Disciplina: Filosofia 1 Curtidas

Valorizar exageradamente o individualismo e negar os vínculos

Atualizado em 29/02/2024

Valorizar exageradamente o individualismo e negar os vínculos coletivos do ser humano, ignora o surgimento de problemas generalizados que dificultam o funcionamento da sociedade, isso afeta todos os indivíduos, ainda que em graus diferentes. Desemprego, desigualdade social e a violência são problemas sociais vinculados aos efeitos nocivos de uma competição individualista extrema, isso exige novas formas de pensar nossa realidade que incluam considerações de cunho coletivo.

Acerca dos problemas gerados pelo individualismo, analise as afirmativas a seguir, julgando as como V (verdadeiras) ou F (falsas):

( ) Pesquisa de 2017 aponta que se a população brasileira tivesse 100 habitantes, o cidadão mais rico teria uma renda 36,3 vezes maior do que os 50 mais pobres.
( ) Existem fatores que condicionam o comportamento individual, que não são propriamente vinculados ao individualismo, mas ao auto interesse.
( ) Existe a contrapartida com a a conduta que praticamos e que não visa obter ganhos pessoais, mas somos conduzidos por sentimentos de solidariedade ou simpatia, que justificam, por exemplo, doações e trabalhos voluntários.
( ) Padrões de comportamentos sociais específicos podem incluir variáveis distintas do auto interesse, na ação humana.


Solução

Alternativa correta: Todas as sequências são verdadeiras. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Individualismo, Coletivismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar