Educação Física
Exibindo questões de 1 a 100.
O termo indústria cultural pode soar estranho, pois ao pensarmos em
Educação FísicaO termo indústria cultural pode soar estranho, pois ao pensarmos em industria, nos vem a cabeça algo fechado, como uma produção sob demanda dos consumidores, ao passo que a cultura nos remete a algo mais aberto, com liberdade para apreciação.
Com base nesse trecho, observe as afirmações a seguir.
I - essa indústria transforma a cultura em mercadoria, atribuindo-lhe um preço.
II - a cultura é um bem comum e, portanto, acessível às pessoas.
III - Converte uma produção cultural em um "objeto cultural" consumível.
IV - Na relação entre indústria e cultura, o acesso é mais importante que o lucro.
V - Alguns artistas muitas vezes precisam submeter-se à padrões estéticos.
A prática regular de atividade física (AF) é um dos comportamentos sau
Educação FísicaA prática regular de atividade física (AF) é um dos comportamentos saudáveis que previne o aparecimento de doenças crônicas. Em crianças e adolescentes, a AF apresenta relações favoráveis com ampla gama de indicadores que englobam a saúde física, psicológica e social, portanto, a adesão a uma vida ativa nesta fase da vida pode ser um preditor de saúde na idade adulta.
O ano de 2020 é marcado como um período complicado e difícil. Surgiram
Educação FísicaO ano de 2020 é marcado como um período complicado e difícil. Surgiram muitos desafios a serem enfrentados e vencidos, em todas as esferas da sociedade. As pessoas de todas as partes do mundo, de qualquer nível, família ou profissão precisaram se readaptar para dar continuidade as suas atividades habituais seja elas quais forem. Dentro dessas readaptações surge a necessidade de direcionamentos para tentar amenizar tantas limitações impostas por uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada, a Covid-19. Nesse sentido, tudo que diz respeito à forma de vida virtual passa agora a fazer ainda mais parte do cotidiano dos indivíduos, já que esse meio permite que boa parte dos indivíduos trabalhem, concluam suas atividades escolares e acadêmicas sem sair de casa, reduzindo assim, as possibilidades de ações para suas atividades físicas diárias. Com base nas aulas a distância, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para manter alunos e a comunidade em geral ativos, é preciso usar da criatividade e motivação, criando então diferentes formatos de atividades que possam chegar ao destino de forma virtual e injetar de maneira saudável, segura e educativa práticas para manter o bem-estar daqueles que ali se propõe a tal.
PORQUE
II. A parceria entre a tela virtual, com a internet e a da vida comum podem ser efetivas no desenvolver de ações e atitudes plausíveis de serem realizadas a ponto de promoverem um dia-a-dia mais dinâmico, em busca de um desempenho físico e social mais atuante mesmo estando confinado em casa.
A promoção de saúde é um tema muito debatido nos últimos anos. Busca-s
Educação FísicaA promoção de saúde é um tema muito debatido nos últimos anos. Busca-se uma estratégia promissora para o embate aos inúmeros problemas de saúde que modernamente afetam os seres humanos. A promoção de saúde é disciplina de destaque nos processos educativos, sendo baseada na construção de estilos de vida mais saudáveis, bem como na criação de ambientes favoráveis à saúde. O profissional de Educação Física e a instituição educacional são fundamentais nesse processo, pois possibilitam uma educação baseada na promoção da saúde, motivando os alunos a praticarem atividades físicas regularmente.
O reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente
Educação FísicaO reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente na doutrina de proteção integral preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente marca um rompimento profundo com práticas disciplinares e normalizadoras e engendra novas formas de cuidado. Dentre elas encontram-se aquelas que defendem a saúde integral da criança e do adolescente, garantindo seu desenvolvimento de maneira saudável, digna e harmoniosa. Essa premissa traz importantes aspectos para a compreensão do processo saúde-doença dessa população como o direito a educação, cultura, esporte e lazer, bem como garantias no campo do exercício da liberdade e da socialização, fatores que estão fortemente atravessados pelos determinantes sociais da saúde (DSS) (Lei 8.069, 1990). No campo da saúde, a superação da pedagogia que individualiza, naturaliza e normaliza a saúde encontra seu antípoda na perspectiva dos DSS segundo a qual a desigualdade social impacta na condição de saúde das crianças escolares e suas famílias. Destes, desde aspectos étnicos e de gênero; a vida familiar e comunitária; ao acesso ou não à habitação, ao saneamento básico, à alimentação; aos serviços de saúde e de assistência social; ao trabalho e à educação. Nesta seara, a compreensão da promoção da saúde como capacidade comunitária de cuidados mútuos pautados na ótica dos Direitos Humanos tem contribuição significativa para a construção de ações junto às crianças em idade escolar com o envolvimento de instituições de diferentes setores como, por exemplo, a saúde e a educação.
A promoção da saúde supera a relação biomédica saúde/doença, pois
Educação FísicaA promoção da saúde supera a relação biomédica saúde/doença, pois envolve ações geradoras de qualidade de vida para indivíduos e coletivos que possibilitam uma transformação das condições de vida, potencializando a saúde individual e coletiva, reduzindo as doenças decorrentes dos círculos sociais, econômicos e ambientais. O Ministério da Saúde compreende que a promoção da saúde representa um processo que integra ações e estratégias que visam ao bem-estar individual e coletivo com o propósito de melhorar a qualidade de vida e saúde. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A Promoção da Saúde, busca a transformação das condições de vida, do meio ambiente e do trabalho que implicará o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para fazer escolhas que visam a aumentar a saúde e o bem-estar, demandando uma abordagem intersetorial.
II. A mobilização dos setores da sociedade para promover a qualidade de vida fortalece os movimentos sociais, gerando autonomia do sujeito e do coletivo para que possam enfrentar as dificuldades por meio da construção de possibilidades que satisfaçam as necessidades da população.
III. Vulnerabilidade social representa a falta ou impossibilidade de acesso a bens materiais, serviços de saúde, educação, trabalho e bem-estar que impossibilitam promover qualidade de vida.
IV. A prevenção exige uma ação antecipada fundamentada no conhecimento epidemiológico a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença, controlando a transmissão de doenças infecciosas, reduzindo os riscos de doenças degenerativas ou outros agravos específicos por meio da divulgação de informações científicas que ajudam na mudança de hábitos da população.
A qualidade de vida pode ser diretamente afetada pelo nível socioeconô
Educação FísicaA qualidade de vida pode ser diretamente afetada pelo nível socioeconômico, porém o esporte pode minimizar os as influências negativas relacionadas à baixa condição socioeconômica e melhorar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. “O Craque do Amanhã reconhece o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos Direitos Humanos e inclusão social. E a partir disso é que o Craque do Amanhã adota estratégias didáticas e desenvolve metodologias participativas que trabalhem Olhar – Refletir – Agir, em três eixos principais: Família, Escola e Esporte”. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. A escassez de recursos financeiros pode impactar negativamente na qualidade de vida devido à dificuldade ao acesso aos serviços de saúde de melhor qualidade, condições de moradia precária, alto estresse emocional, baixa autoestima e conflitos familiares. II. Apesar de exercer uma grande influência na vida de uma pessoa, o nível socioeconômico não é único fator que influencia na qualidade de vida, outros aspectos fundamentais relativos à vida do ser humano também são relevantes. III. Considerando a grande influência das condições socioeconômicas e da escassez de recursos financeiros na saúde e qualidade de vida das pessoas, outros aspectos ambientais como a prática de esportes é insuficiente para a melhora da qualidade de vida. IV. Projetos esportivos podem ajudar a reduzir as desigualdades sociais, melhorando o acesso às necessidades básicas e aos serviços de saúde, para que crianças e jovens tenham melhores condições de vida.
A Cinesiologia e a Biomecânica são áreas Cinesiolo Avaliação
Educação FísicaA Cinesiologia e a Biomecânica são áreas próximas, as quais procuram compreender os aspectos relacionados ao movimento humano. A análise cinesiológica e biomecânica pode ser realizada em hospitais, clínicas, escolas, clubes, praças esportivas, dentre outros.
A trajetória do Centro de Gravidade recebe grande Biomecânica
Educação FísicaA trajetória do Centro de Gravidade recebe grande atenção em diversos esportes. A imagem a seguir ilustra uma técnica de atletismo chamada da Fosbury Flop, a qual consiste na transposição do sarrafo em posição de decúbito dorsal. Esta posição favorecerá uma maior elevação do Centro de Gravidade, posicionado próximo a junção lombossacral, resultando na possibilidade de atingir uma maior altura.
Figura 1
Moura, T. B. M. A. Cinesiologia. São Paulo: Editora e Distribuidora Educacional, 2017.
Considerando os conceitos relacionados ao Centro de Gravidade, analise as afirmativas a seguir:
I. O Centro de Gravidade de um objeto com perfeita simetria e distribuição homogênea de massa e peso fica exatamente no centro do objeto.
II. Quando o corpo humano atua como um projétil, o Centro de Gravidade segue uma trajetória parabólica, independentemente de qualquer alteração que possa ocorrer na configuração dos segmentos corporais enquanto estão no ar.
III. Em esportes como o atletismo, por exemplo, corredores velocistas tentam manter uma menor oscilação horizontal do Centro de Gravidade durante a corrida, para assim, obter melhores desempenhos durante as provas.
IV. Quanto mais distante a localização horizontal do Centro de Gravidade estiver do limite da borda da base de sustentação, menor será a força necessária para empurrá-lo para fora desta base, rompendo desta forma o equilíbrio.
O profissional de Educação Física deve entender o movimento como uma
Educação FísicaO profissional de Educação Física deve entender o movimento como uma forma de comunicação e, desse modo, projetar intervenções mais completas e com maior significado para os alunos, clientes, atletas e pacientes. O profissional de Educação Física é responsável
É muito comum que pessoas com Anorexia Nervosa, façam atividade
Educação FísicaÉ muito comum que pessoas com Anorexia Nervosa, façam atividade física em excesso, chequem suas medidas constantemente, realizem grandes peruodos de jejum ou diminuam consideravelmente a quantidade de alimentos, passando a escolher determinados alimentos
É notório que a “luta” enquanto modalidade motora física e psicossocia
Educação FísicaÉ notório que a “luta” enquanto modalidade motora física e psicossocial faz parte da história humana. Atualmente, observamos que as lutas estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, seja em vídeos, filmes, programas televisivos e competições mostradas pela televisão. Assim, a questão inicial remete-se à formação dos professores de Educação Física para trabalhar com a modalidade “lutas”.
RUFINO, Luiz G. Bonatto; DARIDO, S. Cristina: Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP 11.1(2013): 144-170.2013.
A área da Educação Física, mesmo sendo estabelecida recentemente, já
Educação FísicaA área da Educação Física, mesmo sendo estabelecida recentemente, já passou por diversas mudanças, acompanhando as transformações socioculturais, com recíproca troca de conhecimentos, habilidades e valores, conforme os períodos vividos.
O movimento humano, ao tentar mostrar uma imagem através da representa
Educação FísicaO movimento humano, ao tentar mostrar uma imagem através da representação, expressar seus sentimentos e ideias ou se comunicar de forma não verbal, sobretudo através da gestualidade, afirma-se como uma forma de linguagem com características próprias, trazendo toda esta responsabilidade para a Educação Física através da Cultura Corporal de Movimento. Através do movimento humano, as pessoas têm possibilidade de demonstrarem o que são, o que estão querendo, o que estão pensando e o que estão sentindo.
Desde a fase que está dentro do útero, o bebê já começa Psicomotricida
Educação FísicaDesde a fase que está dentro do útero, o bebê já começa a brincar com seu corpo, mesmo sem conseguir enxergá-lo já começa a reconhecê-lo. Esse reconhecimento continua após o parto e em alguns meses, segue com o auxílio da visão e do tato. Com este contexto, marque V - verdadeiro ou F – falso para as sentenças a seguir.
( ) No útero o bebê usa mãos e pés para brincar com o cordão umbilical e outras partes do corpo.
( ) Antes de terminar essa “exploração” do próprio corpo, a criança já começa a compreender a existência de outras pessoas (outros corpos) e relacionar-se com elas.
( ) A criança também é capaz de reconhecer que existem diferentes ambientes, que podem a deixar mais ou menos confortável, mais ou menos segura.
( ) Na fase de descobertas, a criança não interage também com outros objetos.
A Cinesiologia e a Biomecânica são áreas próximas, as quais Cinesiolo
Educação FísicaA Cinesiologia e a Biomecânica são áreas próximas, as quais procuram compreender os aspectos relacionados ao movimento humano. A análise cinesiológica e biomecânica pode ser realizada em hospitais, clínicas, escolas, clubes, praças esportivas, dentre outros.
No mundo atual, os pet shops estão em destaque, pois os bichos de e
Educação FísicaNo mundo atual, os pet shops estão em destaque, pois os bichos de estimação são cada vez mais requisitados. Imagine que, ao entrar em um desses estabelecimentos, você encontre dois cães da mesma raça, um com cauda e outro sem ela.
O sistema linfático possui órgãos linfáticos especializados em manter
Educação FísicaO sistema linfático possui órgãos linfáticos especializados em manter nosso organismo em
homeostase e saudável, e constituídos pelos linfonodos, baço e timo.
Assim, analise as afirmativas.
1 - Os linfonodos ficam distribuídos ao longo do trajeto dos vasos sanguíneos, que se
comunicam o baço.
II- Os linfonodos são envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não
modelado e possuem três zonas: a zona cortical, paracortical e medular.
III - O baço é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado e
apresenta uma região denominada hilo, por onde passam artérias, veias, nervos e vasos
linfáticos.
IV - O timo também possui uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, de
onde se originam trabéculas que se dividem em vários lóbulos no interior do timo. Cada
lóbulo possui uma zona cortical, que fica na periferia do timo, e uma zona medular, que fica
no centro do timo, onde há uma grande quantidade de linfócitos T.
Complete as lacunas "Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo
Educação FísicaComplete as lacunas
"Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo denso e apresentam uma forma semelhante a um grac
de feijão, contendo uma borda lateral convexa e uma borda medial cóncava, que contém uma abertura
denominada
renal, local de entrada da artéria renal e saída da veia renal e ureter. Os rins são
envolvidos por três camadas de tecido: cápsula fibrosa cápsula adiposa e fáscia renal A cápsula fibrosa é
que recobre a superficie do rim, a cápsula adiposa envolve a cápsula fibrosa com
uma massa de gordura perirrenal que ancora o rim na parede posterior do abdome, e a fascia renal é a
camada mais
que envolve o rim."
a camada
Ao considerar as camadas que formam o trato gastrointestinal, identifi
Educação FísicaAo considerar as camadas que formam o trato gastrointestinal, identifique qual delas é formada em sua maior parte de músculo liso, e que é capaz de produzir o peristaltismo, que são movimentos involuntários que auxiliam na quebra e mistura do bolo alimentar, e movem o quimo alimentar ao longo dos intestinos até o ânus? Contudo, deve observar que somente na boca, faringe e parte superior do esôfago encontra-se atividade voluntária realizada pelos músculos estriados esqueléticos
No Atletismo o ato de marchar é representado
Educação FísicaNo Atletismo o ato de marchar é representado pela prova de Marcha Atlética. Na categoria adulta essa prova pode ser percorrida
em 20.000 metros e 50.000 metros.
Sobre a Marcha Atlética, classifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O ato de marchar nesta prova envolve uma progressão de passos em que o indivíduo sempre deverá manter um pé em
contato com o solo.
( ) Cada passo da marcha compreende uma fase de apoio combinado e uma fase de impulso duplo.
( ) É importante salientar que em eventos competitivos, a existência de fase de voo durante o marchar ou a flexão do joelho no
momento em que o pé toca o solo são permitidas durante 4 vezes em cada prova.
Pela perspectiva do Desenvolvimento Motor,
Educação FísicaPela perspectiva do Desenvolvimento Motor, o saltar pode ser caracterizado como um movimento fundamental que ocorre quando o corpo é projetado no ar pela força gerada em uma ou ambas as pernas e o corpo pousa sobre um ou ambos os pés.
Neste sentido, analise as sentenças:
I - O saltar é uma habilidade de projeção do corpo que envolve decolagem e aterrissagem sobre os dois pés.
II - Fatores como a força muscular, coordenação e equilíbrio influenciam o desenvolvimento desta habilidade.
III - Ao pensarmos nos diferentes tipos de saltos, dois são mais conhecidos: o salto horizontal e o salto vertical.
Nesta unidade de ensino abordamos diversos
Educação FísicaNesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos movimentos fundamentais de locomoção e manipulação, os quais são utilizados nas provas de corridas, saltos e lançamentos no Atletismo. Sobre estes movimentos fundamentais e estas provas do atletismo, analise as afirmativas a seguir: I- O correr é um movimento fundamental de locomoção necessários para a realização das provas de corrida, de salto e de lançamento de peso. II- Tanto a corrida, quanto o salto e o lançamento possuem fases do movimento, sendo 2 fases na corrida, 4 fases no salto em distância e 4 fases para no lançamento. III- Para planejar diferentes estratégias de ensino é importante que o profissional compreenda as diferentes fases de execução das habilidades motoras do Atletismo
Os fundamentos da Ginástica Artística (GA) devem ser aprendidos de for
Educação FísicaOs fundamentos da Ginástica Artística (GA) devem ser aprendidos de forma gradual, ou seja, do mais simples para o mais complexo, pois assim o professor facilita o processo de aprendizagem e, consequentemente, poderá acompanhar a evolução de seus alunos. Um dos primeiros fundamentos a serem aprendidos na GA apresenta variação de acordo com o eixo corporal e seu princípio mecânico está relacionado a aplicação da forma para longe do centro de gravidade, maximizando seu efeito.
A Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que propor
Educação FísicaA Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que proporciona aos seus praticantes vivências motoras valiosas. Uma de suas muitas vantagens está no fato de necessitar de poucos materiais para o ensino e aprendizagem dos movimentos, fundamentos e elementos que caracterizam este esporte. Além disso permite que pessoas com diferentes estruturas físicas participem nas variadas categorias da GACRO, um dos aspectos que enriquece seu valor pedagógico. Esta modalidade pode ser praticada dentro ou fora do ambiente escolar.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O fato da GACRO não ser uma modalidade Olímpica, ter pouca divulgação na mídia e a escassez de pesquisas cientificas podem estar colaborando para que muitos profissionais da Educação Física e do Esporte desconheçam a modalidade.
II. Cada indivíduo que compõe o par ou grupo na GACRO possui uma função específica e precisa desempenhar papéis diferentes, entre eles a base, o intermediário e o volante.
III. Na GACRO o atleta Intermediário corresponde ao membro da equipe que apresenta mais versatilidade porque ele poderá alternar sua função tanto como base, tanto como volante.
IV. No ambiente escolar ou fora dele é muito comum que as crianças, quando estão aprendendo qualquer modalidade de ginástica queiram fazer pirâmides humanas. Essa característica é mais marcante da GACRO.
A trajetória do Centro de Gravidade recebe grande atenção em diversos
Educação FísicaA trajetória do Centro de Gravidade recebe grande atenção em diversos esportes. A imagem a seguir ilustra uma técnica de atletismo chamada da Fosbury Flop, a qual consiste na transposição do sarrafo em posição de decúbito dorsal. Esta posição favorecerá uma maior elevação do Centro de Gravidade, posicionado próximo a junção lombossacral, resultando na possibilidade de atingir uma maior altura.
Figura 1
Moura, T. B. M. A. Cinesiologia. São Paulo: Editora e Distribuidora Educacional, 2017.
Considerando os conceitos relacionados ao Centro de Gravidade, analise as afirmativas a seguir:
I. O Centro de Gravidade de um objeto com perfeita simetria e distribuição homogênea de massa e peso fica exatamente no centro do objeto.
II. Quando o corpo humano atua como um projétil, o Centro de Gravidade segue uma trajetória parabólica, independentemente de qualquer alteração que possa ocorrer na configuração dos segmentos corporais enquanto estão no ar.
III. Em esportes como o atletismo, por exemplo, corredores velocistas tentam manter uma menor oscilação horizontal do Centro de Gravidade durante a corrida, para assim, obter melhores desempenhos durante as provas.
IV. Quanto mais distante a localização horizontal do Centro de Gravidade estiver do limite da borda da base de sustentação, menor será a força necessária para empurrá-lo para fora desta base, rompendo desta forma o equilíbrio.
Em cada movimento executado durante nossos exercícios físicos, os
Educação FísicaEm cada movimento executado durante nossos exercícios físicos, os músculos desempenham funções diferentes. No entanto, só é possível definir o papel desempenhado por cada músculo se for avaliada cada ação, pois um mesmo músculo pode ser agonista em um movimento, e antagonista em outro. Para movimentar de volta a parte do corpo à sua posição normal, o músculo agonista, que iniciou o movimento, se torna o antagonista. As funções então se invertem. Na figura a seguir está demonstrado um exercício de musculação para membro superior. Figura 1 Sobre esse exercício, analise as afirmativas a seguir. I- Durante o movimento de flexão dos cotovelos, os músculos bíceps braquial e braquiorradial são sinergistas. II- Durante o movimento de flexão dos cotovelos, o músculo braquiorradial se contrai bilateralmente, enquanto o músculo tríceps braquial relaxa. Nesse caso eles são antagonistas. III- Durante o movimento de extensão dos cotovelos, o tríceps braquial faz contração concêntrica enquanto o braquiorradial e o bíceps braquial fazem contração excêntrica para controlar a velocidade do movimento e a força da gravidade exercida sobre o peso. Sendo assim, eles são sinergistas. IV- Durante todo o exercício a musculatura abdominal se contrai de forma isométrica, agindo como estabilizadora da coluna vertebral, para que o praticante não sofra lesões importantes na coluna. V- Esse exercício tem como objetivo fortalecer os músculos flexores do cotovelo por meio da diminuição do recrutamento de unidades motoras
A Cinesiologia e a Biomecânica são áreas próximas, as quais procuram
Educação FísicaA Cinesiologia e a Biomecânica são áreas próximas, as quais procuram compreender os aspectos relacionados ao movimento humano. A análise cinesiológica e biomecânica pode ser realizada em hospitais, clínicas, escolas, clubes, praças esportivas, dentre outros.
A coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade
Educação FísicaA coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal do tronco. É constituída de 33 vértebras superpostas e intercaladas por discos intervertebrais. As vértebras sacras soldam-se entre si, constituindo um único osso, o sacro, assim como as coccígeas, que formam o cóccix. A figura a seguir aponta e numera estruturas anatômicas de um das vértebras da coluna vertebral. Figura 1 Imagem: https://pt.slideshare.net/douglas_kazanan/anatomia-da-coluna-cervical (Acesso em 19-12-2017) Sobre as estruturas anatômicas apontadas e suas funções, analise as afirmações a seguir: I- O corpo vertebral (número 1) é responsável pela sustentação do peso corporal e portanto varia de acordo com o nível da coluna, sendo mais largo na coluna lombar e menor na coluna cervical. II- O forame transverso (número 2) dá passagem a artéria vertebral e está presente em toda a extensão da coluna vertebral. III- As facetas (número 3) estão dispostas em pares (superior e inferior) e é forma articulações entre uma vértebra e outra. IV- O forame vertebral (número 4) é formado pelo arco neural (número 5) e dá passagem a medula espinhal. Apesar das vértebras variarem de tamanho de acordo com o nível da coluna, o forame vertebral mantém seu tamanho em todos os níveis. V- O processo espinhoso (número 6) é palpável em todas as vértebras da coluna, podendo variar de tamanho e formato. Esse processo espinhoso demonstrado na figura acima é bifurcado, o que caracteriza a quinta vértebra cervical.
Assim como na cinemática, a cinética também apresenta seus instrumento
Educação FísicaAssim como na cinemática, a cinética também apresenta seus instrumentos específicos, ou seja, os instrumentos com o principal objetivo de estudar as causas do movimento (forças associadas). Analise a tabela a seguir sobre tais instrumentos:
COLUNA 1 COLUNA 2
I - Sensores de pressão A - Utilizados para avaliar a força realizada durante a preensão manual.
II - Plataforma de força B - Medem as forças de reação do solo durante a fase de apoio em movimentos como saltos verticais e marcha.
III - Dinamômetros C - Tapetes finos com sensores piezoelétricos embutidos, utilizados para avaliar a distribuição de pressão plantar.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
O marketing digital é o meio de comunicação com maiores resultados par
Educação FísicaO marketing digital é o meio de comunicação com maiores resultados para interligar o conteúdo com a audiência. Nesse sentido:
O primeiro deles é conhecido como “Owned”, que em tradução do inglês significa Próprio. Possui como principal característica o controle do ambiente, ou seja, o dono define todas as características da__________. Geralmente trata-se do destino_________ de um possível cliente (quando se está comercializando algo), ou apenas o destino da _____________ (para que ela chegue na pessoa alvo definida anteriormente). Pode ser um site, um blog ou perfil em redes sociais.
: “Um conjunto de conhecimentos direcionados para ações de prevenção e
Educação Física: “Um conjunto de conhecimentos direcionados para ações de prevenção e minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”
"A coluna vertebral é formada por várias vértebras que se entre si e
Educação Física"A coluna vertebral é formada por várias vértebras que se
entre si e com outros ossos do
esqueleto. A presença dessas articulações possibilita a ocorrência de movimentos na coluna vertebral,
porém movimentos bastante.
Os tipos e graus de movimentos variam de acordo com as
regiões da coluna vertebral, embora estas apresentem uma configuração articular.
"O sistema linfático é formado por tecido reticular, também conhecido
Educação Física"O sistema linfático é formado por tecido reticular, também conhecido como Tecido_____, que é um tipo de tecido _____ que possui células reticulares e células de defesa, sendo construído por infocitos, plasmocitos e macrófagos. Essas células reticulares produzem fibras reticulares que se unem para suportar as células de______."
O sistema linfatico apresenta dois tipos de imunidade inata e adaptati
Educação FísicaO sistema linfatico apresenta dois tipos de imunidade inata e adaptativa por esse motivo esse sistema possui orgaos linfaticos especializados em manter nosso organismo em homeostase mantendo nos saudaveis sendo constituidos pelos lindonodos baço e timo sendo assim qual a funçao desempenhada pelo baço no
Ao evocar a justiça, o diálogo, a práxis e a aprendizagem significa
Educação FísicaAo evocar a justiça, o diálogo, a práxis e a aprendizagem significativa nos processos educativos para as e pelas relações corpo-meio ambiente, a ecopedagogia abre novos caminhos para o reconhecimento dos limites da mudança. No geral, tais limites são associados aos processos de naturalização das estruturas sociais, ou seja, pela maneira como indivíduos que vivem em sociedade incorporam (in-corpo-ação) maneiras de pensar e de agir passando a reproduzir essas formas como um padrão automatizado (sem mais questioná-las; passam a fazer parte do “ser”). As premissas idealistas são fatores importantes a serem considerados na compreensão da mudança sobre o pensamento corpo-meio ambiente.
Considerando as premissas idealistas, analise as afirmativas abaixo:
I- Os comportamentos sociais seriam causados, exclusivamente, pelas ideias que as pessoas tem sobre o mundo.
II- Ideias que logicamente fazem sentido para a maior parte da população são idéias coletivamente aceitas são aquelas com complexa implementação prática.
III- Um processo lógico e racional proposto pela linearidade da premissa “ideia” seguida de “mudança de comportamento” não é difícil de ser incorporada pelo indivíduo com algum padrão naturalista anterior.
"Tendência secular do crescimento (TSC) refere-se a qualquer mudança
Educação Física"Tendência secular do crescimento (TSC) refere-se a qualquer mudança do tamanho corporal ou de sua composição em determinado grupo populacional em longos períodos de tempo. Os estudos de tendência secular de crescimento corporal têm sido importante instrumento para avaliar a trajetória da saúde física de populações, bem como a existência de desigualdades sociais entre diferentes grupos humanos. Os principais trabalhos sobre o tema revelam que a tendência secular do crescimento tem sido atribuída, sobretudo, a influências ambientais decorrentes de melhorias nas condições sanitárias, econômicas e sociais."
VARGAS, Deisi Maria; ARENA, Luiz Fernando Garcia Lopes and SONCINI, Ana Silveira. Tendência secular do crescimento em estatura em Blumenau-Brasil e sua associação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Rev. Assoc. Med. Bras. 2010, v.56, n.3, p.304.
O processo de maturação sexual inicia-se com a diferenciação sexual a
Educação FísicaO processo de maturação sexual inicia-se com a diferenciação sexual ainda no período embrionário percorre a puberdade até matura até a maturação completa e a fertilidade caracterizando por um processo continuo sobre avaliação da maturação sexual
É fundamental compreender que a formação docente pode ocorrer em
Educação FísicaÉ fundamental compreender que a formação docente pode ocorrer em diferentes espaços e deve ser perpassada pelas mudanças culturais, políticas, econômicas e sociais, bem como atender às demandas que emanam do projeto político pedagógico das escolas. Considerando aspectos relacionados à formação continuada, analise as sentenças a seguir: 1) Deve prosseguir ao longo da carreira, de forma coerente e integrada, respondendo às necessidades de formação sentidas pelo próprio e às do sistema educativo, resultantes das mudanças sociais e/ou do próprio sistema de ensino. II) Está relacionada às competências e habilidades que são essenciais para o exercício da atividade docente. É uma formação basilar que irá subsidiar o professor no início de sua prática. III) A relevância do debate sobre a formação continuada do professor está estritamente ligada aos parâmetros que determinam a qualidade da educação.
Ainda não respondida Vale 1,00 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Te
Educação FísicaAinda não respondida Vale 1,00 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão A deontologia estuda a ética dentro do exercício profissional. Ela aponta os documentos legais, normativos e as declarações de cunho universal, que dizem respeito à atividade da profissão em questão. A deontologia estuda as condições para o processo legal de profissionalização, o que confere maior suporte jurídico, cultural ético aos profissionais. A deontologia prevê a criação de instituições representativas formadas pelos pares em assembleias, cuja função é regulamentar e fiscalizar o exercício profissional de acordo com os códigos de ética. No dia 1º de setembro de 1998, foi sancionada a Lei n. 9696/98 que regulamentou a profissão de Educação Física e indicou a criação do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e dos Conselhos Regionais (Crefs). É função do Confef o que se descreve nas alternativas abaixo, exceto
O conhecimento sobre as bases fundantes do SUS é fundamental para a
Educação FísicaO conhecimento sobre as bases fundantes do SUS é fundamental para a atuação do profissional de Educação Física nesse contexto da saúde. O SUS possui três princípios doutrinários. Sobre essa temática, relacione os conceitos abaixo:
1 – Universalidade
2 – Integralidade.
3 – Equidade.
ovo Assegura serviços de todos os níveis, a igualdade de oportunidade, principalmente diante das desigualdades sociais.
ovo É a garantia do sistema de saúde a toda a população.
ovo A promoção, a proteção e a recuperação da saúde, em cada esfera do Estado (Municipal, Estadual e Federal), devem ser construídas ações para sua garantia.
A Educação Física na escola vem buscando a compreensão do seu papel,
Educação FísicaA Educação Física na escola vem buscando a compreensão do seu papel, pensando em uma perspectiva de ampliar a participação de toda a população escolar nas atividades desenvolvidas pela área. Nesse sentido, a Educação Física Adaptada se torna uma subárea da educação física escolar. Sobre Educação Física Adaptada, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Promove o auxílio na recuperação de pessoas com algum tipo de lesão, previne doenças ou outros problemas físicos e melhora as condições físicas por meio das atividades compreendidas pela Educação Física na escola.
II. É um programa diversificado de atividades desenvolvimentista, jogos, esportes e ritmos, adaptados aos interesses e às necessidades dos portadores de deficiência que não podem participar com sucesso e segurança das rigorosas atividades do programa geral da Educação Física.
III. Analisa o conteúdo desportivo das aulas de Educação Física, utilizado como um fim em si mesmo, a fim de contribuir para a superação da condição explorada e dominada da clientela que frequenta a escola, sobretudo da escola pública.
IV. Dá ênfase à questão da saúde. Para tal concepção, cabe um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, buscando a saúde individual das pessoas e agindo como protagonista em um projeto de “assepsia social”.
Crescimento, maturação e desenvolvimento
Educação FísicaCrescimento, maturação e desenvolvimento são termos que com frequência aparecem juntos, mas podem ser erroneamente vistos como sinônimos. É importante ter em mente que cada termo tem um significado próprio e referem-se a atividades biológicas específicas (MALINA; BOUCHARD, 2002).
"O crescimento é um processo biológico que resulta no aumento dimensional e da maturação do organismo como um todo, mas que também representa uma evolução na dimensão biopsicossocial."
Podemos classificar os estágios de aprendizagem em estágio cognitivo
Educação FísicaPodemos classificar os estágios de aprendizagem em estágio cognitivo (iniciante), estágio associativo (intermediário) e estágio autônomo (avançado). Sobre esses estágios, analise as afirmativas abaixo:
I. O estágio cognitivo é caracterizado por movimentos mais descoordenados, imprecisos e cheios de erros.
II. No estágio associativo o aprendiz já entende o que deve ser feito, coordena mais os movimentos e os erros são diminuídos.
III. No estágio autônomo, o aprendiz atinge o nível de proficiência em que o movimento é bem coordenado, precisos e com poucos erros.
A via aferente ou sensitiva desempenha um papel crucial ao transmitir
Educação FísicaA via aferente ou sensitiva desempenha um papel crucial ao transmitir informações do ambiente e das condições internas do corpo para o sistema nervoso central (SNC). Essa comunicação é realizada por meio de neurônios aferentes ou sensitivos
Para explicar a influência das restrições do indivíduo, do ambiente e
Educação FísicaPara explicar a influência das restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa, Newell (1986) criou um modelo de restrição, chamado modelo de Newell. Neste modelo, as restrições dizem respeito a algo que ajuda ou atrapalha a aprendizagem motora.
;O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central, composto
Educação Física;O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e medula espinhal, e pelo sistema nervoso periférico, constituído por nervos cranianos e espinhais. Sobre o sistema nervoso central, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) O encéfalo é dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. ( ) O sistema nervoso central é composto apenas pelo cérebro. ( ) O tronco encefálico inclui mesencéfalo, ponte e bulbo. ( ) A medula espinhal está situada no tronco encefálico
O sistema límbico é responsável pelas emoções. Esse sistema inclui e
Educação FísicaO sistema límbico é responsável pelas emoções. Esse sistema inclui estruturas como giro do cíngulo, amígdala, hipocampo, núcleos da área septal e hipotálamo. As emoções, como agressão, medo e felicidade, estão associadas ao sistema límbico, que, por sua vez, interage com o sistema nervoso central (SNC).
O desenvolvimento motor tem sido utilizado para tentar entender
Educação FísicaO desenvolvimento motor tem sido utilizado para tentar entender aspectos relacionados ao desenvolvimento humano. A origem dos estudos em desenvolvimento motor se deu com o objetivo de entender o desenvolvimento cognitivo a partir do movimento e não com o interesse de entender as mudanças no comportamento motor. Gradativamente, o desenvolvimento motor se tornou uma área de interesse dos professores da Educação Física, que buscam auxiliar o entendimento do desenvolvimento humano como um todo. Isto auxilia os professores de Educação Física a aperfeiçoar e a melhorar as performances de movimento de seus alunos, detectando alterações naqueles que apresentam desenvolvimento motor diferente dos seus semelhantes
O sistema límbico é responsável pelas emoções. Esse sistema inclui
Educação FísicaO sistema límbico é responsável pelas emoções. Esse sistema inclui estruturas como giro do cíngulo, amígdala, hipocampo, núcleos da área septal e hipotálamo. As emoções, como agressão, medo e felicidade, estão associadas ao sistema límbico, que, por sua vez, interage com o sistema nervoso central (SNC).
De maneira geral, considerando os alcances e limites
Educação FísicaDe maneira geral, considerando os alcances e limites da pesquisa cientifica na área do meio ambiente no campo da Educação Física, temos por um lado dificuldades e por outro um ponto positivo.
I. O ponto positivo da parte cientifica do meio ambiente no campo da Educação Física diz respeito ao aumento de atores (pesquisadores/autores, e veículos de comunicação) envolvidos em dinâmicas que envolvem encontros entre a Educação Física e o campo ambiental.
PORQUE
II. As dificuldades impostas pela posição ainda bastante periférica dos discursos construídos a partir dos encontros da Educação Física e do meio ambiente, ainda sendo limitados a construção de diálogos críticos e questionadores.
Existem várias medidas que podem ser utilizadas para avaliar o
Educação FísicaExistem várias medidas que podem ser utilizadas para avaliar o crescimento humano. Em uma dessas, é possível monitorar a distribuição do tecido adiposo no corpo e, verificar suas mudanças durante a infância e adolescência. Normalmente, essa medida é realizada com compassos de calibres especiais medindo a espessura da dobra cutânea dos membros e tronco.
O sistema endócrino funciona intimamente com o sistema nervoso na
Educação FísicaO sistema endócrino funciona intimamente com o sistema nervoso na regulação e integração dos processos do corpo e na manutenção da homeostasia. O sistema nervoso regula as atividades do corpo através de ações de impulsos eletroquímicos que são transmitidos por meio de neurônios, resultando em rápidas, mas geralmente curtas, respostas. Ao contrário, as glândulas do sistema endócrino secretam reguladores químicos que possuem suas ações relativamente lentas, mas os seus efeitos são prolongados. As respostas neurológicas são medidas em milissegundos, mas a ação hormonal exige segundos ou dias para concluir uma resposta.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das principais características dos hormônios na Coluna A com as funções de cada característica na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Produção de hormônios.
1. Nas células-alvo.
II. Transporte dos hormônios.
2. Nas glândulas ou órgãos endócrinos.
III. Atuação dos hormônios.
3. De forma livre na corrente sanguínea ou ligados a proteínas.
IV. Degradação dos hormônios.
4. No fígado e nos rins.
Ao considerar as camadas que formam o trato gastrointestinal,
Educação FísicaAo considerar as camadas que formam o trato gastrointestinal, identifique qual delas é formada em sua maior parte de músculo liso, e que é capaz de produzir o peristaltismo, que são movimentos involuntários que auxiliam na quebra e mistura do bolo alimentar, e movem o quimo alimentar ao longo dos intestinos até o ânus? Contudo, deve observar que somente na boca, faringe e parte superior do esôfago encontra-se atividade voluntária realizada pelos músculos estriados esqueléticos
O sistema digestório é constituído por dois grupos de órgãos que se
Educação FísicaO sistema digestório é constituído por dois grupos de órgãos que se completam quanto a função. Esses grupos são classificados em canal alimentar que envolve todo trato gastrintestinal, e o outro é denominado órgãos digestórios acessórios. Assim, associe as colunas quantos aos diferentes componentes que envolve o sistema digestório. Coluna A 1- Canal alimentar 11 - Orgão digestórios acessórios Coluna B 1-Glândulas salivares (parótida, submandibular e sublingual). 2- Faringe, esofago, estômago e duodeno. 3- Fígado, páncreas e vesícula biliar. 4 - Componentes do intestino delgado e intestino grosso. 5 - Reto, canal anal e anus.
O sistema articular é formado por um conjunto
Educação FísicaO sistema articular é formado por um conjunto de articulações, que podem ser definidas como conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos, servindo como ponto de contato entre eles.
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, nela o jovem –
Educação FísicaO Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, nela o jovem – que está na faixa etária de 14 a 18 anos em média – já tem contato com o mercado de trabalho ou anseia estar inserido nele. Dessa forma se faz necessário abordar na Educação Física assuntos que sejam mais relevantes para esse aluno. Com base nessa informação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) - Ao se abordar a unidade temática “Esportes” pode ser explorado o conteúdo “Organização de eventos Esportivos” podendo falar por exemplo sobre a diferença entre torneio e campeonato ( ) - Alunos do Ensino Médio não precisam saber ou ter contato com regras e táticas de esportes como voleibol ou futebol ( ) - Abordar assuntos como Ginástica Laboral não é importante, pois alunos do Ensino Médio devem focar somente em um curso superior após finalizar o 3o. ano. ( ) - É importante abordar assuntos relacionados a saúde e demonstrar a importância da prática corporal para sua manutenção, assim como para socialização e lazer
A Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como
Educação FísicaA Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como uma ideia já apreendida não se desenvolve como mudança de comportamento a partir de uma direta relação causal. Sendo assim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dois exemplos comuns sobre mudança de comportamento e as premissas que a sustentam são as dietas alimentares e os exercícios físicos regulares.
PORQUE
II. Mesmo entre as pessoas que apreendem a ideia sobre a importância de dietas e exercícios regulares para a boa saúde, poucas conseguem, efetivamente, transformar a ideia da dieta e do programa regular de exercícios em práticas cotidianas
Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a
Educação FísicaSegundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente se direciona a três aspectos, nos quais temos
Alguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e que se
Educação FísicaAlguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e que sejam reflexos de sua autoridade sobre os alunos. Neste sentido, os resultados obtidos focalizavam a capacidade do aluno em:
A cavidade pélvica, situada entre a abertura superior da pelve acima e
Educação FísicaA cavidade pélvica, situada entre a abertura superior da pelve acima e o diafragma da pelve inferiormente, contém as partes terminais dos sistemas urinário e digestório, os órgãos genitais internos, as estruturas vasculares associadas e os nervos que suprem a pelve e os membros inferiores. A bexiga urinária, uma víscera oca que tem fortes paredes musculares, é caracterizada por sua distensibilidade. A bexiga é um reservatório temporário de urina e varia em tamanho, formato, posição e relações de acordo com seu conteúdo e com o estado das vísceras adjacentes. A bexiga urinaria tem a função de armazenar urina, em média 600ml. A bexiga urinaria masculina e feminina estão localizadas na pelve situadas entre estruturas presentes na pelve.
"Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo denso e apresentam
Educação Física"Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo denso e apresentam uma forma semelhante a um grac
de feijão, contendo uma borda lateral convexa e uma borda medial cóncava, que contém uma abertura
denominada
renal, local de entrada da artéria renal e saída da veia renal e ureter. Os rins são
envolvidos por três camadas de tecido: cápsula fibrosa cápsula adiposa e fáscia renal A cápsula fibrosa é
que recobre a superficie do rim, a cápsula adiposa envolve a cápsula fibrosa com
uma massa de gordura perirrenal que ancora o rim na parede posterior do abdome, e a fascia renal é a
camada mais
que envolve o rim."
a camada
A estrutura anatômica do coração apresenta uma divisão em quatro
Educação FísicaA estrutura anatômica do coração apresenta uma divisão em quatro câmaras cardiacas sendo duas menores chamadas de atritos e duas maiores chamadas de ventrículos.I. O coração adulto é, aproximadamente, do tamanho de um punho fechado, semelhante a um cone. Apresenta as dimensões: altura entre 13 e 15 centímetros (cm), largura, em torno de 9 cm e espessura de 6 cm.
II. O coração possui três camadas: pericárdio, miocárdio e endocárdio. O miocárdio é a camada mais espessa do coração, sendo responsável pela função de bombear o sangue.
III. Os átrios são separados pelo septo interatrial. Na parte posterior do átrio direito encontram-se os osteos das veias pulmonares e no átrio esquerdo, os osteos da veia cava.
IV. Os vasos das coronárias constituem um conjunto de artérias e veias responsáveis pela irrigação e oxigenação do coração. O ósteo das coronárias situa-se na base da veia cava e ao lado da aorta.
Alternativas:
Em 2008, Maria Aparecida Conti confirmou uma importante característica
Educação FísicaEm 2008, Maria Aparecida Conti confirmou uma importante característica sobre a composição do conceito da “imagem corporal”, em uma pesquisa realizada com adolescentes, onde mostrou dados coletados sobre os aspectos perceptivos, afetivos, cognitivos e sociais.
Planejar é uma ação que demanda organização, sistematização, previsão,
Educação FísicaPlanejar é uma ação que demanda organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos que possam garantir a eficiência e eficácia de uma ação educativa, o que implica em uma ação de reflexão.
A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. Planejar é dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação. Deve ser elaborado e organizado apenas pelo coordenador pedagógico e nunca de forma coletiva com a participação dos alunos, pois, somente o coordenador conhece a realidade das salas de aula.
II. Planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, de previsão de necessidades, visando a concretização de objetivos.
III. Planejar é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática.
IV. Planejar é evitar a improvisação, prever o futuro e estabelecer caminhos que possam nortear a execução da ação educativa.
A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa educaçao
Educação FísicaA maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa realiza podem ser considerados um exercício de Ginástica. Isso ocorre principalmente por causa das diversas modalidades de ginásticas que existem. A definição de Ginástica é tão abrangente, que as diversas tentativas de conceituação acabam por apoucando toda sua dimensão. Para se ter uma ideia dessa abrangência, não é incomum as pessoas usarem esse termo como um sinônimo de exercício físico. As ginásticas podem ser divididas de diversas formas, mas a maneira com maior amplitude secciona-a em cinco áreas de desenvolvimento
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um
Educação FísicaAlguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.
Segundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro
Educação FísicaSegundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro níveis de atividades mentais.
Associe as duas colunas relacionando os constructos sobre os níveis de atividades mentais.
Coluna I
Coluna II
1. Percepção.
2. Imagens.
3. Simbolização.
4. Conceitualização
A) trazem informações já recebidas pelas experiências e percepções vividas.
B) quando decodificamos a informação; neste momento a atenção seletiva é muito importante, podendo impactar no processamento de imagens
C) permite a realização de uma aprendizagem abstrata através da classificação de experiências.
D) é a representação destas imagens, uma função cognitiva, onde o cérebro representa a realidade e as experiências vivenciadas.
"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus
Educação Física"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus conhecimentos e apontar as possibilidades dos diversos níveis e tipos de práticas que compõem a cultura corporal esportiva. Devem considerar que a Mídia e, principalmente a TV, rivaliza com a escola e com a família enquanto fonte de formação de valores e atitudes..
Observe as sentenças, em relação à mídia.
I - Crianças se interessam por alguns esportes por conta de seus ídolos da TV.
II - Acesso fácil à aquisição de produtos como esteroides anabolizantes pela internet.
III - Jovens reproduzem na escola comportamentos ruins de seus ídolos esportivos.
IV - A TV aberta é isenta sobre as preferências esportivas dos telespectadores.
Na Cultura Corporal de Movimento o corpo tem seus simbolismos e
Educação FísicaNa Cultura Corporal de Movimento o corpo tem seus simbolismos e importância, de modo que representa o próprio indivíduo em si, expressa os costumes e identidade cultural, denotando a cultura de uma sociedade. O campo da neurociência mostra que este corpo reconhece o mundo através do sistema sensório motor, por isso é ele quem se relaciona com o ambiente, adquirindo conhecimento e experiências.
Agora, analise as seguintes proposições e a relação proposta entre elas:
I. O corpo na sua relação com o mundo, manifesta sentimentos, pensamentos e emoções, usando ele mesmo através de movimentos.
PORQUE
II. A Educação Física tem papel fundamental ao evidenciar a corporeidade e a motricidade humana, sobretudo, por proporcionar diversas vivências que habilitará o indivíduo perceber e conhecer seu próprio corpo.
Durante o período de pandemia vivido pela população em 2020, os
Educação FísicaDurante o período de pandemia vivido pela população em 2020, os professores de educação física encontraram dificuldades em manter as aulas presenciais e foram forçados a buscar novas estratégias digitais que possibilitariam um trabalho remoto e à distância. Dentro desse contexto, diversos aplicativos podem ser utilizados para que seja mantida a qualidade da aula proposta.
Tanto nas aulas individuais como nas aulas em grupo, os aplicativos de comunicação são ótimas ferramentas para que o professor continue com a mesma qualidade das aulas.
Entre os aplicativos mais utilizados, podemos elencar o Zoom:
Este aplicativo inicialmente fora criado para o mundo ________________, porém a inserção no cotidiano das pessoas o torna conhecido por um grande número de pessoas. Também utilizado para chamadas de vídeos ao vivo, mas como limitação de tempo (40 minutos) e participantes (100 pessoas). Para ___________ o tempo de exibição e o número de ____________, é necessário obter uma assinatura com conteúdo pago.
O crescimento da ciência proporcionou ao homem dominar e se relacionar
Educação FísicaO crescimento da ciência proporcionou ao homem dominar e se relacionar com a natureza para seu próprio benefício a partir do uso dos mais diversos materiais. O domínio das matérias primas, como borracha e outros biomateriais mudaram a vida do ser humano - e no esporte não seria diferente. Controlar a natureza e suas matérias primas possibilitaram a criação e aperfeiçoamento de diversos equipamentos, inclusive os esportivos.
Assim assinale (V) verdadeiro e (F) falso nas seguintes afirmações:
( ) Nos esportes coletivos a utilização dos equipamentos tecnológicos é proibido por todas as entidades que regem o esporte.
( ) Entre os equipamentos tecnológicos estão os que auxiliam a arbitragem, para que o resultado das decisões sejam as mais reais possíveis.
( ) O desenvolvimento da tecnologia do esporte abriu um distanciamento para os atletas como maior aporte financeiro.
O Pentáculo do Saber também conhecido como o Pentáculo do Bem-estar
Educação FísicaO Pentáculo do Saber também conhecido como o Pentáculo do Bem-estar, corresponde a um instrumento de avaliação composto por 15 perguntas que contemplam 5 domínios relacionados à qualidade de vida. Seus resultados são representados por meio de uma figura em forma de estrela. Trata-se de um instrumento de auto avaliação fácil de ser aplicado, que inclui aspectos relacionados aos hábitos que podem interferir nas condições de saúde (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000).
As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo
Educação FísicaAs provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma determinada distância transpondo as barreiras ou os obstáculos. As provas oficiais olímpicas apresentam diferenças nas distâncias para homens e mulheres. Sendo os 100 metros com barreiras (c/b) disputada pelas mulheres e os 110 metros com barreiras (c/b) disputada pelos homens. Por outro lado, os 400 m c/b e 3000 m com obstáculos são disputados por ambos. As regras para as provas com barreiras e obstáculos seguem as mesmas das provas de corrida rasas, entretanto são acrescidas as seguintes regras:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Derrubar a barreira, desde que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, não gera desclassificação.
( ) Derrubar a barreira, mesmo que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, gera desclassificação.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo são sete voltas e meia na pista de atletismo.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 28 vezes os obstáculos e sete vezes o fosso de água.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 26 vezes os obstáculos e oito vezes o fosso de água.
Os lipídeos desenvolvem uma função importante no organismo vivo, pois
Educação FísicaOs lipídeos desenvolvem uma função importante no organismo vivo, pois suas funções se estendem desde o armazenamento e o fornecimento de energia para órgãos vitais até o isolamento térmico, as funções hormonais, de antioxidantes, entre outras. Os lipídeos têm, na sua composição, os chamados ácidos graxos e álcoois, um glicerol. Os ácidos graxos, por sua vez, podem apresentar insaturações na sua cadeia carbônica, o que implica dizer que existem ligações duplas na sua cadeia.
O principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve
Educação FísicaO principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve voltado para o Movimento Humano, em um tempo no seu foco biológico, em outro na sua vertente humanística. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas acerca do trabalho do profissional de Educação Física em relação ao movimento humano:
I. O professor de Educação Física deve explorar a Cultura Corporal do Movimento através dos esportes, danças folclóricas, jogos, lutas e ginásticas;
II. O movimento humano sempre esteve apresentado como foco de estudo e de atuação da área da Educação Física;
III. Através da Cultura Corporal de Movimento o professor de Educação Física pode abordar diversas face da motricidade;
IV. O professor de Educação Física deve abordar restritamente a base biomecânica e a aspectos fisiológicos do movimento.
É correto afirmar que uma pessoa com aptidão física pode realizar
Educação FísicaÉ correto afirmar que uma pessoa com aptidão física pode realizar qualquer atividade rotineira independente de idade?
É através o nosso corpo que aprendemos, nos expressamos, nos relaciona
Educação FísicaÉ através o nosso corpo que aprendemos, nos expressamos, nos relacionamos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Observe as afirmações a seguir: I – O corpo está em constante evolução (quer seja entre bebê-adulto ou entre australopiteco-homo sapiens). II – O corpo busca pela saciedade de necessidades corporais ou situações de descontentamento. III – O corpo age inicialmente através de instintos, mas logo são dominados pela aprendizagem. IV – O corpo não é limitado no tempo e no espaço, podendo agir com liberdade sem se importar com estas “travas”.
Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos
AV2Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos movimentos fundamentais de locomoção e manipulação, os quais são utilizados nas provas de corridas, saltos e lançamentos no Atletismo.
Sobre estes movimentos fundamentais e estas provas do atletismo, analise as afirmativas a seguir:
I- O correr é um movimento fundamental de locomoção necessários para a realização das provas de corrida, de salto e de lançamento de peso. II- Tanto a corrida, quanto o salto e o lançamento possuem fases do movimento, sendo 2 fases na corrida, 4 fases no salto em distância e 4 fases para no lançamento.
III- Para planejar diferentes estratégias de ensino é importante que o profissional compreenda as diferentes fases de execução das habilidades motoras do Atletismo.
No Atletismo o ato de marchar é representado pela prova de Marcha
Aap4No Atletismo o ato de marchar é representado pela prova de Marcha Atlética. Na categoria adulta essa prova pode ser percorrida em 20.000 metros e 50.000 metros.
Sobre a Marcha Atlética, classifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O ato de marchar nesta prova envolve uma progressão de passos em que o indivíduo sempre deverá manter um pé em contato com o solo.
( ) Cada passo da marcha compreende uma fase de apoio combinado e uma fase de impulso duplo.
( ) É importante salientar que em eventos competitivos, a existência de fase de voo durante o marchar ou a flexão do joelho no momento em que o pé toca o solo são permitidas durante 4 vezes em cada prova.
A Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que
Aap4A Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que proporciona aos seus praticantes vivências motoras valiosas. Uma de suas muitas vantagens está no fato de necessitar de poucos materiais para o ensino e aprendizagem dos movimentos, fundamentos e elementos que caracterizam este esporte. Além disso permite que pessoas com diferentes estruturas físicas participem nas variadas categorias da GACRO, um dos aspectos que enriquece seu valor pedagógico. Esta modalidade pode ser praticada dentro ou fora do ambiente escolar.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O fato da GACRO não ser uma modalidade Olímpica, ter pouca divulgação na mídia e a escassez de pesquisas cientificas podem estar colaborando para que muitos profissionais da Educação Física e do Esporte desconheçam a modalidade.
II. Cada indivíduo que compõe o par ou grupo na GACRO possui uma função específica e precisa desempenhar papéis diferentes, entre eles a base, o intermediário e o volante.
III. Na GACRO o atleta Intermediário corresponde ao membro da equipe que apresenta mais versatilidade porque ele poderá alternar sua função tanto como base, tanto como volante.
IV. No ambiente escolar ou fora dele é muito comum que as crianças, quando estão aprendendo qualquer modalidade de ginástica queiram fazer pirâmides humanas. Essa característica é mais marcante da GACRO.
Ao considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-
Educação FísicaAo considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-se fundamental a criação de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de programas de incentivo à prática da atividade física, e viabilize o acesso à essa prática para toda população. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características contidas na Coluna A com seus respectivos programas na Coluna B. Coluna A Coluna B I. Projeto que envolve as secretarias da Saúde e da Educação, e direciona suas ações para a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas. 1. Mais Saúde II. Projeto que viabilizou repasses financeiros para programas de Promoção da Saúde, como os de promoção de atividade física e alimentação saudável. 2. Programa Academia da Saúde III. Dentre os principais objetivos desse programa estavam o desenvolvimento de infraestrutura e serviços em espaços públicos, formando Polos. 3. Programa Saúde na Escola IV. Projeto desenvolvido com o objetivo de reduzir os fatores de risco da população, ocasionados pela inatividade física. 4. Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis
Analise as seguintes asserções: 1. Uniformes de combatentes as
Educação FísicaAnalise as seguintes asserções:
1. Uniformes de combatentes as modalidades
de esportes de combate remetem às
características culturais, relacionam-se com
cores nacionais dos países, representam
filosofias e trajes típicos de guerreiros e
permitem estabelecer critérios de amparo
aos seus usuários.
Assim,
II. O emprego de uniformes especiais nas
disputas esportivas do Kendô e da Esgrima
permitem representar aspectos muito
verossimeis das Lutas originais também
trazendo proteção aos seus praticantes.
A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir
Educação FísicaA criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade nas suas experiências de movimento”.
Considerando o texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A linguagem não possibilita a criança se expressar e construir sua cultura e identidade infantil
PORQUE
II) A criança apenas se expressa e estabelece relações com os outros e com o meio por meio dos movimentos corporais
“Para que a criança cresça e se desenvolva de maneira adequada e
Educação Física“Para que a criança cresça e se desenvolva de maneira adequada e saudável, é de extrema importância a sua inserção em creches ou pré-escolas, a fim de contribuir positivamente para o seu pleno desenvolvimento. Conforme dispõe o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, esta etapa, que compreende a educação infantil”. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I) A educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade II) A Educação Infantil é a última etapa da educação básica conforme dispõe o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional III) Na etapa da Educação Infantil não é interessante que a criança aprenda a se relacionar bem com as outras crianças
Sob a perspectiva da Teoria do Se-movimentar humano, por meio do
AV1Sob a perspectiva da Teoria do Se-movimentar humano, por meio do diálogo com o mundo que as aprendizagens ocorrem. Neste contexto, é importante que o profissional de Educação Física conheça os diferentes diálogos existentes. Um diálogo específico está relacionado ao encontro de uma solução para o problema de movimento.
Neste caso, a intencionalidade do movimento se forma com base em uma ideia ou imagem do movimento, a qual serviria como referencial para a recriação da ação motora. Em termos práticos o aprendizado ocorre por “imitação”.
O Dualismo mente-corpo compreende estas estruturas como substâncias
AV1O Dualismo mente-corpo compreende estas estruturas como substâncias distintas. Assim, segundo esta visão, a existência do corpo não envolve qualquer aspecto mental relacionado ao pensamento ou consciência. Considerando a visão dualista, podemos tirar as seguintes conclusões:
Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas:
( ) Qualquer substância com propriedades mentais carece de propriedades materiais e vice-versa.
( ) Propriedades materiais e propriedades mentais são propriedades diferentes.
( ) Mente e corpo são substâncias numericamente iguais.
A educação física é uma área dinâmica, com atuação nos campos da
Educação FísicaA educação física é uma área dinâmica, com atuação nos campos da educação, saúde, esporte e lazer. Além da inserção no contexto privado do campo da saúde, a recente inserção na saúde coletiva, em especial a partir da atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tem fortalecido esta área de atuação e apresentado um cenário complexo e contraditório, que manifesta-se a partir de diferentes linhas teórico metodológicas que coexistem no saber-fazer da prática da educação física (Antunes; Knuth; Damico, 2020, p.2316).
A inclusão de objetivos relacionados à promoção da saúde e ao desenvolvimento de competências sociais é crucial. Conforme destacam Antunes, Knuth e Damico (2020), a Educação Física desempenha um papel importante na formação de hábitos saudáveis e na promoção da convivência social. Portanto, os objetivos devem abranger não apenas a aquisição de habilidades motoras, mas também a compreensão dos benefícios da atividade física para a saúde e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Considerando o papel da Educação Física na formação de hábitos saudáveis e na promoção da convivência social, assinale a alternativa correta.
Após a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como
Educação FísicaApós a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como uma área do conhecimento no qual existe disputa de áreas científicas, identidade e poder. É também neste mesmo período que cresce a defesa e promoção de uma educação inclusiva e para todos. Nesse sentido, a valorização de questões como inclusão social, diferença socioeconômica, a imigração, bilinguismo, os modelos da deficiência na sociedade, negritude e outros temas, modificaram o currículo e a pluralidade na escola.
Com base nas teorias críticas e pós críticas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As políticas educacionais no Brasil, como a Lei nº10.639, buscam incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", a fim de diluir o processo histórico de marginalização de determinados saberes e culturas.
PORQUE
II. As perspectivas teóricas críticas e pós críticas, a exemplo, multiculturalismo, tem sido precursoras das discussões e avanços em torno da luta por direitos sociais e culturais, incluindo a valorização de culturas e etnias no espaço escolar
Quando analisamos a histologia, um tendão geralmente é um tecido
Educação FísicaQuando analisamos a histologia, um tendão geralmente é um tecido conjuntivo denso e modelado para que possa resistir a uma alta tensão que tem a função de inserir o músculo em determinados ossos do nosso esqueleto. O sistema muscular possui um conjunto de sistemas, um conjunto de tecidos, que forma o que chamamos de músculos.
Então o músculo tem uma série de revestimentos e vamos nos aprofundar nesses revestimentos, na morfologia, na fisiologia e no funcionamento da contração.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I - ATP (adenosina trifosfato) que é conhecida como a moeda energética do corpo humano
II - O músculo então precisa receber um estímulo vindo de um neurônio e o neurônio responsável por enervar músculo é chamado de neurônio motor.
III - A unidade motora nada mais é do que um único neurônio motor, mais todas as fibras musculares inervadas por esse neurônio.
IV - A miofribrila é envolvida pelo retículo sarcoplasmático ou endoplasmático, tendo a função de armazenamento de cálcio.
Atualmente há uma maior preocupação das empresas em despertar a motiva
Educação FísicaAtualmente há uma maior preocupação das empresas em despertar a motivação, preservar a saúde e proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho. Algumas empresas se limitam apenas ao cumprimento das leis e normas regulamentadoras, porém outras vão mais além, proporcionado programas de qualidade de vida no trabalho.
Renato está estudando com seus colegas para a avaliação da disciplina
Educação FísicaRenato está estudando com seus colegas para a avaliação da disciplina de Anatomofisiologia de Aparelho Neurolocomotor. No momento, estão revisando o conteúdo sobre articulações. Um de seus colegas mencionou que seu tio havia escorregado na escada de casa e, ao cair, acabou torcendo o joelho e batendo o cotovelo no chão. Com o acidente doméstico, o tio do colega acabou lesionando as articulações do cotovelo e joelho.
Parte do esqueleto apendicular é formado pelos ossos do cíngulo dos me
Educação FísicaParte do esqueleto apendicular é formado pelos ossos do cíngulo dos membros inferiores, antigamente chamado de cintura pélvica. Esta, juntamente com o sacro e o cóccix, forma a pelve óssea. A estrutura da pelve óssea é demonstrada na figura a seguir.
No estudo da anatomia humana, são utilizados planos anatômicos que
Educação FísicaNo estudo da anatomia humana, são utilizados planos anatômicos que dividem o corpo e, dessa forma, permitem a descrição da localização das estruturas de interesse ou a direção dos movimentos realizados. A figura a seguir mostra um dos planos anatômicos utilizados na descrição anatômica.
“Na escola, muitas vezes, com a intenção de cumprir o conteúdo
Educação Física“Na escola, muitas vezes, com a intenção de cumprir o conteúdo proposto, o professor de Educação Física busca temas e formas de apresentação mais prontas para serem reproduzidas, geralmente provenientes das grandes mídias, transmitidas de forma alienante. Esse conteúdo é absorvido e reproduzido apenas pelos alunos que têm maior capacidade e familiaridade com os ritmos. Essa reprodução, aliás, não se constitui como dança, uma vez que não podemos reproduzir a expressão do corpo. Isso chega a ser preocupante, visto que é a reprodução performática que é aplaudida, dada a pouca educação em construção corporal somada a uma ação excludente, que reafirma a dança como talento ou como algo direcionado somente aos alunos que têm familiaridade com ela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, S. R. Atividades rítmicas e expressivas: a dança na Educação Física. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 40-41.
Segundo a citação e o livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na Educação Física sobre o trabalho educativo com a dança, analise as seguintes afirmativas:
I. A prática em que o professor de Educação Física escolhe uma música e elabora uma sequência coreográfica para os estudantes copiarem a movimentação, desenvolve a expressão do corpo.
II. Vivemos uma cultura midiática em dança, o que justifica a grande influência da mídia na área da dança.
III. Ao imitar as danças que aparecem na mídia, a criança está construindo uma comunicação corporal, cheia de significados e valores.
IV. Cabe ao professor de Educação Física saber o que é apreciar a dança como prática pedagógica para a construção de conhecimentos críticos e contextualizados.
V. É necessário que a dança seja apropriada como linguagem corporal, a fim de contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade.
A __________________________________________ trata do ________________
Educação FísicaA __________________________________________ trata do _____________________________, um dos elementos mais significativo para o estabelecimento de uma profissão na sociedade moderna, com atuação pautada pela ética e responsabilidade social.
O intestino grosso mede cerca de 1,5 metro e tem cerca de 6,5
Educação FísicaO intestino grosso mede cerca de 1,5 metro e tem cerca de 6,5
centímetros, é visualmente diferente do intestino delgado, não
só pelo tamanho, calibre, como também pelas funções. Sobre o
exposto, analise as sentenças a seguir:
1- O intestino grosso vai do íleo até o ânus e sua função
essencial é a absorção de água.
II- Divide-se em: ceco, cólons ascendente, transverso,
descendente, sigmoide e reto.
III- O bolo fecal é elaborado pela ação dos movimentos
peristálticos nos restos de alimentos.
IV- Apresenta grandes vilosidades para a absorção de
nutrientes.
As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma
Educação FísicaAs provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma determinada distância transpondo as barreiras ou os obstáculos. As provas oficiais olímpicas apresentam diferenças nas distâncias para homens e mulheres. Sendo os 100 metros com barreiras (c/b) disputada pelas mulheres e os 110 metros com barreiras (c/b) disputada pelos homens. Por outro lado, os 400 m c/b e 3000 m com obstáculos são disputados por ambos. As regras para as provas com barreiras e obstáculos seguem as mesmas das provas de corrida rasas, entretanto são acrescidas as seguintes regras:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Derrubar a barreira, desde que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, não gera desclassificação.
( ) Derrubar a barreira, mesmo que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, gera desclassificação.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo são sete voltas e meia na pista de atletismo.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 28 vezes os obstáculos e sete vezes o fosso de água.
( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 26 vezes os obstáculos e oito vezes o fosso de água.
O sistema imunológico dos seres humanos é um sistema complexo e
Educação FísicaO sistema imunológico dos seres humanos é um sistema complexo e redundante, destinado à proteção contra os patógenos invasores, como vírus, bactérias e fungos.
A Resolução nº 391, de 26 de agosto de 2020 reconhece e define a
Educação FísicaA Resolução nº 391, de 26 de agosto de 2020 reconhece e define a atuação e as competências do Profissional de Educação Física em contextos hospitalares. Sobre essa temática, leia e analise as afirmativas abaixo: I – A atuação em contextos clínicos e hospitalares já existia, o que a resolução trás, em seu Art. 3º, é reafirmar as prerrogativas do Profissional de Educação Física no contexto da área hospitalar, como coordenar, planejar, programar e supervisionar planos e projetos nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados a promoção, prevenção, proteção da saúde. II – O Art. 5º, estabelece que o Profissional de Educação Física poderá atuar em toda e qualquer área hospitalar da atenção à saúde, às quais se reconhecem os benefícios da atividade física e do exercício físico. III – O Art. 3º também destaca atuação no campo da educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental, na área específica ou de forma multiprofissional e/ou interdisciplinar
Apoie nosso trabalho!
Assine Agora