Disciplina: História 0 Curtidas

A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a e

Atualizado em 26/03/2025

A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas." (ADORNO, 1995, p. 119). ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P

Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta. Alternativas:

a) Adorno escreveu Pedagogia da Autonomia, a fim de enaltecer o sujeito autônomo, que saiba se defender.
b) Adorno foi um educador que escreveu obras sobre a educação pela paz.
c) Dentre as várias finalidades da educação, Adorno ressalta que devemos esquecer episódios trágicos.
d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.
e) Para Adorno, a educação não pode contribuir para evitar a barbárie.


Solução

Alternativa correta: d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.



No trecho apresentado, Adorno discute a importância de uma educação que evite a repetição de atrocidades como o Holocausto. Ele ressalta que a exigência de que Auschwitz não se repita é a "primeira de todas para a educação", destacando a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a monstruosidade dos eventos históricos e evitar a barbárie no futuro. A teoria crítica de Adorno enfatiza que a educação deve ser um instrumento para a transformação da sociedade, promovendo uma consciência crítica e a prevenção de práticas desumanas.



A alternativa d está alinhada com a ideia central do trecho, pois Adorno vê a educação como uma forma de combater a barbárie, ou seja, a violência e a desumanização que podem surgir novamente se as lições de eventos trágicos como o Holocausto não forem aprendidas. Adorno defende que a educação deve ser usada para evitar que tais horrores se repitam.

Assuntos: Filosofia, Sociologia, Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora