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Física

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Exibindo questões de 1 a 55.

Ana foi diagnosticada com câncer de mama no lado esquerdo e, após a

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Ana foi diagnosticada com câncer de mama no lado esquerdo e, após a realização de quimioterapia neoadjuvante, foi submetida a uma mastectomia parcial. O procedimento cirúrgico foi bem-sucedido, mas Ana apresenta sequelas comuns no pós-operatório, incluindo dor, limitação de movimento no ombro esquerdo e fraqueza muscular. Na avaliação inicial, Ana apresenta limitação significativa na amplitude de movimento do ombro esquerdo, especialmente em abdução e flexão. A força muscular no membro superior esquerdo está reduzida, com fraqueza principalmente nos músculos deltoide e bíceps braquial. O teste de força muscular do assoalho pélvico também indica uma leve redução de força. Há áreas de hipersensibilidade e fibrose na região cicatricial

I.Aplicação de técnicas de liberação miofascial para tratar a fibrose e aliviar a tensão nos tecidos ao redor da cicatriz e axila, melhorando a mobilidade e reduzindo a dor.
II.Realização de mobilizações articulares passivas e ativas assistidas para o ombro esquerdo, com foco na recuperação da abdução, flexão e rotação externa. 18. Considerando a figura 01, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. Todos os pontos de um liquido em equilíbrio sob ação da gravidade, situados em um mesmo nível horizontal, suportam a mesma pressão, constituindo uma região isobárica.
PORQUE II. A diferença de pressões entre dois pontos de um liquido homogêneo em equilíbrio sob ação da gravidade é calculada pelo produto da massa especifica pelo módulo da aceleração no local e pelo desnível entre os pontos considerados

A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o

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A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o uso correto de medicação sob prescrição médica são condições para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos diabéticos e hipertensos. Considerando uma atuação multiprofissional e a intervenção do profissional de educação física na prescrição e no controle dos programas de exercícios físicos para pessoas com essas características, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de educação física deve prescrever exercícios resistidos e aeróbios, no máximo, três vezes por semana, com duração de 60 minutos, de acordo com Colégio Americano de Medicina do Esporte para diabéticos e hipertensos.
II. O profissional de educação física deve proceder à anamnese dos indivíduos, considerar suas condições clínicas e prescrever-lhes exercícios físicos com base nas informações obtidas e de acordo com as limitações de cada um, relatadas pelo médico da equipe multiprofissional.
III. O profissional de educação física deverá acompanhar a execução do programa de exercícios físicos prescrito pelo médico a esses pacientes, respeitando as condições clínicas de cada indivíduo.

Calcule a energia cinética de um móvel de 2 kg que possui uma

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Escolha uma opção:

Qual o trabalho realizado sobre um móvel de 4 kg que teve sua

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Qual o trabalho realizado sobre um móvel de 4 kg que teve sua velocidade alterada de 10 m/s para 20 m/s?

A trajetória das influências que afetam o desenvolvimento e o

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A trajetória das influências que afetam o desenvolvimento e o envelhecimento relaciona-se com a alocação de recursos nos diferentes momentos da vida, caracterizando percursos típicos, tais com o do crescimento na infância, o da manutenção na vida adulta e o da regulação de perdas na velhice. Dos quatro princípios fundamentais da Psicologia do Desenvolvimento, um deles é a plasticidade.

Equipamentos elétricos respondem de diferentes formas quando

Física

Equipamentos elétricos respondem de diferentes formas quando submetidos a correntes elétricas alternadas em diferentes frequências. Por exemplo, a seguir temos o gráfico da intensidade do ruído audível produzido por um indutor para filtro de frequências harmônicas em função da frequência da corrente elétrica à qual é submetido.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível mais alto de ruído ocorre na faixa entre as frequências 500 Hz e 700 Hz.
II. Para frequências superiores a 700 Hz, o nível de ruído audível do indutor é uma função crescente.
III. Para frequências inferiores a 100 Hz, o equipamento emite seus mais baixos níveis de ruído audível.

As trajetórias de um objeto lançado, muitas vezes podem ser descritas

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As trajetórias de um objeto lançado, muitas vezes podem ser descritas pelo polinômio do segundo grau. Suponha que uma indústria de que fabrica o coanhão de bola de tênis, máquina que é muito utilizada pelos atletas para seu treinamento. Suponha que a função h(t)=-16t²+96t, descreve a altura, em centímetros, que a bola está do solo, no instante t, em segundos.

Dentro desse contexto, analise as afirmações a seguir.

I. O tempo em que a bola atinge a altura 80 cm são 1 segundo e 5 segundos.
II. O gráfico da função h é uma parábola com concavidade para cima.
III. O tempo que a bola gasta para cair no solo é 6 segundos.
IV. A altura que a bola atinge em 2 segundos é 100 metros e ela atinge a mesma altura em instante igual a 4 segundos.

Em um laboratório de treinamento de análises e estudos físicos, uma

Física

Em um laboratório de treinamento de análises e estudos físicos, uma partícula de 400 gramas é submetida a várias situações no intuito de verificação e entendimento de grandezas físicas como velocidade, aceleração, força interativa e força resultante, energia e trabalho. Os resultados encontrados devem ser próximos dos resultados esperados por matemáticos seguindo as leis da física. Diante disso, verifique as questões a partir dos dados fornecidos e do que é esperado matematicamente.

A cinemática é considerada como a parte da dinâmica relacionada

Física

A cinemática é considerada como a parte da dinâmica relacionada a descrição do movimento. Esta área ainda pode ser subdividida em cinemática linear e cinemática angular.

Sobre estas vertentes, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre as possibilidades de análise da cinematica linear.

( ) Análise do ângulo absoluto da coxa durante um salto vertical
( ) Análise do ângulo relativo do ombro no arremesso do Basquete.
( ) Velocidade média de um corredor de 100 metros durante esta prova no Atletismo

As transições eletrônicas envolvem uma mudança no estado de energia

Física

As transições eletrônicas envolvem uma mudança no estado de energia dos elétrons em átomos ou moléculas quando eles absorvem ou emitem radiação eletromagnética, como luz visível ou ultravioleta. Quando um átomo absorve energia, seus elétrons podem ser excitados a estados de energia mais elevados. Esses estados excitados são temporários e instáveis, e os elétrons tendem a retornar ao estado fundamental liberando a energia absorvida na forma de radiação eletromagnética. A energia dessa radiação está diretamente relacionada à diferença de energia entre os estados inicial e final do elétron. Em festivais com fogos de artifício, as transições eletrônicas são vistas quando a pólvora fornece energia a sais específicos, e estes ao retornarem ao estado fundamental liberam energia em forma de luz visível, assim, iluminando o céu.

Nos últimos anos, a comunidade médica tem explorado o uso de isótopos

Física

Nos últimos anos, a comunidade médica tem explorado o uso de isótopos radioativos no diagnóstico e tratamento de doenças. Uma iniciativa notável ocorre na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), onde o projeto "Medicis" (Medical Isotops Collected from Isolde) tem a capacidade de produzir isótopos radioativos personalizados para atender às necessidades médicas específicas. O projeto Medicis aproveita o acelerador Isolde, que existe há cinco décadas e já produziu 1.300 isótopos radioativos. Agora, com uma instalação dedicada à pesquisa médica, o Medicis tem como objetivo expandir a produção de isótopos "não convencionais" para aplicações médicas, permitindo que os médicos personalizem as terapias e diagnósticos, direcionando especificamente as células ou tecidos a serem estudados ou tratados.

Processos de ionização podem ocorrer quando há interação da radiação

Física

Processos de ionização podem ocorrer quando há interação da radiação com a matéria.

Sobre o Sistema Solar, assinale a afirmativa incorreta.

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Sobre o Sistema Solar, assinale a afirmativa incorreta.

Durante seu treinamento, um corredor intercala períodos de corrida

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Durante seu treinamento, um corredor intercala períodos de corrida (C) e descanso (D), como mostra a tabela. Item093.gif Em cada período de 3 minutos de corrida, ele percorre 1 km, e nos momentos de descanso ele permanece parado. Nessas condições, para percorrer 10 km esse corredor gastará

Para os gases, o aumento da temperatura e da pressão leva a um desvio

Física

Para os gases, o aumento da temperatura e da pressão leva a um desvio da lei dos gases ideais. Para os líquidos, o aumento dessas duas variáveis também afeta algumas propriedades, alterando de maneira significante o comportamento de líquidos.

Sobre os líquidos:

I- À medida que aumentamos a temperatura, aumenta o movimento das moléculas, tornando os líquidos menos viscosos, pois ocorre diminuição das interações intermoleculares.
II- À medida que diminuímos a temperatura, a tensão superficial aumenta, pois as forças molécula-moléculas são facilitadas.
III- O aumento da pressão dificulta o processo de vaporização, portanto em pontos mais elevados do globo terrestre, como o Himalaia, é mais difícil ferver água, sendo necessárias temperaturas acima de 100 °C.

O processo físico ou químico de eliminação de microrganismos presentes

Física

O processo físico ou químico de eliminação de microrganismos presentes em superfícies ou materiais inanimados, mas que não necessariamente destrói todas as formas de vida microbiana, como os esporos bacterianos, em razão do período reduzido de contato, é denominado:

Os capacitores elétricos são dispositivos que acumula cargas elétricas

Física

Os capacitores elétricos são dispositivos que acumula cargas elétricas e é capaz de armazenar energia potencial elétrica. Normalmente são classificados de acordo com o dielétrico usado que pode ser de cerâmica, poliestireno, poliéster, entre outros. Suponha um capacitor de capacitância 0,44 μF. A carga acumulada nas placas do capacitor devido uma tensão de 1,5 V aplicada será?

Os gases reais que normalmente conhecemos como sendo, o hélio

Física

Os gases reais que normalmente conhecemos como sendo, o hélio, o nitrogênio e o oxigênio, apresentam características moleculares diferentes e particulares de cada um. Contudo, se colocarmos todos eles a altas temperaturas e baixas pressões eles passam a apresentar comportamentos muito semelhantes. No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais. Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior a temperatura. Esse modelo de gás é denominado de gás perfeito. A tabela a seguir apresenta na primeira coluna o tipo de transformação do gás e na segunda coluna sua descrição (em ordem aleatória).

Coluna I Coluna II

1.Transformação isotérmica.
2.Transformação isobárica.
3.Transformação isométrica.

a) Ocorre quando a temperatura de um gás não se altera. Para que a temperatura de um gás (agitação de suas partículas) se mantenha constante, um aumento de volume (aumento do recipiente) é acompanhado por uma redução de pressão (colisões realizadas pelas partículas) e vice-versa, ou seja, estas variáveis são inversamente proporcionais.
b) Ocorre quando a pressão de um gás não se altera. Para que a pressão de um gás se mantenha constante, um aumento de volume é acompanhado por um aumento de temperatura e vice-versa, ou seja, estas variáveis são diretamente proporcionais.
c) Ocorre quando o volume de um gás não se altera. Para que o volume de um gás se mantenha constante, um aumento de temperatura é acompanhado por um aumento de pressão e vice-versa, ou seja, estas variáveis são diretamente

Ao estudar a pressão dos fluidos, nota-se que a variação de pressão

Física

Ao estudar a pressão dos fluidos, nota-se que a variação de pressão nas águas do mar é proporcional à profundidade. Entretanto, quando se sobem montanhas elevadas a variação da pressão atmosféricas não é exatamente proporcional à altitude. A Figura 1 apresenta uma altura (h) de 2 metros, densidade do liquido de 1,0 g/cm3, e gravidade de 10 m/s2. Figura 01: Tanque com líquido homogêneo e em equilíbrio. imagem Fonte: Matos, 2018. A partir das informações do texto e analise da Figura 1, é possível dizer que a diferença de pressões entre os pontos A e B é em N/m2:

O princípio da quantidade de movimento total de um sistema se conversa

Física

O princípio da quantidade de movimento total de um sistema se conversa se a resultante das forças externas que agem no sistema for nula, e este enunciado, não está restrito aos estudos da Física Clássica, ele também é um recurso fundamental na análise e previsão de diversos fenômenos estudados pela Física Moderna. Exemplos dessa aplicabilidade estão presentes nas experiências desenvolvidas nos aceleradores de partículas, nos quais feixes de partículas são acelerados e colidem à velocidade próxima à luz. Com auxilio de do acelerador de partículas, vários elementos que antes eram desconhecidos puderam ser sintetizados em laboratório. Considerando o texto, análise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) O impulso da resultante das forças sobre uma partícula é igual à variação de sua quantidade de movimento.
( ) Em um sistema mecânico isolado de forças externas, conserva-se a quantidade de movimento total.
( ) Em qualquer tipo de colisão mecânica, à quantidade de movimento total do sistema se altera.

"A mecânica é uma construção teórica que se baseia em leis

Física

"A mecânica é uma construção teórica que se baseia em leis ou princípios, como o da conservação da quantidade de movimento e o da conservação de energia. Esses princípios direcionam o modo pelo qual, na Física, se procura abordar e compreender a natureza e, por meio dela, ampliar nossa capacidade de interação e realização de atividades, por mais simples que sejam, como na concepção e na utilização de ferramentas, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, meios de transporte, construções de engenharia".
Sobre o estudo da mecânica em física, considere a interação entre os blocos da Figura 1:

Figura 1: Três Blocos Interagindo.

Fonte: Brasil Escola, 2017.

As massas dos blocos A, B e C são respectivamente: mA = 2kg, mB= 6kg e mC= 12kg. Considere que estão apoiados em uma superfície plana, horizontal e sem atrito. Sobre o bloco A é aplicada uma força horizontal de F = 10N. É possível de acordo a situação exposta afirmar que:

I. a aceleração que está envolvida na movimentação dos três blocos é de 2 m/s2.
II. a força entre o bloco A e B equivale a do B e C.
III. a força que existe entre os blocos A e B é de 9 N.

Na corrida em que quebrou o recorde mundial dos 100 metros

Física

Na corrida em que quebrou o recorde mundial dos 100 metros, o velocista Usain Bolt completou a prova em 9,58 segundos. Mas isso não é o mais impressionante. A prova dos 100 metros rasos inicia com os corredores posicionados em um bloco de largada, ou seja, com velocidade zero. Isso significa que Usain Bolt atinge uma velocidade bem maior que a sua média. Essa velocidade máxima é de nada menos que 44,72 km/h. Saiba que essa velocidade não é atingida no final da corrida, e sim na marca dos 80 metros. Isso significa que Usain Bolt atinge 44,72 km/h em 7,8 segundos, de acordo com a medição oficial do Mundial de Atletismo de 2009, realizado em Berlim. Como Bolt precisou de apenas 7,8 segundos para chegar aos 44,72 km/h, a aceleração média do atleta para atingir essa velocidade foi, em m/s?, de impressionantes:

A temperatura T, em graus Celsius (ºC), de uma câmara de armazenamento

Física

Calcule o valor do capacitor C, sabendo que a carga inicial

Física

Calcule o valor do capacitor C, sabendo que a carga inicial do capacitor é 25 V, resistência equivalente do circuito é 2 kΩ, e a tensão no instante de 2 segundos é 10 V.

Um corpo de massa m= 1,0kg é preso em uma mola de constante k= 400N/m

Física

Um corpo de massa m= 1,0kg é preso em uma mola de constante k= 400N/m, que é comprimida até uma distância igual a 50cm de sua posição de equilíbrio. A outra extremidade da mola está presa em uma parede. Ao soltar o corpo, este passa a desenvolver um movimento oscilatório. Considere que não haja atrito e que a energia potencial elástica é dada por me, sendo x uma distensão qualquer da mola.

Se um profissional, pisa em pedal de 0,2 m² de área com uma força de

Física

Se um profissional, pisa em pedal de 0,2 m² de área com uma força de 30 N, qual será a massa do objeto que ele conseguirá erguer sabendo que na outra ponta do sistema haverá uma plataforma com 4 m² de área, onde será posicionado o objeto que deve ser erguido? Adote g = 10 m/s².S

Conhecer os princípios de eletricidade e magnetismo é fundamental para

Física

Conhecer os princípios de eletricidade e magnetismo é fundamental para um profissional de tecnologia. Entender o comportamento de superfícies carregadas pode evitar muitos danos em componentes eletrônicos. A respeito de campo magnético, analise as afirmativas abaixo:

I - Um campo magnético é induzido em um condutor quando o campo magnético que o circunda é alterado;
II - A magnitude desse campo magnético induzido é diretamente proporcional à taxa com que varia o campo magnético externo no tempo.
III - A noção de campo magnético induzido depende da direção da taxa de mudança do campo magnético no tempo.

Uma esfera de dimensões desprezíveis e massa 1,0kg, é solta de um

Física

Uma esfera de dimensões desprezíveis e massa 1,0kg, é solta de um ponto a uma altura H em um plano inclinado liso (livre de atrito). Essa esfera desliza sobre esse plano por 8 metros, até que entra em uma curva circular de raio 1,0 metro e lisa. Sabendo que a esfera alcança o ponto mais alto da curva com uma velocidade v=2√10m/sv=210m/s e que a aceleração da gravidade no local é igual a 10m/s2, o ângulo de inclinação do plano inclinado é dado por:

O gráfico a seguir mostra uma típica curva força (em N, no eixo y) x

Física

O gráfico a seguir mostra uma típica curva força (em N, no eixo y) x tempo (em segundos no eixo x) durante um salto vertical, mensurada por uma plataforma de força. 6000 Force (N) 5000 4000 3000 2000 1000 0 0 1 2 Time (s) 3. No ponto A, o sujeito está em repouso sobre a plataforma de força. Em B ele prepara para saltar, no ponto C o sujeito está no ar e portanto a força exercida sobre a plataforma é zero. Finalmente, em D ele aterrissa novamente na plataforma. Levando em consideração os valores demonstrados no gráfico, podemos considerar que: 1.O sujeito tem massa de aproximadamente 50 kg: II. Na fase D do movimento vemos um pico de força exercida sobre a plataforma de força; III. Na fase B, o sujeito flexiona os joelhos e empurra o chão, gerando uma força de aproximadamente 2000N na plataforma.

Questão 15 - FATEC 2020 - Caderno Azul

Considerando sistemas aplicados a diversos tipos de máquinas agrícolas

Física

Considerando sistemas aplicados a diversos tipos de máquinas agricolas de grande porte, a parte de um sistema de lubrificação utiliza oleo de densidade, igual a 850kg/m^3 sendo bombeado através de um tubo cilindrico de 10cm de diametro a uma taxa de 10 litros por segundo. a velocidade de escoamento do óleo pelo tudo sera aproximadamente em m/s de

Em uma empresa de manutenção em elevadores, testes são realizados

Física

Em uma empresa de manutenção em elevadores, testes são realizados constantemente em busca de possíveis falhas em diversos sistemas. imagine se a ocasião em que um elevador de carga de 800kg foi testado inicialmente descendo com uma velocidade de 10m/s com uma desaceleração constante até que parasse após 25m de descida. Para suportar essa desaceleração os sistemas de cabos devem atuar com eficiência. A tensão necessária que deverá ser aplicada nos cabos nessa configuração com o objetivo de parar o elevador será em newtons de: (considerando a gravidade de 10 m/s^2)

Um fio condutor ideal é atravessado por uma corrente elétrica de 5,33

Física

Um fio condutor ideal é atravessado por uma corrente elétrica de 5,33 A, durante um intervalo de tempo de 1 minuto. Determine o módulo da carga elétrica.

Fórmula: Q = i.t

Se tratando de corrente elétrica, vamos partir do princípio que

Física

Se tratando de corrente elétrica, vamos partir do princípio que a matéria é feita de átomos, com um átomo sendo a menor partícula de um elemento que pode ser identificada como sendo daquele elemento. O átomo é feito de um núcleo central constituído de prótons, elétrons e nêutrons com partículas carregadas orbitando ao seu redor.

Um corpo de massa 4kg é acelerada a partir do repouso por uma força

Física

Um corpo de massa 4kg é acelerada a partir do repouso por uma força constante de 20V. A força age no mesmo sentido do deslocamento do corpo. Calcule a energia cinética do corpo no instante t= 2s

Calcule o modulo de carga eletrica que atravessa um fio condutor

Física

Calcule o modulo de carga elétrica que atravessa um fio condutor percorrido por uma correte elétrica de 3,0A durante um intervalo de tempo de 2,0s

A radiação é emitida através das camadas eletrônicas dos átomos

Física

A radiação é emitida através das camadas eletrônicas dos átomos e sua emissão é de forma desordenada, porém possuem um padrão. Os raios gama são considerados como fenômenos de ativação desenvolvidos pelo homem, nos quais elementos naturais são colocados no núcleo dos reatores, formando então a radiação gama. Complete as lacunas da sentença a seguir: Define-se ________ como o polo positivo do tubo de raios-x que serve de suporte para o _______ e atua como elemento condutor de calor. Já o ________ é definido como o polo negativo do tubo de raios-x, sua função é emitir _________ e focalizá-los em forma de um feixe bem definido, apontando para o ânodo.

Assinale V para verdadeiro e F para falso: () O processo da detecção

Física

Assinale V para verdadeiro e F para falso:

() O processo da detecção de radiação associa-se a um sistema onde realiza os registros eletrônicos.
() Os modelos dos detectores gasosos podem ser Geiger Muller ou Câmara de Ionização possuem uma câmara contendo em seu interior uma mistura gasosa.
() Podemos dizer que uma das qualidades do detector de Geiger Muller é a sua alta sensibilidade a radiação.
() Nos detectores gasosos ocorrem oscilações de tensão no tubo onde podem gerar problemas de condição da carga de bateria, porém não ocasiona alterações nas leituras realizadas.
() Ao abordarmos a câmara de ionização podemos dizer que são detectores utilizados para medir os feixes de radiação corpuscular ou eletromagnética com baixa energia.

Por um fio condutor metálico passam 2,0.10²0 elétrons durante 4s .

Física

Por um fio condutor metálico passam 2,0.10²0 elétrons durante 4s . Calcule a intensidade de corrente elétrica que atravessa esse condutor metálico. [ Dada a carga elementar do elétron é = 1,6.10-19c ] .

Isaac Newton (1642 -1727) desenvolveu e apresentou as 3 seguintes

Física

Isaac Newton (1642 -1727) desenvolveu e apresentou as 3 seguintes leis que permeiam a Cinesiologia e a Biomecânica:

(1) Lei da Inércia: A lei estabelece que um corpo manterá seu estado de repouso ou de velocidade constante, a não ser quando influenciado por uma força externa capaz de modificá-lo.
(2) Lei da Aceleração: A lei estabelece que uma força aplicada a um corpo acarreta uma aceleração desse corpo de magnitude proporcional à força, na direção da força e inversamente à massa do corpo.
(3) Lei da Reação: Esta lei estabelece que para cada ação, existe uma reação igual e oposta.

Mariana é professora de física faz 7 anos. Ela percebe que, todos os

Física

Mariana é professora de física faz 7 anos. Ela percebe que, todos os anos, quando tem que desenvolver a unidade destinada as três leis de Newton, acontece a mesma coisa: ela expõe as noções na lousa e depois seus alunos resolvem numerosos exercícios. O trabalho finaliza com uma prova final contendo mais exercícios. Dois meses depois, seus alunos já não se lembram do que é a inercia e tem dificuldades para reconhecer o ponto de aplicação de uma força. Além da física, a outra grande paixão de Mariana é o ballet que pratica desde pequena. Um dia, percorrendo uma libraria na procura de novos recursos para suas aulas, achou um pequeno livro destinado a explicar a física do ballet. Sem hesitação, Mariana comprou o livro e o leu com muita atenção. Enquanto realizava a leitura já ia imaginando o projeto que, na semana seguinte, propôs a seus alunos: o trabalho começou pela análise de alguns vídeos de bailarinos realizando determinados passos (giros, saltos, levantamentos, etc.). Os alunos deveriam escolher a cena que mais os surpreendesse e realizar uma descrição científica do movimento que nela acontece. Através de sucessivas observações da cena, Mariana esperava que eles começassem a perceber detalhes do movimento, por exemplo, o que acontece com os braços e as pernas no momento de girar, pular ou o levantamento, quando o movimento é mais rápido e quando e mais lento, etc. A partir dessa rica descrição inicial, os seus alunos seriam desafiados a explicar por que o movimento dos bailarinos acontece dessa maneira. Para isso poderiam consultar variadas fontes de dados. Caso ser necessário, Mariana poderia, também, realizar breves explicações para introduzir alguma noção física importante – como inercia ou momento – que ajudasse a que os alunos conseguissem avançar na explicação dos movimentos. A professora sabe que, ao finalizar o projeto os alunos terão aprendido as três leis de Newton assim como muitas outras coisas mais.

Com base na descrição apresentada avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

Para desenvolver o projeto foi necessário que Mariana mantivesse uma mentalidade aberta e estivesse disposta a modificar parte dos seus valores e concepções docentes. A partir dessas reflexões, a professora conseguiu desenvolver situações de ensino-aprendizagem que se afastaram das práticas tradicionais.

PORQUE

Ela propôs para seus alunos uma situação complexa que requeria não só o desenvolvimento de saberes assim com sua mobilização em um dado contexto, adotando grande parte das ideias do enfoque por competências. Ademais, ela assumiu o papel de facilitadora e orientadora, realizando a mediação entre seus alunos e o conhecimento sempre que foi necessário.

(FATEC-SP) Em um sistema isolado, dois objetos, um de alumínio e outro

Física

(fatec-SP) Em um sistema isolado, dois objetos, um de alumínio e outro de cobre, estão á mesma temperatura. os dois são colocados simultaneamente sobre uma chapa quente e recebem a mesma quantidade de calor por segundo, Após certo tempo, verifica-se que a temperatura do objeto de cobre, e ambos não mudaram de estado. se o calor específico do alumínio e o do cobre valem respectivamente 0,22cal/g°C e 0,99cal/g°C, pode se afirmar que

Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma

Física

Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma colisão, os carros mais modernos são equipados com o airbag, os painéis são feitos de material plástico, e a lataria é bem fina. Tudo isso para que os ocupantes do veículo não sofram lesões graves. Durante uma colisão, a força de interação do airbag com o ocupante do carro é inversamente proporcional ao tempo de interação entre eles. O mesmo ocorre com os veículos quando colidem com um obstáculo. A deformação do veículo amortece o impacto aumentando o tempo de interação e, consequentemente, diminuindo a intensidade da força de interação entre o veículo e o obstáculo. De acordo com o texto, durante a colisão

Uma bola de basquete é solta de uma altura de 1,0 metro e, a cada

Física

Uma bola de basquete é solta de uma altura de 1,0 metro e, a cada colisão com o chão, ela dissipa 10% de sua energia mecânica. Após 3 toques no chão, determine a altura máxima atingida pela bola.

A pressão total sobre uma bolha de ar, no fundo de um lago

Física

A pressão total sobre uma bolha de ar, no fundo de um lago, é de 3 atm. Essa bolha sobe para a superfície do lago, cuja temperatura é de 27°C, e tem seu volume quadruplicado.

Um feixe luminoso de raios paralelos, que se propaga em um meio óptico

Física

Um feixe luminoso de raios paralelos, que se propaga em um meio óptico homogêneo, incide sobre uma superfície que separa o primeiro meio de um segundo, passando a se propagar neste. Substituindo-se o segundo meio óptico por um vidro fosco e translúcido, e admitindo que os raios de luz nele penetrem, estes perdem o paralelismo, podendo-se dizer que nessa situação ocorreu uma

Mackenzie-SP Um estudante, ao fazer a experiência em que um feixe

Física

Mackenzie-SP) Um estudante, ao fazer a experiência em que um feixe de luz monocromático vai da água, de índice de refração 1,3, para o ar, de índice de refração 1,0, pode concluir que, para essa onda:

Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou

Física

Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

Um fio condutor é atravessado por uma corrente elétrica de 0,35

Física

Um fio condutor é atravessado por uma corrente elétrica de 0,35 A durante um intervalo de tempo de 2 minutos. O módulo da carga elétrica que atravessou o fio durante esse tempo foi de:

A associação de polias pode oferecer vantagem mecânica para puxar ou

Física

A associação de polias pode oferecer vantagem mecânica para puxar ou içar objetos muito pesados. Quanto mais polias soltas forem colocadas no sistema, maior será a facilidade de executar a ação necessária.

Descreva resumidamente o ciclo de vida do sol, desde sua formação até

Física

Descreva resumidamente o ciclo de vida do sol, desde sua formação até seu fim previsto.

Explique porque não é conveniente utilizar a unidade de comprimento

Física

Explique porque não é conveniente utilizar a unidade de comprimento quilômetro para medir distância estelares?
Qual foi a alternativa encontrada pelos astrônomos?

Com base nisso, calcule a distância da Lua para a Terra considerando

Física

A observação dos corpos celestes é uma atividade antiga na humanidade. Existem registros de eventos como eclipses ou passagem de cometas que datam de 2700 aC na China e 3400 ac na Irlanda, por exemplo. A astronomia é a ciência que estuda o universo e seus corpos celestes. Uma das características mais interessante no estudo no universo são as distancias astronômicas, que por ser tão grandes, são medidas utilizando a velocidade da luz como parâmetro (300 mil quilômetros por segundo). Só para se ter uma ideia, se fosse possível viajarmos à velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para atravessar a via láctea de uma ponta a outra.

Um corpo de peso p = 200 N é levantado até a altura de 2 m por uma

Física

Um corpo de peso p = 200 N é levantado até a altura de 2 m por uma força F = 250 N.

A força gravitacional terrestre agindo dentro de uma - UnB 2019

Física

A força gravitacional terrestre agindo dentro de uma espaçonave é imperceptível, mesmo que a espaçonave esteja relativamente próxima à Terra, o que torna difícil a obtenção da massa dos astronautas no espaço. Para determinar a massa M de um astronauta em um ambiente de pouca ou nenhuma gravidade, pode-se usar o sistema massa-mola ilustrado na figura a seguir. Nessa situação, o astronauta, sentado em um assento, usando suas pernas apoiadas em um anteparo, comprime uma mola de coeficiente elástico linear K e comprimento inicial L0 até que ela atinja um comprimento L; em seguida, a mola é solta, entrando em um movimento harmônico simples (MHS).

Questão 88-89-90-91 - UnB 2019

Os cometas são geralmente formados por gases e gelos - UnB 2019

Física

Os cometas são geralmente formados por gases e gelos solidificados que envolvem um núcleo metálico ou rochoso. Ao se aproximar do Sol, o cometa passa a exibir uma cauda longa e brilhante, que surge em razão da evaporação de sua superfície quando exposta ao calor do Sol. A figura a seguir representa um cometa no formato esférico, com diâmetro sólido total D de 1.000 m. O núcleo metálico interno tem diâmetro Di de 400 m e é coberto por uma mistura de gelo composto de vários elementos leves em estado sólido. A massa de gelo corresponde a 36% da massa total do cometa. Nas condições às quais esse cometa está submetido, o gelo vai diretamente para o estado gasoso à temperatura de 14 K.

Questão 84-85-86-87 UNB

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