Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Nas civilizações antigas, a interpretação religiosa e a observação dos

Atualizado em 29/02/2024

Nas civilizações antigas, a interpretação religiosa e a observação dos astros mantiveram estreita relação entre si. O homem primitivo já reproduzia símbolos e corpos celestes nas pinturas rupestres. No Egito faraônico e em outras civilizações antigas, supunha-se que a Terra fosse plana e consideravam-se as estrelas lâmpadas fixas numa abóbada giratória.
Também era generalizada a crença de que o Sol morria a cada noite para renascer na madrugada seguinte, mito que constituiu um dos princípios básicos da adoração religiosa desse astro. Para os antigos filósofos gregos, o movimento dos corpos celestes era governado por relações harmônicas de leis naturais.

Levando em consideração as especulações sobre a origem do universo, em diferentes culturas, ao longo do tempo, o que diferencia a Cosmogonia da Cosmologia é, principalmente,

a) o método que utilizam para alcançar a verdade do universo, uma vez que a Cosmogonia se vale dos deuses e a Cosmologia da lógica filosófica.
b) O modo como ambas interpretam a ação dos deuses, uma vez que a cosmologia só aceita os deuses gregos e a Cosmogonia, os orientais.
c) O uso da técnica para se chegar à verdade do universo, na qual a Cosmologia se traduz como ciência e a Cosmologia se exprime como racionalidade.
d) A forma como se entende o universo, uma vez que para a Cosmogonia é material e para a Cosmologia ele se mostra por meio de divindades.
e) O objetivo de cada uma, pois a Cosmologia busca explicar a origem dos deuses e a Cosmogonia, entender a filosofia do mundo.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora