Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

Para explicar a influência das restrições do indivíduo, do ambiente e

Atualizado em 22/04/2025

Para explicar a influência das restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa, Newell (1986) criou um modelo de restrição, chamado modelo de Newell. Neste modelo, as restrições dizem respeito a algo que ajuda ou atrapalha a aprendizagem motora.

Sobre as restrições do modelo de Newell, a restrição do indivíduo diz respeito:

Selecione uma alternativa:

a) Aos aspectos relacionados ao ambiente em que esse indivíduo está inserido na prática.
b) Aos componentes da tarefa a ser realizada com a prática.
c) Aos fatores estruturais e funcionais relacionados a quem está aprendendo a habilidade.
d) A somente aos fatores estruturais relacionados a quem está aprendendo a habilidade.
e) A somente aos fatores funcionais relacionados a quem está aprendendo a habilidade


Solução

Alternativa correta: c) Aos fatores estruturais e funcionais relacionados a quem está aprendendo a habilidade. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c está correta porque, segundo o modelo de restrições de Newell (1986), as restrições do indivíduo incluem tanto fatores estruturais quanto funcionais que influenciam o desempenho e a aprendizagem motora. Os fatores estruturais referem-se às características físicas e biológicas da pessoa, como altura, peso, força muscular, composição corporal e características genéticas. Esses elementos podem facilitar ou dificultar a realização de determinados movimentos.



Já os fatores funcionais dizem respeito a aspectos psicológicos e comportamentais do indivíduo, como motivação, atenção, nível de experiência, emoções e cognição. Esses fatores variam de acordo com o estado momentâneo da pessoa e são determinantes no processo de aprender ou aprimorar uma habilidade motora. Por exemplo, um aluno motivado pode ter um desempenho melhor do que outro com as mesmas capacidades físicas, mas sem interesse na atividade.



Assim, a resposta c é a única que contempla ambas as dimensões que compõem as restrições do indivíduo, conforme definido por Newell. As outras alternativas são incompletas ou se referem a diferentes tipos de restrições (como as do ambiente ou da tarefa), não respondendo adequadamente à pergunta.

Assuntos: Educação, Motricidade , Psicomotricidade

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora