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Exibindo questões de 1 a 100.

O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar

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O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar indicadores de monitoramento de resultados, de forma a garantir uma reavaliação permanente do processo, levando a possíveis ajustes para melhoria contínua.

Os programas de estágios foram concebidos com o objetivo de

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Os programas de estágios foram concebidos com o objetivo de:

Confiabilidade é o grau em que uma entrevista, testes e outros

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"Confiabilidade é o grau em que uma entrevista, testes e outros procedimentos de seleção geram dados comparáveis ao longo do tempo com medidas alternativas." (BOHLANDER, 2010).

Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados

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Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados; ou seja, contar com as melhores forças de trabalho, é o primeiro passo para organização oferecer os melhores produtos e/ou serviços.

O início do processo de Seleção se dá com a Requisição de Pessoal que

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O início do processo de Seleção se dá com a Requisição de Pessoal que é baseada na Descrição do Cargo.

Administração pública é todo o aparelhamento do Estado, preordenado

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Administração pública é todo o aparelhamento do Estado, preordenado à realização de seus serviços, visando a satisfação
das necessidades coletivas. Entende-se por aparelho do Estado a administração pública em sentido amplo, ou seja:

Planejamento é a função da administração que estabelece os objetivos

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Planejamento é a função da administração que estabelece os objetivos a serem atingidos e também como fazer para
alcançar êxito nesta tarefa. O planejamento apresenta uma hierarquia e pode ocorrer em três níveis distintos. Assim,
assinale a alternativa que apresente a sequência correta correspondente a como pode ser representada tal hierarquia:

1-Planejamento Operacional
2-Planejamento Tático
3-Planejamento Estratégico

( ) Está no topo, é mais abrangente e tem a característica de envolver toda organização e ser elaborado para um período
longo, exemplo: Plano Plurianual (PPA).
( ) Está no meio, sendo o planejamento de médio prazo, geralmente um ano, e caracteriza-se por definir metas
departamentais, exemplos: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA).
( ) Está na base, é de curto prazo, elaborado para aplicação imediata, geralmente visa atender à necessidade
momentânea, caracterizasse no planejamento de tarefas ou atividades

A estrutura utilizada pela Administração Pública no Brasil para

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A estrutura utilizada pela Administração Pública no Brasil para a realização dos serviços públicos é pela forma direta (ou
centralizada) ou indireta (ou descentralizada). Nesse sentido, considerando as características de organização para
execução da Administração, assinale a alternativa com a sequência correta:
1-Direta
2-Indireta
( ) São aquelas que possuem autonomia política, financeira e administrativa.
( ) Ocorre quando há uma lei, em que a administração direta delega competências a outras pessoas jurídicas.
( ) Possuem autonomia financeira e administrativa, mas não política, estando sempre vinculados ao Órgão de Estado que
as criou.
( ) Podem ser Autarquias, Fundações ou Entidades Paraestatais como: empresas públicas, sociedades de economia
mista, caracterizando-se como pessoas jurídicas de direito público ou privado e as agências reguladoras.

Processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução da

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Processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Tratando-se de uma organização pública significa conseguir que os agentes públicos executem as tarefas pelas quais respondem. A definição refere-se corretamente ao (à):

As fontes de recrutamento representam as áreas do mercado de recursos

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As fontes de recrutamento representam as áreas do mercado de recursos humanos que devem ser exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Existem dois modelos de recrutamento: interno e externo. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
I - O recrutamento interno apresenta como vantagens ser mais econômico para a empresa, apresentar maior índice de validade e segurança, motivar o grupo de profissionais e desenvolver um sadio clima de competição entre as pessoas.
II - O recrutamento externo apresenta como vantagens a introdução de sangue novo na organização, possibilita também a renovação e o enriquecimento dos recursos humanos desta, traz novas competências e aproveita os investimentos que foram realizados por outras empresas no desenvolvimento de pessoal.
III - As duas modalidades de recrutamento trazem também desvantagens e podemos destacar como consequências do recrutamento interno a geração de conflitos de interesses, a necessidade de investimento em desenvolvimento do pessoal, o progressivo bitolamento das pessoas e da organização se tornar jurássica.

Atualmente, muito se discute acerca de inovações tecnológicas e da

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Atualmente, muito se discute acerca de inovações tecnológicas e da necessidade da formação de profissionais críticos e competentes para atuarem no mercado de trabalho. De acordo com Lauria, Alves e Matta (2001, p.9)
"A atividade do engenheiro sofreu uma sensível modificação no intervalo de cerca de trinta anos compreendido entre a década de 70 e o início deste século. O evolução do conhecimento e as profundas mudanças nas estruturas social e econômica mundiais levaram a um aumento de demanda por produtos que exigiram da engenharia mudanças estruturais".

LAURIA, Douglas; ALVES, Vitor Alex Oliveira; MATTA, Eduardo Nadaleto da. O desafio da criatividade na formação e atuação do engenheiro. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, v. 29, 2001.

Ergonomia é o estudo que visa adaptar o ambiente e as condições

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Ergonomia é o estudo que visa adaptar o ambiente e as condições de trabalho ao ser humano. No contexto da gestão da produção, a ergonomia foca em ajustar as condições de trabalho para o trabalhador, e não o contrário, garantindo assim a saúde, segurança e eficiência dos colaboradores.

Existem três áreas de especialização da ergonomia: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. Portanto, associe os tipos de Ergonomia relacionados na Coluna 1, com suas respectivas características, relacionadas na Coluna 2:

Coluna 1:
1 – Ergonomia Física.
2 – Ergonomia Cognitiva.
3 – Ergonomia Organizacional.

Coluna 2:
A – contempla as características da anatomia Humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação com a atividade física.
B – contempla os processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, conforme afetam interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
C – contempla a otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos.

Em relação ao Processo Seletivo (Recrutamento e Seleção), diversos

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Em relação ao Processo Seletivo (Recrutamento e Seleção), diversos aspectos devem ser levados em consideração. Abaixo você tem alguns desses aspectos apresentados; analise-os:
I - Entendimento do negócio do cliente: Entender as diversas nuances do segmento do cliente, projeções, tendências, através de leituras e levantamento de informações, ajudam a desenvolver a percepção do perfil de competências mais indicado.
II - Levantamento de informações do perfil: Estar em contato com o requisitante (superior do candidato), entendendo e questionando o perfil de competências da vaga, permite não só a obtenção de dados objetivos (formação, experiência, conhecimentos), como também de dados relacionados ao perfil da equipe e da liderança, que ajudarão no processo de identificação do candidato mais adequado.
III - Entendimento das competências organizacionais e culturais: Valores da empresa são considerados no processo seletivo, porém, ocorre que atualmente as organizações desestimulam a rotatividade dos funcionários entre as áreas, com o objetivo de evitar conflitos.

Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:

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Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:

Relacione obedecendo à ordem apresentada e letras correspondentes

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Relacione obedecendo à ordem apresentada e letras correspondentes:
( ) Define a flutuação dos funcionários admitidos e desligados.
( ) Promove uma boa imagem da instituição no mercado.
( ) Mede a eficiência e eficácia do recrutamento.
( ) Desenvolvimento de Carreira.
( ) Absenteísmo.

Letras correspondentes:
a - Taxa de turnover
b - Empregabilidade
c - Métricas de recrutamento
d - Empresabilidade
e - Ausentismo.

Para que o orçamento público possa ser colocado em prática, exige-se

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Para que o orçamento público possa ser colocado em prática, exige-se a implementação de um ciclo orçamentário em que são necessárias algumas etapas para consecução de todo o processo. Definidas cada uma dessas etapas, elas, só poderão ser cumpridas por meio de aprovação legal (princípio da legalidade).

De acordo com a teoria, solicita-se a associação de colunas do quadro a seguir:

1 - Lei de Diretrizes Orçamentárias.
2 - Plano Diretor.
3 - Plano Plurianual.
4 - Lei Orçamentária Anual.
5 - Lei de Responsabilidade Fiscal

( ) É por meio dessa Lei que as normas para utilização dos demais instrumentos da politica urbana municipal são inseridas no planejamento municipal, possibilitando que os mesmos sejam utilizados. Ela está prevista no Estatuto da Cidade (artigos 182 e 183 da CFB) e estabelece as diretrizes e os instrumentos para desenvolvimento da politica urbana municipal.

( ) Essa Lei define as metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente A partir desse instrumento, o Poder Legislativo passa a ter poderes de fato para interferir no decurso da elaboração da peça orçamentária e na condução das finanças públicas. Ela ainda contempla as metas fiscais e os riscos fiscais de acordo com a LRF 101/2000.

( ) Essa Lei traz uma nova concepção em relação aos elementos formadores da administração pública no Brasil, incluindo regras específicas para o acompanhamento das metas de arrecadação, limitação de gastos e do endividamento do setor público.

( ) Essa Lei é o instrumento que expressa o planejamento do governo federal, estadual ou municipal para um período de quatro anos, tendo como objetivo principal conduzir os gastos públicos, durante a sua vigência, de maneira racional, de modo a possibilitar a manutenção do patrimônio público e a realização de novos investimentos.

( ) Essa Lei abrange apenas o exercício financeiro a que se refere e é o documento legal que contém a previsão de receitas e autorização de despesas a serem realizadas no exercício financeiro. Ela é composta pelo Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e do Orçamento de Investimentos.

Atender as demandas ou necessidades e desejos dos consumidores é uma

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Atender as demandas ou necessidades e desejos dos consumidores é uma premissa para uma empresa desenvolver suas atividades e atingir seus objetivos, que devem ser considerado no desenvolvimento de seu planejamento estratégico e aprimoramento de suas atividades com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa de acordo com o conhecimento, a compreensão e desenvolvimento de seu ambiente interno

Avalie as assertivas abaixo no que se refere a aspectos importantes do ambiente interno de uma organização

I- Uma classificação dos recursos de uma empresa é separá-los em físicos; humanos; e organizacionais.

II- Recursos são considerados tangíveis quando há a possibilidade de serem gerenciados e apresentarem características objetivas.

III- Os recursos de uma empresa no mercado, não podem ser acessadas por empresas concorrentes pelo fato de serem exclusivos e próprios de cada empresa no mercado, e portanto, impossíveis de serem imitados ou adquiridos.

Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas

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Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas é considerado desafiador. Analise as assertivas a seguir a respeito da observação dos aspectos que ocorrem no ambiente das empresas e que atualmente impactam na implementação do planejamento estratégico:

I- Na implementação do planejamento estratégico em geral, as empresas não se preocupam com a busca de fontes de financiamento para investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de novas infraestruturas, uma vez que, as mudanças tecnológicas no ambiente de negócios tendem a se estabilizar em termos de desenvolvimento de inovações.
II- Pode se aumentar a complexidade do ambiente de negócios, ao se estabelecer novos canais de distribuição com a necessidade de se criar novas relações com parceiros comerciais, fornecedores ou se adaptar a mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais.
III- Um cuidado que as empresas devem apresentar é o monitoramento constante do clima organizacional e a motivação das equipes, pois as mudanças no ambiente de negócios impostos pelo desenvolvimento de avanços tecnológicos podem acarretar na disputa por colaboradores com novos conhecimentos, novas capacidades e competências (que são cada vez mais escassos no mercado de mão de obra).
IV- Os gestores das diversas áreas de uma empresa precisam desenvolver ações, processos e atividades que estejam alinhadas à estratégia geral, sem que haja sinergia entre as áreas que compõe a organização, uma vez que os planos táticos, de qualquer uma das áreas, traduzem as metas específicas para cada um dos cargos e processos, garantindo que os objetivos de longo prazo sejam cumpridos para organização como um todo.

O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação, verificado

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O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação, verificado a partir da década de 1990, propiciou alterações rápidas e profundas no ambiente concorrencial das empresas e no comportamento dos consumidores.

Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como está ocorrendo essas mudanças no ambiente de negócios das empresas e assinale "V" quando a afirmativa for verdadeira e "F" quando for falsa.

( ) O tempo decorrido desde a década de 1990, associado à popularização da internet permitiu que aspectos como o impacto social e cultural do desenvolvimento tecnológico e sua assimilação e compreensão pelas pessoas, empresas e pela sociedade seja uma etapa totalmente concluída no ambiente de negócios das organizações.
( ) O planejamento, organização e processos de negócios sofrem constantes alterações em decorrência do desenvolvimento de novas tecnologias e possibilidades que os avanços tecnológicos propiciam, em termos concorrenciais entre as empresas.
( ) Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) são autores que citam que as empresas não precisam investir constantemente na inovação, pois os avanços tecnológicos que vem ocorrendo estão cada vez mais lentos, a partir do rápido desenvolvimento verificado na década de 1990, com o desenvolvimento dos canais de distribuição a partir do conceito do e-commerce.
( ) O planejamento estratégico das empresas é um processo que tende a ser cada vez menos desafiador, pois as tecnologias, os produtos e as formas de interação entre a empresa e seus consumidores são cada vez mais previsíveis, uma vez que, já se disseminou a prática de criação dos canais de distribuição utilizando os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do e-commerce no ambiente de negócios das empresas.

Missão, Visão e Valores da empresa compõem o Posicionamento

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Missão, Visão e Valores da empresa compõem o Posicionamento estratégico da organização. Segundo Kotler (2009) é base sobre a qual se desenvolve o processo de planejamento estratégico. Tendo como base esse conceito, analise as afirmações a seguir: Escolha a alternativa que descreve de forma correta o que representa a MISSÃO de uma empresa:

As políticas anticorrupção são uma parte fundamental da governança

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As políticas anticorrupção são uma parte fundamental da governança corporativa de uma organização e ajudam a criar um ambiente ético e transparente. Ao promoverem uma cultura de integridade, as empresas se posicionam como agentes de mudança positiva na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento da confiança dos stakeholders.

Com base nas informações acima avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

Os entes públicos também devem desenvolver políticas que visam o combate a práticas de corrupção, e não somente as empresas privadas devem fazer.

Porque

Problemas de corrupção podem atingir a todos independentemente de serem entes privados ou públicos, e neste caso pode prejudicar um número muito maior de pessoas quando comparado ao setor privado.

As empresas, ONGs e órgão públicos podem serem divididos por setores

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As empresas, ONGs e órgão públicos podem serem divididos por setores e esta divisão é utilizada tanto para a sociedade como para a economia.

COLUNA A
1.Primeiro Setor
2.Segundo Setor
3.Terceiro Setor

COLUNA B

I- Empresas e organizações sem fins lucrativos
II- Organizações públicas
III- Entidades privadas com fins lucrativos

Um sistema de governança bem estruturado estabelece regras claras de

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Um sistema de governança bem estruturado estabelece regras claras de atuação e delimita as responsabilidades dos diversos órgãos de administração. A implementação de uma governança sólida permite mitigar conflitos de interesse, aumentar a eficiência da empresa e fortalecer sua imagem perante o mercado e a sociedade.

Com base nos conhecimentos sobre governança corporativa, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

I - A governança corporativa é fruto da crescente complexidade e competividade que temos nos dias atuais, e em muitos casos pode ser sinônimo de sobrevivência para as empresas.

PORQUE

II - Somente é possível obter lucro quando a empresa desenvolve a governança corporativa, caso contrário não será possível tê-lo.

A governança corporativa reflete os padrões de conduta da empresa

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A governança corporativa reflete os padrões de conduta da empresa e está intrinsecamente ligada aos valores e comportamentos da sociedade em que está inserida e possui valores, e entre eles pode-se destacar: equidade, transparência e prestação de contas (controle).

Com base na asserção acima, associe a colina “A” dos valores com a coluna “B” características.

COLUNA A

1. Equidade
2.Transparência
3. Prestação de Contas

COLUNA B

A – Avaliação de Desempenho
B – Divulgação de informações relevantes
C –Tratamento Justo e Imparcial

Os conceitos da ESG de Responsabilidade Ambiental, Social

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Os conceitos da ESG de Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança vem se tornando realidade em muitas empresas não somente no Brasil, mas no mundo, pois é percebido que as mesmas devem contribuir para uma melhoria de qualidade de vida para todos.

Considerando a ESG e o texto acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.

I - As empresas devem primordialmente zelar pelo meio ambiente e implantar uma sistemática de Governança.

Porque

II - A responsabilidade social não é importante para as empresas pois ela deve sempre pensar no público externo.

Há situações, por exemplo, em que ações de uma empresa podem afastar

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Há situações, por exemplo, em que ações de uma empresa podem afastar os consumidores e clientes e, ao contrário disso, há também ações que podem aproximar e engajar pessoas como clientes e consumidores - às vezes até como seguidores e defensores das marcas. Se uma empresa se envolve em algum escândalo corporativo, ou de impacto ambiental e social, ou ainda de práticas lesivas ao consumidor, os clientes movimentam correntes de opiniões e julgamentos sobre isso em todos os canais possíveis, porém as empresas tem gerido as situações acima.

Toda a organização possui riscos os quais deve buscar mitigar

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Toda a organização possui riscos os quais deve buscar mitigar, controlar ou anular os mesmos, porém sem controles claros e políticas que estejam em consonância tornar-se uma tarefa difícil, outro importante ponto é que pode acontecer uma redução de lucros com estabelecimento da gestão de riscos.

Neste contexto análise as afirmações a seguir e assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

( ) A gestão de risco deve ter avaliação sistemática, pois os riscos podem sofrer alterações ou até mesmo surge novos.
( ) A gestão de risco deve trabalhar em conjunto com o sistema de governança para que seja mais eficaz.
( ) Para uma boa gestão de risco não se faz necessário treinar e tão somente divulgar as normas da mesma.
( )Somente as grandes empresas devem adotar gestão de riscos, pois as demais possuem os mesmos pormenorizados.

A administração pública corresponde à atividade das autoridades

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A administração pública corresponde à atividade das autoridades públicas com o objetivo da satisfação das necessidades de interesse da população. Ela é constituída pelas administrações direta e indireta. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição para as duas.

Num mundo globalizado, no qual a concorrência do mercado empresarial

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Num mundo globalizado, no qual a concorrência do mercado empresarial torna-se cada vez mais intensa, as empresas necessitam melhorar o seu desempenho e ampliar as suas áreas de atuação, buscando cotidiana e ativamente novas formas de operacionalização de suas unidades de negócio, otimizando e integrando recursos existentes e racionalizando a utilização de valores monetários, quando da aplicação em novos investimentos. O dinamismo gerado por esta imposição mundial tem proporcionado o avanço de teorias e instrumentos de gestão da produção, refletindo nos procedimentos operacionais de organizações comerciais, industriais e de serviços. Porém, no desempenho de instituições bancárias e financeiras, fundamentais para fornecimento de crédito aos diversos setores, observa-se grande interesse na automatização dos processos, procurando reduzir custos e aumentar o volume de transações.

Disponível em: Acesso. 19.Nov.2018.


Neste contexto, julgue as afirmações que se seguem.

I - A conta garantida consiste em crédito rápido e fácil para atender as necessidades do fluxo de caixa de uma empresa.

II - Sobre as operações das operações na conta garantida incide I.O.F %.

III - O método de Hamburguês é utilizado no cálculo de juros.

O Design Thinking (DT) fomenta a inovação em produtos. Para que seja

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O Design Thinking (DT) fomenta a inovação em produtos. Para que seja agregado valor de forma gradativa, as metodologias Design Thinking, Lean Startup e outras, propõem que seja criado o PMV, produto mínimo viável, que é uma espécie de protótipo oferecido aos clientes, ou seja, um piloto que se pretende lançar ao mercado, para a obtenção de feedbacks junto aos mesmos, utilizando o mínimo possível de recursos visando ainda obter resultados em menor tempo. Considerando o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir:

I. Para Ries (2012), a forma ideal para visualizar a dinâmica dessas atividades que envolvem a metodologia Lean Startup, é por meio do Ciclo de Feedback: Construir-Medir-Aprender.

II.Segundo Brown (2020), a forma ideal para visualizar as dinâmicas e etapas da criação de um protótipo, a metodologia Lean Startup propõe um ciclo de insights: ideias-aprender-medir.

III. Para o desenvolvimento de um PMV, conforme a metodologia Lean Startup, a forma ideal para visualizar as etapas dessas atividades é por meio do ciclo de brainstorming: ideias-dados-produto.

IV. Conforme alguns especialistas, para inovar um produto de forma incremental, a sugestão é que antes do lançamento, as empresas devem construir um produto mínimo viável (PMV) e buscar feedback dos clientes. Entretanto, o PMV é construído não apenas para testes, mas também para estudar a viabilidade comercial.

V. O ciclo de feedback: construir-medir-aprender, proposto pela metodologia Kanban é a melhor forma de se visualizar as dinâmicas das atividades propostas para a criação e desenvolvimento de um PMV.

Uma base de dados é o conjunto de dados relacionais que podem conter

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Uma base de dados é o conjunto de dados relacionais que podem conter informações essenciais para determinada organização, as bases podem conter dados pessoais, organizacionais, comerciais, financeiros, entre outros.

De acordo com a definição que uma base de dados é um conjunto de dados relacionais, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) O cadastro de fornecedores de uma empresa é uma base de dados.
( ) O registro de vendas com produto, data, valor entre outros é uma estrutura de planilha e não uma base de dados.
( ) Um conjunto de datas aleatórias é uma base de dados, porém não traz informações para quem acessar.
( ) Uma planilha com informações dos alunos que pegaram livro na biblioteca pode ser considerada uma base de dados.
( ) Somente dados manipulados por um SGBD pode ser chamado de base de dados.

Os indicadores podem ser exclusivos de um departamento, neste tipo de

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Os indicadores podem ser exclusivos de um departamento, neste tipo de indicador o gestor do departamento é o responsável por fazer todo o processo de construção, captura de dados e extração das informações. Sabendo que um indicador departamental geralmente esta sob responsabilidade exclusiva do gestor do departamento podemos afirmar que ele é o dono deste indicador, a partir deste entendimento você deve analisar as afirmações abaixo e marcar a afirmação correta:

Uma organização com atuação no segmento de tecnologia percebe que nos

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Uma organização com atuação no segmento de tecnologia percebe que nos últimos seis meses, o volume de colaboradores que saíram do quadro de funcionários foi muito alto, com isto a diretoria de RH foi demandada a identificar oportunidades de melhorias, para isto o departamento de RH montou um indicador de turnover, neste indicador foram mapeados diversos elementos como departamento dos colaboradores, tempo de contratado, faixa etária de idade, sexo e motivação alegada. A análise do indicador criado pelo RH mostrou para empresa que a maior parte dos colaboradores que saíram nos últimos seis meses estavam na empresa a menos de 1 ano, outro ponto observado é que a maior parte eram da área de suporte e estavam saindo para oportunidades novas. De acordo com o estudo feito pelo departamento de RH existia uma oportunidade de melhoria nos processos da empresa, que envolvem RH e time financeiro e outros departamentos.

Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas, ndicando qual processo ou departamento a empresa deve mudar para reduzir o turnover.

( ) O processo de seleção, pois este está ruim.
( ) O plano de remuneração, para ser mais atrativo.
( ) O plano de carreira, para oportunizar o crescimento dentro da empresa.
( ) Aumentar os requisitos das vagas, para contratar pessoas mais qualificadas.
( ) Demitir colaboradores que demonstrem desejo por sair da empresa.

Na administração indireta, são consideradas modalidades de descentrali

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Na administração indireta, são consideradas modalidades de descentralização administrativa:

Com relação à administração pública, quando o desempenho de suas atrib

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Com relação à administração pública, quando o desempenho de suas atribuições é executado pelo Estado, por meio de seus agentes e órgãos integrantes de uma mesma pessoa política, é conhecido como:

Por que a integridade e o respeito à confidencialidade são fundamentai

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Por que a integridade e o respeito à confidencialidade são fundamentais no manuseio de informações sensíveis no contexto do serviço público?

Assinale uma das atribuições do plano de carreira Sênior:

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Assinale uma das atribuições do plano de carreira Sênior:

Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto

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Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo:

Estratégia empresarial ou de ___________ tem foco no ___________ uma empresa compete no seu negócio. Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos e das ____________ e ameaças relacionadas com o ambiente da empresa, direcionando todos os esforços e recursos para a execução dos objetivos _____________ e visando alcançar determinados níveis de desempenho.

Segundo Robbins (2010), comportamento organizacional se refere ao

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Segundo Robbins (2010), comportamento organizacional se refere ao estudo sistemático de ações e atitudes das pessoas dentro das organizações. Dessa maneira, quando se trata de comportamento humano, qual das alternativas corresponde a ele?

Acerca de controle, riscos e compliance, julgue os próximos itens.

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Acerca de controle, riscos e compliance, julgue os próximos itens.

No contexto do controle interno, a avaliação de riscos compreende práticas e procedimentos adotados pela empresa para minimizar a ocorrência e(ou) os impactos dos riscos inerentes à operação.

Conforme a Lei nº 14.123/2021, o processo licitatório tem por objetivo

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Conforme a Lei nº 14.123/2021, o processo licitatório tem por objetivos

A principal vantagem reside na capacidade de identificar falhas em

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A principal vantagem reside na capacidade de identificar falhas em tempo real e propor ações corretivas imediatas, uma vez que monitoramento do processo acontece por meio de observação direta. No entanto, a desvantagem é que, se conduzida inadequadamente, pode constranger o colaborador ou incentivá-lo a cumprir os procedimentos apenas durante a auditoria.

Cabe ao empreendedor, por meio da inovação, agregar valor ao negócio.

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A inovação é o processo de estimular a criatividade para gerar ou agregar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, serviços e negócios, em outras palavras, inovar é o resultado da soma da criatividade (novas ideias) mais as ações que produzam resultados favoráveis para a empresa.

No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os

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No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os esforços de marketing, voltados ao posicionamento do produto na cabeça do consumidor, preço adequado ao segmento, disponibilidade do produto em canais que cheguem ao cliente e comunicação persuasiva. Assim:

I - O significado ontológico da pesquisa do consumidor é o estudo dos processos onde há aquisição, uso e disposição de todos os tipos de produtos que têm valor para aquilo que o homem deseja.

PORQUE:

II - A vida é um contínuo consumo e que envolve atividades que visam algum objetivo, satisfação de necessidades e desejos.

Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes

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Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes da equipe e distribuir papeis bem definidos para que os participantes se prepararem. É necessário que todos tenham clareza sobre o papel que cada indivíduo desempenhará no grupo durante a reunião, por isso, logo no começo o líder deve anunciar a todos quem estará responsável pelo quê na reunião.

Os papéis mais importantes para garantir o sucesso de uma reunião são:

Líder: foca na estrutura da reunião, na meta da equipe, na percepção da fala e dos comportamentos de cada indivíduo e nas tarefas que serão realizadas durante a reunião. Escriba: registra os pontos importantes da reunião e sumariza o conteúdo de modo simples e eficaz, podendo resumir a reunião ao final, criar uma ata e distribuí-la para o grupo.

Monitor: garante que as pessoas não se afastem do assunto da reunião e que o processo combinado seja seguido. Traz as pessoas de volta para aquilo que é relevante, sempre que for necessário.

Cronometrista: Garante que os tempos pré-acordados para cada momento da reunião sejam respeitados. Mediador: Garante que as regras, critérios e métodos criados pelo grupo para comunicação, brainstorming, tomada de decisão e responsabilidade sejam lembrados e seguidos. Decide sobre flexibilizar e fazer algo diferente das normas e processos pré-combinados.

Zelador: Gerencia eventuais entradas e saídas de pessoas para trazer materiais, resolver assuntos ou trazer novos indivíduos para a reunião. O zelador decide quem precisa estar presente e quem pode ausentar-se momentaneamente. Monitora o tempo de ausência, faz contato ou vai buscar a pessoa em caso de emergência.

Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford

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Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford, essa abordagem foi empregada no mundo corporativo para formular estratégias acertadas. Ela prevê um diagnóstico completo para identificar os elementos que fazem referência a sigla. Seus itens impactam o funcionamento do negócio e repassam informações estratégicas que devem ser utilizadas pela gestão empresarial. Da mesma forma, interferem nos ambientes interno e externo da organização, os dois níveis que são avaliados por essa abordagem.

Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive

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Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive, já foram definidas algumas diretrizes com relação ao contrato social e, também, do aspecto ilustrado na tabela abaixo:

O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de

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O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de turnover ou rotatividade no departamento de TI. Com base nos dados apresentados o gestor de RH poderá indicar ao departamento ou à organização ações para retenção dos colaboradores. Com base nas ações que podem ser tomadas, julgue as assertivas.

I - Dentre as ações podem estar melhorias salariais, caso se constate que a maior parte dos colaboradores tinham um mesmo cargo e mesma faixa salarial.
II- Capacitação de gestores, caso se identifique que a maioria dos colaboradores estavam sob uma mesma gestão ou departamento.
III - Aumento da jornada de trabalho, caso se identifique que a equipe não está sendo capaz de atender a demanda solicitada.

A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do

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A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do produto, sua produção, controle de estoque e posicionamento estratégico até a gestão das transações comerciais de compra e venda, empregando sistemas de gestão. Quanto aplicado em âmbito eletrônico, na rede mundial, a definição refere-se a:

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde

Administração

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde é o de alcançar resultados organizacionais que melhorem os serviços oferecidos aos cidadãos. Uma metodologia amplamente utilizada para esse fim é o PDCA, aplicado em diversas organizações, tanto no setor público quanto no privado, com o objetivo de planejar e orientar ações rumo a resultados efetivos.

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil

Administração

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil, não apenas pelo grande número de regras, mas também pelas numerosas informações que são passadas para os principiantes, informações que orientam o modo correto de executar determinada função ou mesmo que tentam comparar a prática do novo esporte com um antigo esporte já conhecido pelo iniciante. É fato que tais informações podem tanto orientar e auxiliar quanto desorientar e prejudicar todo o processo de aprendizado do iniciante.

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportam

Administração

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportamentos e regras sociais que orientam as relações pessoais entre os membros de uma empresa, e desta com o ambiente externo, e que orientam as decisões e ações da empresa na realização de suas atividades.

Sobre o conceito de Cultura Organizacional, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A cultura organizacional é a forma de agir aceita na sociedade como um todo que é reprovada e desincentivada pela organização, que busca agir de acordo com seus próprios valores.
( ) A cultura organizacional é transmitida aos novos membros da equipe e é constantemente fortalecida pelas posturas, atitudes e comportamentos dos líderes da empresa.
( ) A cultura representa os comportamentos que são aceitos e os que são reprovados, o que está expresso nas normas, manuais de trabalho e regulamentos de conduta da organização.
( ) A cultura organizacional está intimamente relacionada à estratégia, pois tem como base o posicionamento estratégico da empresa, ou seja, sua missão, visão e valores

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes

Administração

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes transformações, causadas especialmente pelo desenvolvimento tecnológico. As empresas buscam se adaptar, ao dinamismo dessas mudanças, gerando inovações em seus negócios, de forma a criar diferenciais competitivos sustentáveis em relação a seus concorrentes.

Analise as assertivas a respeito das características das inovações geradas pelas empresas:

I- As inovações incrementais são aquelas que representam um salto tecnológico em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas concorrentes.

II- A inovação originada pelo desenvolvimento tecnológico pode ocorrer tanto no desenvolvimento de produtos e serviços; quanto em seus modelos de negócios, processos de trabalho e gestão e em seus canais de distribuição.

III- As inovações trazem benefícios restritas às empresas que a desenvolvem, devido aos ganhos de produtividade e de participação de mercado gerados em caso de sucesso, pois em termos sociais ao contrário, resultam em malefícios para as empresas concorrentes, que perdem participação de mercado e como consequência, diminuem o quadro de colaboradores (tendem a gerar o desemprego no setor).

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre

Administração

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre os recursos e os objetivos estratégicos da organização, ou seja, são os recursos que possibilitam à empresa realizar suas atividades de forma eficiente e produtiva e ajudam a aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. Processos proprietários, tanto relacionados à produção quanto ao atendimento dos clientes, capacidade de inovação e uma marca reconhecida e respeitada pelos clientes são exemplos do valor de um recurso.

Avalie as seguintes asserções com relação ao valor e as relações propostas entre elas.

I- Um recurso pode ser considerado raro se outras empresas concorrentes não tem capacidade de copiar ou se apropriar dele, mas é importante se ter em mente que não se trata de um recurso inimitável.

PORQUE

II- Mesmo que seja valioso ou raro, um recurso pode ser facilmente imitado ou substituído pelos concorrentes.

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem

Administração

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem se identificar possíveis tendências e desta forma, permitir que, caso se confirmem, as empresas se antecipem e se preparem para as ocorrências previstas, que causarão impactos no ambiente de negócios e consequentemente, na sua própria atuação e em seus resultados desejados. Analise as assertivas, no que se refere aos estudos e análises do ambiente externo para as empresas.

I- A análise do ambiente externo possibilita que as empresas planejem ações de antecipação e promovam alterações no seu modo de operação e se beneficiem das oportunidades e se preparem para enfrentar as ameaças identificadas pela análise de tendências, caso elas ocorram de fato.

II- As competências e capacidades que a empresa possui devem ser consideradas em associação a um estudo do ambiente externo, apesar das alterações neste ambiente ocorrerem sem interferência e vontade das empresas.

III- O acesso a fontes de financiamento e investimentos não é afetado em decorrência de alterações ocorridas no ambiente externo de uma empresa, pois essas alterações compõe as estratégias financeiras de investidores e elementos do mercado detentores de recursos excedentes para realizarem investimentos, que não são abaladas por alterações ocorridas no ambiente no qual a empresa que necessita de recursos está inserida.

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades

Administração

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades numa empresa, conforme a divisão dos três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre essa divisão nas empresas, conforme seu porte e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) Uma ressalva deve ser considerada em empresas de pequeno porte, pois não é possível se identificar as atividades e responsabilidades de cada um dos níveis, uma vez que, não há sentido em se mencionar a divisão de atividades e responsabilidades em níveis distintos, quando estas são realizadas por um mesmo colaborador.

( ) As atividades cotidianas são classificadas como atividades operacionais e garantem o funcionamento de uma empresa. Portanto é correto que a divisão de atividades e responsabilidades se refere a descrever de forma específica, empresas de maior porte que contratam e treinam colaboradores para desempenhar cada uma destas funções, ou seja, que em geral se distinguem da empresas de menor porte, por não ser possível observar essa distinção de atividades e responsabilidades quando são realizadas por um mesmo funcionário.

( ) Não é possível nas empresa de qualquer porte, que as atividades do nível estratégico, tático ou operacional sejam realizadas pela mesma pessoa, pois é reconhecido que, independente do porte das empresa haja a divisão de de atividades e responsabilidades nos três níveis distintos.

( ) O porte e a quantidade de colaboradores envolvidos em cada um dos níveis hierárquicos e nas atividades de planejamento estratégico, tático e operacional de uma organização não é determinante para que esta utilize seus recursos de forma eficiente. O importante é que se saiba reconhecer sua existência e como lidar com os desafios que se colocam a sua frente, em cada um dos níveis dessa divisão de atividades e responsabilidades.

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas

Administração

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas nos níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre a aplicação dessa divisão:

I- Todas as empresas devem realizar um planejamento estratégico com prazos em geral entre cinco e dez anos, independente seu prazo de existência ou em quais períodos estão os ciclos de vida de seus produtos, pois o planejamento deve basear suas decisões conforme a vontade dos membros do conselho de administração e dos executivos e de informações internas originadas a partir de profissionais da organização, empresas especializadas e outras fontes de dados externas, uma vez que, outros fatores como tendências tecnológicas não impactam e nem afetam os negócios da empresa no mercado em que ocorrem os negócios.

II- Em empresas recém constituídas e sobretudo nas de menor porte, nas quais as empresas não possuem elementos suficientes para executar um planejamento que contemplem períodos maiores (por estar em processo de desenvolvimento, no qual o empreendedor desempenha as atividades relacionadas aos níveis estratégico e tático), o planejamento estratégico, em geral, contempla um prazo menor que os períodos mais longos descritos na teoria (entre cinco e dez anos).

III- Numa empresa está sendo planejada e constituída (que ainda não existe), os planos estratégicos, táticos e operacionais podem ser desenvolvidos e baseados após se definir aspectos importantes, como consolidar o negócio e criar uma base de conhecimento (por exemplo, de como criar uma clientela fixa que garanta a sobrevivência e a própria perenidade do negócio).

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa

Administração

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa é considerada a divisão os três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os três níveis de atividades e responsabilidades de uma empresa com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

Coluna 1
1. Nível Estratégico
2. Nível Tático
3. Nível Operacional

Coluna 2
I. Este nível é formado pelos gestores das áreas funcionais da empresa, em geral desenvolvido para um período de seis meses a três anos, de processos, planos e programas que serão colocados em prática pelos colaboradores e no qual se definem os recursos necessários para cada atividade e os orçamentos, investimentos, necessidades de contratação e treinamento de colaboradores.

II. Em termos de horizonte temporal, as ações concentram-se no curto prazo, incluindo e detalhando a lista de tarefas e atividades realizadas e metas específicas a serem atingidas por cada colaborador, utilizando ferramentas administrativas específicas como o 5W2H.

III. O direcionamento das ações e decisões é estabelecido pela cúpula da organização tendo como horizonte temporal, um prazo de cinco a dez anos e a utilização de ferramentas e metodologias, como a análise SWOT; o posicionamento estratégico; a Análise da Cadeia de Valor e as cinco forças competitivas de Porter; o Modelo VRIO; e a análise PESTEL

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Administração

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale

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Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta as etapas do ciclo motivacional

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Assinale a alternativa que apresenta as etapas do ciclo motivacional que podem resultar em frustração ou em compensação.

Dentro do processo administrativo, controlar significa:

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Dentro do processo administrativo, controlar significa:

Acerca das rotinas de gestão de recursos humanos, assinale a

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Acerca das rotinas de gestão de recursos humanos, assinale a alternativa que indica uma técnica utilizada no ambiente interno da organização.

Assinale a alternativa que corresponde a uma correta descrição das

Administração

Assinale a alternativa que corresponde a uma correta descrição das organizações.

Segundo Chiavenato (2021), "uma das principais fontes de

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Segundo Chiavenato (2021), "uma das principais fontes de inconsistência no comportamento (...) ocorre quando um indivíduo acredita em uma coisa e, no entanto, age contrariamente a essa crença". Tal comportamento pode gerar sentimentos ruins para os trabalhadores.

A atividade de rotina na administração de recursos humaos que tem

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A atividade de rotina na administração de recursos humaos que tem por habilidade ensinar novas habilidades ou melhorar as habilidades já existentes é o(a):

Assinale a alternativa que indica um vantagem associada à divisão

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Assinale a alternativa que indica um vantagem associada à divisão do trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade relacionada ao

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Assinale a alternativa que apresenta uma atividade relacionada ao planejamento operacional de uma empresa ou entidade.

Como os tomadores de decisão não conseguem lidar com todas as

Administração

Como os tomadores de decisão não conseguem lidar com todas as informações que envolvem um dado problema, buscam a simplificação, por meio da construção de modelos que consideram os aspectos mais relevantes relacionados ao problema, podendo assim utilizar a razão para decidir.

Assinale a alternativa que apresenta, no contexto financeiro

Administração

Assinale a alternativa que apresenta, no contexto financeiro, o objetivo principal de uma empresa ou entidade.

Um pensamento equivocado que povoa o imaginário das pessoas é de

Administração

Um pensamento equivocado que povoa o imaginário das pessoas é de que a inovação só existe quando criamos algo que não existia. Essa não é uma verdade absoluta, pois existem diferenças nos processos inovadores.

Baseando-se nos tipos de inovação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A inovação de conceitos de negócios é um tipo de inovação incremental sistêmica, ou seja, ocorre quando a empresa aprimora uma de suas atividades.
( ) A inovação não linear é um tipo de inovação radical e ocorre quando a empresa cria um produto ou serviço totalmente novo, inédito no mercado.
( ) Quando uma empresa incrementa ou aperfeiçoa seus produtos e serviços, chamamos de inovação incremental de melhora contínua.
( ) A melhoria dos processos de negócios é um tipo de inovação radical sistêmica, pois, significa que a empresa criou um novo tipo de negócio.

Conforme Abdala (p 342, 2019), o conhecimento não deve depender

Administração

Conforme Abdala (p 342, 2019), o conhecimento não deve depender do acaso nem de oportunidades. Na realidade, a aquisição de conhecimento e o aprimoramento devem ser integrados às atividades cotidiana para conectar o aprendizado à prática, em vez de serem limitados a algumas semanas por ano em cursos específicos de treinamento. O processo de aprendizagem precisa ser organizado e contínuo, impactando envolvendo todos os membros da organizacão e nâo apenas alguns deles, As organizaçoes de sucessit estão se convertendo em centros efetivos de aprendizado.

Quanto à ferramenta de gestão Brainstorming, analise as afirmativas

Administração

Quanto à ferramenta de gestão Brainstorming, analise as afirmativas:

I. É uma técnica de geração de ideias;
II. Incentiva a proposta de ações em torno de uma situação;
III. As opções podem ser criticadas pelo grupo;
IV. É feita por meio da reunião dos participantes que analisam o problema pouco claro;
V. O problema é compreendido por todos que manifestam suas opções.

Conforme destacado por Ireland, Hoskisson e Hitt (2014). estratégia

Administração

Conforme destacado por Ireland, Hoskisson e Hitt (2014). estratégia e estrutura estão intrinsecamente conectadas, demonstrando uma relação de interdependência entre a formulação da estratégia e sua implementação. A estrutura organizacional é determinada pela estratégia escolhida, contudo, uma vez estabelecida, pode influenciar as ações estratégicas. Dessa maneira, a estrutura pode facilitar a execução da estratégia ao estabelecer de forma apropriada os processos para a realização das tarefas organizacionais.

A Lean Manufacturing, Produção Enxuta em português, teve início

Administração

A Lean Manufacturing, Produção Enxuta em português, teve início por volta de 1950 no Japão, para contribuir com a agilidade e flexibilidade das fábricas no atendimento das demandas de mercado sem desperdício e com qualidade (CASADEI e CASADEI, 2009, p. 84-85).

O suporte da sociedade ao combate à corrupção é o alicerce para

Administração

O suporte da sociedade ao combate à corrupção é o alicerce para os operadores do Direito desta área. A vigilância da população e as consequentes manifestações de expressão – seja através de redes sociais ou nas próprias ruas – equivalem ao pleno exercício da cidadania. Temos ainda a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Ficha Limpa e para a Campanha 10 Medidas contra a Corrupção, que ilustram a participação social de forma efetiva. Assim agindo, o povo, que é o único e exclusivo detentor do poder, cumpre seu papel proativo; deixando de ser um mero espectador dos escândalos de corrupção, para tornar-se o protagonista das futuras mudanças.

A Teoria da Qualidade de Serviços envolve diferentes etapas num

Administração

A Teoria da Qualidade de Serviços envolve diferentes etapas num processo interligado e dependente, envolvendo consumidor e prestador de serviço.

A adoção da cultura ESG, passa primeiramente pela gestão das empresas

Administração

A adoção da cultura ESG, passa primeiramente pela gestão das empresas, sendo assim eles são os propulsores para esta nova forma de se fazer negócio, desta forma os mesmos devem ser treinados e inseridos dentro deste contexto, pois a gestão autoritária do passado não tem espaço dentro da cultura ESG.

É verdadeiro afirmar que, no atendimento ao público, a empatia

Administração

É verdadeiro afirmar que, no atendimento ao público, a empatia e a atenção são essenciais. Tratar os clientes com gentileza e prestatividade, ouvindo ativamente suas necessidades, contribui para uma experiência positiva e reforça a imagem positiva da empresa.

Quando as empresas buscam fazer a inclusão social em muitos os casos

Administração

Quando as empresas buscam fazer a inclusão social em muitos os casos as fazem para cumprir cotas obrigatórias por lei, porém buscar trabalhar com a inclusão vai muito além de cotas e sim uma mudança de cultura da empresa a qual pode ser promovida através da responsabilidade social.

Quanto à decisões sobre a configuração a orientar a modelagem

Administração

Quanto à decisões sobre a configuração a orientar a modelagem do trabalho, analise as seguintes
afirmativas, identificando quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

( ) A configuração mecanicista, típica das teorias iniciais do conhecimento administrativo, é
caracterizada por: autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa
divisão do trabalho, amplitudes administrativas estreitas e meios formais de coordenação.

( ) A configuração mecanicista tem sua base na descentralização, qualificação profissional, criatividades e especialização.

( ) A configuração orgânica é adaptativa e, por isso, mais adequada a ambientes instáveis e dinâmicos, ou seja, um modelo que encoraja a participação das pessoas.

( ) A configuração orgânica tem base na abordagem do trabalho em equipe.

A gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias

Administração

A gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos é uma alternativa ao estilo gerencial por departamentos sessões e setores que tradicionalmente costumavamos encontrar nas empresas e uma alternativa cada vez mais difundida e adotada já que hoje as atividades raramente são realizadas por uma única área ou um único grupo de pessoas, ao contrário a o envolvimento de vários setores e atividades específicas e processos operacionais bem como a formação de equipes determinadas.

É correto afirmar que um processo é:
1 - Entradas.
2 - Processamento.
3 - Disrupção.
4 - Saída​.

Definir um posicionamento estratégico que não reflita a identidade da

Administração

Definir um posicionamento estratégico que não reflita a identidade da organização representa um risco para a empresa, pois

Analisando o uso da User Experience (UX) em propostas de trabalho que

Administração

Analisando o uso da User Experience (UX) em propostas de trabalho que envolvem as metodologias ativas, suas etapas de desenvolvimento são bastante semelhantes às do Design Thinking. Elas podem ajudar tanto alunos como professores a identificar as soluções de um problema identificado. De certa forma, estas etapas do uso da UX podem ser descritas nos seguintes passos: 1- Ideação, definir alternativas para resolver o problema selecionado; 2- Pesquisa, identificar e descrever o problema que se deseja resolver após uma detalhada análise do contexto em que ele está inserido; 3- Validação, verificar se o modelo desenvolvido é eficiente e eficaz a ponto de gerar uma experiência agradável aos que se beneficiaram com a solução proposta. 4- Prototipação, desenvolver um modelo para a resolução do problema;

Robbins, DeCenzo e Wolter (2014, p. 475) definem que: “Mudança é uma

Administração

Robbins, DeCenzo e Wolter (2014, p. 475) definem que: “Mudança é uma alteração de ambiente,
estrutura, tecnologia ou pessoas de uma organização”.
Com base no que os autores definem sobre o processo de Mudança Organizacional, qual

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica

Av1-PE

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de acordo com diversos contextos.

Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os autores com suas respectivas contextualizações descritas na segunda coluna.



1. Adam Smith

I. Preocupações no contexto da natureza da responsabilidade social e ambiental são abordadas nos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico das organizações.

2. Taylor e Fayol

II. A estratégia é abordada no contexto econômico, com o conceito da Mão Invisível do Mercado, que mostra a influência dos fatores externos sobre as decisões das empresas e dos entes econômicos.

3. Kaplan e Norton

III. A estratégia ganha importância no contexto empresarial, com a adoção do modelo da divisão do trabalho e da linha de produção para obter ganhos de produtividade.

4. Hamel e Prahalad

IV. Criaram o Balanced Scorecard, uma importante abordagem na metodologia da gestão estratégica de empresas, que agrupa objetivos estratégicos das empresas.

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado

Administração

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado e evoluído com a contribuição de vários autores ao longo do tempo e da história, principalmente os autores das chamadas “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico. Analise as assertivas a respeito dos autores das “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico e avalie se estão corretas.

I- Adam Smith aborda a estratégia no contexto econômico, com o conceito que as relações de mercado na economia devem ocorrer sem a intervenção de participantes externos a ele, como o Estado. Com o conceito da Mão Invisível do Mercado, o autor mostra como a demanda e a oferta determinam o preço praticado entre consumidores e ofertantes de produtos e serviços.

II- A divisão do trabalho para aumentar a produtividade e processo de fabricação baseado na linha de produção foram propostos por Fayol e colocados em prática por Ford.

III- A descrição das funções da gestão foi proposta por Taylor e são importantes para o desenvolvimento da Administração como ciência aplicada, que tem como foco, a gestão dos processos de trabalho e recursos internos das organizações.

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem

Av1-PE

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem ser físicos; humanos; e organizacionais, que quando bem combinados, determinam a capacidade e criam condições e competências utilizados na realização das atividades com diferenciais que destacam a empresa frente a seus concorrentes.
Observe as assertivas a seguir, no que se refere às características de recursos encontrados nas empresas e nas análises desses recursos, consideradas numa avaliação do ambiente interno:


I- Um possível foco de problemas entre colaboradores de uma empresa é o convívio entre as diferentes gerações (baby boomer, geração X e geração Y) num mesmo ambiente que podem gerar conflitos, considerando as diferenças de ponto de vista com relação a como o trabalho deve ser realizado (as gerações mais antigas tendem a ser mais analíticas e se aprofundam na solução de problemas, ao passo que as mais novas são consideradas mais dinâmicas com o uso de tecnologias).

II- Indicadores como turnover, confiança com relação à manutenção de empregos, comprometimento, atingimento de metas e produtividade não devem ser considerados na avaliação da análise do ambiente interno de uma empresa, pois o que deve ser avaliado refere-se à características técnicas dos colaboradores e não deve incluir aspectos motivacionais.

III- As condições e concessão de benefícios no ambiente de trabalho não devem ser levados em consideração, sob o ponto de vista de retenção de talentos e satisfação dos colaboradores, pois no mundo moderno e conturbado, o que mais interessa é o retorno financeiro que a empresa oferece, que proporcionam a qualidade de vida fora do trabalho para o colaborador.

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus

Av1-PE

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus fenômenos e as alterações ocorridas podem afetar os desempenhos destas organizações. Avalie as assertivas abaixo no que se refere às interações entre o ambiente externo e uma empresa e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.
( ) Um aspecto essencial para que uma empresa possa ajustar suas estratégias e se manter competitiva é entender o ambiente no qual está inserida, pois empresa pode identificar oportunidades e se adaptar para enfrentar eventuais ameaças que possam surgir.
( ) No planejamento estratégico de uma empresa não se consideram a ocorrência de acontecimentos externos, pois existem aqueles sobre os quais a empresa não tem qualquer controle ou influência.
( ) O importante para uma empresa é identificar as necessidades e os desejos dos consumidores, pois esses devem estar de acordo com a seleção de como usar melhor seus recursos e obter melhores resultados, desconsiderando as ações dos concorrentes, que não há como influenciá-los.
( ) As forças competitivas e os eventos, que provocam mudanças no ambiente externo, podem representar tanto ameaças quanto oportunidades para uma empresa, conforme suas competências e recursos internos e o posicionamento dos concorrentes no mercado

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de

Administração

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de acordo com diversos contextos.

Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os autores com suas respectivas contextualizações descritas na segunda coluna.



1. Adam Smith

I. Preocupações no contexto da natureza da responsabilidade social e ambiental são abordadas nos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico das organizações.

2. Taylor e Fayol

II. A estratégia é abordada no contexto econômico, com o conceito da Mão Invisível do Mercado, que mostra a influência dos fatores externos sobre as decisões das empresas e dos entes econômicos.

3. Kaplan e Norton

III. A estratégia ganha importância no contexto empresarial, com a adoção do modelo da divisão do trabalho e da linha de produção para obter ganhos de produtividade.

4. Hamel e Prahalad

IV. Criaram o Balanced Scorecard, uma importante abordagem na metodologia da gestão estratégica de empresas, que agrupa objetivos estratégicos das empresas.

Uma empresa de callcenter atua com cobrança terceirizada para

Administração

Uma empresa de callcenter atua com cobrança terceirizada para instituições financeiras, abordando carteiras de clientes que estão inadimplentes a mais de 3 meses, recebendo comissões por renegociações realizadas na negociação de dívidas para recuperação dos valores em atraso. Para gerenciar melhor suas operações, resolve implanta a metodologia do BSC e percebe pela análise dos indicadores e dashboards que o maior índice de sucesso de renegociação de dívidas ocorre junto a clientes que estão inadimplentes mais recentemente, ou seja, quanto maior o atraso, menores são as chances de renegociação das dívidas.

A implantação da metodologia Balanced Scorecard (BSC) traz

Administração

A implantação da metodologia Balanced Scorecard (BSC) traz significativos benefícios para obtenção do sucesso do gerenciamento estratégico de uma empresa, porém o processo de implementação do BSC representa um desafio, pois ocorre a divisão dos objetivos gerais de uma organização para todas as áreas e todos colaboradores. Com relação como ocorre a implantação e implementação do modelo BCS em uma organização e para todos os colaboradores que fazem parte desta, analise o enxerto a seguir, completando suas lacunas Todas as áreas e os colaboradores dos diversos níveis hierárquicos precisam estar preparados para usar _____________________ de gestão, e ________________ nos planos e ações que ____________________________.

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada

Av1-PE

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada campanha comercial para disseminar rapidamente a comercialização de um de seus produtos e devido ao prazo muito curto, disponível para realizar a campanha e alavancar as vendas da empresa do produto no qual a campanha é centrada, decide por identificar os vendedores que são destaque na venda do produto em questão e tabula quais as estratégias e argumentações que levam ao sucesso da venda do produto específico junto a sua carteira de clientes.

Cria uma apresentação padrão, com argumentos técnicos e com exemplos dos conhecimentos tácitos que auxiliam na apresentação da proposta de valor a ser aplicada junto aos clientes que podem ser consumidores do referido produto e assim atingir as metas quantitativas estabelecidas para a campanha.

Treina seus principais vendedores que se destacam na venda do produto alvo da campanha, de forma centralizada com a apresentação padrão e os envia para treinarem em cada região para disseminar uma proposta vencedora na argumentação de oferta e negociação.

Analise as assertivas abaixo com relação à essa estratégia envolvendo a gestão do conhecimento:

I-As ações adotadas representam a adoção de experiências individualizadas, que foram apropriadas pela organização com as ações descritas para a campanha.

II-Ao adotar essa estratégia, com a disseminação de uma proposta de valor vencedora, os concorrentes serão beneficiados, criando uma situação de risco desnecessário para a empresa que realiza a campanha e as ações descritas, considerando a possibilidade de vazamento dessas ações.

III-O erro dessas ações é utilizar treinadores vendedores, pois se existem apresentações padronizadas não há necessidade de treinamentos regionalizados.

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma

Av2-PE

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma vez que é fundamental para implantar processos de inovação. Os autores Tapscott e Williams (2007), afirmam que para uma organização ser considerada como aquela que aprende, necessita desenvolver estruturas de colaboração e organização do conhecimento. que permitam que colaboradores atuem em equipe, para construir novos conhecimentos e competências.
Considerando que a gestão do conhecimento e das competências de uma organização é fundamental para uma empresa, analise as assertivas a seguir e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) É fundamental que a empresa estabeleça processos de trabalho e uso metodologias de gestão do conhecimento para transformar os conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais em competências organizacionais

( ) Quando um profissional se desliga de uma empresa e passa a atuar em uma empresa concorrente, pode se entender que existe o risco de levar conhecimentos técnicos, porém em relação ao conhecimento tácito, por se tratar de conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais, não há como causar prejuízos para a organização que perde o profissional.

( ) Não é possível se medir quantitativamente em termos de valores monetários, quanto uma perda de conhecimento, representa quando se perde um colaborador para concorrente.

( ) Quando um vendedor estabelece uma relação de proximidade com seus clientes como, conhecer os membros da família, datas de aniversário, tipo de esporte, etc., esse tipo de informações básicas, não pode ser utilizada por uma empresa, pois trata-se de informações individualizadas do vendedor e portanto particulares do relacionamento entre vendedor e cliente.

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades

Av2-PE

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades internas e as características do ambiente: Na tabela a seguir, associe de forma correta, a primeira coluna que contém os as estratégias abordadas pelos autores com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

1. Estratégia de penetração

I. A empresa lança novos produtos ou versões melhoradas de produtos existentes utilizando o relacionamento já estabelecido com seus clientes e seus canais de distribuição.
2. Estratégia de desenvolvimento de novos produtos
II. A empresa busca ampliar sua atuação em mercados ainda não atendidos pela empresa, considerando os aspectos geográficos ou de segmentações de possíveis consumidores ainda não atendidos.
3. Estratégia de desenvolvimento de mercado III.
Geralmente é utilizada por empresas inovadoras, que buscam atuar em mercados diferentes e desenvolver novos produtos para aproveitar oportunidades que surgem a partir de mudanças identificadas no mercado.
4. Estratégia da diversificação
IV. A empresa utiliza seus principais produtos ou serviços, e busca aumentar sua participação no mercado em que já atua.

Acerca das etapas do processo de vendas, relacione a primeira coluna

Administração

Acerca das etapas do processo de vendas, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a opção correta.

Primeira coluna

1. Prospecção e qualificação
2. Pré-abordagem
3. Abordagem
4. Apresentação
5. Superação de objeções
6. Fechamento ou encerramento
7. Pós-venda

Segunda coluna

( ) Coleta de dados e informações acerca das necessidades dos clientes.
( ) Identificação de clientes potenciais.
( ) Relacionar as características dos produtos e serviços às necessidades do cliente.
( ) A bordar os clientes e encaminhá-los para atendimento.
( ) Criar condição especial de pagamento para o cliente.
( ) Ligar para os correntistas e acompanhar os detalhes do recebimento do produto.
( ) Observar os sinais de concordância dos clientes e incentivá-los a adquirir o serviço.

Qualidade no atendimento ao público é fundamental, pois com ela

Administração

Qualidade no atendimento ao público é fundamental, pois com ela o servidor oferece os serviços que lhe são atribuídos, agrega apoio, gentileza, além de outros atributos. Dentre tais atributos, um se destaca basicamente pelo desejo de ajudar o cliente e fornecer serviço.

Do ponto de vista das organizações, o recrutamento e seleção

Administração

Do ponto de vista das organizações, o recrutamento e seleção de pessoas pode ser interno ou externo. São consideradas vantagens do recrutamento interno, EXCETO:

A organização do ambiente do trabalho foi analisada por Taylor

Administração

A organização do ambiente do trabalho foi analisada por Taylor, autor da Organização Racional do Trabalho, na qual verificou que as condições do trabalho interferiam nos seus resultados.

Jorge comparece todos os dias ao local de trabalho, mas sempre

Administração

Jorge comparece todos os dias ao local de trabalho, mas sempre se atrasa ao chegar no inicio da jornada e no retorno do local de trabalho, com isso podemos afirmar que:

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