Voltar para Questões Diversas

Educação Física

Foram encontradas 394 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a

Educação Física

Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente se direciona a três aspectos, nos quais temos

Alguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e que se

Educação Física

Alguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e que sejam reflexos de sua autoridade sobre os alunos. Neste sentido, os resultados obtidos focalizavam a capacidade do aluno em:

A cavidade pélvica, situada entre a abertura superior da pelve acima e

Educação Física

A cavidade pélvica, situada entre a abertura superior da pelve acima e o diafragma da pelve inferiormente, contém as partes terminais dos sistemas urinário e digestório, os órgãos genitais internos, as estruturas vasculares associadas e os nervos que suprem a pelve e os membros inferiores. A bexiga urinária, uma víscera oca que tem fortes paredes musculares, é caracterizada por sua distensibilidade. A bexiga é um reservatório temporário de urina e varia em tamanho, formato, posição e relações de acordo com seu conteúdo e com o estado das vísceras adjacentes. A bexiga urinaria tem a função de armazenar urina, em média 600ml. A bexiga urinaria masculina e feminina estão localizadas na pelve situadas entre estruturas presentes na pelve.

"Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo denso e apresentam

Educação Física

"Os rins possuem uma cápsula de tecido conjuntivo denso e apresentam uma forma semelhante a um grac
de feijão, contendo uma borda lateral convexa e uma borda medial cóncava, que contém uma abertura
denominada
renal, local de entrada da artéria renal e saída da veia renal e ureter. Os rins são
envolvidos por três camadas de tecido: cápsula fibrosa cápsula adiposa e fáscia renal A cápsula fibrosa é
que recobre a superficie do rim, a cápsula adiposa envolve a cápsula fibrosa com
uma massa de gordura perirrenal que ancora o rim na parede posterior do abdome, e a fascia renal é a
camada mais
que envolve o rim."
a camada

A estrutura anatômica do coração apresenta uma divisão em quatro

Educação Física

A estrutura anatômica do coração apresenta uma divisão em quatro câmaras cardiacas sendo duas menores chamadas de atritos e duas maiores chamadas de ventrículos.I. O coração adulto é, aproximadamente, do tamanho de um punho fechado, semelhante a um cone. Apresenta as dimensões: altura entre 13 e 15 centímetros (cm), largura, em torno de 9 cm e espessura de 6 cm.

II. O coração possui três camadas: pericárdio, miocárdio e endocárdio. O miocárdio é a camada mais espessa do coração, sendo responsável pela função de bombear o sangue.

III. Os átrios são separados pelo septo interatrial. Na parte posterior do átrio direito encontram-se os osteos das veias pulmonares e no átrio esquerdo, os osteos da veia cava.

IV. Os vasos das coronárias constituem um conjunto de artérias e veias responsáveis pela irrigação e oxigenação do coração. O ósteo das coronárias situa-se na base da veia cava e ao lado da aorta.

Alternativas:

Em 2008, Maria Aparecida Conti confirmou uma importante característica

Educação Física

Em 2008, Maria Aparecida Conti confirmou uma importante característica sobre a composição do conceito da “imagem corporal”, em uma pesquisa realizada com adolescentes, onde mostrou dados coletados sobre os aspectos perceptivos, afetivos, cognitivos e sociais.

A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa educaçao

Educação Física

A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa realiza podem ser considerados um exercício de Ginástica. Isso ocorre principalmente por causa das diversas modalidades de ginásticas que existem. A definição de Ginástica é tão abrangente, que as diversas tentativas de conceituação acabam por apoucando toda sua dimensão. Para se ter uma ideia dessa abrangência, não é incomum as pessoas usarem esse termo como um sinônimo de exercício físico. As ginásticas podem ser divididas de diversas formas, mas a maneira com maior amplitude secciona-a em cinco áreas de desenvolvimento

Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um

Educação Física

Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.

Segundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro

Educação Física

Segundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro níveis de atividades mentais.



Associe as duas colunas relacionando os constructos sobre os níveis de atividades mentais.



Coluna I

Coluna II

1. Percepção.

2. Imagens.

3. Simbolização.

4. Conceitualização

A) trazem informações já recebidas pelas experiências e percepções vividas.

B) quando decodificamos a informação; neste momento a atenção seletiva é muito importante, podendo impactar no processamento de imagens

C) permite a realização de uma aprendizagem abstrata através da classificação de experiências.

D) é a representação destas imagens, uma função cognitiva, onde o cérebro representa a realidade e as experiências vivenciadas.

"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus

Educação Física

"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus conhecimentos e apontar as possibilidades dos diversos níveis e tipos de práticas que compõem a cultura corporal esportiva. Devem considerar que a Mídia e, principalmente a TV, rivaliza com a escola e com a família enquanto fonte de formação de valores e atitudes..
Observe as sentenças, em relação à mídia.
I - Crianças se interessam por alguns esportes por conta de seus ídolos da TV.
II - Acesso fácil à aquisição de produtos como esteroides anabolizantes pela internet.
III - Jovens reproduzem na escola comportamentos ruins de seus ídolos esportivos.
IV - A TV aberta é isenta sobre as preferências esportivas dos telespectadores.

Na Cultura Corporal de Movimento o corpo tem seus simbolismos e

Educação Física

Na Cultura Corporal de Movimento o corpo tem seus simbolismos e importância, de modo que representa o próprio indivíduo em si, expressa os costumes e identidade cultural, denotando a cultura de uma sociedade. O campo da neurociência mostra que este corpo reconhece o mundo através do sistema sensório motor, por isso é ele quem se relaciona com o ambiente, adquirindo conhecimento e experiências.
Agora, analise as seguintes proposições e a relação proposta entre elas:

I. O corpo na sua relação com o mundo, manifesta sentimentos, pensamentos e emoções, usando ele mesmo através de movimentos.

PORQUE

II. A Educação Física tem papel fundamental ao evidenciar a corporeidade e a motricidade humana, sobretudo, por proporcionar diversas vivências que habilitará o indivíduo perceber e conhecer seu próprio corpo.

Durante o período de pandemia vivido pela população em 2020, os

Educação Física

Durante o período de pandemia vivido pela população em 2020, os professores de educação física encontraram dificuldades em manter as aulas presenciais e foram forçados a buscar novas estratégias digitais que possibilitariam um trabalho remoto e à distância. Dentro desse contexto, diversos aplicativos podem ser utilizados para que seja mantida a qualidade da aula proposta.
Tanto nas aulas individuais como nas aulas em grupo, os aplicativos de comunicação são ótimas ferramentas para que o professor continue com a mesma qualidade das aulas.

Entre os aplicativos mais utilizados, podemos elencar o Zoom:

Este aplicativo inicialmente fora criado para o mundo ________________, porém a inserção no cotidiano das pessoas o torna conhecido por um grande número de pessoas. Também utilizado para chamadas de vídeos ao vivo, mas como limitação de tempo (40 minutos) e participantes (100 pessoas). Para ___________ o tempo de exibição e o número de ____________, é necessário obter uma assinatura com conteúdo pago.

O crescimento da ciência proporcionou ao homem dominar e se relacionar

Educação Física

O crescimento da ciência proporcionou ao homem dominar e se relacionar com a natureza para seu próprio benefício a partir do uso dos mais diversos materiais. O domínio das matérias primas, como borracha e outros biomateriais mudaram a vida do ser humano - e no esporte não seria diferente. Controlar a natureza e suas matérias primas possibilitaram a criação e aperfeiçoamento de diversos equipamentos, inclusive os esportivos.

Assim assinale (V) verdadeiro e (F) falso nas seguintes afirmações:
( ) Nos esportes coletivos a utilização dos equipamentos tecnológicos é proibido por todas as entidades que regem o esporte.
( ) Entre os equipamentos tecnológicos estão os que auxiliam a arbitragem, para que o resultado das decisões sejam as mais reais possíveis.
( ) O desenvolvimento da tecnologia do esporte abriu um distanciamento para os atletas como maior aporte financeiro.

O Pentáculo do Saber também conhecido como o Pentáculo do Bem-estar

Educação Física

O Pentáculo do Saber também conhecido como o Pentáculo do Bem-estar, corresponde a um instrumento de avaliação composto por 15 perguntas que contemplam 5 domínios relacionados à qualidade de vida. Seus resultados são representados por meio de uma figura em forma de estrela. Trata-se de um instrumento de auto avaliação fácil de ser aplicado, que inclui aspectos relacionados aos hábitos que podem interferir nas condições de saúde (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000).

As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo

Educação Física

As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma determinada distância transpondo as barreiras ou os obstáculos. As provas oficiais olímpicas apresentam diferenças nas distâncias para homens e mulheres. Sendo os 100 metros com barreiras (c/b) disputada pelas mulheres e os 110 metros com barreiras (c/b) disputada pelos homens. Por outro lado, os 400 m c/b e 3000 m com obstáculos são disputados por ambos. As regras para as provas com barreiras e obstáculos seguem as mesmas das provas de corrida rasas, entretanto são acrescidas as seguintes regras:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Derrubar a barreira, desde que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, não gera desclassificação.

( ) Derrubar a barreira, mesmo que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, gera desclassificação.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo são sete voltas e meia na pista de atletismo.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 28 vezes os obstáculos e sete vezes o fosso de água.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 26 vezes os obstáculos e oito vezes o fosso de água.

Os lipídeos desenvolvem uma função importante no organismo vivo, pois

Educação Física

Os lipídeos desenvolvem uma função importante no organismo vivo, pois suas funções se estendem desde o armazenamento e o fornecimento de energia para órgãos vitais até o isolamento térmico, as funções hormonais, de antioxidantes, entre outras. Os lipídeos têm, na sua composição, os chamados ácidos graxos e álcoois, um glicerol. Os ácidos graxos, por sua vez, podem apresentar insaturações na sua cadeia carbônica, o que implica dizer que existem ligações duplas na sua cadeia.

O principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve

Educação Física

O principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve voltado para o Movimento Humano, em um tempo no seu foco biológico, em outro na sua vertente humanística. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas acerca do trabalho do profissional de Educação Física em relação ao movimento humano:

I. O professor de Educação Física deve explorar a Cultura Corporal do Movimento através dos esportes, danças folclóricas, jogos, lutas e ginásticas;
II. O movimento humano sempre esteve apresentado como foco de estudo e de atuação da área da Educação Física;
III. Através da Cultura Corporal de Movimento o professor de Educação Física pode abordar diversas face da motricidade;
IV. O professor de Educação Física deve abordar restritamente a base biomecânica e a aspectos fisiológicos do movimento.

É correto afirmar que uma pessoa com aptidão física pode realizar

Educação Física

É correto afirmar que uma pessoa com aptidão física pode realizar qualquer atividade rotineira independente de idade?

É através o nosso corpo que aprendemos, nos expressamos, nos relaciona

Educação Física

É através o nosso corpo que aprendemos, nos expressamos, nos relacionamos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Observe as afirmações a seguir: I – O corpo está em constante evolução (quer seja entre bebê-adulto ou entre australopiteco-homo sapiens). II – O corpo busca pela saciedade de necessidades corporais ou situações de descontentamento. III – O corpo age inicialmente através de instintos, mas logo são dominados pela aprendizagem. IV – O corpo não é limitado no tempo e no espaço, podendo agir com liberdade sem se importar com estas “travas”.

Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos

AV2

Nesta unidade de ensino abordamos diversos aspectos relacionados aos movimentos fundamentais de locomoção e manipulação, os quais são utilizados nas provas de corridas, saltos e lançamentos no Atletismo.

Sobre estes movimentos fundamentais e estas provas do atletismo, analise as afirmativas a seguir:
I- O correr é um movimento fundamental de locomoção necessários para a realização das provas de corrida, de salto e de lançamento de peso. II- Tanto a corrida, quanto o salto e o lançamento possuem fases do movimento, sendo 2 fases na corrida, 4 fases no salto em distância e 4 fases para no lançamento.
III- Para planejar diferentes estratégias de ensino é importante que o profissional compreenda as diferentes fases de execução das habilidades motoras do Atletismo.

No Atletismo o ato de marchar é representado pela prova de Marcha

Aap4

No Atletismo o ato de marchar é representado pela prova de Marcha Atlética. Na categoria adulta essa prova pode ser percorrida em 20.000 metros e 50.000 metros.

Sobre a Marcha Atlética, classifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O ato de marchar nesta prova envolve uma progressão de passos em que o indivíduo sempre deverá manter um pé em contato com o solo.
( ) Cada passo da marcha compreende uma fase de apoio combinado e uma fase de impulso duplo.
( ) É importante salientar que em eventos competitivos, a existência de fase de voo durante o marchar ou a flexão do joelho no momento em que o pé toca o solo são permitidas durante 4 vezes em cada prova.

A Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que

Aap4

A Ginástica Acrobática (GACRO) é uma modalidade esportiva que proporciona aos seus praticantes vivências motoras valiosas. Uma de suas muitas vantagens está no fato de necessitar de poucos materiais para o ensino e aprendizagem dos movimentos, fundamentos e elementos que caracterizam este esporte. Além disso permite que pessoas com diferentes estruturas físicas participem nas variadas categorias da GACRO, um dos aspectos que enriquece seu valor pedagógico. Esta modalidade pode ser praticada dentro ou fora do ambiente escolar.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O fato da GACRO não ser uma modalidade Olímpica, ter pouca divulgação na mídia e a escassez de pesquisas cientificas podem estar colaborando para que muitos profissionais da Educação Física e do Esporte desconheçam a modalidade.
II. Cada indivíduo que compõe o par ou grupo na GACRO possui uma função específica e precisa desempenhar papéis diferentes, entre eles a base, o intermediário e o volante.
III. Na GACRO o atleta Intermediário corresponde ao membro da equipe que apresenta mais versatilidade porque ele poderá alternar sua função tanto como base, tanto como volante.
IV. No ambiente escolar ou fora dele é muito comum que as crianças, quando estão aprendendo qualquer modalidade de ginástica queiram fazer pirâmides humanas. Essa característica é mais marcante da GACRO.

Ao considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-

Educação Física

Ao considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-se fundamental a criação de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de programas de incentivo à prática da atividade física, e viabilize o acesso à essa prática para toda população. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características contidas na Coluna A com seus respectivos programas na Coluna B. Coluna A Coluna B I. Projeto que envolve as secretarias da Saúde e da Educação, e direciona suas ações para a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas. 1. Mais Saúde II. Projeto que viabilizou repasses financeiros para programas de Promoção da Saúde, como os de promoção de atividade física e alimentação saudável. 2. Programa Academia da Saúde III. Dentre os principais objetivos desse programa estavam o desenvolvimento de infraestrutura e serviços em espaços públicos, formando Polos. 3. Programa Saúde na Escola IV. Projeto desenvolvido com o objetivo de reduzir os fatores de risco da população, ocasionados pela inatividade física. 4. Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis

Analise as seguintes asserções: 1. Uniformes de combatentes as

Educação Física

Analise as seguintes asserções:
1. Uniformes de combatentes as modalidades
de esportes de combate remetem às
características culturais, relacionam-se com
cores nacionais dos países, representam
filosofias e trajes típicos de guerreiros e
permitem estabelecer critérios de amparo
aos seus usuários.
Assim,
II. O emprego de uniformes especiais nas
disputas esportivas do Kendô e da Esgrima
permitem representar aspectos muito
verossimeis das Lutas originais também
trazendo proteção aos seus praticantes.

A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir

Educação Física

A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade nas suas experiências de movimento”.
Considerando o texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I) A linguagem não possibilita a criança se expressar e construir sua cultura e identidade infantil

PORQUE



II) A criança apenas se expressa e estabelece relações com os outros e com o meio por meio dos movimentos corporais

“Para que a criança cresça e se desenvolva de maneira adequada e

Educação Física

“Para que a criança cresça e se desenvolva de maneira adequada e saudável, é de extrema importância a sua inserção em creches ou pré-escolas, a fim de contribuir positivamente para o seu pleno desenvolvimento. Conforme dispõe o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, esta etapa, que compreende a educação infantil”. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I) A educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade II) A Educação Infantil é a última etapa da educação básica conforme dispõe o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional III) Na etapa da Educação Infantil não é interessante que a criança aprenda a se relacionar bem com as outras crianças

Sob a perspectiva da Teoria do Se-movimentar humano, por meio do

AV1

Sob a perspectiva da Teoria do Se-movimentar humano, por meio do diálogo com o mundo que as aprendizagens ocorrem. Neste contexto, é importante que o profissional de Educação Física conheça os diferentes diálogos existentes. Um diálogo específico está relacionado ao encontro de uma solução para o problema de movimento.
Neste caso, a intencionalidade do movimento se forma com base em uma ideia ou imagem do movimento, a qual serviria como referencial para a recriação da ação motora. Em termos práticos o aprendizado ocorre por “imitação”.

O Dualismo mente-corpo compreende estas estruturas como substâncias

AV1

O Dualismo mente-corpo compreende estas estruturas como substâncias distintas. Assim, segundo esta visão, a existência do corpo não envolve qualquer aspecto mental relacionado ao pensamento ou consciência. Considerando a visão dualista, podemos tirar as seguintes conclusões:

Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas:
( ) Qualquer substância com propriedades mentais carece de propriedades materiais e vice-versa.
( ) Propriedades materiais e propriedades mentais são propriedades diferentes.
( ) Mente e corpo são substâncias numericamente iguais.

A educação física é uma área dinâmica, com atuação nos campos da

Educação Física

A educação física é uma área dinâmica, com atuação nos campos da educação, saúde, esporte e lazer. Além da inserção no contexto privado do campo da saúde, a recente inserção na saúde coletiva, em especial a partir da atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tem fortalecido esta área de atuação e apresentado um cenário complexo e contraditório, que manifesta-se a partir de diferentes linhas teórico metodológicas que coexistem no saber-fazer da prática da educação física (Antunes; Knuth; Damico, 2020, p.2316).
A inclusão de objetivos relacionados à promoção da saúde e ao desenvolvimento de competências sociais é crucial. Conforme destacam Antunes, Knuth e Damico (2020), a Educação Física desempenha um papel importante na formação de hábitos saudáveis e na promoção da convivência social. Portanto, os objetivos devem abranger não apenas a aquisição de habilidades motoras, mas também a compreensão dos benefícios da atividade física para a saúde e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Considerando o papel da Educação Física na formação de hábitos saudáveis e na promoção da convivência social, assinale a alternativa correta.

Após a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como

Educação Física

Após a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como uma área do conhecimento no qual existe disputa de áreas científicas, identidade e poder. É também neste mesmo período que cresce a defesa e promoção de uma educação inclusiva e para todos. Nesse sentido, a valorização de questões como inclusão social, diferença socioeconômica, a imigração, bilinguismo, os modelos da deficiência na sociedade, negritude e outros temas, modificaram o currículo e a pluralidade na escola.
Com base nas teorias críticas e pós críticas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As políticas educacionais no Brasil, como a Lei nº10.639, buscam incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", a fim de diluir o processo histórico de marginalização de determinados saberes e culturas.
PORQUE
II. As perspectivas teóricas críticas e pós críticas, a exemplo, multiculturalismo, tem sido precursoras das discussões e avanços em torno da luta por direitos sociais e culturais, incluindo a valorização de culturas e etnias no espaço escolar

Quando analisamos a histologia, um tendão geralmente é um tecido

Educação Física

Quando analisamos a histologia, um tendão geralmente é um tecido conjuntivo denso e modelado para que possa resistir a uma alta tensão que tem a função de inserir o músculo em determinados ossos do nosso esqueleto. O sistema muscular possui um conjunto de sistemas, um conjunto de tecidos, que forma o que chamamos de músculos.
Então o músculo tem uma série de revestimentos e vamos nos aprofundar nesses revestimentos, na morfologia, na fisiologia e no funcionamento da contração.

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I - ATP (adenosina trifosfato) que é conhecida como a moeda energética do corpo humano
II - O músculo então precisa receber um estímulo vindo de um neurônio e o neurônio responsável por enervar músculo é chamado de neurônio motor.
III - A unidade motora nada mais é do que um único neurônio motor, mais todas as fibras musculares inervadas por esse neurônio.
IV - A miofribrila é envolvida pelo retículo sarcoplasmático ou endoplasmático, tendo a função de armazenamento de cálcio.

Atualmente há uma maior preocupação das empresas em despertar a motiva

Educação Física

Atualmente há uma maior preocupação das empresas em despertar a motivação, preservar a saúde e proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho. Algumas empresas se limitam apenas ao cumprimento das leis e normas regulamentadoras, porém outras vão mais além, proporcionado programas de qualidade de vida no trabalho.

Renato está estudando com seus colegas para a avaliação da disciplina

Educação Física

Renato está estudando com seus colegas para a avaliação da disciplina de Anatomofisiologia de Aparelho Neurolocomotor. No momento, estão revisando o conteúdo sobre articulações. Um de seus colegas mencionou que seu tio havia escorregado na escada de casa e, ao cair, acabou torcendo o joelho e batendo o cotovelo no chão. Com o acidente doméstico, o tio do colega acabou lesionando as articulações do cotovelo e joelho.

Parte do esqueleto apendicular é formado pelos ossos do cíngulo dos me

Educação Física

Parte do esqueleto apendicular é formado pelos ossos do cíngulo dos membros inferiores, antigamente chamado de cintura pélvica. Esta, juntamente com o sacro e o cóccix, forma a pelve óssea. A estrutura da pelve óssea é demonstrada na figura a seguir.

No estudo da anatomia humana, são utilizados planos anatômicos que

Educação Física

No estudo da anatomia humana, são utilizados planos anatômicos que dividem o corpo e, dessa forma, permitem a descrição da localização das estruturas de interesse ou a direção dos movimentos realizados. A figura a seguir mostra um dos planos anatômicos utilizados na descrição anatômica.

“Na escola, muitas vezes, com a intenção de cumprir o conteúdo

Educação Física

“Na escola, muitas vezes, com a intenção de cumprir o conteúdo proposto, o professor de Educação Física busca temas e formas de apresentação mais prontas para serem reproduzidas, geralmente provenientes das grandes mídias, transmitidas de forma alienante. Esse conteúdo é absorvido e reproduzido apenas pelos alunos que têm maior capacidade e familiaridade com os ritmos. Essa reprodução, aliás, não se constitui como dança, uma vez que não podemos reproduzir a expressão do corpo. Isso chega a ser preocupante, visto que é a reprodução performática que é aplaudida, dada a pouca educação em construção corporal somada a uma ação excludente, que reafirma a dança como talento ou como algo direcionado somente aos alunos que têm familiaridade com ela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, S. R. Atividades rítmicas e expressivas: a dança na Educação Física. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 40-41.

Segundo a citação e o livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na Educação Física sobre o trabalho educativo com a dança, analise as seguintes afirmativas:

I. A prática em que o professor de Educação Física escolhe uma música e elabora uma sequência coreográfica para os estudantes copiarem a movimentação, desenvolve a expressão do corpo.
II. Vivemos uma cultura midiática em dança, o que justifica a grande influência da mídia na área da dança.
III. Ao imitar as danças que aparecem na mídia, a criança está construindo uma comunicação corporal, cheia de significados e valores.
IV. Cabe ao professor de Educação Física saber o que é apreciar a dança como prática pedagógica para a construção de conhecimentos críticos e contextualizados.
V. É necessário que a dança seja apropriada como linguagem corporal, a fim de contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade.

A __________________________________________ trata do ________________

Educação Física

A __________________________________________ trata do _____________________________, um dos elementos mais significativo para o estabelecimento de uma profissão na sociedade moderna, com atuação pautada pela ética e responsabilidade social.

O intestino grosso mede cerca de 1,5 metro e tem cerca de 6,5

Educação Física

O intestino grosso mede cerca de 1,5 metro e tem cerca de 6,5
centímetros, é visualmente diferente do intestino delgado, não
só pelo tamanho, calibre, como também pelas funções. Sobre o
exposto, analise as sentenças a seguir:
1- O intestino grosso vai do íleo até o ânus e sua função
essencial é a absorção de água.
II- Divide-se em: ceco, cólons ascendente, transverso,
descendente, sigmoide e reto.
III- O bolo fecal é elaborado pela ação dos movimentos
peristálticos nos restos de alimentos.
IV- Apresenta grandes vilosidades para a absorção de
nutrientes.

As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma

Educação Física

As provas com barreiras ou obstáculos, tem por objetivo percorrer uma determinada distância transpondo as barreiras ou os obstáculos. As provas oficiais olímpicas apresentam diferenças nas distâncias para homens e mulheres. Sendo os 100 metros com barreiras (c/b) disputada pelas mulheres e os 110 metros com barreiras (c/b) disputada pelos homens. Por outro lado, os 400 m c/b e 3000 m com obstáculos são disputados por ambos. As regras para as provas com barreiras e obstáculos seguem as mesmas das provas de corrida rasas, entretanto são acrescidas as seguintes regras:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Derrubar a barreira, desde que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, não gera desclassificação.

( ) Derrubar a barreira, mesmo que involuntariamente e sem atrapalhar outro atleta, gera desclassificação.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo são sete voltas e meia na pista de atletismo.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 28 vezes os obstáculos e sete vezes o fosso de água.

( ) Na prova de 3000 m com obstáculo os atletas devem passar 26 vezes os obstáculos e oito vezes o fosso de água.

O sistema imunológico dos seres humanos é um sistema complexo e

Educação Física

O sistema imunológico dos seres humanos é um sistema complexo e redundante, destinado à proteção contra os patógenos invasores, como vírus, bactérias e fungos.

A Resolução nº 391, de 26 de agosto de 2020 reconhece e define a

Educação Física

A Resolução nº 391, de 26 de agosto de 2020 reconhece e define a atuação e as competências do Profissional de Educação Física em contextos hospitalares. Sobre essa temática, leia e analise as afirmativas abaixo: I – A atuação em contextos clínicos e hospitalares já existia, o que a resolução trás, em seu Art. 3º, é reafirmar as prerrogativas do Profissional de Educação Física no contexto da área hospitalar, como coordenar, planejar, programar e supervisionar planos e projetos nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados a promoção, prevenção, proteção da saúde. II – O Art. 5º, estabelece que o Profissional de Educação Física poderá atuar em toda e qualquer área hospitalar da atenção à saúde, às quais se reconhecem os benefícios da atividade física e do exercício físico. III – O Art. 3º também destaca atuação no campo da educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental, na área específica ou de forma multiprofissional e/ou interdisciplinar

A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é com

Educação Física

A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é compreendida como uma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou nos primeiros anos de vida. A paralisia cerebral pode ser causada por fatores pré-natais, perinatais e pós natais, ou seja, antes, durante e após o nascimento.
Fonte: ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A. L. S. Deficiência Físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012. I. A pessoa com paralisia cerebral pode apresentar deficiência intelectual ou não.
II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por causas não traumáticas.

Durante um concurso público, os candidatos foram submetidos ao teste

Educação Física

Durante um concurso público, os candidatos foram submetidos ao teste de flexão abdominal. Seguindo o protocolo de classificação de resultados, para ser aprovado, o candidato deve ser considerado acima da média ou excelente. Apenas dois candidatos estavam nessa fase, uma mulher de 50 anos de idade e um homem de 29 anos de idade. Observe as seguintes afirmativas referentes à classificação dos resultados do teste de flexão abdominal, assinale V, de verdadeiro, para as afirmativas corretas e F, de falso, para as afirmativas incorretas. I – ( ) Se a candidata conseguir realizar 13 flexões em um minuto, ela estará aprovada. II – ( ) Se ambos candidatos realizarem 20 flexões, os dois estarão aprovados. III – ( ) Para ser aprovado, o candidato de 29 anos deve realizar, pelo menos, 37 flexões abdominais. IV – ( ) Para ser aprovada com uma classificação excelente, a mulher de 50 anos de idade deve conseguir fazer mais de 19 flexões abdominais

Deficiência é perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica

Educação Física

Deficiência é perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas, a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, incluindo as funções intelectuais. A deficiência representa a exteriorização de um estado patológico, refletindo um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão (APA, 2000).

Nos estudos sobre comportamento motor do desenvolvimento humano vimos

Educação Física

Nos estudos sobre comportamento motor do desenvolvimento humano vimos que a maturação está relacionada com o processo do amadurecimento, se tornar maduro, momento excelente de integração de funcionamento dos sistemas corporais, capacidade de reprodução. Quando discutimos sobre a maturação, devemos compreender que este termo se refere na sua concepção, ao processo em que as pessoas passam os a capacitam, posteriormente a esta fase de transição, aumentar níveis nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores. Para que seja analisada este processo podemos utilizar alguns métodos que podem ser utilizados para avaliação da maturação biológica. Posto isto, assinale a alternativa que contempla todos os quatro métodos de avaliação da maturação.

Por outro lado, ao organizar os dados previamente, possibilitamos a

Educação Física

Por outro lado, ao organizar os dados previamente, possibilitamos a síntese e a simplificação dos dados.

Com relação a tabulação dos dados, complete as lacunas da sentença a seguir:

A tabulação das variáveis, resume-se as __________ das observações em cada uma das variáveis, e assim podemos encontrar __________. __________ consiste na quantidade de observações encontradas em uma dada categoria ou variável. A soma das frequências absolutas é igual ao número total de observações da variável (representados pela letra n). Já __________ indica o percentual de cada variável que pertence a categoria.

O movimento pode ser classificado de diferentes formas de acordo com a

Educação Física

O movimento pode ser classificado de diferentes formas de acordo com a área de conhecimento utilizada na área do comportamento motor fatores diferentes são utilizados para descrever as características e as demandas das ações motoras sobre a classificação assinale a alternativa correta

Os movimentos básicos são encontrados na modalidade esportiva de

Educação Física

Os movimentos básicos são encontrados na modalidade esportiva de Atletismo, a qual Mariano (2012) considera como um conjunto de provas individuais ou coletivas que se baseiam em quatro habilidades: marcha, corrida, saltos e arremessos de objetos específicos, bem como provas combinadas. Sobre o Atletismo, analise as sentenças: I - O Atletismo teve sua primeira aparição como modalidade esportiva por volta de 1. 225 a. C. Na Grécia, em uma competição que reuniu poucas provas, como corridas, salto em distância, Lançamento do Dardo e Lançamento do Disco. II – Ainda que o Atletismo seja uma modalidade bastante antiga, ela foi inserida no programa Olímpico apenas em 1896, na Olimpíadas de Atenas. III - Por reunir em sua atividade movimentos fundamentais do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar, o Atletismo é considerado um esporte-base.

Na Antiguidade, para sobreviver, o ser humano para se alimentar tinha

Educação Física

Na Antiguidade, para sobreviver, o ser humano para se alimentar tinha que caçar, correr, saltava obstáculos, lançava e arremessava objetos em direção de sua caça. Nesta perspectiva, podemos considerar que os movimentos básicos de locomoção e manipulação eram realizados para tais atividades. Estes movimentos básicos também são encontrados na modalidade esportiva de Atletismo, envolvendo um conjunto de provas individuais ou coletivas. Sobre as características do atletismo abordadas em nossa unidade, analise as afirmações: I. No atletismo encontramos as provas de marcha, corrida, saltos e arremessos de objetos específicos, bem como provas combinadas. II. Por reunir em sua atividade movimentos especializados do ser humano, os quais são pouco utilizados em outras modalidades, o Atletismo é considerado um esporte-base. III. Mesmo sendo considerada uma modalidade de fácil acesso em relação ao espaço e materiais esta modalidade esportiva nem sempre aparece como conteúdo a ser desenvolvido nas escolas.

Segundo Malina et al. 2009, a prática de atividade física regular não

Educação Física

Segundo Malina et al. 2009, a prática de atividade física regular não tem efeito aparente negativo ou positivo sobre a estatura obtida e a taxa de crescimento em altura

E o lúdico e o brincar nas diferentes fases da vida é um papel importa

Educação Física

E o lúdico e o brincar nas diferentes fases da
vida é um papel importante para o profissional de Educação Física. A palavra "lúdico" vem do latim ludos
que significa jogo, brincadeira, divertimento. Dessa maneira, o lúdico abrange de forma ampla os conceitos
de jogos e brincadeiras. Acerca das demais concepções estudadas sobre o lúdico, é correto ainda afirmar
que:
1.0 lúdico é vivenciado pelas crianças em diferentes faixas etárias, porém aos adultos não é possível
usufruir desta realidade interna;
II.O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e é praticado exclusivamente nos horários
livres e de lazer.
III. O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser visto apenas como
diversão:
IV.O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e

“Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades

Educação Física

“Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.”
Art. 2º, Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


​I. A diversidade se apresenta de diversas formas em nossa sociedade: diferentes raças, religiões, culturas, deficiências físicas e neurológicas, bem como diferentes formas de encarar a sexualidade e a questão de gênero. A diversidade cultural e a pluralidade de modos de vida devem ser levadas em conta e valorizadas no processo educacional.

PORQUE

​II. Podem contribuir para diminuir a violência nas escolas, ajudando os estudantes a compreenderem que o fato de sermos diferentes não significa que haja grupos culturais superiores, nem inferiores.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.

Leia, analise e responda. Com relação ao público-alvo da Educação de

Educação Física

Leia, analise e responda. Com relação ao público-alvo da Educação de Jovens e adultos, Di Pierro (2017) esclarece que são pessoas jovens, adultas e Com relação ao público-alvo da Educação de Jovens e adultos, Di Pierro (2017) esclarece que são pessoas jovens, adultas e idosas pertencentes aos estratos sociais de baixa renda cujo direito à educação foi violado na infância ou na adolescência em virtude de preconceitos, de ausência ou distância de escolas, de trabalho precoce e frequência breve ou descontínua a instituições de ensino de má qualidade, onde não tiveram êxito na aprendizagem. Engloba também, segundo a autora, aquela parcela da juventude que teve acesso à escola na infância eidosas pertencentes aos estratos sociais de baixa renda cujo direito à educação foi violado na infância ou na adolescência em virtude de

O sistema renal é responsável por diversas funções vitais, incluindo a

Educação Física

O sistema renal é responsável por diversas
funções vitais, incluindo a regulação do
equilíbrio hídrico, filtragem do sangue e excreção
de resíduos metabólicos. Compreender a
estrutura e as funções dos néfrons é crucial para
entender o papel dos rins no corpo humano.

As danças clássicas surgiram na história da humanidade

Educação Física

As danças clássicas surgiram na história da humanidade para representar os bailes da nobreza, que eram festas características da a
iniciaram primeiramente da região da Itália e da França (MALAMGA, 1985).
Sobre as danças clássicas, analise as alternativas a baixo, julgando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
() Foi na época da Renascença que novos movimentos foram incorporados as danças clássicas.
() As danças clássicas foram se aproximando das técnicas teatrais.
/"
() As danças clássicas foram se afastando do teatro e tomando características mais das danças.
( ) Durante a renascença foram criadas as posições dos braços e dos pés.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Trata-se de um tipo de incidente que causa danos ao paciente/cliente,

Educação Física

Trata-se de um tipo de incidente que causa danos ao paciente/cliente, em muitos casos aumentando o período de internação, ou seja, permanência em ambiente hospital e consequentemente elevando o custo deste atendimento.

Luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos.

Educação Física

Luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. O atendimento inicial correto é importante para ajudar a diminuir a dor e evitar complicações mais sérias, como a lesão de nervos. Sobre o atendimento em casos de luxação, analise as afirmativas a seguir e julgue com V (verdadeiro) ou F (falso). () Colocar a articulação no lugar antes de realizar a imobilização. () Para a imobilização de membros superiores, colocar um coxim que envolva a mão da vítima. () Apenas no uso de bandagem triangular é necessário manter os dedos expostos para permitir a observação da circulação. () Ao utilizar as ataduras de crepe para fixação com atadura de crepe, é importante enfaixar no sentido proximal para o distal.

Quando falamos da regulação da secreção dos hormônios, o que poderia e

Educação Física

Quando falamos da regulação da secreção dos hormônios, o que poderia explicar como o sistema nervoso

Ana é uma estudante de graduação da área da educação

Educação Física

Ana é uma estudante de graduação da área da educação física e está estudando a respeito do sistema articular, mais precisamente, sobre as articulações da coluna vertebral. A respeito dessas articulações, analise as seguintes afirmativas.

I. As articulações intervertebrais são sinoviais do tipo sínfise, localizadas entre dois corpos vertebrais adjacentes.

II. A articulação lombossacral é sinovial do tipo plana situada entre os processos articulares inferiores da última vértebra lombar e os processos articulares superiores da primeira vértebra sacral.

III. As articulações dos processos articulares permitem o movimento de rotação da cabeça.

Dentre as várias carreiras no setor de games temos a de ______. Ele é

Educação Física

Dentre as várias carreiras no setor de games temos a de ______. Ele é o profissional geralmente formados no curso de Computação Gráfica que dá “vida” ao jogo, idealizando e trazendo à tona as imagens que são utilizadas nos games. Assim, este profissional cria todo aspecto___________, movimento de personagens, dos objetos e elementos _____________ em um jogo.

O tecido ósseo provê sustentação e estrutura ao corpo, sendo considera

Educação Física

O tecido ósseo provê sustentação e estrutura ao corpo, sendo considerado uma estrutura anatômica e um órgão fisiológico. No corpo humamo ele proporciona sustentação para o tórax e extremidades; alavanca para a função locomotora dos músculos esqueléticos; proteção para vísceras vulneráveis, entre outras funções.
Sobre as característica e o funcionamento do tecido ósseo como um todo, analise as seguintes sentenças:


I. O tecido ósseo é um tecido sólido, constantemente submetido a estresse que condicionam seu desenvolvimento e arquitetura estrutural. Ele se adapta aos estímulos mecânicos sofrendo atrofia ou hipertrofia de acordo com as leis mecânicas.


II. O osso é um material completamente rígido e sem flexibilidade. Para que não se torne quebradiço, ele apresenta uma parte mineral mais instável e uma parte orgânica composta por colágeno.


III. A remodelação óssea é modificada de acordo com o estresse mecânico. Se o osso for sobrecarregado, ou seja, submetido a forças que causam deformações plásticas, as quais produzem lesões internas sem que ocorra fratura, ele reage a essa sobrecarga com uma rápida e massiva hipertrofia.


IV. Estímulos mecânicos benéficos para o remodelamento ósseo podem ser adquiridos a partir de contrações da musculatura esquelética dos tipos concêntrica, excêntrica ou isométrica; por exemplo.

Sobre as condições climáticas quem tem produzido condições ambientais

Educação Física

Sobre as condições climáticas quem tem produzido condições ambientais que estão desafiando a condição de promover ambientes que sejam coerentes aos níveis de conforto do ser humano . Assim sendo uma das vertentes de pensamento da arquitetura que ajude nas resoluções de conforto humano consiste no desenho dos edifícios tendo em consideração as condições climáticas , utilizando os recursos disponíveis na natureza para minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético

Quando estudado e discutido sobre os conhecimentos

Educação Física

Quando estudado e discutido sobre os conhecimentos dos aspectos motores do desenvolvimento humano, observamos que este desenvolvimento motor é dividido e fases e etapas dentro do crescimento e desenvolvimento. Como estamos falando de ações motoras, ou seja, aprendizado e aperfeiçoamento de gestos mecânicos, podemos associá-los aos conhecimentos dos aspectos da morfologia e da biomecânica na Educação Física. Neste sentido, além da biomecânica, vimos que a cinesiologia também é uma subárea ou disciplina importante neste processo.

Noticias E Considere as informações apresentadas na tabela a seguir

Educação Física

Noticias E Considere as informações apresentadas na tabela a seguir para resolução da questão ao analisar as afirmativas. Tabela1. Influência da prática de atividade física e sua frequência semanal sobre os indicadores de autoestima e depressão em pessoas idosas (N = 215, com idades compreendidas entre os 60 e os 100 anos da região norte do país). Prática de atividade Frequência semanal de prática de física atividade física* Sim Não 0 1 2-3 >3 Autoestima Média 39,6 37,38* 37,3 36,8 40,2 39,8 DP 5,8 5,9 5,9 4,9 5,5 6,3 Depressão Média 2,8 5,0* 5,0 3,7 2,6 2,6 DP 2,9 3,8 3,8 4,2 2,6 2,7 Fonte: Adaptado de Teixeira et al. (2016). * diferença estatistica significante como efeito principal no procedimento de análise estatística. * Sendo assim, é possível interpretar que:
- Os resultados do estudo de Teixeira et al. (2016) demonstram uma certa relação inversa dos indicadores de autoestima e depressão com a prática de atividade físicaNoticias E Considere as informações apresentadas na tabela a seguir para resolução da questão ao analisar as afirmativas. Tabela1. Influência da prática de atividade física e sua frequência semanal sobre os indicadores de autoestima e depressão em pessoas idosas (N = 215, com idades compreendidas entre os 60 e os 100 anos da região norte do país). Prática de atividade Frequência semanal de prática de física atividade física* Sim Não 0 1 2-3 >3 Autoestima Média 39,6 37,38* 37,3 36,8 40,2 39,8 DP 5,8 5,9 5,9 4,9 5,5 6,3 Depressão Média 2,8 5,0* 5,0 3,7 2,6 2,6 DP 2,9 3,8 3,8 4,2 2,6 2,7 Fonte: Adaptado de Teixeira et al. (2016). * diferença estatistica significante como efeito principal no procedimento de análise estatística. * Sendo assim, é possível interpretar que:
1 - Os resultados do estudo de Teixeira et al. (2016) demonstram uma certa relação inversa dos indicadores de autoestima e depressão com a prática de atividade física
11 - Os dados da tabela 1 podem demonstrar que os indicadores de autoestima e depressão são menores quando há a prática habitual de atividade fisica.
III - A frequência semanal da prática de atividade física apresenta uma certa tendência de exercer uma influência na atividade fisica sobre os parâmetros de saúde mental analisados pelos indicadores de autoestima depressão.

O termo “ética” origina do grego ethos, que significa “modo de ser” ou

Educação Física

O termo “ética” origina do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”, e se refere aos costumes dos sujeitos em determinado contexto social (Tojal, 2017 apud Teixeira, 2023). A ética pode ser considerada um conjunto de princípios destinados a orientar as ações dos homens, buscando o equilíbrio social (Siqueira, 2008 apud Teixeira, 2023). Historicamente, a ética evoluiu desde a sua base mística e mítica na Antiguidade, passando pela ética teocêntrica na Idade Média, até a ética antropocêntrica na Modernidade, refletindo as mudanças no pensamento humano sobre o papel do indivíduo e da coletividade (Boff, 2014; Vásquez, 2017 apud Teixeira, 2023). Considerando a descrição e a evolução da ética, analise as afirmativas a seguir: ​ I. A ética na Antiguidade era baseada em explicações míticas e místicas, com a moralidade orientada pelos deuses. II. A ética teocêntrica da Idade Média focava no homem como centro das decisões morais, com base na orientação da Igreja Católica. III. A ética antropocêntrica surgiu com o advento da Modernidade, e focou na consciência individual das ações humanas. IV. O termo “ética” tem origem no grego ethos, que se refere aos costumes e ao caráter dos indivíduos em determinado contexto. V. A ética, ao longo da história, não sofreu alterações significativas, mantendo-se sempre a mesma.

A mudança de hábitos com o aumento da prática da atividade

Educação Física

A mudança de hábitos com o aumento da prática da atividade física pode representar uma favorável redução para desenvolvimento do risco relativo de doenças cardiovasculares (DCV). Adicionalmente, a aptidão física em seus componentes relacionados à saúde pode indicar um grande impacto protetivo sobre o risco relativo de DCV. Assim, é possível estabelecer algumas associações entre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde.

Analise as seguintes afirmativas, sobre as adaptações observadas com a

Educação Física

Analise as seguintes afirmativas, sobre as adaptações observadas com a prática da atividade física sobre o componente cardiorrespiratório.
I - A melhora na capacidade cardiorrespiratória com a atividade física é de grande importância, pois se mostra inversamente proporcional aos indicadores de risco cardiovascular na população, ao risco de morte por todas as causas e por uma variedade de cânceres.
II - As variáveis fisiológicas que podem oferecer informações para que seja possível avaliar a capacidade e função do sistema cardiorrespiratório, se traduz na capacidade do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio (O2) em nível máximo, com a exalação de dióxido de carbono (CO2)], mediante a aplicação de testes aeróbios pela avaliação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx).
III - A interpretação do consumo máximo de oxigênio, é influenciado pela idade e sexo, sendo estes parâmetros considerados na avaliação mediante tabelas de referências.

O desenvolvimento multilateral é a base do treinamento em longo prazo

Educação Física

O desenvolvimento multilateral é a base do treinamento em longo prazo e abrange as idades de 06 a 14 anos de idade. As crianças devem desenvolver o máximo de habilidades motoras fundamentais antes de começarem a treinar em determinado esporte.

As competências digitais são requisitos atuais e “urgentes” para

Educação Física

As competências digitais são requisitos atuais e “urgentes” para permitir que as pessoas possam acessar conhecimentos, compreender e interagir no mundo contemporâneo, logo, tais competências deveriam ser alvos de estudos e pesquisas por parto dos professores de Educação Física. Os jogos eletrônicos podem ser responsáveis na aquisição e desenvolvimento de várias habilidades, tais como:




I. leitura; pensamento lógico ;raciocínio.


II. observação; localização e representação espacial; a percepção visual.


III. resoluções de problemas, tomada de decisões e planejamento estratégico.


IV. coordenação motora (ampla e fina); memória (visual, auditiva, cinestésica).

Pobreza e desenvolvimento humano auxiliam no entendimento do perfil

Educação Física

Pobreza e desenvolvimento humano auxiliam no
entendimento do perfil da população, das
condições socioeconômicas e das necessidades
básicas, viabilizando a elaboração de estratégias
para a melhora da saúde e qualidade de vida.
Conhecendo a influência da situação
socioeconômica na qualidade de vida, o
Profissional de Educação Física tem maiores
condições de direcionar sua intervenção às
necessidades do público atendido, para isso é
importante
conhecer as condições
socioeconômicas e o estado de qualidade de
vida do público alvo.
Para avançar na temática "índices de pobreza e
desenvolvimento humano" e fazer uso dessa
ferramenta na atuação prática do profissional de
Educação Física é necessário seguir os seguintes
passos:

1. Utilizar ferramentas de avaliação de qualidade
de vida periodicamente para avaliar os efeitos
provocados pela prática de atividades físicas
nesse grupo, e direcionar futuros planejamentos.

2. Aplicar atividades de acordo com as
necessidades do grupo, visando sempre o
componente físico, psíquico e social.

3. Fazer um levantamento dos indicadores
Aniveis sobre a região na qual irá atuar para
conhecer o perfil da população alvo.

4. Considerar uma avaliação das condições
socioeconômicas no local onde ocorrerá
prática por meio de questionários e entrevistas,
no caso da indisponibilidade desses dados nos
sites dos órgãos responsáveis.

5. Direcionar a intervenção às necessidades
observadas no público que será atendido e
desenvolver um plano de ação que possa
minimizar os efeitos da escassez socioeconômica
e melhorar a qualidade de vida.

6. Refletir sobre os dados obtidos e quais as
principais necessidades população e carências
dessa população.

O absenteísmo corresponde à ausência na execução do trabalho que pode

Educação Física

O absenteísmo corresponde à ausência na execução do trabalho que pode ocorrer por faltas, atrasos e afastamentos. É um grande problema para as empresas, pois impacta na produtividade e sobrecarrega os trabalhadores que continuam no posto de trabalho e têm sua carga de trabalho aumentada. O absenteísmo pode ser classificado de formas diferentes.



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:




I. O absenteísmo voluntário se refere à ausência por motivos pessoais ou por doença, sem justificativa legal.


II. O absenteísmo por patologia profissional corresponde ao afastamento causado por doenças e acidentes de trabalho.


III. O absenteísmo compulsório se refere ao afastamento por motivo de doença com justificativa médica.


IV. Os trabalhadores que são expostos à alta demanda de trabalho ficam mais suscetíveis a problemas físicos e psicológicos aumentando a ocorrência de afastamentos.

Nas ações ecopedagógicas, uma forte associação aos preceitos da

Educação Física

Nas ações ecopedagógicas, uma forte associação aos preceitos da educação experimental são comumente dirigidas ao ensino sobre a natureza, para a natureza e na natureza. Considerando as ações ecopedagógicas na natureza, analise as seguintes afirmativas:

I - Propostas educacionais em “contato direto” com o “meio natural”.


II - Objetivo voltado a promoção de atividades de sensibilização, que possam resultar na “(re)conexão” com a natureza.


III - Atividades teórico-práticas em ambiente fechado, mas com o tema meio-ambiente.


IV - Atividades em ambientes abertos e conservados objetivando vivências práticas de valores ambientais abordados em sala de aula.

Conhecendo a influência do nível socioeconômico na qualidade de vida,

Educação Física

Conhecendo a influência do nível socioeconômico na qualidade de vida, a melhoria de alguns aspectos relativos à vida humana pode influenciar na sua melhora apesar da escassez de recursos. Nesse contexto, o Profissional de Educação Física pode intermediar essa melhoria por meio da oferta de práticas esportivas, e direcionar sua intervenção às necessidades desse público. "Somente o esporte não é capaz de resolver o problema da desigualdade social, mas é fato que se não o utilizarmos em função da melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a transformação dos modos de produção e reprodução da vida social, perderemos a oportunidade histórica de construir uma sociedade justa e igualitária." Assinale a alternativa que apresenta os diferentes aspectos relacionados à qualidade de vida que podem ser melhorados pela prática de esportes.

O esqueleto apendicular apresenta diferentes articulações. Uma delas é

Educação Física

O esqueleto apendicular apresenta diferentes articulações. Uma delas é a articulação do tornozelo. A respeito dessa articulação, analise as seguintes afirmativas.
I. É formada por duas articulações, tibiotalar e talofibular, envolvidas por cápsulas articulares distintas.

II. A articulação talofibular é uma articulação sinovial do tipo gínglimo, localizada entre a fíbula e o tálus.

III. Essa articulação é sustentada pelos seguintes ligamentos: ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento talofibular anterior e ligamento talofibular posterior.

A qualidade de vida está associada a diferentes domínios como:

Educação Física

A qualidade de vida está associada a diferentes domínios como: alimentação, sono, saúde, família, percepção de dor, expectativas, preocupações e uma das formas de avaliar a qualidade de vida é pela aplicação de questionários. Existem dois questionários bastante conhecidos que avaliam a aqualidade de vida das pessoas que são a Versão Brasileira do questionário SF-36 e o instrumento Whoqol- Bref.
Sobre esses instrumentos avalie as afirmações a seguir:

1. A versão brasileira do questionário SF-36 avalia a qualidade de vida em diferentes domínios, sendo eles: capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental.

Il. O instrumento Whoqol- Bref considera que a qualidade de vida é uma construção subjetiva (percepção do indivíduo em questão), multidimensional e composta por elementos positivos (por exemplo, mobilidade) e/ou negativos (dor).

III. Esses instrumentos não avaliam a qualidade de vida dos indivíduos.

O jogo é encarado como instrumento de aprendizagem, importante para o

Educação Física

O jogo é encarado como instrumento de aprendizagem, importante para o desenvolvimento do ser humano em diferentes perspectivas. Levando-se em conta isso, aos professores cabem buscar se aprofundar mais sobre o assunto, a fim de alcançar os objetivos desejados. Isto porque: “Jogando a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança por meio de jogos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Dessa maneira, pode-se dizer que o jogo é importante, não somente para incentivar a imaginação nas crianças, mas também para auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas” (ALVES e Bianchin, 2010)
Sobre este assunto, leia as afirmações abaixo:





I. Os professores de Educação Física devem aplicar os jogos criativos porque eles desenvolvem prioritariamente as habilidades motoras.


II. Os jogos são as únicas atividades de caráter lúdicas que podem auxiliar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.


III. Ao professor cabe ampliar seus conhecimentos sobre os jogos, pois eles promovem o desenvolvimento integral dos alunos.

O desenvolvimento da obesidade nas pessoas pode ter inúmeros fatores.

Educação Física

O desenvolvimento da obesidade nas pessoas pode ter inúmeros fatores. Um dos fatores é a postura que o profissional de Educação Física adota perante uma pessoa obesa. Caso a pessoa já apresente problemas de ordem psicossocial, muitas vezes o comportamento do profissional de Educação Física pode piorar tal quadro.

Bons níveis de Resistência Cardiorrespiratória, Força e Resistência de

Educação Física

Bons níveis de Resistência Cardiorrespiratória, Força e Resistência de Força Muscular e Flexibilidade são importantes para a manutenção e promoção da Saúde e da Aptidão Física .A força muscular é a quantidade de tensão que um grupo muscular gera para realizar um movimento ou para sustentar uma carga. Sobre a força muscular, leia as sentenças a seguir:

I- Pessoas com boa força muscular realizam exercícios físicos por prolongados períodos de tempo sem que haja perda da eficácia.


II- Uma forma de aumentar a força muscular é por meio de exercícios resistidos com sobrecarga.


III- A falta de Força e Resistência Muscular é uma causa das lesões musculoesqueléticas.

O desenvolvimento das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) tem

Educação Física

O desenvolvimento das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) tem um grande fator comportamental e ambiental. Hábitos adotados durante o dia-a-dia influenciam o aparecimento destes tipos de doenças.

I- AIDS.

II- Sífilis.


III- Diabetes.


IV- Hipertensão Arterial Sistêmica.

Em nosso dia-a-dia podemos verificar a influência da Indústria

Educação Física

Em nosso dia-a-dia podemos verificar a influência da Indústria Esportiva. Tal influência está presente nos noticiários, nos anúncios e na prática esportiva propriamente dita.
Um tipo de segmento específico na Indústria Esportiva está relacionado com as atividades utilizadas para promover um determinado esporte ou aquelas que usam o esporte para promover alguma outra coisa, geralmente associando os valores do Esporte à determinados produtos ou serviços.

José é um rapaz de 16 anos que tem uma rotina de estudos bem regrada

Educação Física

José é um rapaz de 16 anos que tem uma rotina de estudos bem regrada com o intuito de passar no vestibular. O rapaz vai ao colégio pela manhã, continua seus estudos durante a tarde e à noite realiza alguns exercícios das matérias que estudou. Apesar de realizar atividade física apenas duas vezes na semana, o rapaz segue uma dieta e tem boas horas de sono. Em uma avaliação realizada pelo professor de Educação Física em seu colégio, foi verificado que o rapaz consumia diariamente 2000Kcal, enquanto que sua demanda energética também era de 2000Kcal

A Educação Física cumpre um significativo papel social. Das dimensões

Educação Física

A Educação Física cumpre um significativo papel social. Das dimensões da Saúde até a Inclusão Social, o papel e impacto profissional da área é abrangente em público e diversidade de atuação e significados. Sobre a atuação no campo da Inclusão Social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
() Comos avanços nos processos de inclusão social, a educação física tem se tornado um campo profissional fundamental para colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência a partir de seus saberes e práticas profissionais.
(()) A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar faz com que os professores de educação físicas busquem cada vez mais saberes para proporcionar um ensino inclusivo.
( ) A prática da atividade motora requer pré-requisito de saúde e capacidades físicas avançadas, sendo esse o fator que impossibilita a prática esportiva e motora para pessoas com deficiência.

Diversas possibilidades de ritmos podem ser manifestadas na dança

Educação Física

Diversas possibilidades de ritmos podem ser manifestadas na dança. Sua especificidade permite que cada um represente sua característica própria variando em aspecto de velocidade, andamento, suavidade, melodia e letra.

Referencias: SILVA, Rodrigo de Oliveira e; PANTANO FILHO, Rubens, metodologia do ensino da atividade rítmica e dança. Londrina: Editora e distribuidora Educacional S.A, 2017

O termo “Política” se origina da palavra grega “polis” que

Educação Física

O termo “Política” se origina da palavra grega “polis” que significa cidade, contudo, também era sinônimo de cidade-Estado. A vida na polis....
Tendo como referência o papel da Política para a regulamentação da vida em coletividade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A Política deve buscar boas ações para o bem-estar tanto individual como coletivo, priorizando o clientelismo e o patrimonialismo político.

( ) Quando a política era exercida dentro de um mesmo Estado era nominada de Política Interna e quando era realizada entre diferentes Estados, de Política Externa.

( ) A política era a forma de normalizar a convivência entre os habitantes das cidades e cidades-estados vizinhas.

( ) A Política pode ser compreendida como uma ciência que tem por objetivo olhar para o homem individualmente.

As danças clássicas surgiram na história da humanidade para representa

Educação Física

As danças clássicas surgiram na história da humanidade para representar os bailes da nobreza, que eram festas características da a
iniciaram primeiramente da região da Itália e da França (MALAMGA, 1985).

Sobre as danças clássicas, analise as alternativas a baixo, julgando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Foi na época da Renascença que novos movimentos foram incorporados as danças clássicas.


( ) As danças clássicas foram se aproximando das técnicas teatrais.


/"
( ) As danças clássicas foram se afastando do teatro e tomando características mais das danças.


( ) Durante a renascença foram criadas as posições dos braços e dos pés.

Foi durante o reinado de Luís XIV, que um mestre de ballet e

Educação Física

Foi durante o reinado de Luís XIV, que um mestre de ballet e coreografo da corte, professor da Académie de la Danse, fixou as posições dos pés, que mais tarde foram publicadas pelo padre jesuíta Menestrier

Como conteúdos específicos da dança (GASPARELO, KNRONBAUER e GOMES, 20

Educação Física

Como conteúdos específicos da dança (GASPARELO, KNRONBAUER e GOMES, 2018), os diferentes tipos de movimentos vão proporcionar uma ampliação do repertorio motor daqueles que dançam. Existe um tipo de movimento que está associado com os saltos, indicando um momento de pouso, recepção ou amortecimento.

No Brasil República, a Educação Física tinha como objetivo nas escolas

Educação Física

No Brasil República, a Educação Física tinha como objetivo nas escolas a formação militar e em 1930 a área é destacada nas políticas públicas com o surgimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Em 1934 iniciou-se uma nova fase para a área, sendo que com o surgimento da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, em 1939, passa ser inserida na Universidade Brasil, com grande avanço no campo das atividades físicas.

Diante do apontamento histórico da Educação Física, assinale a alternativa que corresponde a este fato tão marcante para a área.



A Educação Física teve seu reconhecimento profissional pelo governo federal.

Surgi o primeiro curso civil da escola de Educação Física que depois se associa a Universidade de Sã Paulo (USP).

O curso de Educação Física começou a receber um certo status e reconhecimento com a formação dos brasileiros.

Educação Física recebeu um tratamento mais consistente, onde saúde e a educação, recebeu uma atenção especial, norteadas pelo princípio que as elites seriam beneficiadas.

Os colégios e escolas da época iniciaram a prática das ginásticas como conteúdos curriculares.

Para as danças de salão, a figura do conduzido deve responder adequada

Educação Física

Para as danças de salão, a figura do conduzido deve responder adequadamente aos estímulos propostos pelo condutor, em relação aos comandos de condução que dizem respeito aos “passos”, como também responder de maneira criativa, trazendo sua personalidade presente para a dança.


Com relação a figura do conduzido, o que representa trazer a criatividade e a personalidade para a dança.

Para Gomes (2004), a criatividade pode ser compreendida como "... a

Educação Física

Para Gomes (2004), a criatividade pode ser compreendida como "... a capacidade de dar origem a coisas novas e valiosas. Além disso, é a capacidade de encontrar novos e melhores modos para se fazer as coisas.”. Estando a Educação Física responsável pelo desenvolvimento integral do corpo, é urgente a necessidade de estimularmos o potencial criativo dos nossos alunos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no seu artigo

Educação Física

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no seu artigo 3º que o ensino será ministrado com base em alguns princípios, entre os quais temos como exemplo:
_________________, ________________ e garantia de um padrão de qualidade.

Os rins removem as escórias metabólicas do sangue e regulam o volume

Educação Física

Os rins removem as escórias metabólicas do sangue e regulam o volume e a composição iônica do sangue, não é surpreendente que eles sejam abundantemente irrigados por vasos sanguíneos. Embora os rins constituam menos de 0,5% da massa total do corpo, recebem 20 a 25% do débito cardíaco de repouso por meio das artérias renais direita e esquerda. Em adultos, o fluxo sanguíneo renal, o fluxo sanguíneo através de ambos os rins, é de aproximadamente 1.200 ml por minuto.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das descrições na Coluna A com as funções do sistema renal na Coluna B.




COLUNA A



COLUNA B



I. Movimento de líquido do sangue para o néfron.



1. Reabsorção.



II. Transporte de moléculas dos capilares sanguíneos para o filtrado dos túbulos.



2. Filtração.



III. Transporte das substâncias do filtrado dos túbulos para os capilares sanguíneos.



3. Excreção.



IV. Processo de remoção das substâncias não necessárias para o nosso corpo.



4. Secreção.



Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas

João estava muito animado de começar a realizar as aulas de educação

Educação Física

João estava muito animado de começar a realizar as aulas de educação física no colégio novo, para se preparar para as aulas ele decidiu fazer caminhadas durante as férias, pois queria ter um desempenho desejável no retorno às aulas. Durante as caminhadas João percebia que seu coração aumentava muito os batimentos e começou a questionar sua mãe, perguntou se a mãe saberia explicar como o coração sabia que ele estava fazendo exercício. A mãe de João pediu para ele perguntar para o professor de educação física pois ele saberia explicar tudo sobre as mudanças em seu corpo.

A área da Educação Física no Brasil, em especial sobre a pesquisa

Educação Física

A área da Educação Física no Brasil, em especial sobre a pesquisa sistemática, pode ser conhecida de certa forma um tema jovem, partindo do pressuposto que nas décadas de 70 e 80 foram decisivos para a estruturação do que nos dias de hoje denominamos de projetos em pós-graduação stricto sensu em Educação Física, nos cursos de mestrado e doutorado. O primeiro curso de doutorado no Brasil e da América Latina, surgiu em 1989 em uma instituição superior de ensino.

A importância de uma das disciplinas ou área deve ser entendida pelo

Educação Física

A importância de uma das disciplinas ou área deve ser entendida pelo acadêmico ou profissional de Educação Física, além de suas teorias que estão continuadamente associadas aos movimentos corporais, pois há uma diferente característica entre as reações que se manifestam com o corpo em descanso e as que se sucedem com a movimentação.

Ela se manifesta como uma ciência que caminha em conjunto à Educação Física, devido ao fato que qualquer ação motora expressiva produz modificações no organismo, que por sua parte modifica os marcadores bioquímicos pertencentes a tal ação.

Uma das áreas ou disciplina da Educação Física estuda os resultados

Educação Física

Uma das áreas ou disciplina da Educação Física estuda os resultados crônicos e agudos do exercício físico sobre a organização e a função dos variados sistemas orgânicos. Ela realiza pesquisa também a ligação entre diferentes resultados do exercício físico e o impacto dos estressores ambientais. Ela pode ser apontada como uma das disciplinas mais convencionais associadas à prática acadêmica e aos profissionais de Educação Física e do Esporte, sobre a responsabilidade da supremacia herança biológica destas áreas.

O arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento

Educação Física

O arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento balístico do membro superior, no qual um objeto externo é propelido para fora do centro de massa do corpo. O conhecimento da anatomia e funções da articulação do ombro (glenoumeral) é fundamental para o entendimento e caracterização dos arremessos no handebol.

Os games começam a conquistar cada vez mais o público e deixam de ser

Educação Física

Os games começam a conquistar cada vez mais o público e deixam de ser brincadeira, diversão e entretenimento para se tornar um esporte profissional. Podem ser jogador por um jogador apenas (single player), mais de um jogador (multiplayer) e também em rede, que são os jogos on line. Eles agregam as diversas linguagens do ambiente virtual, trazem imagens e sons que se constituem em artefatos de grande fascínio tecnológico, econômico e social.


Segundo os estudos efetuados, é correto afirmar que:





I. As tecnologias utilizadas para jogar um game são chamadas de plataformas, e a principal plataforma é chamada de Exergame.


II. Os jogos eletrônicos requerem dos sujeitos habilidades viso-motoras, uma maior coordenação e pouco estimulam outras habilidades humanas.


III. Na Educação Física escolar os jogos eletrônicos devem ser abordados como uma prática corporal, um conteúdo que gera reflexões diversas.


IV. O profissional de Educação Física pode utilizar o jogo eletrônico como momento de integração, lazer, incentivo à autonomia, raciocínio, socialização e criatividade.

O sistema cardiovascular permite, através da irrigação sanguínea a

Educação Física

O sistema cardiovascular permite, através da irrigação sanguínea a adequada nutrição e oxigenação das células e drenagem de suas substâncias tóxicas. O sangue também contribui para o controle da temperatura corpórea, para a defesa imunológica, para a coagulação sanguínea, para a distribuição de hormônios pelo corpo e também, para a distrubuição de medicamentos administrados por via endovenosa.

Por intermédio da Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, foi

Educação Física

Por intermédio da Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, foi criada a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
O presidente desta comissão é designado, através de seus membros, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, tendo
um mandato de 2 anos, que pode ser renovado por igual período.
Um dos membros da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança foi flagrado por seus colegas por estar
envolvido em um processo em que tinha interesses pessoais.

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora