Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Após a absorção no intestino delgado, o resto do alimento segue em

Atualizado em 13/03/2025

Após a absorção no intestino delgado, o resto do alimento segue em direção ao intestino grosso. O intestino grosso mede cerca de 1,5 m e se estende do íleo ao ânus, encerrando, assim, o canal alimentar. Este órgão possui bactérias que convertem proteínas em aminoácidos e produzem algumas vitaminas B e vitamina K. Também absorve água e eletrólitos e é responsável pela formação e expulsão das fezes (TORTORA; DERRICKSON, 2016). O intestino grosso é dividido nos seguintes segmentos: I. Reto; II. Ceco; III. Colo; IV. Uretra

É verdadeiro o que se afirma em:

A) Apenas I, III e IV estão corretas.
B) Apenas I, II e III estão corretas.
C) Apenas I e IV estão corretas.
D) Apenas II e IV estão corretas.
E)Todas as alternativas estão corretas.


Solução

Alternativa correta: B) Apenas I, II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.


A resposta correta é a alternativa b (Apenas I, II e III estão corretas) porque os três segmentos mencionados — reto, ceco e colo — são, de fato, partes componentes do intestino grosso. O intestino grosso é uma estrutura anatômica essencial no processo de digestão e absorção, e ele é dividido principalmente em três partes: o ceco, o colo e o reto. O ceco é onde o intestino delgado se conecta ao intestino grosso, e o reto é a parte final, que armazena as fezes antes da eliminação.



O colo é a maior parte do intestino grosso e está subdividido em várias partes: o cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide. Essas regiões desempenham papéis importantes, como a absorção de água e eletrólitos, e ajudam na formação e movimentação das fezes em direção ao reto para a excreção. Portanto, as afirmações sobre o reto, ceco e colo são corretas.



A uretra, mencionada na alternativa, não faz parte do intestino grosso, sendo uma parte do sistema urinário, responsável por transportar a urina da bexiga para fora do corpo. Essa confusão leva a uma alternativa errada, pois a uretra não está relacionada ao sistema digestivo e, assim, não pode ser incluída na divisão do intestino grosso. Por isso, a alternativa b, que exclui a uretra e reconhece apenas os segmentos corretos do intestino grosso, é a resposta certa.

Assuntos: Biologia, Anatomia Humana, Fisiologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora