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"A escola não cumpre apenas a função de consagrar a "distinção"
"A escola não cumpre apenas a função de consagrar a "distinção" - no sentido duplo do termo - das classes cultivadas. A cultura que ela transmite separa os que a recebem do restante da sociedade mediante um conjunto de diferenças sistemáticas: aqueles que possuem como "cultura" (no sentido dos etnólogos) a cultura erudita veiculada pela escola dispõem de um sistema de categorias de percepção, de linguagem, de pensamento e de apreciação, que os distingue daqueles que só tiveram acesso à aprendizagem veiculada pelas obrigações de um ofício ou a que lhes foi transmitida pelos contatos sociais com seus semelhantes". (BOURDIEU, 2007, p. 221). BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. A respeito do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I-A escola acaba violentando os alunos na proposta velada de que todos devem seguir a "cultura legitima", quando o que realmente faz é exigir dos estudantes das classes populares uma herança que não receberam e que, por isso, não terão chances de sucesso, seja na vida escolar, seja na realização social.
PORQUE
II - A escola reproduz aquilo que é predeterminado pela classe dominante: sobre o capital cultural incorporado (língua, gosto e bom gosto, etc., como exemplos): há uma arbitrária determinação daquilo que deve ser seguido, e a escola toma como necessário e pressuposto tal capital para que o aluno tenha sucesso na escola.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Solução
Alternativa correta: A) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. De acordo com o gabarito AVA.
Para analisar as asserções propostas e a relação entre elas, vamos considerar o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, conforme citado, e as asserções I e II.
I - A escola acaba violentando os alunos na proposta velada de que todos devem seguir a "cultura legitima", quando o que realmente faz é exigir dos estudantes das classes populares uma herança que não receberam e que, por isso, não terão chances de sucesso, seja na vida escolar, seja na realização social.
Esta asserção sugere que a escola, ao exigir que todos os alunos adotem uma "cultura legitima" (ou seja, uma cultura erudita e refinada), está, na verdade, criando uma barreira para aqueles que não têm acesso a essa cultura. Isso pode ser visto como uma forma de violência simbólica, pois impõe uma norma cultural que não é acessível a todos, resultando em desigualdades sociais e educacionais.
II - A escola reproduz aquilo que é predeterminado pela classe dominante: sobre o capital cultural incorporado (língua, gosto e bom gosto, etc., como exemplos): há uma arbitrária determinação daquilo que deve ser seguido, e a escola toma como necessário e pressuposto tal capital para que o aluno tenha sucesso na escola.
Esta asserção argumenta que a escola reflete e perpetua as normas e valores da classe dominante, exigindo que os alunos adotem um conjunto específico de "capital cultural" (como língua, gosto e bom gosto) para ter sucesso. Isso é visto como uma forma de reprodução da estrutura de poder existente, pois aqueles que têm acesso a esses recursos culturais têm mais chances de sucesso na escola e na sociedade em geral.
Relação entre as asserções:
A relação entre as asserções I e II é que ambas destacam a forma como a escola pode perpetuar desigualdades sociais e educacionais. A asserção I sugere que a escola cria uma barreira para aqueles que não têm acesso à "cultura legitima", enquanto a asserção II argumenta que a escola reflete e perpetua as normas e valores da classe dominante, exigindo que os alunos adotem um conjunto específico de "capital cultural" para ter sucesso. Ambas as asserções apontam para a escola como um meio pelo qual a estrutura de poder e as desigualdades sociais são reproduzidas e perpetuadas.
Portanto, a relação proposta entre as asserções é que a escola, ao exigir que todos os alunos adotem uma "cultura legitima" e ao refletir os valores da classe dominante, contribui para a perpetuação das desigualdades sociais e educacionais.
Assuntos: Pierre Bourdieu, Escola
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