Disciplina: Física 0 Curtidas

Frente fria é a borda dianteira de uma massa de ar frio, em movimento

Atualizado em 13/01/2025

Frente fria é a borda dianteira de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária. Em geral a massa de ar frio apresenta-se na atmosfera como um domo de ar frio sobre a superfície. O ar frio, relativamente denso, introduz-se sob o ar mais quente e menos denso, provocando uma queda rápida de temperatura junto ao solo, seguindo-se tempestades e também trovoadas. Observe a figura a seguir:

Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

A)As frentes quentes são oriundas das áreas marítimas, somente.
B)A formação das nuvens constituídas pelo encontra das frentes de ar quente são suficientes para a precipitação das chuvas e trovoadas.
C)Quando duas frentes de ar quente se encontram, também podem resultar em chuvas intensas.
D)A formação de células convectivas entre as frentes de ar quente e frentes de ar frio são as responsáveis pela precipitação das chuvas ou tempestades, contando com a ação da gravidade.
E)Em geral as frentes de ar quente são originadas nas formações florestais, por meio da evapotranspiração das vegetações de grande porte.


Solução

Alternativa correta: D)A formação de células convectivas entre as frentes de ar quente e frentes de ar frio são as responsáveis pela precipitação das chuvas ou tempestades, contando com a ação da gravidade. De acordo com o gabarito AVA.



A alternativa D é correta porque descreve corretamente o processo físico que ocorre quando uma frente fria encontra uma frente quente. O encontro dessas frentes de ar gera uma situação em que o ar quente, menos denso, é forçado a subir sobre o ar frio, mais denso. Esse processo é conhecido como ascensão do ar quente, o que leva à formação de células convectivas. Essas células são responsáveis pela formação de nuvens, que podem gerar precipitação e até tempestades, dependendo da intensidade da interação entre as massas de ar.



Além disso, a ação da gravidade também é importante, pois, ao permitir que o ar frio se mova para baixo e o ar quente suba, contribui para o processo de convecção que causa a instabilidade atmosférica. A gravidade ajuda a manter o equilíbrio entre as massas de ar, tornando mais fácil para o ar quente ascender, levando à condensação e formação das nuvens que resultam em chuva e trovoadas.



Por fim, a formação de células convectivas nas frentes de ar frio e quente é um fenômeno típico que causa mudanças meteorológicas rápidas, como chuvas intensas e tempestades. Esse fenômeno é bem documentado nas ciências atmosféricas e está diretamente relacionado ao comportamento das frentes, sendo uma explicação precisa para o que ocorre quando essas frentes se encontram, justificando a escolha da alternativa D.

Assuntos: Meteorologia, Geografia, Física

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora