Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Os eventos celulares e bioquímicos responsáveis pela

Atualizado em 09/12/2024

Os eventos celulares e bioquímicos responsáveis pela geração de duas células filhas, a partir de uma célula-mãe, são conhecidos como ciclo celular. A divisão celular e a geração de novas células são fundamentais para diversos processos celulares, tais como: o desenvolvimento embrionário; o crescimento do organismo; a regeneração ou a renovação tecidual; a reprodução assexuada, e a formação de gametas. O ciclo celular da maioria das células eucarióticas passa por uma sequência comum de eventos: crescimento celular; replicação do material genético (DNA); distribuição do material genético para as células filhas (cromossomos); e divisão celular (citocinese).

I. Na fase G0 a célula fica em estado de dormência sem realizar atividades metabólicas.


II. A quantidade de DNA da célula é duplicada entre as fases G1 e G2 do ciclo celular.


III. A fase da interfase tem menor duração no ciclo celular, comparada a fase mitótica.


IV. A célula em G1 possui metade da quantidade de DNA comparada a G2.

Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:


Solução

Alternativa correta: II,IV. De acordo com o gabarito AVA.



Afirmação II: "A quantidade de DNA da célula é duplicada entre as fases G1 e G2 do ciclo celular."
Isso é verdadeiro, pois a duplicação do DNA ocorre na fase S (síntese), que ocorre entre as fases G1 e G2 do ciclo celular. Na fase G1, a célula possui uma quantidade de DNA simples. Durante a fase S, esse DNA é replicado, e, ao final dessa fase, a célula possui duas cópias de cada cromossomo. Na fase G2, a célula já tem a quantidade total de DNA duplicada, pronta para ser distribuída entre as células filhas na mitose.



Afirmação IV: "A célula em G1 possui metade da quantidade de DNA comparada a G2."
Isso também é correto. No início da fase G1, a célula possui a quantidade normal de DNA (em termos de cromossomos simples, ou seja, uma cópia de cada cromossomo). Após a replicação do DNA durante a fase S, a célula entra na fase G2 com o DNA duplicado (duas cópias de cada cromossomo). Assim, a célula em G1 tem metade da quantidade de DNA comparada à célula em G2, que contém o DNA duplicado, pronto para ser dividido na mitose.



Portanto, as afirmativas II e IV são corretas porque descrevem com precisão as mudanças na quantidade de DNA durante o ciclo celular.

Assuntos: Biologia, Genética, Fisiologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora