Disciplina: Física 0 Curtidas

A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o

Atualizado em 11/11/2024

A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o uso correto de medicação sob prescrição médica são condições para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos diabéticos e hipertensos. Considerando uma atuação multiprofissional e a intervenção do profissional de educação física na prescrição e no controle dos programas de exercícios físicos para pessoas com essas características, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de educação física deve prescrever exercícios resistidos e aeróbios, no máximo, três vezes por semana, com duração de 60 minutos, de acordo com Colégio Americano de Medicina do Esporte para diabéticos e hipertensos.
II. O profissional de educação física deve proceder à anamnese dos indivíduos, considerar suas condições clínicas e prescrever-lhes exercícios físicos com base nas informações obtidas e de acordo com as limitações de cada um, relatadas pelo médico da equipe multiprofissional.
III. O profissional de educação física deverá acompanhar a execução do programa de exercícios físicos prescrito pelo médico a esses pacientes, respeitando as condições clínicas de cada indivíduo.

É correto o que se afirma em

A)I, apenas.
B)II e III, apenas.
C)II, apenas.
D)I e III, apenas.
E)I, II e III.


Solução

Alternativa correta: D)I e III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.



A alternativa correta é d. I e III, apenas, e a explicação se baseia na análise das afirmações fornecidas na questão.

Afirmação I está correta porque, de acordo com as diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), os indivíduos diabéticos e hipertensos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada, incluindo tanto exercícios aeróbios quanto resistidos. A recomendação para esses pacientes é de três a cinco sessões por semana, com duração de 30 a 60 minutos. Embora a afirmativa mencione "no máximo três vezes por semana", ela ainda está dentro de um intervalo razoável de frequências recomendadas, desde que as condições do paciente permitam.



Afirmação II está incorreta porque, embora o profissional de educação física deva considerar as condições clínicas dos pacientes e as limitações indicadas pela equipe médica, a prescrição de exercícios baseia-se tanto nas informações obtidas por meio da anamnese quanto em evidências científicas e diretrizes específicas para cada condição. Isso significa que o trabalho de prescrição do profissional de educação física não se limita ao que foi "relatado pelo médico", mas envolve um conhecimento técnico específico sobre a execução de exercícios e suas adaptações.



Afirmação III está correta porque, de fato, o profissional de educação física deve acompanhar e supervisionar a execução do programa de exercícios, sempre respeitando as condições clínicas do paciente. O acompanhamento contínuo é essencial para garantir a segurança, eficácia e adaptação progressiva do programa às necessidades do paciente.

Assuntos: Educação Física, Fisiologia do Exercício, Saúde Coletiva/Enfermagem

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora