Disciplina: Biologia 0 Curtidas

No rim, a artéria renal se divide em várias artérias segmentares, que

Atualizado em 13/11/2024

No rim, a artéria renal se divide em várias artérias segmentares, que irrigam diferentes segmentos do rim, estas emitem vários ramos que penetram no parênquima e passam ao longo das colunas renais entre os lobos renais como as artérias interlobares, estas se arqueiam entre o córtex e a medula renais, são conhecidas como artérias arqueadas. As divisões das artérias arqueadas produzem várias artérias interlobulares, que emitem ramos chamados arteríolas glomerulares aferentes. De acordo com a hemodinâmica renal, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A pressão do fluxo sanguíneo nos vasos capilares glomerulares que geram a filtração.
( ) A pressão coloidosmótica sanguínea que promove a filtração, pois força uma grande quantidade do fluido para o espaço capsular.
( ) A pressão hidrostática da cápsula glomerular promove uma força contrária a filtração, gerada pela presença de fluido no espaço capsular e no túbulo renal.
( ) A pressão hidrostática glomerular tenta manter o fluido dentro dos vasos capilares promovendo uma força contrária

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) V – V – F – F.
b) V – F – F – V.
c) F – F – V – F.
d) V – F – V – F.
e) V – V – F – V.


Solução

Alternativa correta: d) V – F – V – F. De acordo com o gabarito AVA.


Primeiramente, a pressão do fluxo sanguíneo nos vasos capilares glomerulares é, de fato, a principal responsável pela geração da filtração glomerular. Essa pressão é importante porque, ao forçar o sangue para fora dos capilares para o espaço capsular, inicia-se o processo de filtração que resulta na formação da urina. Assim, a primeira afirmação (sobre a pressão do fluxo sanguíneo) está correta e é verdadeira.



A segunda afirmação, que fala sobre a pressão coloidosmótica sanguínea, está incorreta ao sugerir que ela promove a filtração. Na realidade, a pressão coloidosmótica, devido à presença de proteínas no sangue, tende a reter o fluido nos vasos sanguíneos e não favorece a filtração para o espaço capsular. Por isso, essa afirmação é falsa. Já a pressão hidrostática da cápsula glomerular, que é uma força contrária à filtração, realmente exerce resistência ao movimento do fluido para o espaço capsular, o que está correto na terceira afirmação. Por fim, a última afirmação também está errada ao sugerir que a pressão hidrostática glomerular tenta manter o fluido dentro dos capilares. Ela, na verdade, exerce a força de filtração, empurrando o fluido para fora dos capilares para o espaço capsular.



Portanto, a sequência correta de verdades e falsas é V – F – V – F, pois reflete adequadamente o papel das pressões envolvidas no processo de filtração renal.

Assuntos: Fisiologia Humana, Anatomia Humana, Bioquímica/Química Fisiológica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora