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Foram encontradas 257 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

A motivação tem sido tema de estudos em diversas áreas e um desses

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A motivação tem sido tema de estudos em diversas áreas e um desses resultados é a teoria motivacional. O objetivo dessas teorias é identificar e analisar os fatores que estimulam o comportamento das pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta sobre as teorias motivacionais.
I - Hierarquia das Necessidades, de Maslow. II - Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg.
III -Teoria dos Motivos Humanos, McClelland.

( ) Nessa teoria são consideradas três motivações: necessidade de realização, de poder e de afiliação.
( ) É uma teoria que envolve necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
( ) Essa teoria envolve fatores motivacionais e higiênicos.

Fabiano trabalha em uma empresa alimentícia, cujo processo de produção

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Fabiano trabalha em uma empresa alimentícia, cujo processo de produção é continuo. Devido a necessidade de controle das variações e defeitos do processo foi solicitado algumas análises. Neste contexto, julgue as afirmações que se seguem e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Naturalmente, o gráfico CUSUM não é um gráfico de controle porque faltam limites de controle.

( ) Um gráfico CUSUM é mais eficiente para detectar pequenas mudanças na média do processo.

( ) Um gráfico CUSUM pode ser mais lento para detectar grandes mudanças na média do processo.

( ) Em um gráfico de Shewhart, limites de controle superiores e inferiores são usados para decidir se um ponto sinaliza uma condição fora de controle. Em um gráfico CUSUM, os limites assumem a forma de um intervalo de decisão ou uma máscara V.

( ) O construção do Gráfico de Shewhart é mais complicada.

O Direito do Trabalho é ramo autônomo do Direito, que contém normas

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O Direito do Trabalho é ramo autônomo do Direito, que contém normas (regras e princípios) que visam à proteção das relações laborais. Especificamente, é preciso que façamos uma distinção, para entender que o conceito de relação de trabalho é amplo, enquanto que o de relação de emprego é mais objetivo. O Estado brasileiro protege as relações de trabalho, isto é, todas as formas de contratação praticadas socialmente.
Nesse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Constituem especiais fontes do Direito do Trabalho os Acordos Coletivos, as Convenções Coletivas e a chamada Sentença Normativa,

( ) Os princípios constituem elementos que incentivam a produção de normas trabalhistas que não estejam conforme a legislação vigente.

( ) Os Princípios do Direito do Trabalho servem para dar base, sustento, à aplicação das demais normas trabalhistas.

( ) Os princípios estão na Constituição da República e são sempre explorados pela doutrina especializada, e pelas decisões dos Tribunais brasileiros em matéria laboral.

Coloque verdadeiro (V) para as afirmativas corretas e falso (F) para a

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Coloque verdadeiro (V) para as afirmativas corretas e falso (F) para as afirmativas incorretas:
( ) O RH é um parceiro estratégico no qual a administração de RH trabalha com outros gerentes da alta administração tanto na formulação quanto na execução da estratégia da empresa.

( ) As estratégias guiam o planejamento e também a execução de movimentos e operações e tem como objetivo atingir ou manter posições relativas e potenciais favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.

( ) A gestão de pessoas nas organizações deve resumir-se a um conjunto de políticas e práticas, de responsabilidade de um departamento ou de uma função.

( ) A gestão de pessoas deve perceber o ser humano perpassado pela subjetividade, reafirmando o papel da pessoa, de sua experiência nas organizações e restituindo a pessoa a seu quadro socio-histórico.

Sobre o Marketing 3.0, é correto afirmar que: (Ref.: 202012288713 Foi

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Sobre o Marketing 3.0, é correto afirmar que:
(Ref.: 202012288713
Foi criado por Henry Ford, quando este disse: 2...qualquer cor desde que fosse preto. ¿

Fato que o mundo de hoje está muito diferente do que era há vinte,

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Fato que o mundo de hoje está muito diferente do que era há vinte, quinze ou até dez anos atrás. A separação tempo/espaço advinda da revolução tecnológica provocou inúmeras transformações estruturais que assumiram uma velocidade nunca antes vista. Podemos estar em qualquer lugar, a qualquer tempo, sem ao menos sairmos de casa; computadores que cabem na palma da mão nos dão a sensação de sermos insuperáveis, conectados, antenados. Transmitimos, em minutos, uma quantidade de informações maior do que um homem da Idade Média conseguia obter em toda a sua vida. Paralelo a isso, o consumidor também mudou muito: ele está mais crítico, mais racional e pesquisa mais, entre as empresas do mundo, o melhor ou o mais adequado produto, o melhor preço, as condições de pagamento que podem ser mais vantajosas. Antes, o consumidor era fiel a uma determinada marca, a uma loja e, muitas vezes, até a um vendedor. Hoje, com as inúmeras opções, ele vai de uma marca para outra, transita alegremente entre concorrentes. Em função disso, é vital estarmos atentos a todos os seus passos, a cada nova atitude, a cada novo modismo, para que possamos conquistar esse novo consumidor. É, portanto, fundamental que o profissional do século XXI:

Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendi

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Ingedore Koch (1996, p. 17) propõe que a linguagem deve ser compreendida como forma de ação, isto é, “ação sobre o mundo dotada de intencionalidade, veiculadora de ideologia, caracterizando-se, portanto, pela argumentatividade”. Com base nessa afirmação, todas as relações, opiniões, interações que são construídas via linguagem são feitas não apenas para expressar algo, mas também para provocar alguma reação no outro. Dessa forma, fica explícito que tudo é intencional, mesmo que não tenhamos consciência disso. FASCINA, Diego L. M. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023. Com base no exposto e no estudo da Unidade 3 do Material Digital, avalie as afirmações a seguir. I. Para que a comunicação aconteça basta que exista um remetente disposto a enviar uma mensagem qualquer. II. A ideia de contexto se desvincula da mensagem, pois para compreender o que é dito, o foco deve estar no código utilizado. III. As línguas faladas, a Libras e as placas de trânsito são exemplos de código, isto é, do conjunto de sinais utilizados para construir a mensagem. IV. A função fática abre, prolonga ou finaliza um ato comunicacional. O alô dito em uma ligação telefônica é um exemplo de uso recorrente dessa função. É correto o que se afirma em:

De acordo com nosso estudo, indicadores são as

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De acordo com nosso estudo, indicadores são as representações analíticas dos dados e informações armazenados em bases de dados que são alimentadas de forma recorrente, estudamos também a diferença entre dados e informações.

Todos os meses a Industria LBC faz reunião com todos os funcionários

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Todos os meses a Industria LBC faz reunião com todos os funcionários do setor produtivo.
No mês de dezembro, o CEO da empresa foi o responsável em transmitir as informações para setor de produção. O CEO então preparou um material com gráficos e imagens para sua reunião. No dia da reunião o CEO utilizou uma linguagem que não foi assimilada pelos funcionários presentes na reunião.

É sabido que a comunicação só pode ser realizada quando as informações são fornecidas ou trocadas de forma clara. Neste caso, qual dos seguintes componentes de comunicação o CEO não está utilizando corretamente em sua comunicação?

Julgue os itens abaixo assinalando as afirmações verdadeiras com a

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Julgue os itens abaixo assinalando as afirmações verdadeiras com a letra V e as afirmações falsas com F. Depois assinale a alternativa que demonstra a sequência correta
I - ( ) Ao longo da curva de demanda, considerando as variáveis quantidade e preço, a renda dos consumidores permanece constante
II - ( ) O crescimento da violência aumentou a procura por sistemas de vigilância eletrônica, provocando um deslocamento sobre a curva de demanda por esses produtos
III- ( ) O surgimento dos smartphones com acesso a uma série de aplicativos, diminuiu o consumo dos telefones celulares sem esses recursos, deslocando a curva de demanda para a esquerda, reduzindo o preço dos modelos antigos

Existem três métodos de se apurar o ponto de equilíbrio de uma empresa

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Existem três métodos de se apurar o ponto de equilíbrio de uma empresa, seja indústria, comércio ou prestação de serviço. Cada um desses métodos apresenta resultados em quantidades, isto significa o quanto a organização precisa vender, produzir ou prestar serviços para obter resultado que demonstra o equilíbrio entre as receitas, custos e despesas. Analise e assinale a opção correta que indica a diferença entre os pontos de equilíbrio contábil e financeiro.

São processos/estratégias produtivos que reduzem a intensidade de mate

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São processos/estratégias produtivos que reduzem a intensidade de materiais e energia, assim como adotem processos de reciclagem e tratamentos de resíduos sólidos, ou seja, visa produzir mais com menos. Enfoque na disponibilização de serviços e bens capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais.

Para implantar a metodologia de uma pesquisa de clima organizacional e

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Para implantar a metodologia de uma pesquisa de clima organizacional em uma organização, há etapas que devem ser conhecidas e desenvolvidas. São elas: estruturação, divulgação, coleta de dados e apresentação dos resultados. A seguir, estão definidos os conceitos. Escolha a alternativa que apresente os conceitos corretamente:

Devido a uma nova descoberta de uma matriz energética, a economia de

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Devido a uma nova descoberta de uma matriz energética, a economia de um determinado país melhorou de tal forma, que foi possível ao governo conceder aumentos salariais que ampliaram a renda dos consumidores deste país. Este aumento na renda permitiu que estes consumidores pudessem comprar produtos e serviços de melhor qualidade, mudando os hábitos, como, por exemplo, houve ampliação da aquisição de carros e motocicletas, o que diminuiu a participação de gastos com transporte coletivo no orçamento das famílias.

"O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve dar sinal verde para eleva

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"O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve dar sinal verde para elevar o valor do salário mínimo de 2020 e garantir a recomposição da inflação do ano passado. O assunto foi tema de reunião do ministro com a equipe na volta ao trabalho após um período de férias de fim ano. O custo adicional deve ficar entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões. A avaliação é que, se o governo não fizer o ajuste no mínimo para recompor a inflação passada, o próprio Congresso fará na volta dos trabalhos do Legislativo, com desgaste para o presidente Jair Bolsonaro. O governo também quer evitar que os mais pobres tenham um reajuste menor já que para aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo, o porcentual ficou em 4,48%. Esse valor é maior que a correção dos segurados do INSS que ganham um salário mínimo (4,1%)" (FERNANDES, 2020). No Brasil, o salário mínimo é um exemplo de estipulação de preços mínimos feita pelo governo. Com relação à estipulação do preço mínimo de uma mercadoria:

A produção agropecuária é uma atividade de grande relevância econômica

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A produção agropecuária é uma atividade de grande relevância econômica para o país. Ela contribui com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e garante renda e emprego para grande parte da população. Devido a sua importância, o Governo Federal criou uma série de programas governamentais que visam garantir a sua produção no país.
O produtor que tiver a sua renda comprometida, devido a ocorrência de eventos climáticos, pode acessar o crédito rural de custeio agrícola por meio do (a)

O treinamento de pessoal é uma área responsável por aprofundar,

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O treinamento de pessoal é uma área responsável por aprofundar, atualizar e ampliar os conhecimentos dos
colaboradores, mantendo-os informados das mudanças e das inovações técnico-científicas e sociais,
partindo dos conhecimentos por eles adquiridos previamente, aproveitando suas potencialidades e
considerando suas expectativas pessoal e profissional

Considerando as ferramentas dos profissionais do futuro, assinale a

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Considerando as ferramentas dos profissionais do futuro, assinale a alternativa incorreta:

Nos anos 1960, Rensis Likert desenvolveu uma pesquisa cujos resultados

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Nos anos 1960, Rensis Likert desenvolveu uma pesquisa cujos resultados comprovaram que as
empresas com modelo participativo tinham melhor desempenho tanto do ponto de vista da satisfação

dos funcionários, como pelos resultados econômico-financeiros (MAXIMIANO, 2010, p.375-376).

Quanto às Estratégias da administração participativa, analise as seguintes afirmativas, identificando

quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

(____) As pessoas devem se envolver com a direção financeira da empresa.

(____) É importante desenvolver o aprimoramento da informação (comunicação).

(____) As pessoas pouco participam do processo decisório.

(____) As pessoas têm participação nos resultados organizacionais.

As rugas são dobras ou sulcos na pele que aparecem devido ao

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As rugas são dobras ou sulcos na pele que aparecem devido ao envelhecimento cutâneo, perda da elasticidade, tonicidade, colágeno e ácido hialurônico, substâncias que sustentam a pele, elas podem ser dinâmicas quando aparecem no movimento da face, por exemplo quando se faz uma feição de susto ou de felicidade com um sorriso, ou estática, quando está presente mesmo com a face relaxada. Existem algumas formas de tratamentos para as rugas, mas sem dúvida, uma das mais procuradas é a toxina botulínica. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I, A toxina botulínica pode auxiliar na suavização de linhas na testa, como também no vinco que há entre as sobrancelhas e nos pés de galinha. II. A toxina botulínica pode ser utilizada no tratamento estético para arquear as sobrancelhas, melhorar as rugas no colo e no pescoço. III. A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face. IV. O botox é um método de rápida recuperação do paciente e deve manter a aparência da face, com gestos e feições de forma natural

Quando se realiza um estudo sobre determinado tema, são obtidos

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Quando se realiza um estudo sobre determinado tema, são obtidos resultados que podem ser comparados ou associados aos obtidos em outros estudos. Quando se tem a corroboração dos resultados obtidos por meio da comparação de outros trabalhos, aumenta-se a confiabilidade, bem como suplementa-o. Quando se utiliza citações de outros autores, por questões éticas e legais, devemos referenciá-las de forma adequada, seja qual for o tipo de citação. Tomando como referência as normas para citações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) As citações diretas consistem em trazer a parafraseada, ou seja, apresenta-se a ideia central do autor citado, sendo facultativo a indicação da página onde a informação foi retirada. ( ) Em casos de citação direta de até três linhas apresenta-se recuada a 4 centímetros da margem esquerda, sem aspas, espaçamento simples entre linhas e fonte 10. ( ) Citações indiretas consistem em trazer a informação na integra, apresentando-se a ideia do autor citado com a mesma redação original

Mesmo que a lei seja amena, por uma questão ética, deve-se deixar

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Mesmo que a lei seja amena, por uma questão ética, deve-se deixar clara a natureza da exploração econômica e os impactos ao meio ambiente. Assim a postura ética de uma empresa se traduzira na sua confiabilidade no mercado nacional e estrangeiro. Refletindo sobre isto, a BM&FBOVESPA criou o índice de Sustentabilidade empresarial - ISE -, que teve o seu inicio na tendencia mundial dos investidores de procurarem empresas para aplicação de seus recursos financeiros que, além de rentáveis, sejam socialmente responsáveis". Tendo por base seus conhecimentos sobre o ISE, considere: I. Reflete o retorno das acoes de empresas com comprometimento socio ambiental. II. Atua como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. III. Compromete-se em atuar empresas que degradam o meio ambiente. IV. Tornou-se um dos negócios mais rentáveis por priorizar a exploração da natureza.

A respeito do Brainstorming, podemos afirmar: (I) Trata-se de uma

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A respeito do Brainstorming, podemos afirmar:

(I) Trata-se de uma técnica específica aplicada para se trabalhar em grupos.

(II) É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.

(III) Trata-se de uma técnica na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.

(Adaptada) Como um sistema integrado de gestão provê valor para uma em

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(Adaptada) Como um sistema integrado de gestão provê valor para uma empresa

Na empresa onde Paula trabalha, foi identificada uma falha em um dos

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Na empresa onde Paula trabalha, foi identificada uma falha em um dos processos da produção. Devido a essa falha, as entregas estavam demorando em média 5 dias a mais para serem finalizadas e, consequentemente, as reclamações dos clientes aumentaram consideravelmente.
Um dos colaboradores identificou essa falha e já reportou ao seu Coordenador, que imediatamente reuniu a equipe. Juntos, eles pensaram em ações que poderiam minimizar ou até mesmo mitigar esse problema. Foram definidas duas ações a serem executadas imediatamente, com objetivos e indicadores definidos para mensurar os resultados. As ações já estão sendo executadas.



Os gestores analisaram os resultados dos indicadores de desempenho utilizados e observaram que as ações implementadas foram muito boas. No entanto, ainda há atrasos de até 2 dias na finalização das entregas e há oportunidades para melhorias. É hora de pensar em novas ações. Por essa razão, o Coordenador agendou uma nova reunião com a equipe para discutir os resultados e ouvir os colaboradores, a fim de pensar em ações corretivas.

As causas reversíveis de parada cardiorrespiratória (PCR) são

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As causas reversíveis de parada cardiorrespiratória (PCR) são organizadas em "5Hs e 5Ts". A partir disso, o tratamento específico deve ser implementado, a fim de aumentar as chances de sobrevida da vítima. Sobre esse assunto, leia a seguinte situação: Durante um evento esportivo ao ar livre, um jovem de 25 anos, atleta de maratona, desmaia subitamente enquanto corre. Os espectadores rapidamente se aproximam e notam que ele não responde e não apresenta pulso. Um médico que estava presente na cor

Cada pessoa é única, e as necessidades precisam ser conhecidas em suas

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Cada pessoa é única, e as necessidades precisam ser conhecidas em suas especificidades, sinalizando que a empresa cuida de seus talentos. Com base este postulado, analise as afirmativas a seguir: I.As organizações que investem em seus talentos e em seus conhecimentos tácitos e explícitos estimulam a alta performance de suas equipes. Porque II.Para que isso ocorra, os gestores devem ser preparados para engajar esses profissionais no ambiente de trabalho, produzindo soluções à altura das necessidades profissionais dos talentos.

O Modelo de Inteligência Emocional proposto por

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O Modelo de Inteligência Emocional proposto por Daniel Goleman considera o conjunto de cinco competências, a saber: autopercepção, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Essas cinco competências também formam duas outras competências, a social e a pessoal. Relacione as colunas a seguir, classificando as competências em social e pessoal. I. Autopercepção A. Competência Social II. Empatia B. Competência Pessoal III. Habilidades sociais IV. Motivação V. Autorregulação Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Considere, para esta questão, que uma determinada empresa do setor

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Considere, para esta questão, que uma determinada empresa do setor moveleiro deseja aprimorar as atividades de sua Equipe de Vendas, por meio de treinamentos e atenção específica à formação e seus membros. Deste modo, a empresa espera otimizar seus resultados de Vendas, inclusive a curto prazo. Com base na contextualização apresentada, analise as afirmações a seguir:
I – A Análise SWOT é inadequada para esta finalidade, pois a mesma remete aos desafios comuns ao empreendimento como um todo.
II – Recomenda-se um foco no indicador PCI para abranger um público-alvo preferencial aos vendedores.
III – O uso de rankings deve ser evitado, ao passo que o incentivo à meritocracia e à competição inviabiliza a ação da Equipe.

A equipe de marketing normalmente é composta por pessoas analíticas

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A equipe de marketing normalmente é composta por pessoas analíticas orientadas para os projetos do departamento. Elas são focadas no planejamento estratégico e nos resultados de longo prazo que irão afetar a vantagem competitiva da empresa. Por outro lado, as pessoas que compõem a equipe de vendas são construtoras de relacionamento. Ao invés de despenderem horas realizando planejamentos, eles gastam o seu tempo conhecendo os clientes, suas características, necessidades, suas disposições para comprar, quais produtos são mais aceitos por eles. Eles estão mais dispostos a receberem uma negação por parte dos clientes, já que isso faz parte da rotina deles. Essas diferenças, tanto de personalidade da equipe quanto do estilo das atividades exercidas por elas, acabam influenciando no relacionamento existente entre elas e, muitas vezes, podem dificultar o trabalho em conjunto. Estas duas posições (marketing e vendas) estão submetidas a contextos bem distintos. Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As pessoas que compõem as equipes de vendas gastam tempo conhecendo os clientes e por isso são mais dispostos a recebem uma negação por parte dos clientes.
II. Conhecer seus clientes faz parte da rotina da equipe de vendas porque os vendedores são construtores de relacionamentos com os clientes.
III. A equipe de vendas é focada no planejamento estratégico e nos resultados de longo prazo que irão afetar a vantagem competitiva da empresa.
IV. Uma das responsabilidades da equipe de vendas é conhecer as necessidades e desejos dos clientes, suas disposições para comprar e quais produtos são mais aceitos.

A utilização da análise SWOT possibilita uma visão clara da relação

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A utilização da análise SWOT possibilita uma visão clara da relação entre as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo e as forças e fraquezas da organização. Avalie as assertivas abaixo no que se refere a como a análise SWOT correlaciona os ambientes externos e internos de uma organização e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.
A ocorrência de uma alteração no ambiente externo equivale a definir que resultará numa ameaça para uma empresa, uma vez que qualquer alteração no ambiente externo, representa uma situação que gera incerteza e risco para a capacidade de adaptação da empresa.
A análise do ambiente externo, sem considerar aspectos internos de uma empresa, é suficiente para se definir se a ocorrência de modificações do ambiente externo representam ameaças ou oportunidades para a empresa.
( ) A previsão de cenários leva em consideração a ocorrência de eventos distintos no ambiente externo, não apenas de forma isolada, mas como as mudanças políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais se influenciam e se integram.
Os cenários normativos levam em consideração mudanças do ambiente externo, que influenciam a condução de como efetuar as ações estratégicas da empresa, ponderando quais serão as consequências das diversas linhas estratégicas que podem ser adotadas pela empresa.

Um ponto central, neste sentido, é considerar como as práticas de

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Um ponto central, neste sentido, é considerar como as práticas de Resolução de Problemas se estabelecem. Sob esta ótica, algumas condições são necessárias para obter sucesso. Analise as condições abaixo relacionadas: I – O grau de LEALDADE entre os membros e com o líder da equipe. II – O nível de CONFIANÇA entre os membros e com o líder da equipe. III – As HABILIDADES empregadas pelos membros, no alcance de objetivos globais. IV – A maneira como os membros comunicam-se. V – O nível de CONVERGÊNCIA de valores e necessidades de cada membro se em relação aos da equipe. Das condições elencadas, qual ou quais permeiam o “sucesso” de uma Equipe de Trabalho,

Assinale a alternativa que apresenta uma escala utilizada para avaliar

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Assinale a alternativa que apresenta uma escala utilizada para avaliar o nível de sedação do paciente, principalmente na terapia intensiva.

Os sistemas de custeio fornecem informações que ajudam os gestores a

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Os sistemas de custeio fornecem informações que ajudam os gestores a tomar decisões informadas sobre expansão, investimentos e estratégias de mercado.
Para este sistema de custeio os gastos fixos são incorporados as despesas e deduzidos do resultado do período.

“O resíduo de um ser vivo é o alimento de outro e quando o resíduo de

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“O resíduo de um ser vivo é o alimento de outro e quando o resíduo de algum ser vivo não encontra um consumidor que consiga consumi-lo totalmente, os ciclos de retroalimentação da vida na Terra realizam mudanças nos padrões da vida”
(James LOVELOCK, 1979. Gaia: A New Look at Life on Earth. Oxford: Editora da Universidade de Oxford)

Nessa passagem do livro “Gaia”, James Lovelock se refere a um dos maiores problemas ambientais da atualidade

Imagine que você foi incumbido de coordenar um projeto na área de

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Imagine que você foi incumbido de coordenar um projeto na área de Gestão Estratégica
que norteará os trabalhos de uma organização de âmbito internacional em termos de
volume e amplitude de negócios. Para tanto, na composição de uma proposta, faz-se
necessária a organização das pessoas no referido projeto. Neste momento, você é
demandado pelo requerente se estruturará o projeto em grupos ou equipes de trabalho.
Neste sentido, como você define equipes de trabalho?
O Nos trabalhos em Equipe estão compreendidos objetivos que destaquem o
engajamento e a forma de alcançá-los, em termos de compartilhamento;
caracterizado por ações concatenadas de diagnóstico, planejamento, implementação,
resolução de problemas e avaliação.
O Equipes de trabalho tem seus processos comunicacionais e se caracterizam pela
seletividade das informações que seus membros têm acesso. Ou seja, há sempre o
acirramento de opiniões divergentes.
Equipes de trabalho norteiam-se em função das características individuais de seus
membros, de modo que o foco esteja no alcance dos objetivos individuais, em
detrimento dos objetivos coletivos.
Equipes de trabalho têm em sua dinâmica, quando bem estruturadas, a inexistência de
conflitos.
Equipes de trabalho caracterizam-se pela maneira, sempre harmoniosa, na resolução
de conflitos e problemas. Seus membros sempre atuam de maneira segura e perfeita.

Os métodos quantitativos têm um caráter dedutivo, o que significa que

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Os métodos quantitativos têm um caráter dedutivo, o que significa que as análises caminham a partir da interpretação direta dos dados.

A LGPD se aplica a qual das hipóteses a seguir

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A LGPD se aplica a qual das hipóteses a seguir

Para auxiliar os envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) elencou alguns

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Para auxiliar os envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) elencou alguns processos essenciais à gestão da comunicação que vão desde as partes interessadas, o planejamento das comunicações, como serão distribuídas as informações, o gerenciamento das expectativas das partes e o reporte do desempenho. Em projetos, um fato importante que não pode ser esquecido é a identificação correta dos stakeholders. Esquecer algum deles (ou mesmo deixar de envolver pessoas por vontade própria) pode prejudicar o andamento e até mesmo o início de projetos. Analise a tabela a seguir com os processos de comunicação Processos de gestão da comunicação - Coluna A Características - Coluna B

1 - Identificação das partes interessadas
I - Administrar as comunicações e as interações do projeto com os grupos e entre os grupos e solucionar os problemas, caso ocorram. 2 - Planejar as comunicações
II - Coletar e distribuir informações sobre o desempenho do projeto, incluindo relatórios de andamento, medições desse progresso e previsões sobre o mesmo. 3 - Distribuir as informações
III - São todos os stakeholders – pessoas, empresas, grupos ou organizações – que tenham um nível de relacionamento com o projeto ou possam ser afetadas por ele. 4 - Gerenciar expectativas das partes interessadas
IV - Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders. 5 - Reportar o desempenho
V - Determinar qual é a necessidade de comunicação das partes envolvidas, quais informações devem ser distribuídas e para quem, e quais meios serão utilizados para esse propósito.

Singer (1997, p. 13) afirma que “a construção da economia solidária é

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Singer (1997, p. 13) afirma que “a construção da economia solidária é uma destas outras estratégias que aproveitam a mudança nas relações de produção provocada pelo grande capital para lançar os alicerces de novas formas de organização da produção, à base de uma lógica oposta àquela que rege o mercado capitalista. Tudo leva a acreditar que a economia solidária permitirá, ao cabo de alguns anos, dar a muitos, que esperam em vão um novo emprego, a oportunidade de se reintegrar à produção por conta própria ou coletivamente”.

O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar

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O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar indicadores de monitoramento de resultados, de forma a garantir uma reavaliação permanente do processo, levando a possíveis ajustes para melhoria contínua.

Os programas de estágios foram concebidos com o objetivo de

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Os programas de estágios foram concebidos com o objetivo de:

Confiabilidade é o grau em que uma entrevista, testes e outros

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"Confiabilidade é o grau em que uma entrevista, testes e outros procedimentos de seleção geram dados comparáveis ao longo do tempo com medidas alternativas." (BOHLANDER, 2010).

Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados

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Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados; ou seja, contar com as melhores forças de trabalho, é o primeiro passo para organização oferecer os melhores produtos e/ou serviços.

O início do processo de Seleção se dá com a Requisição de Pessoal que

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O início do processo de Seleção se dá com a Requisição de Pessoal que é baseada na Descrição do Cargo.

Administração pública é todo o aparelhamento do Estado, preordenado

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Administração pública é todo o aparelhamento do Estado, preordenado à realização de seus serviços, visando a satisfação
das necessidades coletivas. Entende-se por aparelho do Estado a administração pública em sentido amplo, ou seja:

Planejamento é a função da administração que estabelece os objetivos

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Planejamento é a função da administração que estabelece os objetivos a serem atingidos e também como fazer para
alcançar êxito nesta tarefa. O planejamento apresenta uma hierarquia e pode ocorrer em três níveis distintos. Assim,
assinale a alternativa que apresente a sequência correta correspondente a como pode ser representada tal hierarquia:

1-Planejamento Operacional
2-Planejamento Tático
3-Planejamento Estratégico

( ) Está no topo, é mais abrangente e tem a característica de envolver toda organização e ser elaborado para um período
longo, exemplo: Plano Plurianual (PPA).
( ) Está no meio, sendo o planejamento de médio prazo, geralmente um ano, e caracteriza-se por definir metas
departamentais, exemplos: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA).
( ) Está na base, é de curto prazo, elaborado para aplicação imediata, geralmente visa atender à necessidade
momentânea, caracterizasse no planejamento de tarefas ou atividades

A estrutura utilizada pela Administração Pública no Brasil para

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A estrutura utilizada pela Administração Pública no Brasil para a realização dos serviços públicos é pela forma direta (ou
centralizada) ou indireta (ou descentralizada). Nesse sentido, considerando as características de organização para
execução da Administração, assinale a alternativa com a sequência correta:
1-Direta
2-Indireta
( ) São aquelas que possuem autonomia política, financeira e administrativa.
( ) Ocorre quando há uma lei, em que a administração direta delega competências a outras pessoas jurídicas.
( ) Possuem autonomia financeira e administrativa, mas não política, estando sempre vinculados ao Órgão de Estado que
as criou.
( ) Podem ser Autarquias, Fundações ou Entidades Paraestatais como: empresas públicas, sociedades de economia
mista, caracterizando-se como pessoas jurídicas de direito público ou privado e as agências reguladoras.

Processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução da

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Processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Tratando-se de uma organização pública significa conseguir que os agentes públicos executem as tarefas pelas quais respondem. A definição refere-se corretamente ao (à):

As fontes de recrutamento representam as áreas do mercado de recursos

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As fontes de recrutamento representam as áreas do mercado de recursos humanos que devem ser exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Existem dois modelos de recrutamento: interno e externo. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
I - O recrutamento interno apresenta como vantagens ser mais econômico para a empresa, apresentar maior índice de validade e segurança, motivar o grupo de profissionais e desenvolver um sadio clima de competição entre as pessoas.
II - O recrutamento externo apresenta como vantagens a introdução de sangue novo na organização, possibilita também a renovação e o enriquecimento dos recursos humanos desta, traz novas competências e aproveita os investimentos que foram realizados por outras empresas no desenvolvimento de pessoal.
III - As duas modalidades de recrutamento trazem também desvantagens e podemos destacar como consequências do recrutamento interno a geração de conflitos de interesses, a necessidade de investimento em desenvolvimento do pessoal, o progressivo bitolamento das pessoas e da organização se tornar jurássica.

Atualmente, muito se discute acerca de inovações tecnológicas e da

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Atualmente, muito se discute acerca de inovações tecnológicas e da necessidade da formação de profissionais críticos e competentes para atuarem no mercado de trabalho. De acordo com Lauria, Alves e Matta (2001, p.9)
"A atividade do engenheiro sofreu uma sensível modificação no intervalo de cerca de trinta anos compreendido entre a década de 70 e o início deste século. O evolução do conhecimento e as profundas mudanças nas estruturas social e econômica mundiais levaram a um aumento de demanda por produtos que exigiram da engenharia mudanças estruturais".

LAURIA, Douglas; ALVES, Vitor Alex Oliveira; MATTA, Eduardo Nadaleto da. O desafio da criatividade na formação e atuação do engenheiro. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, v. 29, 2001.

Ergonomia é o estudo que visa adaptar o ambiente e as condições

Administração

Ergonomia é o estudo que visa adaptar o ambiente e as condições de trabalho ao ser humano. No contexto da gestão da produção, a ergonomia foca em ajustar as condições de trabalho para o trabalhador, e não o contrário, garantindo assim a saúde, segurança e eficiência dos colaboradores.

Existem três áreas de especialização da ergonomia: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. Portanto, associe os tipos de Ergonomia relacionados na Coluna 1, com suas respectivas características, relacionadas na Coluna 2:

Coluna 1:
1 – Ergonomia Física.
2 – Ergonomia Cognitiva.
3 – Ergonomia Organizacional.

Coluna 2:
A – contempla as características da anatomia Humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação com a atividade física.
B – contempla os processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, conforme afetam interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
C – contempla a otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos.

Em relação ao Processo Seletivo (Recrutamento e Seleção), diversos

Administração

Em relação ao Processo Seletivo (Recrutamento e Seleção), diversos aspectos devem ser levados em consideração. Abaixo você tem alguns desses aspectos apresentados; analise-os:
I - Entendimento do negócio do cliente: Entender as diversas nuances do segmento do cliente, projeções, tendências, através de leituras e levantamento de informações, ajudam a desenvolver a percepção do perfil de competências mais indicado.
II - Levantamento de informações do perfil: Estar em contato com o requisitante (superior do candidato), entendendo e questionando o perfil de competências da vaga, permite não só a obtenção de dados objetivos (formação, experiência, conhecimentos), como também de dados relacionados ao perfil da equipe e da liderança, que ajudarão no processo de identificação do candidato mais adequado.
III - Entendimento das competências organizacionais e culturais: Valores da empresa são considerados no processo seletivo, porém, ocorre que atualmente as organizações desestimulam a rotatividade dos funcionários entre as áreas, com o objetivo de evitar conflitos.

Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:

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Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:

Relacione obedecendo à ordem apresentada e letras correspondentes

Administração

Relacione obedecendo à ordem apresentada e letras correspondentes:
( ) Define a flutuação dos funcionários admitidos e desligados.
( ) Promove uma boa imagem da instituição no mercado.
( ) Mede a eficiência e eficácia do recrutamento.
( ) Desenvolvimento de Carreira.
( ) Absenteísmo.

Letras correspondentes:
a - Taxa de turnover
b - Empregabilidade
c - Métricas de recrutamento
d - Empresabilidade
e - Ausentismo.

Para que o orçamento público possa ser colocado em prática, exige-se

Administração

Para que o orçamento público possa ser colocado em prática, exige-se a implementação de um ciclo orçamentário em que são necessárias algumas etapas para consecução de todo o processo. Definidas cada uma dessas etapas, elas, só poderão ser cumpridas por meio de aprovação legal (princípio da legalidade).

De acordo com a teoria, solicita-se a associação de colunas do quadro a seguir:

1 - Lei de Diretrizes Orçamentárias.
2 - Plano Diretor.
3 - Plano Plurianual.
4 - Lei Orçamentária Anual.
5 - Lei de Responsabilidade Fiscal

( ) É por meio dessa Lei que as normas para utilização dos demais instrumentos da politica urbana municipal são inseridas no planejamento municipal, possibilitando que os mesmos sejam utilizados. Ela está prevista no Estatuto da Cidade (artigos 182 e 183 da CFB) e estabelece as diretrizes e os instrumentos para desenvolvimento da politica urbana municipal.

( ) Essa Lei define as metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente A partir desse instrumento, o Poder Legislativo passa a ter poderes de fato para interferir no decurso da elaboração da peça orçamentária e na condução das finanças públicas. Ela ainda contempla as metas fiscais e os riscos fiscais de acordo com a LRF 101/2000.

( ) Essa Lei traz uma nova concepção em relação aos elementos formadores da administração pública no Brasil, incluindo regras específicas para o acompanhamento das metas de arrecadação, limitação de gastos e do endividamento do setor público.

( ) Essa Lei é o instrumento que expressa o planejamento do governo federal, estadual ou municipal para um período de quatro anos, tendo como objetivo principal conduzir os gastos públicos, durante a sua vigência, de maneira racional, de modo a possibilitar a manutenção do patrimônio público e a realização de novos investimentos.

( ) Essa Lei abrange apenas o exercício financeiro a que se refere e é o documento legal que contém a previsão de receitas e autorização de despesas a serem realizadas no exercício financeiro. Ela é composta pelo Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e do Orçamento de Investimentos.

Atender as demandas ou necessidades e desejos dos consumidores é uma

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Atender as demandas ou necessidades e desejos dos consumidores é uma premissa para uma empresa desenvolver suas atividades e atingir seus objetivos, que devem ser considerado no desenvolvimento de seu planejamento estratégico e aprimoramento de suas atividades com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa de acordo com o conhecimento, a compreensão e desenvolvimento de seu ambiente interno

Avalie as assertivas abaixo no que se refere a aspectos importantes do ambiente interno de uma organização

I- Uma classificação dos recursos de uma empresa é separá-los em físicos; humanos; e organizacionais.

II- Recursos são considerados tangíveis quando há a possibilidade de serem gerenciados e apresentarem características objetivas.

III- Os recursos de uma empresa no mercado, não podem ser acessadas por empresas concorrentes pelo fato de serem exclusivos e próprios de cada empresa no mercado, e portanto, impossíveis de serem imitados ou adquiridos.

Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas

Administração

Colocar em prática o planejamento estratégico para as empresas é considerado desafiador. Analise as assertivas a seguir a respeito da observação dos aspectos que ocorrem no ambiente das empresas e que atualmente impactam na implementação do planejamento estratégico:

I- Na implementação do planejamento estratégico em geral, as empresas não se preocupam com a busca de fontes de financiamento para investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de novas infraestruturas, uma vez que, as mudanças tecnológicas no ambiente de negócios tendem a se estabilizar em termos de desenvolvimento de inovações.
II- Pode se aumentar a complexidade do ambiente de negócios, ao se estabelecer novos canais de distribuição com a necessidade de se criar novas relações com parceiros comerciais, fornecedores ou se adaptar a mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais.
III- Um cuidado que as empresas devem apresentar é o monitoramento constante do clima organizacional e a motivação das equipes, pois as mudanças no ambiente de negócios impostos pelo desenvolvimento de avanços tecnológicos podem acarretar na disputa por colaboradores com novos conhecimentos, novas capacidades e competências (que são cada vez mais escassos no mercado de mão de obra).
IV- Os gestores das diversas áreas de uma empresa precisam desenvolver ações, processos e atividades que estejam alinhadas à estratégia geral, sem que haja sinergia entre as áreas que compõe a organização, uma vez que os planos táticos, de qualquer uma das áreas, traduzem as metas específicas para cada um dos cargos e processos, garantindo que os objetivos de longo prazo sejam cumpridos para organização como um todo.

O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação, verificado

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O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação, verificado a partir da década de 1990, propiciou alterações rápidas e profundas no ambiente concorrencial das empresas e no comportamento dos consumidores.

Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como está ocorrendo essas mudanças no ambiente de negócios das empresas e assinale "V" quando a afirmativa for verdadeira e "F" quando for falsa.

( ) O tempo decorrido desde a década de 1990, associado à popularização da internet permitiu que aspectos como o impacto social e cultural do desenvolvimento tecnológico e sua assimilação e compreensão pelas pessoas, empresas e pela sociedade seja uma etapa totalmente concluída no ambiente de negócios das organizações.
( ) O planejamento, organização e processos de negócios sofrem constantes alterações em decorrência do desenvolvimento de novas tecnologias e possibilidades que os avanços tecnológicos propiciam, em termos concorrenciais entre as empresas.
( ) Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) são autores que citam que as empresas não precisam investir constantemente na inovação, pois os avanços tecnológicos que vem ocorrendo estão cada vez mais lentos, a partir do rápido desenvolvimento verificado na década de 1990, com o desenvolvimento dos canais de distribuição a partir do conceito do e-commerce.
( ) O planejamento estratégico das empresas é um processo que tende a ser cada vez menos desafiador, pois as tecnologias, os produtos e as formas de interação entre a empresa e seus consumidores são cada vez mais previsíveis, uma vez que, já se disseminou a prática de criação dos canais de distribuição utilizando os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do e-commerce no ambiente de negócios das empresas.

Missão, Visão e Valores da empresa compõem o Posicionamento

Administração

Missão, Visão e Valores da empresa compõem o Posicionamento estratégico da organização. Segundo Kotler (2009) é base sobre a qual se desenvolve o processo de planejamento estratégico. Tendo como base esse conceito, analise as afirmações a seguir: Escolha a alternativa que descreve de forma correta o que representa a MISSÃO de uma empresa:

As políticas anticorrupção são uma parte fundamental da governança

Administração

As políticas anticorrupção são uma parte fundamental da governança corporativa de uma organização e ajudam a criar um ambiente ético e transparente. Ao promoverem uma cultura de integridade, as empresas se posicionam como agentes de mudança positiva na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento da confiança dos stakeholders.

Com base nas informações acima avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

Os entes públicos também devem desenvolver políticas que visam o combate a práticas de corrupção, e não somente as empresas privadas devem fazer.

Porque

Problemas de corrupção podem atingir a todos independentemente de serem entes privados ou públicos, e neste caso pode prejudicar um número muito maior de pessoas quando comparado ao setor privado.

As empresas, ONGs e órgão públicos podem serem divididos por setores

Administração

As empresas, ONGs e órgão públicos podem serem divididos por setores e esta divisão é utilizada tanto para a sociedade como para a economia.

COLUNA A
1.Primeiro Setor
2.Segundo Setor
3.Terceiro Setor

COLUNA B

I- Empresas e organizações sem fins lucrativos
II- Organizações públicas
III- Entidades privadas com fins lucrativos

Um sistema de governança bem estruturado estabelece regras claras de

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Um sistema de governança bem estruturado estabelece regras claras de atuação e delimita as responsabilidades dos diversos órgãos de administração. A implementação de uma governança sólida permite mitigar conflitos de interesse, aumentar a eficiência da empresa e fortalecer sua imagem perante o mercado e a sociedade.

Com base nos conhecimentos sobre governança corporativa, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

I - A governança corporativa é fruto da crescente complexidade e competividade que temos nos dias atuais, e em muitos casos pode ser sinônimo de sobrevivência para as empresas.

PORQUE

II - Somente é possível obter lucro quando a empresa desenvolve a governança corporativa, caso contrário não será possível tê-lo.

A governança corporativa reflete os padrões de conduta da empresa

Administração

A governança corporativa reflete os padrões de conduta da empresa e está intrinsecamente ligada aos valores e comportamentos da sociedade em que está inserida e possui valores, e entre eles pode-se destacar: equidade, transparência e prestação de contas (controle).

Com base na asserção acima, associe a colina “A” dos valores com a coluna “B” características.

COLUNA A

1. Equidade
2.Transparência
3. Prestação de Contas

COLUNA B

A – Avaliação de Desempenho
B – Divulgação de informações relevantes
C –Tratamento Justo e Imparcial

Os conceitos da ESG de Responsabilidade Ambiental, Social

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Os conceitos da ESG de Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança vem se tornando realidade em muitas empresas não somente no Brasil, mas no mundo, pois é percebido que as mesmas devem contribuir para uma melhoria de qualidade de vida para todos.

Considerando a ESG e o texto acima, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.

I - As empresas devem primordialmente zelar pelo meio ambiente e implantar uma sistemática de Governança.

Porque

II - A responsabilidade social não é importante para as empresas pois ela deve sempre pensar no público externo.

Há situações, por exemplo, em que ações de uma empresa podem afastar

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Há situações, por exemplo, em que ações de uma empresa podem afastar os consumidores e clientes e, ao contrário disso, há também ações que podem aproximar e engajar pessoas como clientes e consumidores - às vezes até como seguidores e defensores das marcas. Se uma empresa se envolve em algum escândalo corporativo, ou de impacto ambiental e social, ou ainda de práticas lesivas ao consumidor, os clientes movimentam correntes de opiniões e julgamentos sobre isso em todos os canais possíveis, porém as empresas tem gerido as situações acima.

Toda a organização possui riscos os quais deve buscar mitigar

Administração

Toda a organização possui riscos os quais deve buscar mitigar, controlar ou anular os mesmos, porém sem controles claros e políticas que estejam em consonância tornar-se uma tarefa difícil, outro importante ponto é que pode acontecer uma redução de lucros com estabelecimento da gestão de riscos.

Neste contexto análise as afirmações a seguir e assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

( ) A gestão de risco deve ter avaliação sistemática, pois os riscos podem sofrer alterações ou até mesmo surge novos.
( ) A gestão de risco deve trabalhar em conjunto com o sistema de governança para que seja mais eficaz.
( ) Para uma boa gestão de risco não se faz necessário treinar e tão somente divulgar as normas da mesma.
( )Somente as grandes empresas devem adotar gestão de riscos, pois as demais possuem os mesmos pormenorizados.

A administração pública corresponde à atividade das autoridades

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A administração pública corresponde à atividade das autoridades públicas com o objetivo da satisfação das necessidades de interesse da população. Ela é constituída pelas administrações direta e indireta. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição para as duas.

Num mundo globalizado, no qual a concorrência do mercado empresarial

Administração

Num mundo globalizado, no qual a concorrência do mercado empresarial torna-se cada vez mais intensa, as empresas necessitam melhorar o seu desempenho e ampliar as suas áreas de atuação, buscando cotidiana e ativamente novas formas de operacionalização de suas unidades de negócio, otimizando e integrando recursos existentes e racionalizando a utilização de valores monetários, quando da aplicação em novos investimentos. O dinamismo gerado por esta imposição mundial tem proporcionado o avanço de teorias e instrumentos de gestão da produção, refletindo nos procedimentos operacionais de organizações comerciais, industriais e de serviços. Porém, no desempenho de instituições bancárias e financeiras, fundamentais para fornecimento de crédito aos diversos setores, observa-se grande interesse na automatização dos processos, procurando reduzir custos e aumentar o volume de transações.

Disponível em: Acesso. 19.Nov.2018.


Neste contexto, julgue as afirmações que se seguem.

I - A conta garantida consiste em crédito rápido e fácil para atender as necessidades do fluxo de caixa de uma empresa.

II - Sobre as operações das operações na conta garantida incide I.O.F %.

III - O método de Hamburguês é utilizado no cálculo de juros.

O Design Thinking (DT) fomenta a inovação em produtos. Para que seja

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O Design Thinking (DT) fomenta a inovação em produtos. Para que seja agregado valor de forma gradativa, as metodologias Design Thinking, Lean Startup e outras, propõem que seja criado o PMV, produto mínimo viável, que é uma espécie de protótipo oferecido aos clientes, ou seja, um piloto que se pretende lançar ao mercado, para a obtenção de feedbacks junto aos mesmos, utilizando o mínimo possível de recursos visando ainda obter resultados em menor tempo. Considerando o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir:

I. Para Ries (2012), a forma ideal para visualizar a dinâmica dessas atividades que envolvem a metodologia Lean Startup, é por meio do Ciclo de Feedback: Construir-Medir-Aprender.

II.Segundo Brown (2020), a forma ideal para visualizar as dinâmicas e etapas da criação de um protótipo, a metodologia Lean Startup propõe um ciclo de insights: ideias-aprender-medir.

III. Para o desenvolvimento de um PMV, conforme a metodologia Lean Startup, a forma ideal para visualizar as etapas dessas atividades é por meio do ciclo de brainstorming: ideias-dados-produto.

IV. Conforme alguns especialistas, para inovar um produto de forma incremental, a sugestão é que antes do lançamento, as empresas devem construir um produto mínimo viável (PMV) e buscar feedback dos clientes. Entretanto, o PMV é construído não apenas para testes, mas também para estudar a viabilidade comercial.

V. O ciclo de feedback: construir-medir-aprender, proposto pela metodologia Kanban é a melhor forma de se visualizar as dinâmicas das atividades propostas para a criação e desenvolvimento de um PMV.

Uma base de dados é o conjunto de dados relacionais que podem conter

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Uma base de dados é o conjunto de dados relacionais que podem conter informações essenciais para determinada organização, as bases podem conter dados pessoais, organizacionais, comerciais, financeiros, entre outros.

De acordo com a definição que uma base de dados é um conjunto de dados relacionais, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) O cadastro de fornecedores de uma empresa é uma base de dados.
( ) O registro de vendas com produto, data, valor entre outros é uma estrutura de planilha e não uma base de dados.
( ) Um conjunto de datas aleatórias é uma base de dados, porém não traz informações para quem acessar.
( ) Uma planilha com informações dos alunos que pegaram livro na biblioteca pode ser considerada uma base de dados.
( ) Somente dados manipulados por um SGBD pode ser chamado de base de dados.

Os indicadores podem ser exclusivos de um departamento, neste tipo de

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Os indicadores podem ser exclusivos de um departamento, neste tipo de indicador o gestor do departamento é o responsável por fazer todo o processo de construção, captura de dados e extração das informações. Sabendo que um indicador departamental geralmente esta sob responsabilidade exclusiva do gestor do departamento podemos afirmar que ele é o dono deste indicador, a partir deste entendimento você deve analisar as afirmações abaixo e marcar a afirmação correta:

Uma organização com atuação no segmento de tecnologia percebe que nos

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Uma organização com atuação no segmento de tecnologia percebe que nos últimos seis meses, o volume de colaboradores que saíram do quadro de funcionários foi muito alto, com isto a diretoria de RH foi demandada a identificar oportunidades de melhorias, para isto o departamento de RH montou um indicador de turnover, neste indicador foram mapeados diversos elementos como departamento dos colaboradores, tempo de contratado, faixa etária de idade, sexo e motivação alegada. A análise do indicador criado pelo RH mostrou para empresa que a maior parte dos colaboradores que saíram nos últimos seis meses estavam na empresa a menos de 1 ano, outro ponto observado é que a maior parte eram da área de suporte e estavam saindo para oportunidades novas. De acordo com o estudo feito pelo departamento de RH existia uma oportunidade de melhoria nos processos da empresa, que envolvem RH e time financeiro e outros departamentos.

Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas, ndicando qual processo ou departamento a empresa deve mudar para reduzir o turnover.

( ) O processo de seleção, pois este está ruim.
( ) O plano de remuneração, para ser mais atrativo.
( ) O plano de carreira, para oportunizar o crescimento dentro da empresa.
( ) Aumentar os requisitos das vagas, para contratar pessoas mais qualificadas.
( ) Demitir colaboradores que demonstrem desejo por sair da empresa.

Na administração indireta, são consideradas modalidades de descentrali

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Na administração indireta, são consideradas modalidades de descentralização administrativa:

Com relação à administração pública, quando o desempenho de suas atrib

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Com relação à administração pública, quando o desempenho de suas atribuições é executado pelo Estado, por meio de seus agentes e órgãos integrantes de uma mesma pessoa política, é conhecido como:

Por que a integridade e o respeito à confidencialidade são fundamentai

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Por que a integridade e o respeito à confidencialidade são fundamentais no manuseio de informações sensíveis no contexto do serviço público?

Assinale uma das atribuições do plano de carreira Sênior:

Administração

Assinale uma das atribuições do plano de carreira Sênior:

Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto

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Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo:

Estratégia empresarial ou de ___________ tem foco no ___________ uma empresa compete no seu negócio. Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos e das ____________ e ameaças relacionadas com o ambiente da empresa, direcionando todos os esforços e recursos para a execução dos objetivos _____________ e visando alcançar determinados níveis de desempenho.

Segundo Robbins (2010), comportamento organizacional se refere ao

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Segundo Robbins (2010), comportamento organizacional se refere ao estudo sistemático de ações e atitudes das pessoas dentro das organizações. Dessa maneira, quando se trata de comportamento humano, qual das alternativas corresponde a ele?

Acerca de controle, riscos e compliance, julgue os próximos itens.

Administração

Acerca de controle, riscos e compliance, julgue os próximos itens.

No contexto do controle interno, a avaliação de riscos compreende práticas e procedimentos adotados pela empresa para minimizar a ocorrência e(ou) os impactos dos riscos inerentes à operação.

Conforme a Lei nº 14.123/2021, o processo licitatório tem por objetivo

Administração

Conforme a Lei nº 14.123/2021, o processo licitatório tem por objetivos

A principal vantagem reside na capacidade de identificar falhas em

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A principal vantagem reside na capacidade de identificar falhas em tempo real e propor ações corretivas imediatas, uma vez que monitoramento do processo acontece por meio de observação direta. No entanto, a desvantagem é que, se conduzida inadequadamente, pode constranger o colaborador ou incentivá-lo a cumprir os procedimentos apenas durante a auditoria.

Cabe ao empreendedor, por meio da inovação, agregar valor ao negócio.

Administração

A inovação é o processo de estimular a criatividade para gerar ou agregar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, serviços e negócios, em outras palavras, inovar é o resultado da soma da criatividade (novas ideias) mais as ações que produzam resultados favoráveis para a empresa.

No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os

Administração

No estágio de entrada no modelo de decisão do consumidor, estão os esforços de marketing, voltados ao posicionamento do produto na cabeça do consumidor, preço adequado ao segmento, disponibilidade do produto em canais que cheguem ao cliente e comunicação persuasiva. Assim:

I - O significado ontológico da pesquisa do consumidor é o estudo dos processos onde há aquisição, uso e disposição de todos os tipos de produtos que têm valor para aquilo que o homem deseja.

PORQUE:

II - A vida é um contínuo consumo e que envolve atividades que visam algum objetivo, satisfação de necessidades e desejos.

Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes

Administração

Antes de uma reunião o líder deve enviar a pauta para os integrantes da equipe e distribuir papeis bem definidos para que os participantes se prepararem. É necessário que todos tenham clareza sobre o papel que cada indivíduo desempenhará no grupo durante a reunião, por isso, logo no começo o líder deve anunciar a todos quem estará responsável pelo quê na reunião.

Os papéis mais importantes para garantir o sucesso de uma reunião são:

Líder: foca na estrutura da reunião, na meta da equipe, na percepção da fala e dos comportamentos de cada indivíduo e nas tarefas que serão realizadas durante a reunião. Escriba: registra os pontos importantes da reunião e sumariza o conteúdo de modo simples e eficaz, podendo resumir a reunião ao final, criar uma ata e distribuí-la para o grupo.

Monitor: garante que as pessoas não se afastem do assunto da reunião e que o processo combinado seja seguido. Traz as pessoas de volta para aquilo que é relevante, sempre que for necessário.

Cronometrista: Garante que os tempos pré-acordados para cada momento da reunião sejam respeitados. Mediador: Garante que as regras, critérios e métodos criados pelo grupo para comunicação, brainstorming, tomada de decisão e responsabilidade sejam lembrados e seguidos. Decide sobre flexibilizar e fazer algo diferente das normas e processos pré-combinados.

Zelador: Gerencia eventuais entradas e saídas de pessoas para trazer materiais, resolver assuntos ou trazer novos indivíduos para a reunião. O zelador decide quem precisa estar presente e quem pode ausentar-se momentaneamente. Monitora o tempo de ausência, faz contato ou vai buscar a pessoa em caso de emergência.

Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford

Administração

Análise SWOT foi criada nos anos 1960 na Universidade de Stanford, essa abordagem foi empregada no mundo corporativo para formular estratégias acertadas. Ela prevê um diagnóstico completo para identificar os elementos que fazem referência a sigla. Seus itens impactam o funcionamento do negócio e repassam informações estratégicas que devem ser utilizadas pela gestão empresarial. Da mesma forma, interferem nos ambientes interno e externo da organização, os dois níveis que são avaliados por essa abordagem.

Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive

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Amanda está abrindo uma empresa com outras três sócias. Inclusive, já foram definidas algumas diretrizes com relação ao contrato social e, também, do aspecto ilustrado na tabela abaixo:

O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de

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O departamento recursos humanos (RH) detectou uma taxa elevada de turnover ou rotatividade no departamento de TI. Com base nos dados apresentados o gestor de RH poderá indicar ao departamento ou à organização ações para retenção dos colaboradores. Com base nas ações que podem ser tomadas, julgue as assertivas.

I - Dentre as ações podem estar melhorias salariais, caso se constate que a maior parte dos colaboradores tinham um mesmo cargo e mesma faixa salarial.
II- Capacitação de gestores, caso se identifique que a maioria dos colaboradores estavam sob uma mesma gestão ou departamento.
III - Aumento da jornada de trabalho, caso se identifique que a equipe não está sendo capaz de atender a demanda solicitada.

A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do

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A gestão dos processos vai desde o desenvolvimento do projeto do produto, sua produção, controle de estoque e posicionamento estratégico até a gestão das transações comerciais de compra e venda, empregando sistemas de gestão. Quanto aplicado em âmbito eletrônico, na rede mundial, a definição refere-se a:

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde

Administração

No atual contexto, um dos desafios enfrentados pelos gestores em saúde é o de alcançar resultados organizacionais que melhorem os serviços oferecidos aos cidadãos. Uma metodologia amplamente utilizada para esse fim é o PDCA, aplicado em diversas organizações, tanto no setor público quanto no privado, com o objetivo de planejar e orientar ações rumo a resultados efetivos.

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil

Administração

Aprender um esporte novo pode ser realmente uma tarefa difícil, não apenas pelo grande número de regras, mas também pelas numerosas informações que são passadas para os principiantes, informações que orientam o modo correto de executar determinada função ou mesmo que tentam comparar a prática do novo esporte com um antigo esporte já conhecido pelo iniciante. É fato que tais informações podem tanto orientar e auxiliar quanto desorientar e prejudicar todo o processo de aprendizado do iniciante.

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportam

Administração

A cultura organizacional pode ser entendida como os valores, comportamentos e regras sociais que orientam as relações pessoais entre os membros de uma empresa, e desta com o ambiente externo, e que orientam as decisões e ações da empresa na realização de suas atividades.

Sobre o conceito de Cultura Organizacional, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A cultura organizacional é a forma de agir aceita na sociedade como um todo que é reprovada e desincentivada pela organização, que busca agir de acordo com seus próprios valores.
( ) A cultura organizacional é transmitida aos novos membros da equipe e é constantemente fortalecida pelas posturas, atitudes e comportamentos dos líderes da empresa.
( ) A cultura representa os comportamentos que são aceitos e os que são reprovados, o que está expresso nas normas, manuais de trabalho e regulamentos de conduta da organização.
( ) A cultura organizacional está intimamente relacionada à estratégia, pois tem como base o posicionamento estratégico da empresa, ou seja, sua missão, visão e valores

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes

Administração

O ambiente de negócios no mundo atual passa por profundas e constantes transformações, causadas especialmente pelo desenvolvimento tecnológico. As empresas buscam se adaptar, ao dinamismo dessas mudanças, gerando inovações em seus negócios, de forma a criar diferenciais competitivos sustentáveis em relação a seus concorrentes.

Analise as assertivas a respeito das características das inovações geradas pelas empresas:

I- As inovações incrementais são aquelas que representam um salto tecnológico em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas concorrentes.

II- A inovação originada pelo desenvolvimento tecnológico pode ocorrer tanto no desenvolvimento de produtos e serviços; quanto em seus modelos de negócios, processos de trabalho e gestão e em seus canais de distribuição.

III- As inovações trazem benefícios restritas às empresas que a desenvolvem, devido aos ganhos de produtividade e de participação de mercado gerados em caso de sucesso, pois em termos sociais ao contrário, resultam em malefícios para as empresas concorrentes, que perdem participação de mercado e como consequência, diminuem o quadro de colaboradores (tendem a gerar o desemprego no setor).

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre

Administração

No modelo VRIO, o valor pode ser entendido como a relação entre os recursos e os objetivos estratégicos da organização, ou seja, são os recursos que possibilitam à empresa realizar suas atividades de forma eficiente e produtiva e ajudam a aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. Processos proprietários, tanto relacionados à produção quanto ao atendimento dos clientes, capacidade de inovação e uma marca reconhecida e respeitada pelos clientes são exemplos do valor de um recurso.

Avalie as seguintes asserções com relação ao valor e as relações propostas entre elas.

I- Um recurso pode ser considerado raro se outras empresas concorrentes não tem capacidade de copiar ou se apropriar dele, mas é importante se ter em mente que não se trata de um recurso inimitável.

PORQUE

II- Mesmo que seja valioso ou raro, um recurso pode ser facilmente imitado ou substituído pelos concorrentes.

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem

Administração

Estudar o ambiente externo é essencial para as empresas, pois podem se identificar possíveis tendências e desta forma, permitir que, caso se confirmem, as empresas se antecipem e se preparem para as ocorrências previstas, que causarão impactos no ambiente de negócios e consequentemente, na sua própria atuação e em seus resultados desejados. Analise as assertivas, no que se refere aos estudos e análises do ambiente externo para as empresas.

I- A análise do ambiente externo possibilita que as empresas planejem ações de antecipação e promovam alterações no seu modo de operação e se beneficiem das oportunidades e se preparem para enfrentar as ameaças identificadas pela análise de tendências, caso elas ocorram de fato.

II- As competências e capacidades que a empresa possui devem ser consideradas em associação a um estudo do ambiente externo, apesar das alterações neste ambiente ocorrerem sem interferência e vontade das empresas.

III- O acesso a fontes de financiamento e investimentos não é afetado em decorrência de alterações ocorridas no ambiente externo de uma empresa, pois essas alterações compõe as estratégias financeiras de investidores e elementos do mercado detentores de recursos excedentes para realizarem investimentos, que não são abaladas por alterações ocorridas no ambiente no qual a empresa que necessita de recursos está inserida.

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades

Administração

Na teoria reconhece-se que coexistem atividades e responsabilidades numa empresa, conforme a divisão dos três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre essa divisão nas empresas, conforme seu porte e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) Uma ressalva deve ser considerada em empresas de pequeno porte, pois não é possível se identificar as atividades e responsabilidades de cada um dos níveis, uma vez que, não há sentido em se mencionar a divisão de atividades e responsabilidades em níveis distintos, quando estas são realizadas por um mesmo colaborador.

( ) As atividades cotidianas são classificadas como atividades operacionais e garantem o funcionamento de uma empresa. Portanto é correto que a divisão de atividades e responsabilidades se refere a descrever de forma específica, empresas de maior porte que contratam e treinam colaboradores para desempenhar cada uma destas funções, ou seja, que em geral se distinguem da empresas de menor porte, por não ser possível observar essa distinção de atividades e responsabilidades quando são realizadas por um mesmo funcionário.

( ) Não é possível nas empresa de qualquer porte, que as atividades do nível estratégico, tático ou operacional sejam realizadas pela mesma pessoa, pois é reconhecido que, independente do porte das empresa haja a divisão de de atividades e responsabilidades nos três níveis distintos.

( ) O porte e a quantidade de colaboradores envolvidos em cada um dos níveis hierárquicos e nas atividades de planejamento estratégico, tático e operacional de uma organização não é determinante para que esta utilize seus recursos de forma eficiente. O importante é que se saiba reconhecer sua existência e como lidar com os desafios que se colocam a sua frente, em cada um dos níveis dessa divisão de atividades e responsabilidades.

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas

Administração

Em uma organização as atividades e responsabilidades são divididas nos níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Nesse contexto, avalie as assertivas abaixo no que se refere à interpretação de como ocorre a aplicação dessa divisão:

I- Todas as empresas devem realizar um planejamento estratégico com prazos em geral entre cinco e dez anos, independente seu prazo de existência ou em quais períodos estão os ciclos de vida de seus produtos, pois o planejamento deve basear suas decisões conforme a vontade dos membros do conselho de administração e dos executivos e de informações internas originadas a partir de profissionais da organização, empresas especializadas e outras fontes de dados externas, uma vez que, outros fatores como tendências tecnológicas não impactam e nem afetam os negócios da empresa no mercado em que ocorrem os negócios.

II- Em empresas recém constituídas e sobretudo nas de menor porte, nas quais as empresas não possuem elementos suficientes para executar um planejamento que contemplem períodos maiores (por estar em processo de desenvolvimento, no qual o empreendedor desempenha as atividades relacionadas aos níveis estratégico e tático), o planejamento estratégico, em geral, contempla um prazo menor que os períodos mais longos descritos na teoria (entre cinco e dez anos).

III- Numa empresa está sendo planejada e constituída (que ainda não existe), os planos estratégicos, táticos e operacionais podem ser desenvolvidos e baseados após se definir aspectos importantes, como consolidar o negócio e criar uma base de conhecimento (por exemplo, de como criar uma clientela fixa que garanta a sobrevivência e a própria perenidade do negócio).

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa

Administração

Na análise das atividades e responsabilidades de uma empresa é considerada a divisão os três níveis – Estratégico, Tático e Operacional. Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os três níveis de atividades e responsabilidades de uma empresa com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

Coluna 1
1. Nível Estratégico
2. Nível Tático
3. Nível Operacional

Coluna 2
I. Este nível é formado pelos gestores das áreas funcionais da empresa, em geral desenvolvido para um período de seis meses a três anos, de processos, planos e programas que serão colocados em prática pelos colaboradores e no qual se definem os recursos necessários para cada atividade e os orçamentos, investimentos, necessidades de contratação e treinamento de colaboradores.

II. Em termos de horizonte temporal, as ações concentram-se no curto prazo, incluindo e detalhando a lista de tarefas e atividades realizadas e metas específicas a serem atingidas por cada colaborador, utilizando ferramentas administrativas específicas como o 5W2H.

III. O direcionamento das ações e decisões é estabelecido pela cúpula da organização tendo como horizonte temporal, um prazo de cinco a dez anos e a utilização de ferramentas e metodologias, como a análise SWOT; o posicionamento estratégico; a Análise da Cadeia de Valor e as cinco forças competitivas de Porter; o Modelo VRIO; e a análise PESTEL

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Administração

Dentro do processo administrativo, a função liderança corresponde a

Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale

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Acerca das características das equipes e dos grupos, assinale a alternativa correta.

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