Voltar para Questões Diversas

Filosofia

Foram encontradas 173 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Flow é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma

Filosofia

Flow é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo. (Mihaly Csikszentmihalyi)
Baseando-se na definição de Flow, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) Para chegar ao desempenho em flow em processos criativos são necessárias muitas horas de treinamento.

( ) Uma pessoa em estado de flow não percebe seus pensamentos, como se nesse momento o eu se fundisse com a tarefa que está sendo executada.

( ) Uma pessoa habituada a entrar em estado de flow consegue ser criativa em diversas áreas de conhecimento.

( ) Para atingir o estado de flow é necessário que a pessoa se sinta segura em relação ao grau de dificuldade representado pela tarefa e, ao mesmo tempo, tenha condições de executá-la.

A ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer e a

Filosofia

A ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer e a felicidade dos envolvidos na ação, foi difundida por

“A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de

Filosofia

“A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de Filosofia. Essa palavra, atribuída a Pitágoras de Samos, é composta de filo (vinda de philia, amizade) e sofia (sophia, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras de Samos teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, ser seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós, sábio).” (CHAUÍ, 2002, p. 15). Chauí (2002) atribuí o nascimento da Filosofia aos gregos. Segundo ela, foi Pitágoras o responsável pela designação que se referia ao “amor pelo saber”, que mudou as bases do pensamento grego na antiguidade

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si

Filosofia

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,

"A partir da década de 1960, começando nos EUA, mas espalhando-se

Filosofia

"A partir da década de 1960, começando nos EUA, mas espalhando-se rapidamente pelos países ricos do Ocidente e além, nas elites de mulheres educadas do mundo dependente — mas não, inicialmente, nos recessos do mundo socialista —, encontramos um impressionante reflorescimento do feminismo. Embora esses movimentos pertencessem, essencialmente, ao ambiente de classe média educada, é provável que na década de 1970, e sobretudo na de 1980, uma forma política e ideologicamente menos específica de consciência feminina se espalhasse entre as massas do sexo (que as ideólogas agora insistiam que devia chamar-se "gênero"), muito além de qualquer coisa alcançada pela primeira onda de feminismo". (HOBSBAWM, 1995, p. 244 – grifo nosso)
Partindo da citação, analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de gênero, socialmente constituído, contraria a ideia de que existem comportamentos naturais atribuíveis ao sexo biológico feminino.

PORQUE

II. As intelectuais feministas da segunda metade do século XX preferem usar o termo "gênero".

Os frutos podem ser classificados, em termos da capacidade de

Filosofia

Os frutos podem ser classificados, em termos da capacidade de maturação pós-colheita, em: climatéricos,que possuem capacidade de amadurecer após a colheita, como o abacate, a banana, a manga e o caqui; enão-climatéricos, cujo processo de amadurecimento se encerra no momento da colheita, como o abacaxi, alaranja e o morango. Essa classificação está relacionada à atividade metabólica dos frutos, medida pela taxarespiratória, conforme ilustrado no gráfico a seguirConsiderando essas informações, avalie as afirmações a seguir.I. Nos frutos climatéricos, a atividade metabólica continua depois da colheita; o pico climatéricocoincide com o período de maior atividade do fito-hormônio etileno, responsável por degradar assubstâncias de reserva e, assim, completar o amadurecimento do fruto.II. É possível completar a maturação dos frutos climatéricos após a colheita pelo uso do gás etileno(C2H4), em substituição ao fito-hormônio etileno naturalmente produzido pelo fruto.III. Nos frutos não climatéricos, o pico climatérico coincide com o período imediatamente anteriorao de produção do fito-hormônio etileno, responsável por degradar as substâncias de reserva e,assim, induzir o amadurecimento do fruto.IV. Os frutos não climatéricos, por apresentarem aumento na produção de etileno no final docrescimento, são capazes de completar a sua maturação quando destacados da planta

Nos anos 1970-1980, a hermenêutica popular desenvolve uma vertente

Filosofia

I. Durante esse período, a hermenêutica popular, influenciada por uma vertente ecumênica, ganha força, especialmente entre movimentos cristãos que buscavam uma abordagem mais inclusiva e socialmente engajada da Bíblia. Isso se reflete na atuação do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), que se tornou um ponto de apoio na disseminação dessa leitura popular.

II. A hermenêutica popular se caracteriza por uma abordagem metodológica focada na leitura comunitária e contextualizada das Escrituras, na qual o "novo sujeito" (o povo, especialmente os marginalizados) assume a leitura e interpretação das Escrituras com base em suas próprias realidades e experiências. Essa mudança de enfoque desafia a exegese tradicional e busca democratizar o acesso à interpretação bíblica.

III. A espiritualidade proposta pela leitura popular da Bíblia está profundamente conectada com a luta social e política, com foco no serviço aos pobres e na promoção da justiça social. Essa espiritualidade se manifesta não apenas no culto religioso, mas também na ação prática e na militância em prol dos oprimidos, com base nos ensinamentos de Cristo.

A hermenêutica contextual foi uma forma de renovação da exegese histórico-gramatical, a leitura popular tem sido uma revisão da exegese histórico-crítica. Nasceu e se desenvolveu na América Latina, especialmente no Brasil, graças aos esforços pioneiros do Frei Carlos Mesters e do Pr. Milton Schwantes, juntamente com um grande número de estudiosos da Bíblia junto com o povo cristão que desenvolveu seu trabalho junto ao Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) para a Pastoral Popular.

Sobre a Leitura Popular da Bíblia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Nos anos 1970-1980, a hermenêutica popular desenvolve uma vertente ecumênica que se incorpora à identidade da leitura bíblica.

( ) A principal característica da hermenêutica popular é a metodologia adotada, onde um novo sujeito se apropria da leitura Bíblica.

( ) O novo sujeito da leitura popular da Bíblia desenvolve uma nova espiritualidade, a partir da espiritualidade do serviço ao pobre, em Cristo, no cotidiano da ação política-pública.

No mesmo sentido, vem a opinião do filósofo e sociólogo alemão Jürgen

Filosofia

No mesmo sentido, vem a opinião do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas. A sua teoria do reconhecimento levanta a questão de que uma democracia não garante por si só a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais. O debate sobre o reconhecimento está presente de forma não margiI. A igualdade formal de direitos, prevista no regime republicano com base no princípio universalista, não exclui, segundo o autor, a necessidade do reconhecimento das diferenças pelas políticas de inclusão.

II. Para o autor, os sujeitos privados do direito não poderão sequer desfrutar das mesmas liberdades subjetivas enquanto não chegarem ao exercício conjunto de sua autonomia como cidadãos do Estado.

III. Para o autor, não podemos negar que a sociedade capitalista está dividida em camadas em que a igualdade é uma condição fundamental. Os direitos e as garantias que hoje possuímos estão harmoniosamente garantindo a liberdade e a igualdade de todos.

IV. Para Habermas, quando tomamos a sério a concatenação interna entre o Estado de direito e a democracia, fica claro que o sistema dos direitos não fecha os olhos nem para as condições de vida sociais desiguais, nem para as diferenças culturais.nal na vasta produção intelectual do filósofo

A escola é um ambiente oportuno para o conhecimento e o aprofundamento

Filosofia

A escola é um ambiente oportuno para o conhecimento e o aprofundamento de diferentes manifestações
folclóricas. Gonçalves
e Graupmann (2017) destacam a importância de explorar essas manifestações em
sua totalidade. É possível,
inclusive, articular os princípios das diferentes linguagens artísticas à esse tipo
de manifestação.
GONÇALVES, Fábio K: GRAUPMANN, Edilene, H. O ensino do folclore nas escolas: a perspectiva de
docentes dos anos iniciais do
ensino fundamental. XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 28 a
31 de agosto de 2017.

De acordo com a filosofa Hannah Arendt (1906-1975) a consciência da

Filosofia

De acordo com a filosofa Hannah Arendt (1906-1975) a consciência da liberdade advém do
relacionamento entre os seres humanos e, a ação e a orientação de como deve-se agir é resultado de
uma escolha Para usufruir de liberdade, o homem deve agir, e essa ação deve ser o resultado de uma
escolha, definindo assim o acesso para renovar e potencializar a participação na comunidade
Pensando assim assinale as afirmações sobre Liberdade para Arendt
I -O exercicio de liberdade sob a perspectiva privada, estaria vinculado à busca constante pelo acumulo
de nouezas ou ao consumo desenfreado, reduzindo a vida humana em um cicio de trabalho árduo.
automatizado e superficial, no qual a exploração e a insatisfaço pessoal se tomariam constantes
II Para Arendt a berdade está vinculada ao conceito do exercicio de práticas públicas, a liberdade
potica é uma atividade executada pelos homens por meio do convivio entre eles sendo a liberdade
polica na atividade estritamente da vida publica
III A classificação da liberdade enquanto ação politica ressalta a potência que existe nesse valor uma
vez que estimula a ação conjunta que decidir sobre coisas de interesse comum estabelecendo
constantemente novas formas de construir a realdade
-IV Os estudos da losofa Hannah Arendt demonstram os fortes vinculos entre o individuo e a

Considere a seguinte proposição “Felipe anda de bicicleta ou não anda

Filosofia

Considere a seguinte proposição “Felipe anda de bicicleta ou não anda de bicicleta”.
Do ponto de vista da lógica, os valores lógicos desta proposição caracterizam:

7 Podemos atribuir a Karl Marx as seguintes afirmações: A "O modo de

Filosofia

7 Podemos atribuir a Karl Marx as seguintes afirmações:

A ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer ea

Filosofia

A ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer ea felicidade dos envolvidos na ação foi difundida pelos consequencialistas

Texto base: Assinale a alternativa que indica corretamente a definição

Filosofia

Texto base: Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de avaliação formativa:

Esta técnica foi criada pelo publicitário Osborn em 1953. Ela também

Filosofia

Esta técnica foi criada pelo publicitário Osborn em 1953. Ela também é conhecida pelo nome de “tempestade de ideias”. Estamos nos referindo a qual técnica para direcionar a criatividade

Segundo o filósofo argentino mario bunge,

Filosofia

Segundo o filósofo argentino mario bunge, a ciência é um empreendimento humano voltado para explicar e entender o mundo. Ao contrário do que se possa pensar, a ciência tem sua origem no conhecimento vulgar, todavia não pode ser confundida com um refinamento deste, porque vai muito além. O método e objetivos da ciência permitem a superação do senso comum. Com relação à definição de conhecimento científico, analise o excerto a seguir. O conhecimento científico possui, em seu aspecto central, a revisão constante de ________, sempre submetendo à prova ________ e, mais ainda, proporcionando a melhor representação ________ em todos os seus níveis.

A definição de ética é complexa e varia bastante entre os autores,

Filosofia

A definição de ética é complexa e varia bastante entre os autores, sendo discutida desde a época de Sócrates e Aristóteles. O filósofo, escritor e professor Mário Sergio Cortella afirma que: "A ética é a concepção dos princípios que eu escolho e a moral é a sua prática". De acordo com a definição de Cortella, em outras palavras, essa frase quer dizer que:

“Pierre Lévy estudou as Tecnologias de Informação e Comunicação no seu

Filosofia

“Pierre Lévy estudou as Tecnologias de Informação e Comunicação no seu livro “Cibercultura”, onde desenvolveu o conceito de ________________, que é também conhecido como “rede”, é, ou seja, é uma rede global com transferência de dados e interações. Outro conceito desenvolvido foi o de __________________, que é construída por meio da contribuição e compartilhamento de informações.” (o autor).

A ética profissional deve estar inserida no cotidiano dos

Filosofia

A ética profissional deve estar inserida no cotidiano dos profissionais de enfermagem, no entanto, há uma tendência entre os profissionais, em relação às questões éticas que permitam assegurar a humanização nas relações profissionais, especialmente quando relacionadas à justiça e respeito à dignidade da pessoa humana. Em relação a ética no cuidado e assistência de enfermagem é observado que os enfermeiros buscam assegurar a qualidade e segurança no processo de cuidar visando o benefício para o paciente, pois atualmente vivenciamos um novo contexto profissional

Bacon acreditava que,para se conquistar coisas realmente úteis a

Filosofia

Bacon acreditava que,para se conquistar coisas realmente úteis a sociedade,era necessário um método de indução cientifica o qual compreendia duas partes

Em geral me consideram um otimista. Estão certos. Meu otimismo,

Filosofia

Em geral me consideram um otimista. Estão certos. Meu otimismo, contudo, não promete que a Internet resolverá, em um passe de mágica, todos os problemas culturais e sociais do planeta. Em primeiro lugar, que o crescimento do ciberespaço resulta de um movimento internacional de jovens ávidos para experimentar, coletivamente, formas de comunicação diferentes daquelas que as mídias clássicas nos propõem. Em segundo lugar, que estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço nos planos econômicos, político, cultural e humano. (LÉVY, 1999, p. 11). LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. O trecho acima se refere a Pierre Lévy, um pensador contemporâneo que teceu considerações sobre a internet e os espaços virtuais.

Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o

Filosofia

De acordo com o trecho acima e com seus estudos sobre Marx, assinale a alternativa que indica a abordagem teórica utilizada por Marx para contrapor o idealismo de Hegel.

A Escola de Frankfurt, um grande expoente do pensamento filosófico e

Filosofia

A Escola de Frankfurt, um grande expoente do pensamento filosófico e sociológico tem como sua grande contribuição para essas duas áreas do conhecimento a construção de dois conceitos que tem a finalidade de combater o capitalismo.

"Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local

Filosofia

"Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a. C. E o início do século VI a. C. , nas colônias gregas da Asia Menor - particularmente as que formavam a Jônia -, e o primeiro filósofo, Tales, que era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso. " (CHAUÍ, 2002, p. 16).

"[...] pode considerar-se o fundador do racionalismo moderno

Filosofia

"[...] pode considerar-se o fundador do racionalismo moderno e da filosofia moderna. E isso, não tanto pelo seu sistema filosófico, que encerra materialmente uma quantidade de elementos tradicionais, transcendentes, espirituais e realistas, quanto pelo novo método. Este seu método, logicamente desenvolvido e aplicado, levará à supressão dos elementos acima lembrados [...] afirma ser único método da ciência o método racionalista, dedutivo, próprio da matemática, pretendendo reduzir a filosofia à matemática. E, portanto, terminará por enclausurar o espírito humano nos limites do mundo natural, porque só aí a matemática acha a sua legítima aplicação." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 289).

"[...] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto

Filosofia

"[...] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto - diversamente de Bacon, que julgava fim da filosofia o conhecimento da natureza para dominá-la (fim econômico) - [...] pensa que o fim da filosofa é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem.[...] exclui absolutamente as ideias e os princípios inatos. Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322).

Kant faz uma abordagem filosófica do que é “moral”, com um significado

Filosofia

Kant faz uma abordagem filosófica do que é “moral”, com um significado bastante amplo, abrange todas as ações que não são físicas nos indivíduos que vivem em sociedade. A ética abrange as condutas e atos sociais de cada indivíduo de uma maneira geral, por isso é um conceito mais amplo, já que cada indivíduo tem uma moral própria. Por conseguinte, a capacidade do indivíduo de ter uma ética individual não é, senão baseada em uma valoração da sociedade, e na medida em que esta se solidifica, criam-se ou modificam-se as leis. Logo, toda lei precisa de um embasamento ético e moral preexistente. E esta moral só pode ter base na razão, já que não existe moral animal, visto que os animais não são agentes como os seres humanos, a identidade das pessoas modela uma identidade social, na medida que respeitamos e nos colocamos no lugar do outro, e a ação destes influem na nossa, o que torna os comportamentos uma lei universal, geral. Uma nação justa, com um conceito de justiça bem elaborado na filosofia kantiana, ele define que a justiça, e só ela é que consegue manter uma paz duradoura.

Indagamos como a alma possa sempre se encaminhar num curso equilibrado

Filosofia

Indagamos como a alma possa sempre se encaminhar num curso equilibrado, seja propícia para si, olhe alegre para sua condição e não interrompa esse contentamento, mas permaneça num estado plácido, sem jamais exaltar-se ou deprimir-se: isso será a tranquilidade [euthymía].

Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.

Aristóteles de Estagira (384-322 a. C.) propôs que a reflexão ética

Filosofia

Aristóteles de Estagira (384-322 a. C.) propôs que a reflexão ética se centrasse sobre o fim último de todas as atividades humanas, defendendo que as ações humanas tendem para o bem, ou para a ideia do que nos parece ser o bem supremo. Por isso, a ética aristotélica defende que:

Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que

Filosofia

Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que ser moral?” do que a questão “o que é moral?”. O paralelo que Platão realiza entre as partes da alma e as partes da sociedade reduz estas duas perspectivas para uma só ______.

Para estoicos como Marco Aurélio, a liberdade consiste em perceber

Filosofia

Para estoicos como Marco Aurélio, a liberdade consiste em perceber o seu lugar no universo e em conformar-se com a lei da natureza que rege os céus, a estrutura social e até as partes da alma. Somos "livres" apenas quando agimos de acordo com a "razão correta". Agir de outra forma não seria livre porque ______.

Analise o texto abaixo. Aristóteles considerou Tales de Mileto como

Filosofia

Analise o texto abaixo.

Aristóteles considerou Tales de Mileto como o “primeiro filósofo da natureza”

(Fonte: ARISTÓTELES, Metafísica, Livro I, cap. 3, 983 b 20-984 a 5).

A grande contribuição de Tales para a filosofia e a ciência é sua(s)/seu(s) ______, por meio do qual ele buscou explicações naturais e simples para os fenômenos naturais.

Na ética aristotélica, o termo eudaimonia não se relaciona com bem

Filosofia

Na ética aristotélica, o termo eudaimonia não se relaciona com bem, como finalidade da ação, e com a virtude, mas com o controle dos desejos da alma.

Estamos tão acostumados ao “copiar e colar” do computador que nem

Filosofia

Estamos tão acostumados ao “copiar e colar” do computador que nem nos damos mais conta de que determinadas obras de arte podiam ser únicas; a própria ideia de algo único desaparece quando tudo pode ser reproduzido infinitamente. Em quantas redes sociais você pode publicar as selfies que produz? Inúmeras, não é mesmo? Além delas, você pode postar suas fotos em blogs e sites, pode mandá-las por e-mail ou por aplicativos de mensagens instantâneas e, em pouquíssimo tempo, elas estarão em diversos lugares. Mas qual delas é a original? O fato de serem cópias idênticas impede que possamos eleger alguma como “original”.


(VALENTE, 1993.)

Aos poucos a visão mitica pré-estabelecida foi se rompendo para dar

Filosofia

Aos poucos a visão mitica pré-estabelecida foi se rompendo para dar lugar a forma científica de Alguns autores chamam de "milagre grego" a passagem do pensamento mítico para o pensamento racional e filosofico, que ocorreu principalmente com as teorizações dos pensadores pré-socráticos origem do universo e as transformações do cosmos.

Em relação a teoria das ideias de Platão, assinale a alternativa

Filosofia

Em relação a teoria das ideias de Platão, assinale a alternativa correta.

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros

Filosofia

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. Apesar das diferenças entre suas obras, o que eles apresentavam de comum?

A ética é um campo de investigação filosófico e, ao mesmo tempo

Filosofia

A ética é um campo de investigação filosófico e, ao mesmo tempo, o princípio que norteia a atividade científica. Ela contribui de diversas formas para o conhecimento científico e tecnológico e tem servido como indicador em inúmeros trabalhos de filosofia da ciência para detectar produções de qualidade altamente duvidosa e disciplinas com tendências pseudocientíficas. Inclusive, a ética já foi usada em conjunto com procedimentos experimentais para avaliar os experimentos conduzidos por um campo que nasceu como ciência, mas se tornou pseudociência.

“______________ em sentido amplo é o estudo dos juízos de valor que

Filosofia

“______________ em sentido amplo é o estudo dos juízos de valor que dizem respeito à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. Tem como objeto de estudo uma forma adequada de comportamento humano que os homens julgam valiosa, necessária e obrigatória.” Assinale o termo técnico que completa corretamente a afirmativa anterior.

Os jesuítas utilizavam o método Ratio Studiorum, que é o plano de

Filosofia

Os jesuítas utilizavam o método Ratio Studiorum, que é o plano de estudos e de métodos com base filosófica. Representa o primeiro sistema organizado de educação protestante. A educação dos jesuítas era destinada à formação da elite burguesa, para prepará-los a exercer a hegemonia cultural e política.

Talvez nenhum autor tenha feito tanto quanto __________ pela

Filosofia

Talvez nenhum autor tenha feito tanto quanto __________ pela compreensão de uma exigência universalista, incluindo os princípios do tipo que são capturados na muitas vezes repetida formulação: “Age sempre segundo um princípio tal que possas querer ao mesmo tempo que ele seja uma lei universal”. Em uma argumentação contratualista,__________ buscou a fixação de um princípio supremo da moralidade.

Considerando a doutrina de Kant acerca da ética, assinale a opção

Filosofia

Considerando a doutrina de Kant acerca da ética, assinale a opção correta.

Leia o texto. “Finalmente há um imperativo que, sem pôr

Filosofia

Leia o texto.

“Finalmente há um imperativo que, sem pôr no fundamento como condição qualquer outro objetivo a ser alcançado mediante uma certa conduta, ordena imediatamente essa conduta. Este imperativo é categórico. Ele não diz respeito à matéria da ação e ao que deve seguir-se dela, mas à forma e ao princípio do qual ela mesma decorre, e o essencialmente bom da ação consiste na disposição, seja qual for seu resultado. Este imperativo pode chamar-se de imperativo da moralidade”.

(KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. In: MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000)

Partindo do ponto de vista do dualismo cartesiano, que afirmava haver

Filosofia

Partindo do ponto de vista do dualismo cartesiano, que afirmava haver duas substâncias diferentes: o corpo e a mente, surgem diversos contestamentos.

Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre eles.

I - Diversos filósofos defenderam a ideia de não TER um corpo, mas sim SER um corpo.

PORQUE.

II - O contato com o mundo se dá através do corpo (órgãos do sentido) e este é o ponto de referência de si e dos outros dentro do espaço.

A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para

Filosofia

A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pública se reproduz através do agir comunicativo, implicando apenas o domínio de uma linguagem natural; ela está em sintonia com a compreensibilidade geral da prática comunicativa cotidiana. [...] Todavia, a esfera pública não se especializa em nenhuma destas direções; por isso quando abrange questões politicamente relevantes, ela deixa ao cargo do sistema político a elaboração especializada” (HABERMAS, 1997, p. 92).

Então, acaso a alma não raciocina melhor quando nenhum desses sentidos

Filosofia

Então, acaso a alma não raciocina melhor quando nenhum desses sentidos a perturbe, nem a vista, nem o ouvido, nem o prazer, nem a dor, mas quando se recolhe só em si mesma e, deixando o corpo e rompendo o contato e a comunhão com o corpo na medida do possível, com toda a força fixe o olhar no ser?

Platão, Fédon, 65 c-d. Marcelo Perine (Trad.) In: G. Reale. História da Filosofia Antiga, Vol. II. São Paulo: Ed. Loyola, 1997, p. 65

Leia o texto abaixo acerca da obra de Platão: “Para Platão, o que

Filosofia

Leia o texto abaixo acerca da obra de Platão:

“Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.”

Leia o seguinte texto com atenção. Segundo o linguista francês

Filosofia

Leia o seguinte texto com atenção.

Segundo o linguista francês Émile Benveniste, o modo semântico de significação é aquele que deveria ser mais estudado e que demandaria um conjunto mais atualizado de conceitos, diferentes e independentes dos tradicionais, propostos por Saussure, nome representativo do quadro estruturalista dos estudos linguísticos. Essa tese inovadora tornou Benveniste o principal representante daquilo que se convencionou então chamar de Semântica da Enunciação.

Benveniste propõe centralmente que enunciação é “colocar em funcionamento a língua por um ato individual de utilização” (BENVENISTE, 1989, p. 82). Nesse sentido, ele instrui uma visão com dois fatores de análise ainda não previstos sobre o tema: o primeiro é a colocação da língua em funcionamento, e o segundo é o modo como isso se torna possível pelo ato de um indivíduo (sujeito falante). Ou seja, para Benveniste, a presença do locutor na enunciação é uma propriedade definidora de enunciação.

Importante ressaltar que, na concepção de Benveniste, toda enunciação corresponde indelevelmente a uma relação intersubjetiva (relação entre sujeitos), composta por:

- um locutor (figurando como um ‘eu’)
- um alocutário (figurando como um ‘tu’)

Em outras palavras, segundo o linguista, não existe enunciação sem um sujeito que enuncie (sujeito enunciador) e que, ao enunciar, projete outro indivíduo (sujeito enunciatário) em seu discurso (enunciado).

BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral II. São Paulo: Ed. Pontes, 1989. CD-ROM.SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Ed. Cultrix, 1975.



Consideradas as intervenções de Émile Benveniste sobre enunciação, admite-se que:

I. Émile Benveniste instaura a chamada Semântica da Enunciação por considerar insuficientes as proposições do Estruturalismo, conforme apresentadas por Saussure.

II. De acordo com Benveniste, o discurso do locutor só pode ser interpretado pelo alocutário, se houver remissão ao momento presente da enunciação e ao ato enunciativo do locutor. III. Émile Benveniste propõe a chamada Semântica da Enunciação por desconsiderar o Estruturalismo, conforme apresentado por Saussure. IV. Ao levar em conta a presença sujeito falante na enunciação, Benveniste trata o locutor como propriedade definidora de enunciação.

A reflexão sobre o conhecimento é ampla e muitos foram os pensadores

Filosofia

A reflexão sobre o conhecimento é ampla e muitos foram os pensadores que se dedicaram a ela. Isto porque o ato de conhecer não é simples, nem óbvio. Dentre esses pensadores, destaca-se o filósofo e matemático René Descartes. Descartes se destaca no campo da concepção:

"Entre os fatores que impulsionaram o surgimento da filosofia estão

Filosofia

"Entre os fatores que impulsionaram o surgimento da filosofia estão os seguintes elementos: a compreensão de que a verdade deve ser justificada racionalmente, um discurso público e dialogado, baseado na troca de opiniões com argumentos persuasivos; o uso da escrita alfabética; as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato; a crença de que havia uma substância básica que estava por trás de todas as transformações na natureza e a busca por leis naturais que fossem eternas."

Entre os elementos que nortearam o surgimento da filosofia até a consolidação do método da dialética de Sócrates uma série de eventos históricos se passaram, a saber:

1. Trocas comerciais e culturais promovidas por diferentes civilizações, considerando estarem os gregos em uma encruzilhada de nações e culturas.
2. Tomada de consciência da ignorância e compreensão desse processo como início da filosofia.
3. Desenvolvimento da retórica e surgimento dos sofistas.
4. O uso do mito como narrativa que transmitia saberes e valores entre gerações e indivíduos.
5. Debates a respeito da Cosmologia e a ordem do mundo.

É essa incapacidade de dar respostas definitivas a questões

Filosofia

É essa incapacidade de dar respostas definitivas a questões inevitáveis, porque essenciais, um dos principais motivos por que, em Filosofia, precisamos voltar ao momento de origem, momento em que se formularam as perguntas mais radicais, no sentido de fundamentais, acerca do que quer que tenha exigido nossa reflexão e compreensão. MARCONDES, Danilo; FRANCO, Irley. A Filosofia: O que é? Para que serve? Rio de Janeiro: Zahar, 2011. A importância da Ética consolidou-se ao longo do desenvolvimento das civilizações, implicando reflexões importantes a respeito do homem e seus atos. Neste sentido, de acordo com o conteúdo apresentado, é correto afirmar que Escolha uma:

Os céticos são filósofos que questionam a possibilidade do ser humano

Filosofia

Os céticos são filósofos que questionam a possibilidade do ser humano em acessar a verdade. Tomando como referência seus conhecimentos sobre os céticos julgue as afirmativas a seguir em ( V ) Verdadeiras ou ( F ) Falsas.

( ) O termo "cético" tem origem no vocabulário grego e significa "aquele que investiga".
( ) Algumas etapas do ceticismo são a Epoché, Zétesis e a Ataraxia.
( ) Os céticos propõem uma forma única de se encontrar a verdade.
( ) Os céticos são contra posturas questionadoras.
( ) O ceticismo afirma que a razão é capaz de atingir a verdade.

Para a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a singularidade humana

SBC

Para a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a singularidade humana é demonstrada na interação do eucom o outro e, dessa condição da ação, surge a consciência da pluralidade, confirmando que o ser humano faz parte de um todo, de um grupo que deve ser ativo nas questões referentes ao mundo, isto é a consciência da liberdade Nesse sentido, analise a relação entre as afirmações

I - Os homens nascem livres para estabelecer diversas relações entre si, organizando sua vida coletiva, existe uma ligação inseparável entre a liberdade e a política

Porque

II - a ação e a política, entre todas as capacidades e potencialidades da vida humana, são as únicas coisas que não poderíamos sequer conceber sem ao menos admitir a existência da liberdade,

Quando se afirma que o conhecimento filosófico, ao investigar razões

Filosofia

Quando se afirma que o conhecimento filosófico, ao investigar razões mais amplas, não está fugindo da realidade, se está concordando com a afirmação de que:

"A escola não cumpre apenas a função de consagrar a "distinção"

Filosofia

"A escola não cumpre apenas a função de consagrar a "distinção" - no sentido duplo do termo - das classes cultivadas. A cultura que ela transmite separa os que a recebem do restante da sociedade mediante um conjunto de diferenças sistemáticas: aqueles que possuem como "cultura" (no sentido dos etnólogos) a cultura erudita veiculada pela escola dispõem de um sistema de categorias de percepção, de linguagem, de pensamento e de apreciação, que os distingue daqueles que só tiveram acesso à aprendizagem veiculada pelas obrigações de um ofício ou a que lhes foi transmitida pelos contatos sociais com seus semelhantes". (BOURDIEU, 2007, p. 221). BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. A respeito do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, analise as asserções e a relação proposta entre elas:

I-A escola acaba violentando os alunos na proposta velada de que todos devem seguir a "cultura legitima", quando o que realmente faz é exigir dos estudantes das classes populares uma herança que não receberam e que, por isso, não terão chances de sucesso, seja na vida escolar, seja na realização social.

PORQUE

II - A escola reproduz aquilo que é predeterminado pela classe dominante: sobre o capital cultural incorporado (língua, gosto e bom gosto, etc., como exemplos): há uma arbitrária determinação daquilo que deve ser seguido, e a escola toma como necessário e pressuposto tal capital para que o aluno tenha sucesso na escola.

Sobre a perspectiva de Michel Foucault, leia a afirmação abaixo

Filosofia

Sobre a perspectiva de Michel Foucault, leia a afirmação abaixo:

"A verdade para Foucault atua como um regime político, econômico e institucional, sendo que seus enunciados atribuem efeitos específicos de poder, já que tem o poder para tornar tais enunciados aceitos como verdadeiros".

(PREVITALLI, Ivete Miranda; VIEIRA, Hamilton E. Santos. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 122).



Sobre a verdade na perspectiva de Foucault, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I - Para Foucault, as verdades não estão relacionadas ao poder, mas sim as estruturas linguísticas e semióticas.
II - A ciência, como produtora de conhecimento livre das amarras de poder, tem a função de questionar e desconstruir as verdades.
III - A ciência, enquanto produtora de conhecimento, atua no complexo sistema de estabelecer verdades e saberes.

O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de

Av1

O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de natureza humana, é expressa na seguinte frase: "o homem é o lobo do homem". De acordo com essa ideia os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros constantemente. Sobre o assunto em tela, analise a relação entre as proposições.

I - O conflito permanente e o medo, levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatā.

Porque

II - O leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz.

Nas últimas décadas ocorreram mudanças importantes no conceito

Filosofia

Nas últimas décadas ocorreram mudanças importantes no conceito de sociedade civil. Podemos afirmar que ela se refere:

Para Aristóteles ( 384-322 a.C.) a humanidade se organiza em

Filosofia

Para Aristóteles ( 384-322 a.C.) a humanidade se organiza em agrupamentos e isso, não é apenas uma apenas uma coincidencia ou uma casualidade, mas revela a natureza social que subsiste em cada um dos individuos que habita este planeta. A filosofia aristotélica, entende que a ética relacionada ás virtudes , que para serem alcansadas precisam de reflexão racional, sabedoria e prudencia".

Tem por objetivo indicar alguma coisa, demonstrar de algum modo

Filosofia

Tem por objetivo indicar alguma coisa, demonstrar de algum modo, revelar algo. Assinale a alternativa que corresponde a este conceito.

Nossa vida é repleta de experiências sensoriais. Cotidianamente vemos

Filosofia

Nossa vida é repleta de experiências sensoriais. Cotidianamente vemos publicidade, filmes, novelas, grafites pela rua, arquitetura, vitrinas em lojas, ouvimos músicas, ruídos, lemos notícias, livros, blogs e sites, enfim, nós somos estimulados a todo tempo. Esses estímulos nos fazem ter uma opinião sobre essa experiência. Podemos gostar ou não gostar, admirar ou odiar, ou seja, julgaremos e teremos uma opinião a respeito. A estética é uma abordagem que tem sua origem na palavra grega aisthetiké, que significa “conhecimento sensorial, experiência sensível, sensibilidade" e que se dedica a compreender as expressões humanas que tocam nossa sensibilidade.

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2008.)

De acordo com o filósofo Hobbes (1588-1679), o estado deve assegurar a

Av1

De acordo com o filósofo Hobbes (1588-1679), o estado deve assegurar a preservação de todos os indivíduos, garantindo a possibilidade de uma vida menos embrutecida e curta como era de se esperar no estado de natureza. Essa teoria política tem como base a paixão do medo, que significa:

Santo Agostinho de Hipona foi um pensador de grande importância para

Filosofia

Santo Agostinho de Hipona foi um pensador de grande importância para a Filosofia e para a Teologia cristã. Assinale a opção que traz seus conceitos corretamente definidos:

A clássica frase Penso, logo existo, considera apenas o ato de pensar

Filosofia

A clássica frase Penso, logo existo, considera apenas o ato de pensar como condição da existência. Essa dimensão racional pode se denominada como a essência do pensamento moderno, que permaneceu de modo hegemônico na sociedade.

Valorizar exageradamente o individualismo e negar os vínculos

Filosofia

Valorizar exageradamente o individualismo e negar os vínculos coletivos do ser humano, ignora o surgimento de problemas generalizados que dificultam o funcionamento da sociedade, isso afeta todos os indivíduos, ainda que em graus diferentes. Desemprego, desigualdade social e a violência são problemas sociais vinculados aos efeitos nocivos de uma competição individualista extrema, isso exige novas formas de pensar nossa realidade que incluam considerações de cunho coletivo.

Acerca dos problemas gerados pelo individualismo, analise as afirmativas a seguir, julgando as como V (verdadeiras) ou F (falsas):

( ) Pesquisa de 2017 aponta que se a população brasileira tivesse 100 habitantes, o cidadão mais rico teria uma renda 36,3 vezes maior do que os 50 mais pobres.
( ) Existem fatores que condicionam o comportamento individual, que não são propriamente vinculados ao individualismo, mas ao auto interesse.
( ) Existe a contrapartida com a a conduta que praticamos e que não visa obter ganhos pessoais, mas somos conduzidos por sentimentos de solidariedade ou simpatia, que justificam, por exemplo, doações e trabalhos voluntários.
( ) Padrões de comportamentos sociais específicos podem incluir variáveis distintas do auto interesse, na ação humana.

"[. ] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto

Filosofia

"[. ] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto - diversamente de Bacon, que julgava fim da filosofia o conhecimento da natureza para dominá-la (fim econômico) - [. ] pensa que o fim da filosofa é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem. [. ] exclui absolutamente as ideias e os princípios inatos. Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa. "

(PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322)

O senso comum é um conhecimento que se manifesta com muito mais

Filosofia

O senso comum é um conhecimento que se manifesta com muito mais frequência em nosso cotidiano do que os demais tipos de conhecimento. Contudo, o conhecimento filosófico é considerado como imprescindível para que possamos fazer escolhas mais imparciais e conscientes. Quanto ao conhecimento filosófico, assinale a alternativa correta:

Por nascer num determinado meio cultural e num determinado momento

Filosofia

Por nascer num determinado meio cultural e num determinado momento histórico, os seres humanos constroem maneiras particulares de compreender e interpretar o que está no seu entorno. Isso representa uma forma de conhecimento. Com relação à forma como o conhecimento é construído, analise as afirmativas a seguir:

I. A forma como os seres humanos constroem seu conhecimento está vinculada a uma determinação social e, sendo assim, as crenças permanecem inalteradas ao longo da vida.
II. Uma das formas de se construir conhecimento é por meio das informações advindas dos meios de comunicação, que sempre carregam uma intenção ainda que não explicitamente revelada.
III. A forma predominante de os seres humanos construírem seu entendimento sobre o mundo no início de suas vidas é na família, que irá exercer grande influência, porém não determinará sua manutenção ao longo da existência.
IV. A educação formal se configura num meio de levar à construção do conhecimento com base no acesso ao conhecimento científico.

Há diversos indícios empíricos da evolução das espécies. Alguns desses

Filosofia

Há diversos indícios empíricos da evolução das espécies. Alguns desses indícios são conhecidos desde Darwin, tais como o registro fóssil, as variações entre indivíduos de uma mesma espécie e a distribuição geográfica das espécies. Outros indícios provêm de estudos mais recentes, notadamente em genética. O conjunto desses indícios torna a teoria da evolução mais provavelmente verdadeira que qualquer outra hipótese alternativa. Essa inferência, em que se parte de indícios empíricos e se conclui com teorias ou enunciados gerais, é comumente chamada de inferência

Para o filósofo argentino Mario Bunge, no que concerne às teorias

Filosofia

Para o filósofo argentino Mario Bunge, no que concerne às teorias científicas, elas são postas à prova a partir de suas predições e dados. Se tais predições falham, a teoria é considerada falsa, ou ao menos, pouco verdadeira. As teorias geralmente não carregam conceitos radicalmente novos que descartam completamente as explicações anteriores, pois o progresso científico não é ilusório. Ainda que possamos não encontrar a verdade absoluta, as comprovações científicas oferecem verdades parciais que, com o tempo, fortalecem e permitem uma aproximação gradual da realidade. Assim, o progresso do conhecimento científico se dá pela substituição de teorias verdadeiras parcialmente por outros ainda mais próximas da verdade.

Considerando o contexto apresentado, analise o excerto a seguir.

_____________________ é a ideia segundo a qual um enunciado, uma hipótese ou uma teoria deve ser passível de ser colocada à prova. Por conta do conceito de ______________, experimentos mal-sucedidos são considerados para refletir sobre os desafios metodológicos e epistemológicos da ciência e para aumentar o rigor necessário durante a avaliação dos trabalhos científicos que são submetidos para revistas científicas. Já a ___________ é necessária pois interessa para a ciência a compatibilidade do corpo do conhecimento científico com as evidências, independente do que um cientista pensa a respeito.

"[...] o ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o meio

Filosofia

"[...] o ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o meio de comunicação que surge na interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo."
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

Se a barbárie é o oposto da formação, a escola tem a tarefa de

Filosofia

Se a barbárie é o oposto da formação, a escola tem a tarefa de contribuir para a desbarbarização da humanidade, por mais “limitados que sejam seu âmbito e suas possibilidades” (ADORNO, 1999, 176). A questão é, porém, saber em que medida a educação não tem se transformado, ela própria, em uma teoria e prática legitimadoras da barbárie. (Ramos-de-Oliveira, 2014).

A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância

Filosofia

A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos. Não basta olhá-los às vezes ou ver se o que fizeram é conforme à regra. É preciso vigiá-los durante todo o tempo da atividade e submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares. É assim que no exército aparecem sistemas de graus que vão, sem interrupção, do general chefe até o íntimo soldado, como também os sistemas de inspeção, revistas, paradas desfiles etc., que permitem que cada indivíduo seja observado permanentemente. (FOUCAULT, 1979, p. 106).

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal: 1979.

No texto acima, Foucault, filósofo do século XX, falou sobre a disciplina. Marque a alternativa que aponta sua crítica nesse trecho.

Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente

Filosofia

Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.[...]. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. (CHAUÍ, 2002, p. 337). No trecho acima, Chauí (2002) trata da ética.

Inicialmente, a escola seria apenas um ambiente em que as disposições

Filosofia

Inicialmente, a escola seria apenas um ambiente em que as disposições típicas de classe começam a contribuir para hierarquizar os indivíduos, afetando o seu desempenho. Trazendo para a escola as características psicológicas que expressam adaptação às suas condições de classe, como "atitude resignada com relação ao fracasso" e "baixa autoestima", as grandes massas tendem ao desempenho mais fraco e a ter expectativas profissionais mais baixas, o que significa apenas uma "avaliação inconsciente das probabilidades objetivas de sucesso". É a força determinante do habitus de classe fazendo com que os membros das classes inferiores se "auto releguem" ao desempenho sofrível e a baixas expectativas profissionais. (SILVA, 1995, p. 29). SILVA, Gilda Olinto do Vale. Capital cultural, gênero e classe em Bourdieu. In: INFORMARE - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Volume 1, n.º 2, 1995. Disponível em http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/215/1/OlintoSilvaINFORMAREv1n2.pdf . Acesso em 15 de fevereiro de 2017.

Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado um

Filosofia

Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma "aptidão", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita. (FOUCAULT, 1987, p. 119).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

Determinando lugares individuais tornou possível o controle de cada um

Filosofia

Determinando lugares individuais tornou possível o controle de cada um e o trabalho simultâneo de todos. organizou uma nova economia do tempo de aprendizagem. Fez funcionar o espaço como uma máquina de ensinar, mas também de vigiar, de hierarquizar, de recompensar.¿ (Foucault, 1987, p. 126). Foucault, Michel. vigiar e punir: nascimento da prisão. trad. Raquel ramalhete. Petrópolis, rio de janeiro: vozes, 1987.

A "disciplina" não pode se identificar com uma instituição nem com um

Filosofia

A "disciplina" não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma "física" ou uma "anatomia" do poder, uma tecnologia. (FOUCAULT, 1987, p. 177).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

O coração da dialética torna-se, assim, o movimento. E o motivo já

Filosofia

O coração da dialética torna-se, assim, o movimento. E o motivo já está claro para nós, pois sabemos que o movimento é a própria natureza do espírito, é o "permanecer do dispensar", é o cerne do real. [...] esse movimento dialético nada mais poderá ser senão uma espécie de movimento circular ou movimento espiral com ritmo triádico. (Adaptado de Reale e Antiseri, 2005, p. 106). Leia atentamente o trecho acima que se refere ao movimento espiral da dialética de Hegel. Nele, os autores fazem menção a um ritmo triádico, ou seja, que envolve três momentos e que possibilita a dinâmica desse movimento.

Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo

Filosofia

Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como, por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, "por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo". (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173).

Ao explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma

Filosofia

Ao explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma dialética idealista: a racionalidade não é mais um modelo a se aplicar, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. Na Filosofia do Direito, Hegel diz que o mundo é a manifestação da ideia: “o real é racional e o racional é real”. A verdade, nesse caso, deixa de ser um fato para ser um resultado do desenvolvimento do espírito. (ARANHA, 2009, p. 186).

E Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam

Filosofia

“E Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa.” (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322). Conceber o indivíduo como uma tábula rasa, levando em consideração que todas as ideias se baseiam em experiências consiste em pressupostos da concepção filosófica de:

Esse período do pensamento cristão marca o momento em que a filosofia

Filosofia

Esse período do pensamento cristão marca o momento em que a filosofia passa a ser ensinada nas escolas, pelos mestres. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram representadas pelas artes liberais, o trívio (gramática, retórica, dialética) e o quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música). A filosofia consiste no sobressalto da dialética.

Na Grécia Antiga, até por volta do séc. VI a.C., o pensamento humano

Filosofia

Na Grécia Antiga, até por volta do séc. VI a.C., o pensamento humano obedecia a determinadas concepções de mundo que eram povoadas por seres divinos que influenciavam diretamente a vida dos seres humanos, os mortais. A situação foi alterada quando, em virtude de diversas transformações políticas e sociais, os cidadãos de Atenas começaram a perceber a necessidade de outra organização da vida social. Assim, de forma gradativa nasceu outra forma de pensar.

Os reflexos do romantismo sobre o processo educativo se concretizam

Filosofia

"Os reflexos do romantismo sobre o processo educativo se concretizam na oposição ao intelectualismo preconizado pelo Iluminismo, sob o lema "Voltar à Natureza". [. ] entende por Natureza a vida original, pura, sem influência dos convencionalismos sociais. Os sentimentos formam as bases da natureza humana, complementando-se uns aos outros. Quanto à razão, tão valorizada pelo Iluminismo, esta é inferior à vida emotiva. " (GILES, 1983, p. 77).

Com Sócrates, a filosofia começa a empregar um método de investigação

Filosofia

Com Sócrates, a filosofia começa a empregar um método de investigação. O método socrático, exercitado sob a forma do diálogo, consta de duas partes. Na primeira, exortação, Sócrates convida o interlocutor a filosofar, a buscar a verdade; na segunda, indagação, Sócrates, fazendo perguntas comentando as respostas e voltando a perguntar, caminha com o interlocutor para encontrar a definição da coisa procurada. (CHAUÍ, 2002). Sócrates utilizou seu método para mostrar às pessoas como chegar à essência do conhecimento.

Ao se referir ao surgimento da filosofia e à compreensão que os gregos

Filosofia

Ao se referir ao surgimento da filosofia e à compreensão que os gregos tinham dessa, Reale (2003) aponta três especificidades: o conteúdo, o objetivo e o método. No que se refere ao objetivo, ressalta a totalidade das coisas e o desejo pelo princípio da realidade. E, como objetivo, destaca a "pura vontade de conhecer e contemplar a verdade".

A Psicologia Cognitiva estuda o funcionamento da mente e os processos

Filosofia

A Psicologia Cognitiva estuda o funcionamento da mente e os processos mentais, como atenção, percepção, representação, memória, categorização, linguagem etc, também dando importância às estruturas da cognição e como elas se desenvolvem. Por isso, pode-se considerar que seu fundamento filosófico é:

As ciências cognitivas buscam resolver o problema da relação

Filosofia

As ciências cognitivas buscam resolver o problema da relação mente-cérebro por meio dessas duas correntes filosóficas.
As ciências cognitivas surgiram após críticas à concepção behaviorista do comportamento. Como se denomina o momento histórico no qual elas foram propostas?

A abordagem da psicologia cognitiva também é base para as áreas de

Filosofia

A abordagem da psicologia cognitiva também é base para as áreas de tecnologias, ao incluir pesquisas que se debruçam no desenvolvimento de inteligência artificial, existindo atualmente, duas abordagens: a simbólica e a conexionista.

A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Na simbólica, a mente (software) é independente do hardware e operam por meio de símbolos e comandos pré-determinados.
II. Na conexionista, o funcionamento cerebral humano por meio de redes neurais é base para o desenvolvimento da tecnologia, de modo que a mente não seria mais o software, mas sim o sistema de processamento de informações.
III. Os comandos passam a ser um conjunto de variáveis previsíveis e causais que agem sobre bases de funcionamento.

Na filosofia, podemos considerar que há dois grandes ramos

Filosofia

Na filosofia, podemos considerar que há dois grandes ramos de interpretação do fenômeno mente e cérebro: o monismo e o dualismo. O monismo é uma corrente da filosofia da mente que busca explicar a relação mente-cérebro e preconiza a

“Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem

Filosofia

“Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, será primeiramente um homem.” (ROUSSEAU, 1973, p. 15). Rousseau foi o preceptor na trajetória educacional de Emilio, conteúdo de sua obra Emílio ou da Educação. Nela, o filósofo genebriano aponta sua concepção de educação. A partir do trecho acima, podemos ter uma ideia do que era importante para ele no processo formativo dos indivíduos.

Conceber o indivíduo como uma tábula rasa, levando em consideração

Filosofia

Conceber o indivíduo como uma tábula rasa, levando em consideração que todas as ideias se baseiam em experiências consiste em pressupostos da concepção filosófica de:

O empirismo concentra se no entendimento das partes do todo, em uma

Filosofia

O empirismo concentra se no entendimento das partes do todo, em uma tentativa de compreender esse todo. Já as teorias são feitas para:

Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento

Filosofia

Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. (REALE E ANTISERI, 2005, p. 99-100)

A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num

AAP4

A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num primeiro sentido, enquanto que as relações de força entre os grupos ou as classes constitutivas de uma formação social estão na base do poder arbitrário que é a condição da instauração de uma relação de comunicação pedagógica, isto é, da imposição e da inculcação de um arbitrário cultural segundo um modo arbitrário de imposição e de inculcação (educação). (BOURDIEU e PASSERON, 1970 p. 27).

Nos é proposto o exercício de pensar sobre quais devem ser as funções

Filosofia

Nos é proposto o exercício de pensar sobre quais devem ser as funções do Estado pode ser beneficiado pela percepção oposta, imaginando como seriam as relações humanas sem uma organização política, em uma conjuntura na qual cada homem atua isoladamente - o denominado Estado de Natureza. Thomas Hobbes(1588-1679) menciona que a situação resultaria em conflitos permanentes. A inexistência de garantias de proteção tornaria o medo uma constante da existência humana. Isso seria bem ilustrado com a frase: O homem é o lobo do homem.

O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que

Filosofia

O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que se propôs a natureza. O todo existe necessariamente antes da parte. As sociedades domésticas e os indivíduos não são senão as partes integrantes da Cidade, todas subordinadas ao corpo inteiro, todas distintas por seus poderes e suas funções, e todas inúteis quando desarticuladas, semelhantes às mãos e aos pés que, uma vez separados do corpo, só conservam o nome e a aparência, sem a realidade, como uma mão de pedra. O mesmo ocorre com os membros da Cidade: nenhum pode bastar-se a si mesmo. Aquele que não precisa dos outros homens, ou não pode resolver-se a ficar com eles, ou é um deus, ou um bruto. Assim, a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade . ( ARISTÓTELES, 2006, p.5).

No ensinamento de Aristóteles a valorização e a consequente necessidade de responsabilização pelo convívio coletivo ficam explícitas.

Leia o texto a seguir e complete as lacunas:

Vinculando a ____________ humana ao pleno exercício desta natureza cívica, Aristóteles conecta a ____________ individual ao engajamento nestes processos coletivos de busca de um bem ____________, diferenciando, assim, os habitantes dos cidadãos, na medida em que estes últimos não apenas residem em sociedade ____________, como os primeiros, mas também atuam em prol desta concepção coletiva da existência humana.

Podemos entender o mundo de diferentes formas: por exemplo, podemos

Filosofia

Podemos entender o mundo de diferentes formas: por exemplo, podemos concebê-lo como um conhecimento, tanto na vida cotidiana como em um laboratório, uma vez que ele é produzido em muitas situações com as quais os indivíduos se deparam.

Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local

Filosofia

Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor - particularmente as que formavam a Jônia -, e o primeiro filósofo, Tales, que era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso. (CHAUÍ, 2002, p. 16).

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora