Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que

Atualizado em 29/02/2024

O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que se propôs a natureza. O todo existe necessariamente antes da parte. As sociedades domésticas e os indivíduos não são senão as partes integrantes da Cidade, todas subordinadas ao corpo inteiro, todas distintas por seus poderes e suas funções, e todas inúteis quando desarticuladas, semelhantes às mãos e aos pés que, uma vez separados do corpo, só conservam o nome e a aparência, sem a realidade, como uma mão de pedra. O mesmo ocorre com os membros da Cidade: nenhum pode bastar-se a si mesmo. Aquele que não precisa dos outros homens, ou não pode resolver-se a ficar com eles, ou é um deus, ou um bruto. Assim, a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade . ( ARISTÓTELES, 2006, p.5).

No ensinamento de Aristóteles a valorização e a consequente necessidade de responsabilização pelo convívio coletivo ficam explícitas.

Leia o texto a seguir e complete as lacunas:

Vinculando a ____________ humana ao pleno exercício desta natureza cívica, Aristóteles conecta a ____________ individual ao engajamento nestes processos coletivos de busca de um bem ____________, diferenciando, assim, os habitantes dos cidadãos, na medida em que estes últimos não apenas residem em sociedade ____________, como os primeiros, mas também atuam em prol desta concepção coletiva da existência humana.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

a) felicidade, satisfação, comum, organizada.
b) felicidade / identificação / menor / organizada.
c) raça / identificação / comum / adaptada.
d) vaidade / satisfação / inferior / comum.
e) vaidade / realização / menor / comum.


Solução

Alternativa correta: a) felicidade, satisfação, comum, organizada. De acordo com o gabarito AVA.

Segundo Aristóteles, filósofo grego, a felicidade é uma boa vida que é alcançada por meio do bem e do agir correto (A).
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecido e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem. Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas.
A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Estado, Sociedade Politica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar