Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Texto base: Assinale a alternativa que indica corretamente a definição

Atualizado em 20/12/2024

Texto base: Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de avaliação formativa:

Texto base: Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de avaliação formativa:

a) Tipo de avaliação que ocorre durante o processo de instrução. Inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do que aprendeu e do que precisa aprender; fornece feedback ao professor, identificando as falhas dos alunos e quais os aspectos da instrução que devem ser modificados; e busca o atendimento às diferenças individuais dos alunos e a prescrição de medidas alternativas de recuperação das falhas de aprendizagem. ¿
b) Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado).
C) É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, por intermédio dela o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso.
D) Tipo de avaliação que busca interpretar, significar e compreender fatos e fenômenos, ou seja, busca significados a partir de algo concreto; seu resultado não é mensurado em termos quantitativos, mas sim, em termos de significados.
E) Tipo de avaliação que busca medir e quantificar, de maneira altamente controlada, a aprendizagem do aluno ou outros objetos


Solução

Alternativa correta: a) Tipo de avaliação que ocorre durante o processo de instrução. Inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do que aprendeu e do que precisa aprender; fornece feedback ao professor, identificando as falhas dos alunos e quais os aspectos da instrução que devem ser modificados; e busca o atendimento às diferenças individuais dos alunos e a prescrição de medidas alternativas de recuperação das falhas de aprendizagem. De acordo com o gabarito AVA.


A avaliação formativa ocorre durante o processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo principal de monitorar o progresso dos alunos enquanto eles estão aprendendo. Ao contrário da avaliação somativa, que ocorre ao final do período de instrução, a avaliação formativa fornece um feedback contínuo tanto para os alunos quanto para os professores. Esse feedback é crucial, pois permite que o aluno saiba o que aprendeu e o que precisa melhorar, enquanto o professor pode identificar as falhas no processo de ensino e ajustar suas estratégias pedagógicas conforme necessário.



A alternativa a descreve de maneira precisa esses aspectos da avaliação formativa. Ela destaca que esse tipo de avaliação envolve a identificação de falhas de aprendizagem dos alunos e a adaptação da instrução para atender às diferenças individuais. Esse ajuste pedagógico é uma característica central da avaliação formativa, pois ela não apenas diagnostica as dificuldades dos alunos, mas também sugere medidas para recuperação e aperfeiçoamento das aprendizagens. Esse processo é contínuo e se dá ao longo do ensino, permitindo intervenções oportunas para maximizar o aprendizado.



Além disso, a avaliação formativa busca atender às necessidades dos alunos em tempo real, proporcionando um espaço para que o ensino seja modificado com base no desempenho observado. A ênfase não está em dar notas ou medir o sucesso final, mas sim em ajudar o aluno a superar dificuldades enquanto aprende. Portanto, a alternativa a é a correta, pois engloba todos esses aspectos essenciais da avaliação formativa, como o feedback constante e o ajuste das práticas pedagógicas para promover um aprendizado mais eficaz.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia Educacional, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora