Disciplina: Biologia 1 Curtidas
O albinismo é um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência
O albinismo é um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial do pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos, chamado de melanina. Os indivíduos que apresentam o albinismo, possuem pele muito branca, olhos, cabelos, cílios e demais pelos do corpo extremamente claros, e expostas ao sol podem sofrer graves queimaduras.
Um casal, normal, com melanina normal, possuem três filhos com pigmentação normal da pele, e uma filha com ausência de pigmentação. Esta filha, se casou com um homem albino e os dois filhos e a filha do casal, são todos albinos, ou seja, com ausência de melanina.
Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que indica o tipo de herança do caráter albinismo.
a) Autossômico recessivo.
b) Autossômico dominante.
c) Recessiva ligada ao sexo.
d) Dominante ligada ao sexo.
e) Restrita ao sexo.
Solução
Alternativa correta: A) Autossômico recessivo. De acordo com o gabarito AVA.
O albinismo é um distúrbio genético que geralmente é herdado de forma autossômica recessiva. Isso significa que para que um indivíduo apresente albinismo, ele deve herdar duas cópias do alelo recessivo (um de cada progenitor).
No caso descrito, o casal normal tem três filhos com pigmentação normal e uma filha albina. Isso sugere que ambos os pais são portadores do alelo recessivo para o albinismo (ou seja, têm um alelo normal e um alelo para o albinismo). A filha albina recebeu um alelo recessivo de cada um dos pais.
Quando essa filha albina se casa com um homem albino (que tem dois alelos recessivos), todos os filhos do casal herdam o alelo recessivo do albinismo, resultando em todos eles sendo albinos.
Assuntos: Doenças Genéticas, Distúrbios Genéticos, Albinismo
Vídeo Sugerido: YouTube