Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
A atuação desse profissional de educação física no ambiente escolar
A atuação desse profissional de educação física no ambiente escolar deverá ser construída pelas recomendações Lei de Diretrizes Básicas (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério de Educação, que aponta a divisão escolares no ensino fundamental e médio, além de apresentar os objetivos de cada fase desta formação escolar. Diante destes pressupostos, verificar quais são os objetivos de cada etapa de formação é primordial a este profissional.
Sobre os objetivos as etapas de formação escolar de uma criança à adolescência, assinale alternativa que indica um objetivo do ensino fundamental II (6° ao 9° ano).
Alternativas:
a) Estruturar de modo independente algumas brincadeiras, jogos ou outras atividades corporais simples.
b) Reconhecer e modificar as atividades corporais, como forma de valorização e melhoria de suas aptidões físicas, dando possibilidade a desenvolver as noções conceituais de esforço, volume, intensidade e frequência.
c) Conhecer as possibilidades e os limites do próprio corpo podendo controlar algumas de suas atividades corporais com independência e valorizá-las como recurso para conservação de sua própria saúde.
d) Ser um participante de diferentes atividades corporais, buscando adotar uma atitude solidária e cooperativa, não discriminando os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sociais, culturais ou sexuais.
e) Poder valorizar, conhecer, refletir e desfrutar das diferentes manifestações de cultura corporal pertinentes do cotidiano.
Solução
Alternativa correta: D) Ser um participante de diferentes atividades corporais, buscando adotar uma atitude solidária e cooperativa, não discriminando os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sociais, culturais ou sexuais. De acordo com o gabarito AVA.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação, um dos objetivos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) é desenvolver nos alunos a capacidade de participar de diferentes atividades corporais, adotando uma postura solidária e cooperativa, sem discriminar os colegas por questões de desempenho, físicas, sociais, culturais ou sexuais.
Essa alternativa está alinhada com o objetivo de promover a inclusão e a valorização da diversidade nessa etapa da formação escolar, em que os alunos devem aprender a respeitar as diferenças e a trabalhar em equipe.
Assuntos: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Atuação do Profissional de Educação Física na Escola
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