Voltar para Questões Diversas

Educação Física

Foram encontradas 254 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

As expressões e descrições anatômicas do corpo humano, sejam elas

Educação Física

As expressões e descrições anatômicas do corpo humano, sejam elas estáticas ou não, são fundamentais para a compreensão de como um movimento é realizado. Pensando desta maneira permitirá que o Profissional e/ou Professor de Educação Física, descubra maneiras mais efetivas para ensinar, corrigir e otimizar os movimentos dos seus alunos.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A expressão Decúbito dorsal se refere à posição do corpo deitado com o ventre voltado para cima.
II. A expressão Decúbito ventral se refere à posição do corpo deitado com o ventre voltado para baixo.
III. A expressão Inferior ou Caudal não é utilizada para as descrições anatômicas em seres humanos.
IV. A expressão Lateral é utilizada para descrever segmentos corporal que estão próximos ao plano sagital.

Nos últimos anos a Educação Física percorreu uma trajetória de

Educação Física

Nos últimos anos a Educação Física percorreu uma trajetória de indagações, conflitos e mudanças relacionadas à maneira como a área se fundamenta tanto no ambiente acadêmico como no ambiente escolar. A compreensão sobre corporeidade, precisa ser discutida, fundamentada e aprimorada para a busca de novas linguagens e conceitos.

O indivíduo na fase da infância constrói seu entendimento de mundo

Educação Física

O indivíduo na fase da infância constrói seu entendimento de mundo por meio do conhecimento que se tem do próprio corpo e sua relação com o mundo exterior. A descoberta dos membros corporais como as mãos, os pés e demais partes do corpo e toda subjetividade que envolve o desvelar, permite que se reflita sobre a unidade corporal do ser humano.

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A compreensão sobre o corpo no período da infância não pode ser minimizado apenas para seus aspectos físicos.
II. A compreensão sobre o corpo deve transcender os aspectos físicos considerando sua organização biológica, fisiológica e neurológica.
III. A compreensão sobre o corpo deve considerar apenas os princípios espirituais de acordo com as crenças de cada contexto familiar.
IV. A compreensão de corpo deve transcender o corpo físico tão só para a relação entre as experiências vividas no âmbito cultural, social, estético e afetivo.

A combinação de movimentos para realização de ações motoras mais

Educação Física

A combinação de movimentos para realização de ações motoras mais complexas serve como base para o aprendizado de diversas habilidades nas modalidades esportivas. Ao pensarmos no ensino de novas habilidades em adultos e nos deveres do profissional de Educação Física, analise as seguintes afirmativas:

I- Fornecer maior quantidade de aprendizado ativo ao invés de passivo.
II- Desenvolver procedimentos e não apenas conceitos.
III- Realizar treinos com grandes grupos.

O profissional de Educação Física deve conhecer o praticante que se

Educação Física

O profissional de Educação Física deve conhecer o praticante que se propõe ao aprendizado. Além disto, é tarefa do profissional levar em consideração o contexto do indivíduo, as demandas da tarefa e as características do ambiente.

Por conseguinte, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre os fatores que o profissional deve observar:

( ) As pessoas sempre apresentarão o mesmo ritmo de aprendizado.
( ) Cada aprendiz reage de uma forma às instruções fornecidas.
( ) Antes de realizar as habilidades motoras especializadas, é necessário que o aprendiz domine os movimentos fundamentais.

Quase todas atividades podem ser feitas em parques, ainda mais hoje

Educação Física

Quase todas atividades podem ser feitas em parques, ainda mais hoje em dia que muitos deles estão mais estruturados com barras fixas, espaldares, ciclofaixas entre outros. Em um treino livre, podemos fazer inúmeros exercícios sem precisar de equipamentos e a calistenia mostra bem isso, já que, nessa modalidade, é usado o peso do próprio corpo para forçar os músculos em intensidades altíssimas, proporcionando o aumento de força, resistência e massa magra. Alguns movimentos desses exercícios utilizando o peso corporal, requerem preparação e atenção, para que não provoquem lesões. Corridas e pedaladas são ótimas no parque devido a alguns motivos. Primeiro porque quase todos os parque são planos, o que facilita a preparação física – nada pior, para uma pessoa sem preparo, do que correr ou pedalar em subidas ou descidas. Além de sentir o vento no rosto, correr em uma pista exige dos músculos posteriores da coxa e glúteos, coisa que não ocorre em uma esteira, pois ela faz o trabalho de impulsão para você (Correr na Rua ou na Esteira).

Considerando as informações a respeito da escolha do local de treinamento, analise as afirmativas a seguir:

I - Cada ambiente apresenta vantagens únicas e desafios específicos que devem ser considerados para garantir um treinamento eficaz e seguro.
II - Estúdios especializados oferecem um ambiente altamente focado e equipamentos específicos para determinadas atividades, como ioga, pilates ou treinamento funcional.
III - As academias são um local popular, mas oferecem pouca variedade de equipamentos em um ambiente focado no exercício.

O termo "profissional liberal" refere-se a indivíduos que exercem

Educação Física

O termo "profissional liberal" refere-se a indivíduos que exercem uma atividade profissional que requer habilidades especializadas, conhecimento técnico e autonomia na tomada de decisões, dessa maneira, por ter o seu trabalho regido pelo Conselho Regional (e Federal) de Educação Física, o Personal Trainer se encaixa nesse perfil, uma vez que sua atuação vai além de simplesmente prescrever exercícios, envolvendo também a compreensão das necessidades, objetivos e limitações individuais de cada clientes.
A personalização é a principal característica do trabalho do Personal Trainer como profissional liberal. A individualização dos programas de treinamento é essencial para garantir resultados eficazes e seguros. Cada cliente é único em termos de histórico de saúde, lesões prévias, preferências de exercícios e objetivos específicos. O profissional de educação física ao considerar esses fatores, pode criar programas de treinamento que otimizem os resultados e minimizem os riscos. Também é importante lidar com o marketing pessoal para conseguir captar novos alunos.

Com base nos conhecimentos a respeito do Personal Trainer como profissional liberal, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I - A personalização é a principal característica do trabalho do Personal Trainer como profissional liberal. A individualização dos programas de treinamento é essencial para garantir resultados eficazes e seguros.

PORQUE

II - O Personal Trainer por ser um profissional liberal não pode manter os mesmos tipos de treinamento para todos os seus clientes pelo tempo que assim desejar, e necessita realizar alterações, facilitando e personalizando o trabalho.

A segurança e a prevenção de lesões também são prioridades

Educação Física

A segurança e a prevenção de lesões também são prioridades nos programas de treinamento voltados para TAF. A progressão gradual, a técnica adequada e o monitoramento contínuo são essenciais para minimizar o risco de lesões durante o treinamento. Depois de realizar a avaliação da aptidão cardiorrespiratória, é fundamental o processo de reavaliação e replanejamento do programa de treinamento. Isso ocorre porque a aptidão cardiorrespiratória pode mudar com o tempo, e os objetivos do treinamento podem se ajustar. Além disso, a reavaliação ajuda a verificar a eficácia do programa atual e identificar áreas que precisam ser aprimoradas.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I - A reavaliação periódica do VO2max e dos limiares ventilatórios/metabólicos permite que os profissionais de Educação Física determinem se os objetivos foram atingidos e ajustem as intensidades e os volumes de treinamento de acordo com as necessidades do indivíduo.
II - O replanejamento do programa de treinamento pode envolver ajustes na intensidade, no volume e na frequência do exercício.
III - Se o objetivo for aumentar o VO2max, é possível incorporar sessões de treinamento de intervalo de alta intensidade.
IV - O VO2máx é uma medida que indica a quantidade máxima de oxigênio que o corpo humano pode absorver e utilizar durante o exercício, e esse valor permanece constante ao longo da vida.

O personal trainer desempenha um papel fundamental na personalização

Educação Física

O personal trainer desempenha um papel fundamental na personalização das metas, alinhando-as com as características individuais do cliente. Como mencionado por Berger e Motl (2000), o processo de estabelecimento de metas deve levar em consideração os interesses, valores e habilidades do cliente. Ao fazer isso, o professor capacita o cliente a se envolver ativamente no processo de definição de metas, promovendo um senso de responsabilidade e comprometimento. O estabelecimento de metas é um processo dinâmico que requer acompanhamento constante e adaptação conforme o progresso. O personal trainer deve avaliar regularmente o desempenho do cliente e, se necessário, ajustar as metas de acordo com as mudanças nas circunstâncias ou nas capacidades do indivíduo. Isso demonstra a flexibilidade do profissional de Educação física em moldar o programa de treinamento de acordo com as necessidades em evolução do cliente.

Considerando as informações sobre o estabelecimento de metas do aluno no Treinamento Personalizado, considere as afirmações à seguir:

I - Se a meta do aluno é perder 10 quilos em 2 semanas, isso pode ser alcançado e o Personal deverá prometer isso ao aluno.
II - Estabelecer metas claras é um fator motivador significativo, pois direciona os esforços do indivíduo e proporciona um senso de propósito.
III - Um dos primeiros passos na colaboração entre o personal trainer e o cliente é definir objetivos claros e personalizados.

A análise de variáveis bioquímicas, como marcadores inflamatórios

Educação Física

A análise de variáveis bioquímicas, como marcadores inflamatórios, hormônios e enzimas musculares, pode fornecer insights sobre a resposta do corpo ao exercício e ao estresse. Por exemplo, o aumento dos níveis de creatina quinase (CK) no sangue pode indicar dano muscular. A integração dessas informações com outros dados de avaliação do risco de lesão pode ajudar a identificar atletas em risco de lesões relacionadas ao excesso de treinamento.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I - A execução correta da técnica é crucial para evitar lesões. Movimentos inadequados podem colocar uma carga excessiva em certas áreas do corpo, levando a lesões musculares ou articulares.
II - O acompanhamento com um profissional de Educação Física permite que a técnica seja apropriada e que os exercícios sejam realizados de maneira segura.
III - Durante o treinamento, músculos e articulações sofrem microlesões e a recuperação impede que essas áreas se reparem e se fortaleçam. Por isso, deve-se intensificar o treino em buscar de melhorias e adaptações benéficas.
IV - O aumento repentino das cargas de treinamento é benéfico e auxilia na prevenção de lesões pois deixa o organismo em estado de alerta.

O desenvolvimento físico das variáveis de flexibilidade e mobilidade

Educação Física

O desenvolvimento físico das variáveis de flexibilidade e mobilidade articular é essencial em todas as fases de vida do indivíduo. A especificidade e compreensão das ações práticas realizadas é fundamental para os profissionais atuantes na área da educação física e saúde. Fatores limitantes à flexibilidade e mobilidade articular são extremamente prejudiciais à saúde, ao sistema locomotor e a qualidade de vida dos alunos. Sedentarismo e obesidade são fatores fundamentais que promovem maiores dificuldades à flexibilidade e mobilidade articular.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A flexibilidade e o trabalho de mobilidade articular dependem de sessões específicas de treinamento e auxiliam no processo de qualidade de vida, saúde e bem estar.

II. O sedentarismo e a obesidade são fatores de risco à saúde e o treinamento da flexibilidade, alongamento e mobilidade articular podem auxiliar no processo de um estilo de vida mais ativo e saudável.

III. As variáveis de flexibilidade e mobilidade articular são capacidades físicas sem limitantes consideráveis e não afetam diretamente a qualidade de vida, saúde e bem estar dos nossos alunos.

IV. Flexibilidade e mobilidade articular são variáveis que devem ser desenvolvidas na fase adulta e para idosos. A especificidade de função permite maiores ganhos a esse público específico de alunos.

O treinamento das variáveis de alongamento, flexibilidade e mobilidade

Educação Física

O treinamento das variáveis de alongamento, flexibilidade e mobilidade articular é, particularmente, uma relação direta com as micro sessões de treinamento, que devem ser ministradas de acordo com o nível de aptidão física do nosso aluno. Quanto maior o volume e ativação física do indivíduo melhor será o processo de treinamento e melhora das capacidades em questão. É função do Profissional de Educação Física atuante, fomentar novas possibilidades de treinamento individual, em duplas, aulas coletivas ou até mesmo modalidades combinadas no desenvolvimento das capacidades elásticas de flexibilidade e mobilidade articular.

I. Para esse processo ser efetivo e o nosso aluno ser atentido em sua totalidade, recomenda-se um processo de avaliação de flexibilidade, alongamento e mobilidade articular, antes, durante e após o processo de treinamento das variáveis. Essa metodologia de periodização específica, promove maiores possibilidades de aplicação, reestruturação e possíveis adaptações ao programa de treinamento.

PORQUE

II. Respeitando a teoria da individualidade e diferença ou individualidade biológica, cada organismo responde, fisiológicamente e psicologicamente, de maneiras distintas aos estímulos externos de treinamento. No caso das variáveis de alongamento muscular, flexibilidade e mobilidade articular, o processo não é diferente. A periodização da sessão de treinamento servirá como base específica para as evoluções e adptações individuais necessárias. Essa é a metodologia sob a ótica da individualidade biológica e o respeito à evolução e desenvolvimento do aluno.

O princípio da especificidade no treinamento resistido é uma diretriz

Educação Física

O princípio da especificidade no treinamento resistido é uma diretriz fundamental para maximizar os resultados. Ao adaptar os exercícios de acordo com os objetivos específicos de cada indivíduo, é possível focar nos grupos musculares desejados, ajustar a intensidade do treino e escolher os métodos mais apropriados para atingir as metas estabelecidas. Este princípio não apenas otimiza o tempo e o esforço investidos no treinamento, mas também melhora a eficácia global, proporcionando ganhos mais significativos em termos de força, resistência e desenvolvimento muscular. Portanto, a personalização e à especificidade são chaves para os profissionais de educação física no processo de prescrição do treinamento resistido para que seus alunos alcancem seus objetivos.

Biomecânica é o estudo das leis do movimento e das forças que atuam

Educação Física

Biomecânica é o estudo das leis do movimento e das forças que atuam nos organismos vivos. Ela aplica princípios da física e da engenharia para entender como as forças afetam o corpo humano durante o movimento e como os sistemas biológicos respondem a essas forças. Ela se concentra-se em questões referentes a forças, torque, momento angular, aceleração e outras variáveis mecânicas que afetam o movimento humano. Os biomecânicos usam técnicas avançadas, como simulações computacionais e análises quantitativas, para entender padrões de movimento e para otimizar o desempenho, especialmente em esportes de alto desempenho. Portanto, o entendimento das questões referentes a biomecânica é de suma importância para o profissional de Educação Física.

Ao respeitarmos os princípios fundamentais da individualidade

Educação Física

Ao respeitarmos os princípios fundamentais da individualidade biológica e da especificidade das modalidades esportivas, é necessário respeitar alguns aspectos práticos específicos à prescrição do treinamento intervalado de alta intensidade. Já sabemos que variáveis de intensidade, volume e recuperação (pausa) de estímulos, devem ser relacionadas na prescrição efetiva da sessão do treinamento intervalado de alta intensidade. Os casos específicos de periodização individual de treinamento intervalado de alta intensidade devem prescrever, controlar e modificar as variáveis de intensidade, volume e recuperação (pausa) de acordo com as adaptações fisiológicas, necessidades e objetivos específicos de cada aluno/atleta.

Com base no texto e na prescrição prática do treinamento intervalado de alta intensidade avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. No treinamento intervalado de alta intensidade a variável da intensidade é essencial quando relacionamos o objetivo anaeróbio da atividade proposta, que deve estar diretamente ligada a especificidade da modalidade esportiva, assim como a condição prévia do aluno.

PORQUE

II. A individualidade biológica e a especificidade das modalidades devem ser preservadas e definidas de acordo com o objetivo e condição prévia de cada aluno. Saber o objetivo principal do aluno, a modalidade praticada e a intenção com a prática é fundamental para uma prescrição eficiente exclusiva às necessidades do aluno/atleta.

Períodos de férias, verão, novas danças, ritmos, por exemplo

Educação Física

Períodos de férias, verão, novas danças, ritmos, por exemplo, se configuram como elementos da variação do mercado sazonal em Educação Física. Sobre essa temática, leia analise as asserções abaixo:

I - A Educação Física, principalmente como uma profissão liberal, está sujeita as influências sazonais presentes no mercado de trabalho, que pode se dar por diferentes motivos, dependendo de cada região, de cada contexto.

PORQUE

II - Cada realidade, principalmente as dimensões da cultura local, vão apresentar aspectos diferentes relacionados a sazonalidade.

Os problemas de atenção seletiva durante a aprendizagem motora ocorrem

Educação Física

Os problemas de atenção seletiva durante a aprendizagem motora ocorrem de maneira semelhante ao longo da vida? Justifique sua resposta dando exemplos.

A Cultura Corporal do Movimento Humano (CCMH) abrange todas Práticas

Educação Física

A Cultura Corporal do Movimento Humano (CCMH) abrange todas Práticas Corporais do Movimento (PCM), que por sua vez é composta por todas as Atividades Físicas. Como existem muitas opções de atividades físicas, buscam-se alternativas para classificá-las e agrupá-las. Optou-se pelo agrupamento baseado nas unidades temáticas da Educação Física, proposto na discussão da Base Nacional Comum Curricular, que divide as Atividades Físicas em jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Nessa forma de agrupar, conforme características próprias, é possível que existam diversas práticas que se enquadram em mais de uma unidade temática. Além disso, existem diversas características semelhantes dentre os seis grupos.
O profissional de Educação Física tem disponível diversas opções de atividade física para utilizar e indicar a seus alunos, clientes, pacientes ou atletas, portanto conhecendo bem suas principais características, sua utilização se torna melhor orientada.

Em determinado momento, a Indústria passou a ser responsável por

Educação Física

Em determinado momento, a Indústria passou a ser responsável por criar “necessidades” nas pessoas, não aquelas necessidades básicas do ser humano como alimentação e habitação, mas o consumismo descontrolado. Essa forma de consumo acaba jogando o indivíduo em um ciclo.
Observe as sugestões a seguir:

I – a estagnação tecnológica.
II - a necessidade de escoamento de grandes produções.
III – a isenção no consumo de supérfluos.
IV - a obsolescência planejada.

A composição corporal, poderá observar os segmentos corporais

Educação Física

A composição corporal, poderá observar os segmentos corporais em diferentes níveis de classificação.

Sendo assim, relacione as colunas A e B quanto aos diferentes níveis de classificação e os seus correspondentes componentes.

Coluna A

1 - Molecular
2 - Celular
3 - Tecidual
4 - Corpo inteiro
5 - Atômico

Coluna B

A – Determinada principalmente pela combinação de oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo.
B – Determinada principalmente os constituintes de moléculas de água (~73,8%), lipídios, carboidratos, proteínas (19,4%) e minerais (6,8%).
C – Podendo ser determinada pelo nível de organização anatômica do corpo em massa celular total (adipócitos, miócitos e osteócitos), fluidos extracelulares (água e plasma intra- e extra vascular) e sólidos extracelulares (substâncias orgânicas, como colágenos e fibras elastinas de tecidos conectivos e elementos inorgânicos como cálcio e fósforo mais presentes no tecido ósseo).
D – Nível de organização de acordo com os diferentes tecidos do corpo, como tecidos conectivos (músculo, osso e adiposo), epitelial, nervoso.
E - Considera o corpo inteiro em relação ao seu tamanho, forma, densidade e área.

As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando

Educação Física

As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando a uma vida saudável. Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a percentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentárias e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura abaixo. (*) corredores de longas distâncias (**) corredores de curtas distâncias (ex.: 100 metros)

Na área do treinamento são desenvolvidos diversos aspectos

Educação Física

Na área do treinamento são desenvolvidos diversos aspectos e características, entre elas: preparação técnica, tática e física, além de outras que fazem parte da preparação integral do atleta. Nos aspectos técnicos e táticos, vai depender das modalidades esportivas, sendo que, quem desenvolve esta especificidade são os profissionais que se especializam em determinadas modalidades esportivas e atuam como técnico ou assistente técnico. Outros setores no esporte que se associam com o treinamento desportivo são as áreas da fisiologia, biomecânica, analistas de sistemas, psicologia, nutrição e áreas médicas.

Com relação aos conhecimentos na área do treinamento desportivo e sua especialização, complete as lacunas da sentença a seguir.

Especificamente, quem pretende atuar profissionalmente no treinamento esportivo, se aprofunde e se especialize na ______________ _______________, com diversas ações e responsabilidades, tanto na _____________ ______________, como no _________________.

A Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como uma ideia

Educação Física

A Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como uma ideia já apreendida não se desenvolve como mudança de comportamento a partir de uma direta relação causal. Sendo assim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Dois exemplos comuns sobre mudança de comportamento e as premissas que a sustentam são as dietas alimentares e os exercícios físicos regulares.

PORQUE

II. Mesmo entre as pessoas que apreendem a ideia sobre a importância de dietas e exercícios regulares para a boa saúde, poucas conseguem, efetivamente, transformar a ideia da dieta e do programa regular de exercícios em práticas cotidianas

Como o objetivo dos exergames é utilizar os movimentos do corpo como

Educação Física

Como o objetivo dos exergames é utilizar os movimentos do corpo como um todo, o que se torna a principal estratégia capaz de auxiliar as aulas de educação física - uma vez que tal ferramenta se apresenta como um excelente recurso devido aos diversos estímulos sensoriais extremamente adaptáveis, podendo ser utilizados como uma forma de transformar a pessoa sedentária em fisicamente ativa.

Tomando como referência os exergames, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) os jogos eletrônicos em seus primórdios apresentavam total ausência de movimentos, fazendo com que o praticante passasse um número desmesurado de horas em total estagnação.
( ) os exergames tem como principal objetivo reconstruir os movimentos de membros superiores e inferiores do indivíduo.
( ) os exergames podem ser utilizado tanto para transformar uma pessoa sedentária em ativa, como também em terapias de reabilitação em pessoas com doenças neurológicas.

Com o auxílio de programas e scanners que possibilitam _______ imagens

Educação Física

Com o auxílio de programas e scanners que possibilitam _______ imagens 3D, a indústria que produz vestimentas esportivas conseguiu criar tênis e roupas sob ________ que se encaixam adequadamente ao corpo do atleta, assim como a possibilidade desses equipamentos se moldarem ao __________ específico da modalidade. Um exemplo é o material de confecção, onde os tecidos são envolvidos por tecnologia que permite o corpo se adaptar à temperatura externa e assim manter a __________ corporal do atleta adequada.

Uma crítica perpassa pelo idealismo de propostas que clamam

Educação Física

Uma crítica perpassa pelo idealismo de propostas que clamam pela possibilidade de uma educação ambiental em contextos da pratica sem considerar os limites de uma mudança.

I- Associações diretas entre o contato do ser humano com a natureza e mudanças de comportamento perante questões ambientais podem ser questionadas.

PORQUE

II- As vivências dos indivíduos na natureza se contrastam com uma imersão cotidiana de valores de uma sociedade que segue a lógica do capital, ou seja, da produção e do consumo.

A ação e a aventura são importantes conceitos a serem considerados

Educação Física

A ação e a aventura são importantes conceitos a serem considerados nas sinergias entre o campo da Educação Física e o campo ambiental. Considerando as características de ação e aventura no campo ambiental, analise as seguintes afirmativas:

I - A busca pela ação e aventura face as atividades recreativas e esportivas na natureza, tornam ambientes naturais como “palcos” para essas atividades, sendo a “adrenalina” na superação de novos desafios a principal motivação para a interação corpo-ambiente.
II - A ação e aventura movida pela adrenalina da superação de deságios, geralmente envolvendo elementos de força e de estamina, evoca categorias de fisicalidade e de habilidades técnicas avançadas, pesando sobre estereótipos de idade, gênero, classe, etnia entre outros.
III - Os movimentos idealizados e romantizados por indivíduos que registram (em redes sociais) suas “proezas” supervalorizadas pela ação e aventura em experiências na natureza passam a ser desejados e fantasiados (e largamente reproduzidas) por outros indivíduos que buscam experiências na natureza.
IV - As experiências de ação e aventura na natureza acabam sendo padronizadas, muito bem organizadas e com risco muito baixo de qualquer alteração no planejamento original acabam sendo contraditórias com a ideia de “aventura” que pressupõe certo grau de imprevisibilidade.

Considerando as propostas que objetivam o estimulo ao questionamento

Educação Física

Considerando as propostas que objetivam o estimulo ao questionamento das estruturas naturalizadas, no sentido de uma desconstrução fenomenológica, a ecomotricidade aparece como significativa e atual representatividade ecopedagógica para a Educação Física.

Considerando as características da ecomotricidade, analise as seguintes afirmativas:

I. O conceito de motricidade concebe um corpo de ação continua de/em movimento intencional e transcendente, assim ecomotricidade compreende a interação desse corpo com a natureza.
II. A ecomotricidade levanta questões sobre o potencial lúdico e ecológico das motricidades vivenciadas em diferentes ambientes.
III. As vivências de ecomotricidade abrangem não só as possibilidades lúdicas e ecológicas das interações corpo-meio ambiente para os seres humanos, mas para todos os agentes presentes nessas interações, incluindo o próprio ambiente.
IV. A ecomotricidade se apresenta como crítica a epistemologias de inspiração nas quais o movimento é concebido de forma mecânica e instrumental e também funcional e performativa.

Em princípio deve-se considerar que a estrutura funcional de um

Educação Física

Em princípio deve-se considerar que a estrutura funcional de um sistema biológico passou por um processo organizacional evolutivo de otimização, que se diferencia sensivelmente do caminho de aperfeiçoamento técnico do movimento. A era da evolução digital tem revolucionado o nosso modo de comunicar e agir no cotidiano, buscando facilitar cada vez mais a nossa vida, inclusive na atividade física e esportes.

Na questão esportiva, para a busca dos resultados sempre haverá a necessidade de que os movimentos sejam quase ___________, e para isso as __________ precisam ser mais próximas do corpo humano, sendo o ______________ do referido membro amputado.

Em uma pesquisa publicada no ano de 2014, o autor Rodrigues demonstrou

Educação Física

Em uma pesquisa publicada no ano de 2014, o autor Rodrigues demonstrou algumas evidencias cientificas sobre o desenvolvimento de processos de ambientalização no âmbito da pesquisa sobre "meio ambiente" na Educação Física.

RODRIGUES, Cae. Atividades Alternativas e Meio Ambiente. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.



Sobre a produção científica do meio ambiente no campo da Educação Física, analise as seguintes afirmativas:

I. Os autores que publicam sobre a temática ambiental na Educação Física possuem potencialidade da práxis, e ao mesmo tempo duelam com a pratica desse encontro ao ministrar disciplinas ou projetos de pesquisa e extensão que aproximam os campos da Educação Física e o ambiental.
II. Os autores que pesquisam sobre o meio ambiente no âmbito da Educação Física se dedicam a outras temáticas, sendo o meio ambiente um campo de pesquisa secundário, ou seja, de menor importância.
III. Os autores que pesquisam sobre a questão ambiental no âmbito da Educação Física dependem de seus interesses próprios, e não de interesses institucionais.
IV. A participação dos autores da área da Educação Física que estudam a temática ambiental ocorrem somente em eventos científicos (congressos) no campo ambiental, ou seja, estes autores não participam de eventos científicos na área da Educação Física.

É notório que a "luta" enquanto modalidade motora

Educação Física

É notório que a "luta" enquanto modalidade motora física e psicossocial faz parte da história humana. Atualmente, observamos que as lutas estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, seja em vídeos, filmes, programas televisivos e competições mostradas pela televisão. Assim, a questão inicial remete-se à formação dos professores de Educação Física para trabalhar com a modalidade "lutas".

RUFINO, Luiz G. Bonatto; DARIDO, S. Cristina: Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP 11.1(2013): 144-170.2013.



Analise as afirmativas a seguir sobre as lutas:

I - As lutas são práticas corporais onde se enfrentam dois ou mais competidores que tentam vencer seus oponentes principalmente através de submissão, retirada de determinada área, nocaute ou realizando uma maior pontuação. Todas as técnicas são permitidas em todos os diversos estilos diferentes de luta existentes.
II - Os lutadores utilizam golpes com diversas partes do corpo como socos, chutes, joelhadas, cabeçadas e cotoveladas.
III – Em determinadas modalidades de luta, utiliza-se movimentos visando tirar o equilíbrio do adversário como as quedas, arremessos e derrubadas.
IV - Alguns movimentos relacionados as modalidades de luta são utilizados para fazer o adversário desistir da luta como as imobilizações, estrangulamentos, chaves e torções.

A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa

Educação Física

A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa realiza podem ser considerados um exercício de Ginástica. Isso ocorre principalmente por causa das diversas modalidades de ginásticas que existem. As Práticas Corporais de Aventura (PCAs), por sua vez trazem significativas descargas de neurotransmissores (o mais conhecido é a adrenalina) geradas pela sensação de perigo criada pelo próprio participante que em muitos casos visa escapar da rotina de estresse que se espalhou pelos grandes centros urbanos.

Sendo assim, em relação as principais características destes grupos de atividades/modalidades que o Profissional de Educação Física precisa saber para selecionar uma prática durante sua atuação profissional, analise as afirmativas a seguir:

I - Uma característica de destaque das ginásticas, é que por existir um vasto leque de diferentes oportunidades, elas podem ser realizadas apenas com o uso do corpo, como também podem ser utilizadas com música, com implementos (equipamentos) e até no meio líquido, ampliando assim as possibilidades de interesse das pessoas.
II - A Educação Física pode trabalhar com as modalidades competitivas de Ginástica na realização de treinamentos ou adaptá-las conforme as necessidades com foco no lazer e na promoção da saúde.
III - As Práticas Corporais de Aventuras, ou simplesmente PCAs, são práticas esportivas com características diferentes do esporte tradicionais, na maioria das vezes não buscam competições e são realizadas em momentos de lazer (embora existam algumas competições que almejam a performance e alguma pessoas utilizam-nas ainda para promover a saúde).

A forma de se realizar determinadas práticas corporais também pode ser

Educação Física

A forma de se realizar determinadas práticas corporais também pode ser definida conforme as experiências vividas pelos participantes. Por exemplo, a ênfase competitiva ou cooperativa dentro de uma atividade espelha as experiências de seus participantes.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmações:

I. Os jogos e as brincadeiras, como uma representação da realidade, um faz-de-conta, carregam características da sociedade.
II. Dentro de uma sociedade mais competitiva, privilegiam-se os campeonatos e torneios ou mesmo uma partida de algum jogo valendo algo.
III. Em sociedades com características mais comunitárias, como algumas tribos indígenas, o fato de competir sobressai ao ato de participar.

As pessoas realizam movimento a todo momento. Porém, um facilitador

Educação Física

As pessoas realizam movimento a todo momento. Porém, um facilitador para uma pessoa ter a distinção e realizar suas práticas corporais é ter um local próximo aonde mora, por exemplo um campo de futebol ou uma quadra de futsal podem servir como uma pista para caminhada ou corrida, ou ainda para diversas outras práticas corporais. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I. O profissional de Educação Física deve ignorar algumas atividades durante sua atuação em locais públicos, pois já estão pré-determinadas socialmente.

II. Quando o currículo de Educação Física Escolar privilegia alguns esportes de quadra durante a formação escolar, provavelmente estes esportes farão parte daquela cultura local.

III. Em casos onde a prática de atividades é sempre a mesma, as pessoas desta região irão replicar este conhecimento corporal pelas outras gerações.

Existem diversos produtos culturais que envolvem o movimento humano

Educação Física

Existem diversos produtos culturais que envolvem o movimento humano, principalmente as práticas corporais de lazer e esportivas. No lazer, desde as mudanças trabalhistas da era Vargas, houve aumento do tempo livre, aumentando assim a procura por atividades de lazer e entretenimento. Porém, existe uma crítica muito grande com relação à utilização desse tempo livre.

Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre eles.

I – Este tempo livre é muitas vezes utilizado de forma alienada, incentivando a prática de lazer de forma passiva (onde a pessoa não interage apenas recebe a informação ou a ação), ao invés do lazer ativo (onde a pessoa faz escolhas, críticas e consequentemente provoca transformações).

PORQUE

II – A alienação pode ser percebida em dois momentos: quando as classes sociais menos favorecidas não possuem opções de lazer, ou quando essas escolhas são orientadas (principalmente pelos meios de comunicação de massa) às opções passivas

Com relação às práticas esportivas, é possível ver o uso do esporte

Educação Física

Com relação às práticas esportivas, é possível ver o uso do esporte como instrumento ideológico do Estado, baseado na competição e no rendimento (tal qual os valores capitalistas) e a ideia do individualismo e do corpo como máquina (com finalidades competitivas ou laborais), também perpetuam os sistemas de dominação da sociedade. Neste contexto, observe as seguintes sentenças:

I – O futebol masculino ser mais valorizado que o feminino no Brasil.
II – A necessidade de regras.
III – Premiação para melhores jogadores em competições de esportes coletivos.
IV – Os atletas que trocam de clube por um salário maior.

O profissional de educação física vai lidar com o ser humano

Educação Física

O profissional de educação física vai lidar com o ser humano, na dimensão cultural do movimento e seus vários significados e interesses sociais. O esporte, o lazer, as lutas, as danças, as práticas de aventura, os jogos e brincadeiras, a atividade física e o exercício físico, em seus mais diferentes contextos, sempre serão práticas relacionadas à cultura, à sociedade, logo aos valores humanos, a uma moral, a uma ética. Neste sentido, analise as assertivas a seguir.

I – A ética e a moral são ideias distantes e as configuram como reflexões filosóficas feitas por filósofos. Elas valem para toda pessoa cidadã. Trata-se, portanto, da educação moral, da compreensão dos valores sociais presentes nas mais diversas manifestações da Educação Física, dentro ou fora do contexto escolar.
II – A ética é constituída por princípios universais, mais gerais e menos mutáveis.
III – A moral é mais dinâmica, pode ser diferente de acordo com o tempo histórico, o contexto social e cultural.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

A relação entre a Educação Física e a experiência ecológica levanta

Educação Física

A relação entre a Educação Física e a experiência ecológica levanta limitações, principalmente conceituais. Pode-se entender essa discussão conceitual como parte importante das sinergias entre o campo da Educação Física e o campo ambiental.

Em relação a discussão de como as conceptualizações do "corpo" podem se transformar em potenciais limitações para a experiência ecológica, analise as seguintes afirmativas:

I - A questão da dificuldade de superação ou descontração de padrões corporais que são reproduzidos em diferentes ambientes, minando a possibilidade de "dissonâncias corporais", podendo levar a questionamentos sobre padrões naturalizados dessa relação.
II - Uma superproteção do corpo "contra" qualquer exposição ao ambiente, reproduzindo o conforto de um cotidiano "seguro" e, de certa forma, "anestesiando" o corpo a novas possibilidades de interação com o meio ambiente.
III - A questão da criação de um imaginário de "corpos ideais", podem criar uma forma idealizada e romantizada. Este desejo e fantasia por "corpos ideais" cresce a preocupação em torno dos graves distúrbios que muitas vezes acompanham a busca alienada por esses corpos.
IV - Experiências na natureza com meros "exercícios" de ou para a saúde, dificilmente irá contemplar o potencial ecopedagógico de uma vivencia "alternativa", sendo o meio ambiente apenas "palco" para atividades de saúde, como uma academia ao ar livre.

Alguns dos pontos destacados na vertente dos jogos Cooperativos são

Educação Física

Alguns dos pontos destacados na vertente dos jogos Cooperativos são: o prazer de jogar, os fins coletivos, a associação do outro como parceiro, e não como adversário, a redução da pressão por resultados, aumento da espontaneidade e maior liberdade para criatividade na solução de problemas. Sobre os jogos Cooperativos, podemos afirmar ainda que:

A criança, no período de transição entre o ensino infantil e o ensino

Educação Física

A criança, no período de transição entre o ensino infantil e o ensino fundamental já está mais madura, desenvolvida e com seus processos de crescimento mais estáveis em relação ao período pós-parto, até seus dois ou três anos. Cabe lembrar que nosso processo de crescimento e desenvolvimento é extremamente complexo e que depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, como hormônios, carga genética, estímulos, condições ambientais e outros.

I - Existe uma estimativa que, dos 6 aos 11 anos, a criança cresça 20 cm e ganhe cerca de 5 kg anualmente.
II - Por volta de 9 anos de idade, temos a estabilização do crescimento do cérebro e da cabeça.
III - Por volta de 12 anos, há grande aumento de velocidade no desenvolvimento do sistema reprodutivo, o sistema linfoide tem seu pico de desenvolvimento e há o famoso estirão de crescimento.

Analise as seguintes afirmativas. I – Quanto ao desenvolvimento

Educação Física

Analise as seguintes afirmativas.

I – Quanto ao desenvolvimento físico, seu início se dá desde os primeiros dias de nascimento até chegar à idade adulta e continua até a terceira idade.
II – O corpo cresce e se desenvolve. Por isso, há a necessidade de diferenciarmos os conceitos de "crescimento" e "desenvolvimento". O crescimento está associado a um aumento quantitativo da massa corporal, aumento da estrutura do corpo humano.
III - O desenvolvimento envolve alterações e mudanças no funcionamento do organismo das pessoas ao longo do tempo. Para que ocorram essas alterações e adaptações, precisamos refletir sobre alguns fatores: idade biológica, idade cronológica e maturação.

Analise as afirmativas sobre as transformações e inovações observadas

Educação Física

Analise as afirmativas sobre as transformações e inovações observadas na área da Educação Física.

I – Passou a haver consideração das diferentes dimensões relacionadas à Educação Física e compreensão da relação entre o "homem e a sociedade".
II – No passado, mais especificamente há três décadas, com a ausência de uma organização fortalecida de conhecimento teórico e científico, a Educação física se manifestava como um conhecimento prático.
III – Na atualidade, o curso sofreu uma nova alteração em seu processo de formação, estruturando-se da seguinte forma: núcleo comum, que engloba eixos de formação geral de estudo da área, e etapa específica (licenciatura e bacharelado em Educação Física), na qual o aluno terá conhecimentos específicos do ambiente escolar e não escolar.

Conceito que refere ao conjunto de atributos que se possui ou que se

Educação Física

Conceito que refere ao conjunto de atributos que se possui ou que se pode adquirir em relação à capacidade de realizar esforços físicos, dividida a sua relação com à saúde e ao desempenho atlético. Além disso, fatores biológicos que oferecem alguma proteção ao aparecimento de distúrbios orgânicos induzidos pelo estilo de vida sedentário estão associados à saúde, e os atributos biológicos necessários à prática mais eficiente dos esportes está relacionada ao desempenho atlético esportivo. Este conceito se refere a:

Analise as seguintes afirmativas. I – No cenário Brasileiro

Educação Física

Analise as seguintes afirmativas.

I – No cenário Brasileiro, a Educação Física teve seu início por volta de 1882, referendada por Rui Barbosa, moldada com base no que já existia em outros países, evidentemente com as devidas adaptações.

II – A partir dos anos 1930, a Educação Física tinha objetivos militares, fortalecidos pelas políticas públicas. Posteriormente, começou a se ramificar, buscando segmentos específicos, como o do treinamento desportivo e o das atividades voltadas para a saúde.

III – Os aspectos sociológicos e antropológicos associados à Educação Física, foram alvo de estudos e discussões para tentar fortalecer a área. A corporeidade e a motricidade foram alicerçadas no pensar e legitimar o corpo, e justamente devido a essa discussão sobre o corpo humano é que novas subáreas ou disciplinas surgiram ou foram fortalecidas, como é o caso da morfologia, biomecânica, fisiologia e bioquímica.

Os exercícios físicos promovem melhorias nos indicadores fisiológicos

Educação Física

Os exercícios físicos promovem melhorias nos indicadores fisiológicos e morfológicos como força, flexibilidade, composição corporal e aptidão cardiorrespiratória que são importantes para a manutenção e promoção da saúde e a prevenção de doenças, levando a uma melhor qualidade de vida. No entanto, os benefícios do exercício físico podem ser extrapolados para a saúde mental.

Diante disso, são benefícios da atividade física para saúde mental:

I. Aumento na capacidade e função neural com a prática aguda e crônica da atividade física, sobretudo se forem de intensidade moderada e vigorosa.
II. Melhora da função cerebral pela elevação da taxa de circulação sanguínea e de oxigenação cerebral, aumento na taxa de utilização de substratos energéticos a nível cerebral, elevação das concentrações de catecolaminas e de neurotransmissores.
III. A atividade física tem demonstrado melhora da autoestima e da sensação de bem-estar, assim como redução dos níveis de estresse e sintomas de ansiedade.

A prática de atividade física pode trazer diversos benefícios para

Educação Física

A prática de atividade física pode trazer diversos benefícios para a saúde integral do indivíduo. Para os idosos muitos benefícios têm sido apresentado quando se trata do sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e composição corporal.

Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) Os benefícios nos tecidos ósseo e muscular são mais evidentes em atividades físicas que exigem mais do componente neuromuscular, como atividades que envolvem maior nível de intensidade e produzem mais força e tensão muscular mediante os diferentes tipos de contrações musculares.
( ) Para os benefícios observados nos componentes cardiorrespiratórios e cardiovasculares, as atividades de características aeróbias são aquelas que apresentam um grande potencial adaptativo com relação às adaptações crônicas.
( ) A atividade física na terceira idade pode ser uma grande aliada no combate e prevenção das doenças associadas à obesidade, por auxiliar na diminuição da gordura corporal e no ganho de massa magra.

Aptidão física é a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor

Educação Física

Aptidão física é a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor e ânimo, sem fadiga indevida e com ampla energia para aproveitar atividades de lazer e atender a emergências. Sobre os componentes da aptidão física relacionados à saúde, complete as lacunas abaixo:

A ______________ é a capacidade dos sistemas circulatórios e respiratório em fornecer oxigênio durante a atividade física. A capacidade do músculo esquelético em produzir tensão e de mantê-la sem fadiga é chamada de ____________. A __________________ é a amplitude de movimento em uma dada articulação. E, _______________ são quantidades correspondentes aos tecidos musculares, ósseo, gordura e outros tecidos do corpo.

Sobre a aptidão relacionada ao desempenho, analise as afirmativas

Educação Física

Sobre a aptidão relacionada ao desempenho, analise as afirmativas a seguir:

I. A velocidade é uma capacidade física que também se relaciona com os componentes da agilidade. A manifestação da velocidade, principalmente desempenhada em linha reta, é muito observada durante sessões de treinamento para o seu desenvolvimento, mas também em procedimentos de testes, a fim de se avaliar essa capacidade.
II. A agilidade consiste em desempenhar, com velocidade e rapidez, uma mudança de direção. Em um contexto esportivo, a capacidade de realizar a mudança de direção, com alto grau de agilidade, pode representar o sucesso ou fracasso, em determinadas situações no esporte.
III. A potência muscular, definida como a taxa de trabalho realizado por unidade de tempo, é resultante das variáveis força (força = massa x aceleração) e velocidade (distância ÷ tempo).

Tem sido notado que a adesão à prática de atividades físicas de forma

Educação Física

Tem sido notado que a adesão à prática de atividades físicas de forma contínua ao longo da vida, tem sido um importante fator protetor e preventivo para inúmeras doenças e desordens físicas, funcionais e psicológicas. Diante disso, há um grande reconhecimento dos setores da saúde em recomendar e orientar as pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais em praticar atividades físicas de diferentes naturezas na busca de um continuum de saúde durante toda vida. Dessa maneira, tem sido notado muitos benefícios da prática de atividades físicas no âmbito social do indivíduo. Esses benefícios são:

ENEM/2014 - O boxe está perdendo cada vez mais espaço para um fenômeno

Educação Física

ENEM/2014 - O boxe está perdendo cada vez mais espaço para um fenômeno relativamente recente do esporte, o MMA. E o maior evento de Artes Marciais Mistas do planeta é o Ultimate Fighting Championship, ou simplesmente UFC. O ringue, com oito cantos, foi desenhado para deixar os lutadores com mais espaço para as lutas. Os atletas podem usar as mãos e aplicar golpes de jiu-jitsu. Muitos podem falar que a modalidade é uma espécie de vale-tudo, mas isso já ficou no passado: agora, a modalidade tem regras e acompanhamento médico obrigatório para que o esporte apague o estigma negativo.

CORREIA, D. UFC: saiba como o MMA nocauteou o boxe em oito golpes. Veja, 10 jun. 2011 (fragmento)



O processo de modificação das regras do MMA retrata a tendência de redimensionamento de algumas práticas corporais, visando enquadrá-las em um determinado formato.

O campo da Educação Física e do desporto e atividades físicas

Educação Física

O campo da Educação Física e do desporto e atividades físicas adaptadas também se configura como importante espaço social de atuação____________________. No trabalho de reabilitação de uma deficiência física, por exemplo, muitos profissionais precisam estar envolvidos, e o conhecimento ________________ sobre esse campo é a base para atuação do profissional de educação física. As escolas de educação especial, assim como a educação inclusiva na educação formal, exigem e requerem um profissional com domínio de conhecimento específico, mas, também, com competências para o trabalho _____________ de modo multidisciplinar."

Um profissional de educação física, no âmbito em que trabalha

Educação Física

Um profissional de educação física, no âmbito em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas pelas mídias impressas e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuários, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia.
O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens.
Considerando-se as alternativas de fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como um profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?

Relacione as colunas A e B de acordo com a anatomia do coração.

Educação Física

Relacione as colunas A e B de acordo com a anatomia do coração.
Coluna A:
A - Epicárdio
B - Miocárdio
C - Endocárdio
Coluna B:
I - camada interna constituída de células epiteliais.
II - camada média é constituída de músculo estriado cardíaco.
III - camada externa constituída de tecido conjuntivo.

A construção do conceito de "Movimentos sociais" apresentou

Educação Física

A construção do conceito de "Movimentos sociais" apresentou modificações em sua definição desde o início do século XX até os dias atuais. Em princípio, o conceito era delimitado como a ação de trabalhadores e sindicatos organizados em prol de uma causa comum. No entanto, esse conceito se ampliou, principalmente após os anos 1960 do século XX, com a entrada de outros atores no grupo das minorias sociais. Sobre essa ampliação do conceito, analise as afirmações a seguir:

I – As minorias passaram a se organizar e a se manifestar socialmente em função da sua aceitação social, perseguições, violências, contra a opressão isolada ou coletiva de seus componentes.
II – Entre os movimentos sociais representantes das minorias, podemos citar os feministas, dos negros, das pessoas com deficiências, síndromes e transtornos, da questão de gênero, sexualidade, indígenas etc.
III – Uma justificativa para essa ampliação seria a nova análise dos estudiosos sobre o tema que notaram que não são somente as relações de produção, como queria Marx, que determinam suas ações, abrangendo outras questões que também determinam os movimentos sociais, como exemplo, as questões políticas e culturais.
IV – Apesar da ampliação do conceito de movimentos sociais, esses ainda estão atrelados exclusivamente à ação dos sindicatos e partidos políticos.

É uma ciência fundamental para saúde pública, por meio de dados

Educação Física

É uma ciência fundamental para saúde pública, por meio de dados quantitativos pode-se conhecer a ocorrência de doenças ou condições em uma determinada população, e assim traçar estratégia para minimizar, evitar e controlar a doença ou condição.

Estatística descritiva possui vantagens, como a possibilidade de se

Educação Física

Estatística descritiva possui vantagens, como a possibilidade de se ter uma visão geral dos dados, além de proporcionar maior flexibilidades de análise e para que possam ser criadas outros tipos de variáveis (assunto abordado na unidade anterior). Importante entendermos que os conjuntos de dados possuem nomenclaturas especificas.

Tomando como referência a estatística descritiva, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Elemento: é cada uma das unidades no estudo que são observadas. Um conjunto de dados é formado por informações sobre a variável de interesse de cada elemento, basicamente é o indivíduo que está sendo avaliado em um estudo com humanos.
( ) Variável: é a caraterística de interesse e que se pode medir, onde se apresenta valores sempre iguais.
( ) Observação: é a informação que a variável apresenta, para cada um dos elementos especificamente.
( ) Caso: é o conjunto de observações de um elemento determinado

Quando pensamos em consultoria online, logo imaginamos que seremos

Educação Física

Quando pensamos em consultoria online, logo imaginamos que seremos substituídos por robôs. Contudo, a ideia é termos mais uma ferramenta para complementar as nossas aulas, principalmente quando estivermos impossibilitados de ter um contato com o aluno. Esse cenário ficou mais evidente quando o mundo passou pela pandemia do COVID-19, a qual grande parte da população foi submetida ao distanciamento físico.

Nesse período, diversos profissionais tiveram que se adaptar e criaram empresas para atender novas demandas. E a primeira coisa a se pensar foi em relação aos alunos, em como eles poderiam fazer parte da sua nova empresa, e indo mais além, como eles poderiam procurar por você e optar pelos seus serviços como o professor particular deles. E foi observado que, para isso, você precisa iniciar listas, ou seja, contatos. Apesar de parecer impossível a aquisição dessas listas, os contatos de uma rede social pode ser o ponto de partida para uma possível lista de clientes.

Desenvolvimento motor é o processo de modificações

Educação Física

Desenvolvimento motor é o processo de modificações do comportamento motor ao longo de nossa vida. Essas alterações são proporcionadas pela interação de fatores relacionados ao indivíduo, incluindo maturação, crescimento, genética; à necessidade da tarefa; e às condições do ambiente (GALLAHUE et. al, 2013). A partir dessa concepção uma das formas de se estudar o desenvolvimento motor é observando a progressão sequencial das habilidades de movimento ao longo da vida.

Pela perspectiva do Desenvolvimento Motor, o saltar pode ser

Educação Física

Pela perspectiva do Desenvolvimento Motor, o saltar pode ser caracterizado como um movimento fundamental que ocorre quando o corpo é projetado no ar pela força gerada em uma ou ambas as pernas e o corpo pousa sobre um ou ambos os pés. Neste sentido, analise as sentenças:

I - O saltar é uma habilidade de projeção do corpo que envolve decolagem e aterrissagem sobre os dois pés.
II - Fatores como a força muscular, coordenação e equilíbrio influenciam o desenvolvimento desta habilidade.
III - Ao pensarmos nos diferentes tipos de saltos, dois são mais conhecidos: o salto horizontal e o salto vertical.

Alguns estilos de saltos e de arremessos realizados em provas do

Educação Física

Alguns estilos de saltos e de arremessos realizados em provas do Atletismo carregam o nome de pessoas que revolucionaram a técnica executada nestas provas. Outros estilos, mesmo sendo tecnicamente modificados, não recebem o nome de quem realizou este feito. Todavia, com ou sem o nome nestes estilos técnicos, essas pessoas deixaram um legado na modalidade e seus nomes são lembrados até hoje. Sobre essas pessoas importantes e as características dos estilos revolucionados por elas, associe as colunas A e B.

Coluna A Coluna B

I- Fosbury
1- Corrida de aproximação, impulsão realizada com a perna externa ao sarrafo e saltado em decúbito dorsal.
II- O’Brien
2- De costas, flexão do tronco, flexão dos dois joelhos, impulsão do corpo com o pé “deslizando” próximo ao chão e realização do arremesso.
III- Baryshnikov
3- De costas, pés ficam afastados lateralmente, balanceio, realização de dois giros e movimento do arremesso.

Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados

Educação Física

Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos movimentos fundamentais de locomoção e manipulação, os quais são utilizados nas provas de corridas, saltos e lançamentos no Atletismo. Sobre estes movimentos fundamentais e estas provas do atletismo, analise as afirmativas a seguir:

I- O correr é um movimento fundamental de locomoção necessários para a realização das provas de corrida, de salto e de lançamento de peso.
II- Tanto a corrida, quanto o salto e o lançamento possuem fases do movimento, sendo 2 fases na corrida, 4 fases no salto em distância e 4 fases para no lançamento.
III- Para planejar diferentes estratégias de ensino é importante que o profissional compreenda as diferentes fases de execução das habilidades motoras do Atletismo.

A divisão de habilidades motoras em fases nos permite analisar

Educação Física

A divisão de habilidades motoras em fases nos permite analisar e compreender em detalhes os diferentes movimentos realizados por cada parte do nosso corpo e compreender como estas partes se relacionam ao longo da execução da habilidade motora. Pensando no ensino das fases das habilidades motoras, corrida e lançamento, presentes em provas do Atletismo, associe as informações das colunas A e B.

Coluna A Coluna B

I- Fase de preparação
1- Corrida
II- Fase de apoio
III- Fase de deslocamento
2- Lançamento.
IV- Fase de voo

Os movimentos fundamentais do ser humano, como o correr, o saltar

Educação Física

Os movimentos fundamentais do ser humano, como o correr, o saltar e o lançar, são utilizados com grande frequência durante o processo de ensino-aprendizagem do Atletismo e durante as competições desta modalidade. Um aspecto importante para potencializar o aprendizado ou o rendimento esportivo destes movimentos é o profissional de Educação Física conhecer as fases de cada movimento técnico. Sobre as fases das diferentes técnicas utilizadas nas provas do Atletismo, associe as informações das colunas A e B.

Coluna A Coluna B

I- Apoio simples e Apoio duplo.
1- Salto Fosbury Flop.
II- Corrida de aproximação, impulsão e movimento de tronco.
2- Lançamento de dardo.
III- Preparação, deslocamento, lançamento e finalização.
3- Marcha Atlética.

A roda da vida é um instrumento de avaliação quão satisfeita uma

Educação Física

A roda da vida é um instrumento de avaliação quão satisfeita uma pessoa está em certos âmbitos de sua vida, é uma ferramenta de reflexão sobre a satisfação pessoal relacionada à qualidade de vida, saúde, trabalho e relacionamentos. É representada por uma imagem gráfica circular.

Para e avançar na temática “Roda da Vida” e fazer uso dessa ferramenta de avaliação da qualidade de vida é necessário seguir os seguintes passos:

1. Preencher os quadrantes de acordo com o nível se satisfação pessoal relativa a cada área.
2. Pensar sobre a própria roda da vida e analisar qual das áreas vai influenciar um número maior de outras áreas caso receba um pouco de atenção e foco.
3. Responder de maneira sucinta o porquê da escolha de determinado percentual.
4. Considerar uma escala de zero a cem por certo para avaliar cada aspecto relacionado a cada um dos quadrantes.
5. Identificar quais são os quatro quadrantes que compões a Roda da Vida.
6. Refletir sobre o que pode ser feito para atingir a mudança em busca de resultados mais positivos.

A estrutura biológica do corpo humano permite a produção de força

Educação Física

A estrutura biológica do corpo humano permite a produção de força através da contração muscular, que transforma o corpo num sistema independente e, a partir dai, acontece o movimento.

Atualmente, as próteses auxiliam pessoas que precisaram amputar algum membro a produzirem movimento. Essas próteses podem ser feitas de alumínio, aço, fibra de carbono ou titânio. Vale lembrar que a prótese varia de acordo com o paciente, sendo desenvolvida de forma ___________e feita sob medida porque o___________ e o encaixe são diferentes entre os pacientes de acordo com a sua estrutura __________.

Pedro estava jogando uma partida de futebol com alguns amigos quando

Educação Física

Pedro estava jogando uma partida de futebol com alguns amigos quando recebeu uma bolada no meio do peito. Com a pancada da bola, Pedro foi arremessado para trás e caiu. Ao ser socorrido pelos colegas, Pedro se queixou de forte dor no centro do peito e dificuldade para respirar. Rapidamente, seus colegas o levaram para o pronto-socorro mais próximo para que pudesse receber atendimento médico. Após avaliação médica e alguns exames, Pedro foi diagnosticado com uma fratura na região do processo xifoide e, também da sexta e sétima costela do lado esquerdo. Como consequência da fratura das costelas, Pedro sofreu um rompimento dos sacos pleurais e, por isso, a dificuldade em respirar. Com relação à situação apresentada, avalie a seguintes afirmativas:

I. No corpo humano, temos doze pares de costelas que, juntamente com o esterno, fazem parte do esqueleto axial.
II. A sexta e sétima costela fraturadas pelo indivíduo em questão são consideradas costelas falsas, uma vez que não se inserem diretamente no esterno.
III. A inserção das costelas verdadeiras no esterno se dá por meio das cartilagens condrais.
IV. O processo xifoide faz parte do esterno, juntamente com o manúbrio e o corpo do esterno.

Assinale a afirmativa incorreta: Alternativas: a) O crescimento do

Educação Física

Assinale a afirmativa incorreta:

Como o crescimento na produção de conhecimento científico na área

Educação Física

Como o crescimento na produção de conhecimento científico na área, sobre os inúmeros benefícios da atividade física para saúde tem alcançado outros horizontes de atuação profissional, há uma ressignificação do papel do profissional de Educação Física em outros ambientes de atuação.

O Professor e/ou Profissional de Educação Física precisa refletir

Educação Física

O Professor e/ou Profissional de Educação Física precisa refletir sobre a relação que ele próprio possui com seu corpo afim de compreender qual o ponto de vista possui sobre sua imagem corporal para contextualizar essa temática com seus alunos. Qual é a imagem que foi construída sobre o seu corpo ao longo das vivências corporais? Para tanto, considera-se essencial conhecer o conceito e as características da Corporeidade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Partindo do pressuposto que as práticas corporais englobam atividades de dança, jogos, lutas, esportes e ginástica, pode-se descrever a corporeidade como produto das vivências corporais que são vividas, exclusivamente, na escola.

II. Na Educação Física o conhecimento sobre a Corporeidade e a Motricidade Humana é essencial para o aprender teórico e o aprender prático.

III. Partindo do pressuposto que somos seres corporais, pode-se descrever a corporei dade como a manifestação do “eu”, ou seja, é sobre quem somos, como interagimos com o meio, como desenvolvemos a consciência corporal própria e a do outro, e sim, como sobrevivemos no mundo.

IV. As múltiplas possibilidades de função do corpo humano pode auxiliar a Educação Física por meio de linguagens corporais distintas que permite a compreensão e organização do movimento humano que evolui com o tempo.

O entendimento sobre as práticas corporais é de fundamental

Educação Física

O entendimento sobre as práticas corporais é de fundamental importância para que o profissional de Educação Física possa atuar apropriadamente no exercício de sua profissão. Com isso em mente, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:

( ) Nas atividades físicas e nas práticas corporais, o objetivo do movimento é a expressão dos elementos culturais que elas carregam.
( )Todas as práticas corporais partilham de três elementos e um destes elementos está relacionado ao fato que as práticas corporais possuem uma organização de lógica interna.
( ) O profissional de Educação Física deve atentar-se, pois algumas escolhas de práticas corporais já estão predeterminadas socialmente e, nestes casos, ele não deve incentivar novas práticas.

O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento

Educação Física

O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento e, consequentemente, para o aumento da estatura da criança PORQUE a compressão intermitente das placas de crescimento decorrente do peso corporal e o exercício podem provocar maior mineralização e densidade óssea.

O movimento pode ser considerado como uma mudança na posição ou

Educação Física

O movimento pode ser considerado como uma mudança na posição ou postura do corpo ao longo do tempo em relação a um ponto de referência no ambiente. Podemos classificá-lo de duas maneiras, a saber: Movimento Linear e Movimento Angular.

Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O Movimento Linear é caracterizado pelo movimento ao longo de um trajeto, retilíneo ou curvilíneo, na qual todas as partes do corpo não apresentam movimentação entre si.
II- O Movimento Angular é caracterizado pelo movimento ao redor de uma linha imaginária, denominada eixo de rotação.
III- O Movimento Angular também é conhecido como movimento de translação.

Com relação à Psicologia do Esporte, qual das alternativas está

Educação Física

Com relação à Psicologia do Esporte, qual das alternativas está INCORRETA?

Sobre os tipos de cultura, complete as lacunas a seguir: Enquanto

Educação Física

Sobre os tipos de cultura, complete as lacunas a seguir: Enquanto a cultura ____________ possui manifestações culturais refinadas e complexas, a cultura ____________ possui manifestações culturais associadas à simplicidade e ao baixo nível intelectual. Independentemente do tipo, é preciso compreender que a cultura é ____________ e ____________ ser moldada ao longo do tempo.

O ombro possui uma grande amplitude de movimento, a qual caracteriza

Educação Física

O ombro possui uma grande amplitude de movimento, a qual caracteriza os movimentos realizados pelo braço. Cada um desses movimentos, possuem amplitude de movimento diferente. Alguns dos movimentos possíveis são:

1- flexão ou abdução.
2- hiperextensão.
3- rotação medial e lateral.
4- extensão horizontal.

A respeito da cultura corporal e da corporeidade, analise as

Educação Física

A respeito da cultura corporal e da corporeidade, analise as afirmativas a seguir:

I- Sobre o corpo, diversos filósofos defenderam a ideia de não SER um corpo, mas de TER um corpo, pois o contato com o mundo se dá através do corpo.
II- Entende-se que a corporeidade vai além do corpo biológico e do corpo físico, pois traz também o caráter social, cultural e histórico.
III- Educação Física, só terá impacto positivo em suas atividades ao considerar o corpo como uma quantia de gordura que precisa ser eliminada ou um bíceps que precisa ser aumentado.

Cada área de atuação possui um campo determinante de detenção do poder

Educação Física

Cada área de atuação possui um campo determinante de detenção do poder. No campo da Educação Física a perspectiva dominante está tradicionalmente vinculada à área da saúde. Nesse sentido, na distribuição de força ou poder dentro desse campo, há maior legitimidade aos discursos diretamente associados à área da saúde. Isso significa, por exemplo, que atores (indivíduos ou grupos) desse campo que desenvolvem o tema da saúde são reconhecidos como detentores de legitimidade para falar sobre esse assunto à comunidade. Considerando tal escopo, o profissional de Educação Física poderá atuar de forma autêntica, correlacionando a legitimidade das questões de saúde às práticas alternativas das experiências em ambientes naturais.

Em relação as vertentes de educação ambiental incorporadas pela Escola

Educação Física

Em relação as vertentes de educação ambiental incorporadas pela Escola (ensino fundamental e superior), o debate mais geral gira em torno em especial de duas matrizes discursivas dominantes: uma está associada ao discurso da sustentabilidade e o outro diz respeito a crítica desse discurso. Considerando essas duas matrizes discursivas, analise as seguintes afirmativas:

I- O discurso da sustentabilidade está relacionado as dimensões econômicas e tecnológicas, na qual oferecem a base para a ideia do mercado como caminho para o desenvolvimento sustentável, desde que sejam promovidos instrumentos e mecanismos de desenvolvimento “limpo” ou “verde”.
II- A matriz relacionada ao discurso da sustentabilidade encontra-se construída a partir da potencial conciliação entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, na qual sua vertente tem sido difundida nos eventos internacionais e programas governamentais sobre meio ambiente e desenvolvimento promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
III- A matriz voltada a crítica ao discurso da sustentabilidade fundamenta-se na ideia da democracia participativa para consolidar uma vertente na qual a sociedade civil desempenha papel central na conservação ambiental, tendo um ponto de convergência entre as propostas direcionadas ao capitalismo como realidade econômica.
IV- Considerando a maneira como as duas diferentes matrizes influenciam as diferentes vertentes de educação ambiental, há importantes distinções na maneira de como essas são incorporadas pela Escola, na perspectiva da ambientalização curricular em contextos do “sul global” e do “norte global”.

Os movimentos presentes neste plano ocorrem no eixo mediolateral

Educação Física

Os movimentos presentes neste plano ocorrem no eixo mediolateral. Os movimentos articulares característicos são a flexão, extensão e hiperextensão. Um exemplo de movimento presente neste plano e respectivo eixo é o de flexão de cotovelo durante o exercício de Rosca Direta.

Na década de 70 teve início um movimento expressivo com críticas

Educação Física

Na década de 70 teve início um movimento expressivo com críticas à Educação Física tradicional, e esse “movimento renovador” trouxe importantes questionamentos e reflexões especialmente para a parte científica da Educação Física.

RODRIGUES, Cae. Atividades Alternativas e Meio Ambiente. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.



Considerando as mudanças científica ocorridas na Educação Física, analise as afirmativas a seguir:

I. Possibilidades de repensar a “Educação Física” como disciplina acadêmica que produz seus próprios conhecimentos.
II. A mudança de pensamento que a Educação Física é apenas uma área de aplicação, mas também uma área de produção de conhecimento.
III. A libertação de “áreas mães” como a sociologia, psicologia, biologia e biomecânica, para a produção na sua própria área.
IV. O começo de mapeamento e avaliação da produção de conhecimento com qualidade na área.

O corpo humano é organizado estruturalmente em seis níveis que se

Educação Física

O corpo humano é organizado estruturalmente em seis níveis que se estende desde átomos até a pessoa como um todo e ajuda na compreensão da anatomia, os níveis organizacionais do corpo humano, são os seguintes: os níveis químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organizacional (TORTORA; DERRICKSON, 2016).
Dito isto, relacione a coluna da direita com a da esquerda:

1. Nível químico
( ) os órgãos são as estruturas compostas por diferentes tipos de tecidos e desempenham funções específicas. Exemplos de órgãos incluem o estômago, a pele, os ossos, o coração, o fígado, os pulmões e o encéfalo.
2. Nível celular
( ) um organismo envolve todas as partes do corpo humano, funcionando em conjunto.
3. Nível tecidual
( ) é formado por grupos de células com uma função específica.
4. Nível orgânico
( ) a combinação de moléculas formam as células, que são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo e originam os tecidos que são o próximo nível de organização
5. Nível organizacional
( ) um sistema é caracterizado por órgãos relacionados com uma função em comum como, por exemplo, o sistema digestório, que digere e absorve os alimentos.
6. Nível sistêmico
( ) inclui os átomos, que são as menores unidades da matéria que participam de reações químicas e são essenciais para a manutenção da vida, como por exemplo: oxigênio, carbono, hidrogênio, fósforo e cálcio.

Cada pessoa traz consigo características próprias e uma maneira única

Educação Física

Cada pessoa traz consigo características próprias e uma maneira única de se expressar, por mais que tragam atributos de seus aprendizados coletivos, sempre existe suas particularidades. Por isso, o movimento humano carrega consigo uma espontaneidade, como uma assinatura, uma impressão digital.

Associe as colunas quantos aos diferentes benefícios identificados com

Educação Física

Associe as colunas quantos aos diferentes benefícios identificados com a pratica habitual da atividade física sobre os seus efeitos observados para diferentes populações.

Coluna A

1 – Benefícios de ordem biológica.
2 – Benefício de ordem psicológica.
3 – Benefícios de ordem social.

Coluna B

I – Maior ativação do metabolismo ósseo favorecendo a fase de absorção e regeneração óssea.
II – Melhora na sincronização do recrutamento das unidades motoras é considerada uma adaptação neuromuscular relacionada com programas de exercícios de força/resistido. III – Maior será a percepção da autoestima para a população.
IV – Menores chances de desenvolvimento de estresse e depressão.
V – Redução de custos com uso de medicamentos e de consultas médicas no sistema público de saúde.

“O crânio é o esqueleto da cabeça. Uma série de ossos forma suas duas

Educação Física

“O crânio é o esqueleto da cabeça. Uma série de ossos forma suas duas partes: neurocrânio e víscerocrânio”
(MOORE, DALLEY e AGUR, 2010). MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Analise as afirmações abaixo sobre o esqueleto da cabeça:

I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas.
II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides.
III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios.
IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido.

Para o autor Luckesi (2014) a avaliação é um ato:

Educação Física

Para o autor Luckesi (2014) a avaliação é um ato:

Existem várias medidas que podem ser utilizadas para avaliar

Educação Física

Existem várias medidas que podem ser utilizadas para avaliar o crescimento humano. Em uma dessas, é possível monitorar a distribuição do tecido adiposo no corpo e, verificar suas mudanças durante a infância e adolescência. Normalmente, essa medida é realizada com compassos de calibres especiais medindo a espessura da dobra cutânea dos membros e tronco.

De acordo com sua morfologia os ossos podem ser classificados

Educação Física

De acordo com sua morfologia os ossos podem ser classificados da seguinte maneira, exceto:

Durante o desenvolvimento embrionário o tubo neural pode apresentar

Educação Física

Durante o desenvolvimento embrionário o tubo neural pode apresentar três possibilidades, que são:
- Um desenvolvimento normal, com o tubo neural sendo fechado tanto na parte inferior como também na parte posterior.
- A porção inferior do tubo neural não se funde, causando uma má formação na coluna vertebral.
- A porção superior do tubo neural não se funde, ocasionando então um comprometimento na ____________________?

A medula óssea após os 25 anos pode ser encontrada onde No tecido

Educação Física

A medula óssea após os 25 anos pode ser encontrada onde

Os componentes da aptidão física relacionada à saúde são: resistência

Educação Física

Os componentes da aptidão física relacionada à saúde são: resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Assim, cada componente pode ser avaliado, sendo aplicados testes específicos para cada uma deles. Nesse sentido, observe o quadro a seguir:

I- Resistência cardiorrespiratória
A- Teste de preensão manual
II- Força muscular
B- Teste de Cooper
III- Flexibilidade
C- Teste de suspensão na barra
IV- Resistência muscular
D- Flexiteste

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no seu artigo 3º

Educação Física

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no seu artigo 3º que o ensino será ministrado com base em alguns princípios, entre os quais temos como exemplo: _________________, ________________ e garantia de um padrão de qualidade.

Muitas das doenças observadas na população são influenciadas pelo

Educação Física

Muitas das doenças observadas na população são influenciadas pelo estilo de vida e por diversos fatores de risco. Quando são identificados, esses fatores de risco podem aumentar as chances significativas de desenvolvimento de uma série de doenças, principalmente de doenças crônico-degenerativas.

Assim, analise os termos a seguir considerando com base a identificação de fatores de risco que possam contribuir para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.

I – Sedentarismo;
II – Consumo de Fumo/Tabaco;
III – Estado nutricional eutrófico;
IV – Hipertensão arterial;
V – Sobrepeso e Obesidade;
VI – Alcoolismo;
VII – Atividade física de lazer.

Segundo Moore e colaboradores (2014), o sistema digestório é formado

Educação Física

Segundo Moore e colaboradores (2014), o sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos pelos quais o alimento passa (canal alimentar) e por órgãos envolvidos indiretamente na digestão (órgãos anexos).
MOORE, K .L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Nesse sentido, sobre o sistema digestório, leia as afirmações abaixo.

I. O esôfago pertence ao canal alimentar. Embora represente o principal local de absorção de alimentos, ele também participa da disgestão.
II. O pâncreas é um órgão anexo que produz o suco pancreático, o qual é essencial à digestão de gorduras.
III. As glândulas salivares também pertencem ao canal alimentar. Sua função é produzir saliva, contendo a enzima amilase salivar para iniciar a digestão de carboidratos.
IV. O fígado também é um órgão anexo. Ele armazena a bile que foi produzida pela vesícula biliar. A bile é um líquido amarelo esverdeado, cuja ação é essencial à digestão de gorduras.
V. O intestino delgado está envolvido tanto na digestão quanto na absorção de nutrientes.

O tema “saúde” sempre esteve presente na área da Educação Física (EF),

Educação Física

O tema “saúde” sempre esteve presente na área da Educação Física (EF), contudo, a profissão só foi legalmente reconhecida como pertencente à área da saúde em 1997. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação embEducação Física, promulgadas em 2002, passaram a nortear a formação profissional voltada à prevenção, reabilitação e promoção da saúde, no âmbito individual e coletivo (BRASIL, 2002). A inserção do profissional de EF no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu, no entanto, somente em 2008, com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), consolidando-se com a criação das Academias da Saúde, em 2011. Somente a partir de 2013 que a atividade física passa a constar na Lei Orgânica da Saúde (lei n. 8080/90) como fator determinante e condicionante de saúde. No contexto da saúde, o profissional de Educação Física é considerado como

Um estudo publicado no The Lancet por Guthold et al. (2018) apontou

Educação Física

Um estudo publicado no The Lancet por Guthold et al. (2018) apontou que em 2016, 53,3% das mulheres e 40,4% dos homens brasileiros não praticavam atividade física suficiente. Por sua vez, Onder et al. (2020) mostraram que na Itália, no pico de mortes pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2, os óbitos eram observados principalmente entre pacientes idosos do sexo masculino que também apresentavam múltiplas comorbidades, incluindo a obesidade. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Promover saúde é gerar economia para os cofres públicos, desafogar os sistemas de saúde congestionados e preparar a população para ter menos impactos em tempos de uma catástrofe como a do novo coronavírus.
II. A obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada.
III. Estimular a saúde através da atividade física e lazer não é uma tarefa impossível, mas depende do trabalho conjunto de profissionais, pesquisadores e gestores públicos.
IV. Nesse momento de crise é importante observar os efeitos do comportamento sedentário da população e iniciar a elaboração de programas para reverter os índices de sedentarismo.

Coronavírus é uma família de vírus, e seu novo agente foi descoberto

Educação Física

Coronavírus é uma família de vírus, e seu novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 na China. Nomeada de COVID-19, esta é uma doença causada pelo SARS-CoV-2 e apresenta um quadro clínico que varia de infecções sem sintomas até problemas respiratórios graves. Entre os grupos de risco, que apresentam maior chance de desenvolvimento da condição grave da doença estão os idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, entre outros. Nota-se que apesar de poucos dados a obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada. Visto isso deve-se procurar uma resposta explicando o porquê de uma população ainda tão sedentária, mesmo com incentivos a prática de atividades físicas através da disponibilização de espaços públicos. Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. É necessário conhecer as condicionantes relacionadas a não adesão aos programas de atividade física, e também analisar em um ponto de vista multiprofissional o desenvolvimento de ideias que incentivem participação do público.
PORQUE
II. Os programas de atividade física e saúde não estão atingindo uma parcela significativa da população, torna-se então de suma importância que os órgão responsáveis compreendam as causas e corrijam os erros.

Para o profissional de educação física atuar no campo da saúde, ele po

Educação Física

Para o profissional de educação física atuar no campo da saúde, ele pode ter na sua formação acadêmica qualquer uma habilitação específica da área, pois a saúde pode ser desenvolvida tanto no ambiente escolar, com fora dele em academias, clubes, associações, SPAs, clínicas e outros locais pertinentes, tanto de forma individual (“personal training”) ou coletiva, entretanto, cada qual na sua habilitação.

Com relação aos conhecimentos na área da saúde e seu objetivo principal, complete as lacunas da sentença a seguir.
A saúde é ou deveria ser o objetivo principal de toda a _____________ ____________ realizada pelas pessoas, devido a uma série de benefícios que ela pode proporcionar, entre eles: a ____________do risco de ocorrência de doenças cardíacas, de diabetes, da obesidade e da hipertensão arterial, contribui diretamente numa melhor ____________ e equilíbrio, garantindo uma saúde em geral em bom estado, diminui a ____________ e a _____________, além de auxiliar em uma boa condição física.

A atuação do profissional na área do treinamento desportivo requer

Educação Física

A atuação do profissional na área do treinamento desportivo requer muito entendimento e compreensão sobre os vários aspectos da preparação do atleta. Sendo a preparação do atleta para a temporada competitiva a maior tarefa que ele deve desenvolver, levando em consideração que a organização maior da temporada é o macrociclo. Na sua estruturação, a periodização do treinamento e composta por períodos, etapas e fases e são divididos por mesociclos, microciclos e sessões de treino.

Para o profissional de Educação Física atuar na área da comunicação

Educação Física

Para o profissional de Educação Física atuar na área da comunicação são necessárias algumas adaptações e como nas demais áreas e campos de atuação profissional, a multidisciplinaridade acontece normalmente, sendo que no da comunicação não é diferente, com trabalho em conjunto com algumas áreas.

Uma das possibilidades de atuação na área científica apresentado no

Educação Física

Uma das possibilidades de atuação na área científica apresentado no conteúdo, foi de ser designado emitir pareceres para publicação em revistas cientificas e a outra função faz parte do corpo editorial. Estas são funções que são realizadas por profissionais da área que normalmente também já publicaram em revistas e posteriormente são convidados para esta determinada tarefa, que normalmente serão incluídos e valorizados também em seu currículo lattes no campo de atuação profissional.