é de iniciativa compartilhada entre o Presidente

Administração

Matéria orçamentária é de iniciativa compartilhada entre o Presidente da República e o Congresso Nacional, sendo passível de edição de medida provisória, em caso de relevância e urgência.

Dadas as afirmativas sobre orçamento público, I. O orçamento

Administração

Dadas as afirmativas sobre orçamento público,

I. O orçamento público é um instrumento de planejamento e controle da administração pública, instituído por lei autorizativa de iniciativa do chefe do Poder Executivo que, após aprovada pelo Poder Legislativo, tem por objetivo principal estimar as receitas e fixa orçamentárias para o período de um ano.
II. O princípio da anualidade estabelece que o orçamento deve ter vigência de um ano, que não necessariamente precisa coincidir com o ano civil.
III. A falta de um instrumento central de planejamento das ações do governo vinculado à lei orçamentária é uma das características do orçamento de desempenho.

Em conformidade com a Constituição Federal de 1988, em que pese

Administração

Em conformidade com a Constituição Federal de 1988, em que pese o orçamento público, é CORRETO afirmar que o Poder Executivo terá que publicar o relatório resumido da execução orçamentária, após o encerramento de cada bimestre, em até:

Considerando o disposto na Lei n.º 4.320/1964, que estatui normas

Administração

Considerando o disposto na Lei n.º 4.320/1964, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a alternativa incorreta:

A técnica orçamentária conhecida como base zero exige uma reavaliação

Administração

A técnica orçamentária conhecida como base zero exige uma reavaliação periódica das despesas associadas a cada ação ou programa.

Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito

Administração

Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, sobre a elaboração da Lei de Orçamento, não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:

I. Alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, inclusive quando provada, nesse ponto, a inexatidão da proposta.
II. Conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.
III. Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.
IV. Conceder dotação inferior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.

Com relação ao controle dos orçamentos e balanços da União, dos estado

Administração

Com relação ao controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, do DF e dos municípios, julgue os itens a seguir.

I É objetivo do controle parlamentar da execução orçamentária verificar a probidade da administração, a guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da lei de orçamento.
II O prazo para a prestação de contas anual pelo Poder Executivo será definido no projeto de lei orçamentária anual do exercício anterior.
III As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com parecer prévio do tribunal de contas ou órgão equivalente.

Sobre a Constituição Federal, a Lei nº 4.320/64 e a Lei Complementar

Administração

Sobre a Constituição Federal, a Lei nº 4.320/64 e a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000:

( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com a trajetória sustentável da dívida pública.
( ) O sistema orçamentário brasileiro é composto de leis orçamentárias, dos órgãos envolvidos no processo orçamentário e das normas que regem a elaboração e execução dessas leis.
( ) São leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
( ) A LDO é a lei orçamentária que faz a ligação entre o PPA e a LOA. Ela cumpre diversas funções definidas pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
( ) Os planos, orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público.

O orçamento público é uma peça contábil que, depois de aprovada

Administração

O orçamento público é uma peça contábil que, depois de aprovada, é utilizada pelo governo para registrar as despesas e autorizar as receitas que serão utilizadas para pagar os gastos consignados.

Em seu primeiro ano de mandato, um prefeito decidiu implementar

Administração

Em seu primeiro ano de mandato, um prefeito decidiu implementar o orçamento participativo (OP). O prefeito conhece os parâmetros, as dificuldades e as barreiras para implementá-lo. Entretanto, sua equipe transmitiu a seguinte orientação incorreta aos envolvidos no processo, ainda na primeira etapa:

O orçamento público brasileiro

Administração

O orçamento público brasileiro