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Foram encontradas 207 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

A Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre

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A Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética, que durou aproximadamente de 1947 a 1991. Qual dos seguintes eventos não foi uma consequência direta da Guerra Fria?

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, teve um impacto

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A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, teve um impacto significativo na sociedade, na economia e no meio ambiente. Qual das seguintes inovações tecnológicas não foi um resultado direto da Revolução Industrial?

A ideia de criar um território ou estado do Tocantins remonta

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A ideia de criar um território ou estado do Tocantins remonta ao final do século XIX, mas foi concretizada apenas em 1988, pelo desmembramento do Estado de Goiás.

Em 1888 foi abolida a escravidão e em 1889, inaugurado o regime

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Em 1888 foi abolida a escravidão e em 1889, inaugurado o regime republicano que reconhecia a igualdade formal de deitos entre negros e brancos. Dessa forma o racismo deixou de ser legalizado. O autor Florestan Fernandes nos esclarece o significado contraditório dessa transformação mostrando que ao mesmo tempo em que o reconhecimento formal de direitos dos negros passa a ser uma arma de combate ao racismo, contraditoriamente, serve também como fator ideológico para justificar sua reprodução. A igualdade formal de direito tem como contrapartida tornar o racismo insidioso e camuflado, supondo que o negro, mesmo com o sofrimento secular de exploração e opressão, parte de bases iguais para competir na sociedade de classes, como se esse grupo social estivesse em condições de igualdade com branco para competir uma vaga de emprego ou ainda para entrare se manter no sistema escolar, dentre tantos outros fatores. A fotografia social fornecida pela obra de Florestan Fernandes sobre a situação do negro e do mulato no momento sucessivo à abolição, mostra que a "liberdade e igualdade formal de direitos continuariam redirecionadas ao ponto de igualdade racial, de prestigio e condições financeiras.

Em 1888 foi abolida a escravidão.

Em 1889, inaugurado o regime republicano que reconhecia a igualdade formal de direitos entre negros e brancos.

A igualdade formal de direito tem como contrapartida tornar o racismo insidioso e camuflado.

A fotografia social fornecida pela obra de Florestan Fernandes sobre a situação do negro e do mulato no momento sucessivo à abolição, mostra que a "liberdade e igualdade formal de direitos continuariam".

Na sociedade moderna houve um grande debate sobre as mais novas

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Na sociedade moderna houve um grande debate sobre as mais novas e diversas formas de ocupação e profissões que surgiram. O próprio desenvolvimento científico e tecnológico, assim como o crescimento da Universidade possibilitaram o debate sobre a apropriação de um saber especializado e sistematizado.

Francis Bacon defendia um método científico baseado no __________, que

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Francis Bacon foi um dos primeiros autores a dar um papel funcional ao conhecimento científico. O saber científico deveria ser utilizado em prol do desenvolvimento humano e a natureza poderia ser modificada visando o seu benefício. Sua visão foi fortemente influenciada pelas descobertas de cientistas da época como Copérnico e Galileu Galilei. A partir desses novos conhecimentos, Bacon propôs uma nova abordagem de investigação científica que se contrapôs a ideias estabelecidas neste campo desde Aristóteles.

Com relação às diferentes interpretações do método científico entre os fundadores do conhecimento científico, analise o excerto a seguir:

Francis Bacon defendia um método científico baseado no __________, que consiste em fazer generalizações a partir de observações particulares. Galileu Galilei, por sua vez, aplicou um método científico que se utilizava do raciocínio abstrato, da imaginação e da ___________, indo além da experiência sensível em suas observações. Todavia, David Hume defendia um método que se baseava apenas em __________, decorrente de seu ceticismo metodológico.

Leia o texto abaixo. Não era cerimonia muito demorada. A cada escravo

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Leia o texto abaixo. Não era cerimonia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua vez, dizia o padre: seu nome é Pedro, o seu é João, o seu é Francisco, e 14 assim por diante, dando a cada qual um pedaço de papel com o nome por escrito, e pondo-lhes na lingua uma pitada de sal, antes de aspergir com um hissope água benta em toda a multidão. Então, um interprete negro a eles se dirigia, com essas palavras: "Olhai, sois ja filhos de Deus; Estais a caminho de terras espanholas (ou portuguesas), onde ireis aprender as coisas da fé. Esquecei tudo o que se relacione com lugar de onde vieste, deixai de comer cães, ratos ou cavalos Agora podeis ir, e sede felizes. (Charles Boxer. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola. Citado em: Jaime Rodrigues.

Após a reabertura política, com o final do período de governos de

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Após a reabertura política, com o final do período de governos de presidentes militares no Brasil, uma nova Constituição foi promulgada. Considere as afirmações a seguir, sobre a Constituição de 1988:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.

A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil

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A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império. A respeito dessa reforma, é CORRETO afirmar que:

A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em

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A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império. A respeito dessa reforma, é CORRETO afirmar que: Selecione uma alternativa:

Não era cerimônia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua

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Leia o texto abaixo.
Não era cerimônia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua vez, dizia o padre: seu nome é Pedro, o seu é João, o seu é Francisco, e assim por diante, dando a cada qual um pedaço de papel com o nome por escrito, e pondo-lhes na língua uma pitada de sal, antes de aspergir com um hissope água benta em toda a multidão. Então, um intérprete negro a eles se dirigia, com essas palavras: “Olhai, sois já filhos de Deus; Estais a caminho de terras espanholas (ou portuguesas), onde ireis aprender as coisas da fé. Esquecei tudo o que se relacione com o lugar de onde vieste, deixai de comer cães, ratos ou cavalos. Agora podeis ir, e sede felizes.

(Charles Boxer. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola. Citado em: Jaime Rodrigues. De costa a costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.61-2.)

Pode-se dizer que no contexto das Reformas Religiosas dos séculos

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Pode-se dizer que no contexto das Reformas Religiosas dos séculos XV e XVI houve também efervescentes reformas políticas e educacionais, promovidas por alas da igreja católica descontentes com suas atividades e pelo próprio desenvolvimento econômico da sociedade que se concentrava na produção material e no desenvolvimento da burguesia. Nesse período se desenvolveu outro movimento conservador e reacionário às novidades defendidas pelos reformadores. A intransigência da Igreja Católica, não apenas expulsou muitos de seus membros, que fundaram outra igreja reformada protestante, mas também se armou para um movimento de oposição. Veremos como tudo isso aconteceu a seguir.

A respeito da Contrarreforma Católica, analise as afirmações como Verdadeiras ou Falsas:

( ) O papado tratou logo de combater aquela efervescência causada pelos movimentos reformistas, lançando um projeto de Contrarreforma que abrangia todos os setores.
( ) O Concílio de Trento (1545-1564), em uma de suas determinações, fixou reforço à formação dos jovens nos quadros eclesiásticos, principalmente pela ordem dos Jesuítas.
( ) A ordem jesuítica ficou responsável pela educação dos leigos e lançou o Ratio Studiorum como um conjunto de leis que regulamentou a educação.
( ) O Conclílio de Trento condenou, com dez “regras”, várias espécies de livros e estabeleceu que fossem totalmente proibidos.

Os objetivos e tarefas dos jesuítas, definidos nos Regimentos

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Os objetivos e tarefas dos jesuítas, definidos nos Regimentos Portugueses para a Colônia, visavam catequizar e instruir os nativos desta terra, assim como a população em geral, além de garantir a geração de sacerdotes para a continuidade do processo. Deveriam, portanto, "aculturar e converter" e "criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os degredados e aventureiros que para cá viessem" (XAVIER, 1994, p. 41). Tratava-se de "dominar, pela fé, os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários" (Ibid.)

Após a reabertura política, com o final do período de governos

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Após a reabertura política, com o final do período de governos de presidentes militares no Brasil, uma nova Constituição foi promulgada.

Considere as afirmações a seguir, sobre a Constituição de 1988:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.

A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879

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A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império.

A Comissão Nacional da Verdade (Lei nº 12.528 BRASIL, 2011) demonstra

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A Comissão Nacional da Verdade (Lei nº 12.528 BRASIL, 2011) demonstra como a ditadura militar de 1964-1985, no Brasil, caracterizou-se como um período violento, com crimes hediondos contra a humanidade, tortura, assassinatos, desaparecimentos, perseguições, estupros de mulheres opositoras ao regime entre tantas outras brutalidades.

Refletindo sobre as violências cometidas pelo Estado, analise as afirmações:

I- No Brasil, os povos originários, os negros e os pobres são marcados pela violência do Estado punitivista e muitas vezes com a anuência das midias bandido bom é bandido morto.
II- Os regimes ditatonais que se disseminaram em vários países na década de 1960, como Argentina Chile, Uruguai e Brasil, são exemplos de crimes contra a humanidade, pela prática da tortura de dissidentes políticos.
III- A lógica do punitivismo, do castigo e da pena presente nos momentos mais obscuros e mortiferos da humanidade, não estão presentes no funcionamento do Estado democrático.

Leia as afirmativas a seguir: I. Nas pólis gregas, a ágora era um

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Leia as afirmativas a seguir:

I. Nas pólis gregas, a ágora era um local onde aconteciam assembleias dos cidadãos e transações comerciais.

II. Durante o Antigo Império, foram construídas obras de drenagem e irrigação que impediram a expansão da agricultura no Egito Antigo.

Após proclamar a república, a Convenção Nacional na França, em 1792

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Após proclamar a república, a Convenção Nacional na França, em 1792, foi encarregada de elaborar uma nova constituição. Composta por cerca de 750 deputados, a Convenção abrigava quatro importantes grupos, entre eles os Cordeliers, que defendiam:

A influência da Igreja marcou a cultura do Período Medieval

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A influência da Igreja marcou a cultura do Período Medieval, entretanto, não apenas as questões religiosas foram significativas nesta época. Neste período houve grandes produções culturais e científicas, dentre as quais podemos apontar

"A fim de conquistar o apoio do povo, Pisístrato mandou que se

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"A fim de conquistar o apoio do povo, Pisístrato mandou que se instalassem canais para aumentar o estabelecimento de água em Atenas e atribuiu terras confiscadas de aristocratas exilados aos camponeses pobres. Essa opção de percurso político fez com que, em seu governo, o monopólio político das famílias aristocráticas fossem eliminados de uma vez por todas."

CAMPOS, Flávio; CLARO, Regina. A Escrita da História. Escala Educacional. São Paulo, 2009.

Sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram

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Sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a história antiga da Grécia, assinale a alternativa correta.

Na segunda metade do século XIX, a manutenção da escravidão nos

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Na segunda metade do século XIX, a manutenção da escravidão nos Estados Unidos da América era um tema que gerava grande polêmica e dividiu o País e gerou uma guerra. Essa guerra foi conhecida como:

Leia as afirmativas a seguir: I. Na Europa, a Revolução Francesa teve

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Leia as afirmativas a seguir:

I. Na Europa, a Revolução Francesa teve forte influência do Iluminismo.

II. Piaget afirma que a avaliação educacional deve ser realizada exclusivamente através de provas escritas.

No período em que Portugal despontou em sua expansão marítima

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No período em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha se envolveu no processo da __________________. O fim da chamada __________________ possibilitou a inserção dos espanhóis na corrida de expansão marítima. Nesse contexto, A Espanha, atraída pelo projeto do navegador genovês Cristóvão Colombo, decidiu financiar a expedição do explorador italiano, em 1492. Para Colombo, era possível alcançar o Oriente navegando pelo Ocidente. Com essa aventura marítima, a Coroa Espanhola conquistou o continente americano. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:

Esse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania

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Esse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania de Pernambuco se encontrava nas décadas que se seguiram após a expulsão dos holandeses em 1654. A situação financeira dos senhores de engenho, cujo centro político estava na cidade de Olinda, agravava-se, haja vista a concorrência holandesa. Como tinham controle sobre a Câmara de Olinda, esses senhores de engenho induziram o governo a aumentar os impostos que os comerciantes tributavam. A maior parte desses comerciantes estava em Recife e, em protesto, entre os anos de 1710 e 1711, rebelou-se contra Olinda.

Considerando as fundamentações historiográficas sobre a história

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Considerando as fundamentações historiográficas sobre a história egípcia, assinale a alternativa INCORRETA.

O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise

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O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise da República Oligárquica no Brasil.

“ O fato de Washington Luís (1869-1957), presidente da República de 1926 a 1930, não abrir mão de um candidato paulista para a sua sucessão, ajudou a organizar a oposição à oligarquia cafeicultora paulista. Como era a vez de um presidente mineiro no rodízio, a insistência de Washington Luís no nome do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levou ao lançamento de um candidato de oposição. O rompimento de Minas Gerais com São Paulo foi decisivo para os acontecimentos políticos que se seguiram (...).”

VIANNA, Marly de Almeida Gomes. IN. Revista de História da Biblioteca Nacional. 26/10/2010.

O fato histórico descrito acima, conhecido como o fim da Política do Café com Leite, prática política que chegou a predominar durante boa parte da Primeira República no Brasil (1889 - 1930), promoveu vários impactos na vida política, econômica e social brasileira.

Os sítios mais antigos que conhecemos são construções edificadas com

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Os sítios mais antigos que conhecemos são construções edificadas com valvas de moluscos, chamadas sambaquis; aparecem entre 7000 e 5000 anos atrás. Seus autores eram caçadores e pescadores que também coletavam mariscos. Instalavam-se geralmente em baías como as de Guanabara, Iguape, Paranaguá, Joinville, Laguna, no limite entre vários ambientes complementares (mar aberto, enseadas profundas, mangue) que forneciam, cada um, alimentos específicos e recursos em água, madeiras e rochas diferentes (PROUS, 2006). A Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas. Considere o período compreendido no texto e analise as afirmativas abaixo.

( ) Discute-se muito a existência de uma diferenciação social dos "sambaquianos". Como em qualquer sociedade, devia haver tarefas específicas de cada sexo. Por exemplo, a ossificação do ouvido interno observada nos esqueletos de sexo masculino, sugere que aos homens eram reservadas as tarefas que demandavam mergulho frequente.

( ) Os "homens dos sambaquis" tinham um aspecto físico bastante diferente da população de Lagoa Santa. Completamente mongolizados - como as populações indígenas modernas, possuíam crânios mais largos que os lagoassantenses.

( ) Uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais, incluindo os sambaquis.

Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um

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Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as superpotências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa. Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética . Esta conferência foi realizada em

A tradicional festa do Muquém, que ocorre no distrito de mesmo nome

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A tradicional festa do Muquém, que ocorre no distrito de mesmo nome no município de Niquelândia – GO, constitui parte da cultura religiosa do norte goiano, e durante o mês de agosto atrai multidões de todas as partes do estado, que para lá se dirigem em um ato de celebração de fé. Essa festa ocorre em louvor a

“Podemos admirar a coragem de Colombo; aliás, isso já foi feito

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“Podemos admirar a coragem de Colombo; aliás, isso já foi feito milhares de vezes. Vasco da Gama e Magalhães talvez tenham feito viagens mais difíceis, mas eles sabiam para onde iam. Apesar de toda a sua segurança, Colombo não podia ter certeza de que no fim do oceano não havia um abismo, e, consequentemente, a queda no vazio.”

Sobre as Revoluções de 1848 na França, analise as assertivas abaixo

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Sobre as Revoluções de 1848 na França, analise as assertivas abaixo:

I. A monarquia de Luis Felipe era controlada pela alta burguesia conservadora, que mantinha o voto censitário e apresentava limitações democráticas ao processo eleitoral, fatores que, somados à corrupção, aumentaram a oposição de republicanos liberais, socialistas e bonapartistas ao governo francês.
II. O governo procurou sufocar a oposição através da proibição de associações, da imprensa e da ação do Parlamento, desencadeando a Revolução de Fevereiro com intensa mobilização popular e operária, levando ao retorno do sistema republicano.
III. A Segunda República, proclamada pela união de liberais e socialistas, entre outras medidas, incluiu a autorização dos sindicatos, o direito de greve e a criação de oficinas nacionais com o objetivo de solucionar o desemprego e organizar unidades socialistas de produção.
IV. Amedrontada pelas conquistas socialistas, a burguesia buscou uma união com outros setores de proprietários e obteve uma vitória significativa nas eleições para a Assembleia Constituinte. Uma nova onda popular varreu Paris, sendo duramente reprimida. Em dezembro de 1848, Luís Bonaparte era eleito presidente.

Sobre a convocação para a Primeira Cruzada, analisar os itens abaixo

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Sobre a convocação para a Primeira Cruzada, analisar os itens abaixo:

I. O Papa Urbano II fez a convocação para as cruzadas no Concílio de Clermont, em novembro de 1095. Na convocação, frisou a necessidade de os fiéis auxiliarem o que chamou de “irmãos do Oriente”.
II. Entre as garantias dadas pelo Papa para aqueles que aderissem à luta estava a remissão dos pecados, a proteção das posses mundanas pela Igreja e o pagamento de um soldo à família.
III. A recepção imediata da convocação não foi boa, com pouca adesão dos fiéis, principalmente daqueles mais humildes, que gozavam de uma vida já estabelecida.

Sobre o contexto imperialista na Índia e a sua independência, analise

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Sobre o contexto imperialista na Índia e a sua independência, analise as assertivas abaixo:

I. Quando os britânicos começaram a colonizar a Índia, hindus e muçulmanos já conviviam na região.
II. Os hindus criaram o Partido do Congresso, e seu líder, Gandhi, desenvolveu estratégias de resistência à dominação inglesa baseadas em ações não violentas e de desobediência civil.
III. Gandhi lutou para que muçulmanos e hindus se unissem em torno de um objetivo comum, porém a Liga Muçulmana rompeu com o Partido do Congresso e encabeçou a luta pelo separatismo.
IV. Após a independência, esse território deu origem a dois países: Índia e Paquistão.

Paul Veyne, em A história da vida privada, realiza um estudo sobre

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Paul Veyne, em A história da vida privada, realiza um estudo sobre aspectos do cotidiano presentes no Império Romano, entre eles o casamento. Considerando o tema descrito, analise as assertivas abaixo:

I. O casamento romano era um ato privado, porém era obrigatória a existência de um ato formal manifestado através de um contrato escrito no qual o casal reconhecia os seus direitos e deveres dentro dessa instituição.
II. Homens e mulheres tinham acesso ao divórcio, bastava se afastar com a intenção de se divorciar, não sendo necessário prevenir o cônjuge; constituía um ato informal em que, em determinados casos, os juristas hesitavam legitimamente sobre ser uma simples desavença ou uma verdadeira separação.
III. No caso da mulher, quer tomasse a iniciativa do divórcio, quer fosse repudiada, deixava o lar conjugal sem o seu dote, porém os filhos obtidos no casamento seguiam a mãe.
IV. O casamento era uma instituição privada; contudo, em Roma, era considerado como um dos “deveres do cidadão”, um dos meios honrosos de enriquecer, ter filhos legítimos e perpetuar o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos.

A política econômica do New Deal, estabelecida por Franklin Delano

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A política econômica do New Deal, estabelecida por Franklin Delano Roosevelt foi baseada nas ideias keynesianas. Essa política conseguiu alcançar o sucesso esperado, assim como conseguiu controlar a crise econômica e os violentos conflitos sociais que ela gerava de forma rápida e imediata. A partir de 1930, a economia dos Estados Unidos voltou a se fortalecer e rapidamente as consequências da crise de 1929 foram superadas.

A década de 1950 foi cheia de guerras de guerrilha no Terceiro Mundo

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A década de 1950 foi cheia de guerras de guerrilha no Terceiro Mundo, praticamente todas nos países coloniais em que, por um motivo ou outro, as antigas potências coloniais ou colonos locais resistiram à descolonização pacífica (...). Curiosamente, foi um movimento relativamente pequeno (...), atípico mas bem-sucedido, que pôs a estratégia da guerrilha nas primeiras páginas do mundo: a revolução que tomou a ilha caribenha de Cuba em 1o de janeiro de 1959.

(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991)

O mercantilismo foi uma doutrina econômica que prevaleceu na Europa

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O mercantilismo foi uma doutrina econômica que prevaleceu na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Essa doutrina defendia a ideia de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de metais preciosos que ele possuía, como ouro e prata. O mercantilismo também defendia o protecionismo comercial, ou seja, a ideia de que os países deveriam promover a exportação de produtos e restringir a importação de bens estrangeiros.

Um exemplo de política mercantilista foi a busca dos países europeus por metais preciosos nas colônias americanas. Isso levou à exploração de recursos naturais e à utilização de mão de obra escrava, principalmente na extração de ouro e prata. Além disso, os países europeus promoviam a exportação de manufaturados e limitavam a importação de produtos estrangeiros, com o objetivo de proteger a indústria local.

“A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira

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“A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses e em especial os padres foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs, que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando de uma terra de abundância. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.”

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018, p. 16.

“Os povos indígenas constituem apenas 5% da população mundial, mas são

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“Os povos indígenas constituem apenas 5% da população mundial, mas são, no entanto, gestores vitais do meio ambiente. De acordo com Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, 28% da superfície terrestre do mundo, incluindo algumas das áreas florestais mais ecologicamente intactas e biodiversas, são gerenciadas principalmente por povos indígenas, famílias, pequenos proprietários e comunidades locais” (ONU NEWS, 2019). As alternativas abaixo são exemplos de práticas em que os povos indígenas contribuem para a conservação e preservação ambiental. Diante do exposto, assinale a incorreta.

“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt

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“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt tentou, contra a tradição política americana, uma terceira reeleição. A América Latina teve um papel importante neste processo. As Américas, não só os Estados Unidos tinham, segundo Roosevelt, de se transformar na fortaleza do hemisfério e, para atingir esse objetivo, foi criado o Office of the Coordinator of InterAmerican Affairs (OCIAA), dirigido por Nelson Rockefeller e voltado para as atividades culturais, sobretudo cinematográficas, com a participação de figuras como Walt Disney e Carmem Miranda”.

Adaptado de: TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. São Paulo: Companhia das letras, 2000, p. 43-51.

Com base no trecho e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir a respeito da “fábrica de ideologias” criada pelo governo norte-americano para conquistar o apoio brasileiro durante a Segunda Guerra.

I. A indústria cultural subvencionada pelo OCIAA sustentou a economia norte-americana durante a guerra, permitindo a expansão das empresas de Hollywood dentro e fora dos Estados Unidos.
II. O Brasil foi um ponto estratégico na disputa com o Eixo, por isso transformou-se, durante a Segunda Guerra, numa das prioridades da política externa americana e da política cultural do OCIAA.
III. O estreitamento das relações entre americanos e brasileiros foi promovido mediante o rádio, o cinema e as revistas, que divulgavam um mundo atraente de consumo e progresso.

A citação a seguir tece comentários acerca de uma lei muito

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A citação a seguir tece comentários acerca de uma lei muito importante que foi colocada em prática no Brasil já no final dos anos de 1970:

"É a lei de nº 6.683 e foi promulgada pelo presidente militar João Baptista Figueiredo no ano de 1979. A lei foi uma consequência de uma ampla mobilização social e também parte do projeto de reabertura democrática no Brasil".

(PEREIRA, Miksileide. História do Brasil Republicano II. A Ditadura Militar Parte 2: Novos Atores Políticos e a Luta pelo Fim do Regime, a Luta pela Redemocratização e a Questão da Lei de Anistia. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2016.)

Usando como justificativa as medidas anticomunistas, o Legislativo

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Usando como justificativa as medidas anticomunistas, o Legislativo aprovou medidas que fortaleciam o Executivo e um fechamento gradativo do regime. A repressão teve início em 1935 e acabou no golpe de 10 de novembro de 1937, que deu origem ao Estado Novo. Nessa data, Vargas apresentou a nova carta constitucional alegando que a Constituição promulgada em 1934 estava ultrapassada em relação ao espírito da época. O golpe de 1937 marca o início de um período:

A charge a seguir foi realizada pelo jornalista e cartunista Henfil

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A charge a seguir foi realizada pelo jornalista e cartunista Henfil e retrata o político alagoano Teotônio Vilela:

Um dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil, o movimento das Diretas já, que se iniciou em meados de 1983, conseguiu mobilizar uma quantidade significativa de brasileiros que, basicamente, tinha como principal objetivo:

A política adotada foi considerada a primeira ação, no Brasil

História

A política adotada foi considerada a primeira ação, no Brasil, com o objetivo de proteger o setor industrial com o processo de substituição de importações iniciado em 1930. Ainda, o governo comprava o excedente da produção cafeeira para destruí-la, e como forma de incentivar a indústria, foram adotadas algumas medidas, por parte do governo, que objetivavam sustentar as cotações internacionais do café produzido no país: imposto de 20% sobre as exportações do café e imposto sobre os cafeeiros plantados nos cinco anos subsequentes.

Antes do século XVII, o termo "revolução" designava o movimento

História

Antes do século XVII, o termo "revolução" designava o movimento cíclico dos astros celestes, tendo, portanto, um sentido de continuidade e linearidade. No entanto, a partir dos movimentos políticos e sociais dos séculos XVII e XVIII, o termo passou a ser utilizado para caracterizar as rupturas no tecido social e político que alteraram as estruturas das sociedades. As revoluções modificaram profundamente as sociedades derrubando ou elevando determinados grupos sociais no comando político dos Estados europeus.

A história está sempre no centro das controvérsias. De que assuntos

História

A história está sempre no centro das controvérsias. De que assuntos deve tratar? Os acontecimentos apenas, ou também os desígnios da providência, os progressos da humanidade, os fenômenos repetitivos, as estruturas? Deve pôr tônica na continuidade ou, pelo contrário, nas revoluções, nas rupturas, nas catástrofes? Deve ocupar-se prioritariamente dos indivíduos promovidos ao papel de heróis ou de massa? De quem tem poder e autoridade no Estado ou na Igreja ou, ao contrário, dos camponeses, do proletariado, dos burgueses, da população no seu conjunto e de todas as classes que a compõem?

Leia o texto a seguir sobre a Revolução Neolítica e, depois, responda

História

Leia o texto a seguir sobre a Revolução Neolítica e, depois, responda as questões.

Podemos dizer sem problemas que viviamos melhor como caçadores-coletores. Estudamos corpos de áreas onde o Neolitico estava sendo introduzido e encontramos sinais de estresse nutricional em agricultores que não encontramos em caçadores-coletores. E ainda pior nas mulheres, onde identificamos uma clara carência de ferro. A dieta anterior era sem divida mais nutritiva. Encontramos também muitas doenças que não existiam até os humanos passarem a viver mais concentrados e com os animais Alem disso, sempre que ocorreram assentamentos de populações começaram querras. Perguntado se isso esconde lições para o presente, o professor e antropólogo James C. Scott, diz que é uma questão que levantam o tempo todo. A introdução da agricultura e da pecuária foi seguida pelo trabalho com os metais, a fundação de cidades, o surgimento de aristocracias O Neolitico é a grande revolução que inaugura o nosso mundo histórico", diz Guilaine. L. Gostamos mais de ensinar as origens do homem, porque isso levanta problemas filosóficos, ou as civilizações da antiguidade, consideradas brilhantes por causa de suas realizações arquitetônicas. 11 mas o que representam quando comparadas) à passagem de toda a humanidade à agricultura?". [...] Quase ninguém mais acredita que houve uma única revolução neolitica que eclodiu no Oriente Médio com a domesticação do trigo e que dai se espalhou a todo o planeta. A ideia mais difundida é que houve vários pontos de partida mais ou menos simultáneos, na China com o arroz ou na América com o milho. Por outro lado, existe à certeza, graças à genética, de que o trigo chegou à Europa por meio das migrações dos primeiros camponeses, em um momento de grandes movimentos populacionals."

No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser

SBC

No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas.

Com base nessa discussão, analise a relação entre as asserções

I - O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como "Estado mínimo" ou "Estado de polícia", concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.

Porque

II - Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano.

O período socrático foi marcado pelo desenvolvimento do comércio

História

O período socrático foi marcado pelo desenvolvimento do comércio, das artes e da política. Atenas tornou-se centro da civilização grega em função dos aspectos socioeconômicos e políticos. A democracia ganha espaço e a educação, um novo foco, sendo a “arte do bem falar”, necessária à vida política dos cidadãos. Sobre os responsáveis pelo ensino da oratória aos jovens, podemos dizer que:

O texto traz uma reflexão sobre o tipo de regime político de uma

História

O texto traz uma reflexão sobre o tipo de regime político de uma sociedade e a corrupção. Qual das alternativas a seguir segue a tese do autor?

Os padres jesuítas, que na primeira fase da colonização brasileira

História

Os padres jesuítas, que na primeira fase da colonização brasileira estava mais próximos aos índios, buscaram sistematizar o quanto puderam o conhecimento de ervas e tratamentos naturais daquela época. Um personagem importante nesse cenário de saúde com participação religiosa em nosso período colonial foi ____________________, que durante quase 40 anos acumulou às suas funções religiosas o posto de enfermeiro no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, de 1708 a 1747, ano de sua morte

De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos

História

De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos ocorreram no século XX com os regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, e o stalinismo na URSS. Esses regimes têm como característica principal a negação dos direitos políticos da população em favor de um regime autoritário com poderes ilimitados para tomar todas as decisões do governo de um Estado.

Sobre as tensões políticas e sociais vividas pelos cidadãos no século XOC, analise as asserções.

I - As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto.
II - O século XX na América Latina foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos.
III - O caráter oligárquico da Republica Brasileira de 1889, representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como-oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam contra os mecanismos de coerção, desenvolvidos pelo voto de cabresto.

Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal

História

Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal, o comércio e as cidades ressurgem. Novas formas de produções artesanais intensificam o comércio, surgindo uma nova classe social que necessitava de novos conhecimentos que a educação religiosa não oferecia. Qual é a classe social que aparece neste contexto histórico?

Muitas das ideias que temos hoje foram criadas ou influenciadas pelos

História

Muitas das ideias que temos hoje foram criadas ou influenciadas pelos movimentos liberais e pelo pensamento iluminista. Ao pensarmos nos indivíduos que levaram a cabo estas mobilizações, lembramos de pensadores como: Voltaire, Kant, Rousseau, Adam Smith, ou seja, todos homens. Mulheres também influenciaram esses movimentos, mas existe uma tendência social de não incluirmos figuras femininas nesses movimentos. Existe uma importância histórica das mulheres para a construção do mundo contemporâneo. Quais são as bases que sustentam a não referência às figuras femininas nos movimentos liberais e pelo pensamento iluminista?

Um dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil

História

Um dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil, o movimento das Diretas já, que se iniciou em meados de 1983, conseguiu mobilizar uma quantidade significativa de brasileiros que, basicamente, tinha como principal objetivo:

Durante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado

História

Durante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado o Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro, em 1890, cuja construção ocorreu diante da necessidade de atendimento a pacientes psiquiátricos, que chamavam atenção da sociedade na época pelo abandono, pela falta de cuidados e/ou negligência com que eram tratados, muitos deles sofrendo violência física.

O direito canônico é o direito da Igreja cristã, remontando

História

O direito canônico é o direito da Igreja cristã, remontando às origens do Cristianismo. É, porém, com a liberdade de culto outorgada por Constantino em 313 que o Papa e os bispos passam a gozar do poder de julgar os adeptos do Cristianismo, quando, voluntariamente, se submetessem à autoridade religiosa, assim como dos julgamentos sobre questões meramente religiosas, que, no século V, passam a ser, estes últimos, de competência privativa da Igreja. Com a descentralização do poder político na Idade Média, fruto da queda do Império Romano, a Igreja permanece como única estrutura político-administrativa organizada capaz de preservar a memória política e jurídica do Império do Ocidente".

Tomando como referência o Direito Canônico, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A Igreja Católica é tida como herdeira da cultura romana.
( ) As fontes do Direito Canônico provinham dos decretos dos concílios, nas constituições ou estatutos aprovados nos sínodos regionais, nos decretos e constituições pontifícias.
( ) Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino com suas obras A Cidade de Deus e Suma Teológica, respectivamente foram dois dos grandes expoentes da época.

"Abrir a escola para todos não é uma escolha entre outras:

História

"Abrir a escola para todos não é uma escolha entre outras: é a própria vocação dessa instituição, uma exigência consubstancial de sua existência, plenamente coerente com seu princípio fundamental. Uma escola que exclui não é uma escola [...]. A escola, propriamente, é uma instituição aberta a todas as crianças, uma instituição que tem a preocupação de não descartar ninguém, de fazer com que se compartilhem os saberes que ela deve ensinar a todos. Sem nenhuma reserva." (MEIRIEU, 2005, p. 44).

Para a abordagem histórico-crítica, o conhecimento é resultado direto

História

Para a abordagem histórico-crítica, o conhecimento é resultado direto do treinamento para o mercado de trabalho. A escola é reconhecida como a agência que educa formalmente, e os modelos educativos são desenvolvidos com base na análise dos processos por meio dos quais o comportamento é modelado e reforçado.

A Lei da Reforma Universitária em 1968, estabeleceu a dissociabilidade

História

A Lei da Reforma Universitária em 1968, estabeleceu a dissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Durante o período do regime militar algumas críticas recaiam sobre

História

Durante o período do regime militar algumas críticas recaiam sobre a estrutura universitária vigente, por exemplo as cátedras e o elitismo universitário.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1961.

História

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1961. transformou o modelo tradicional de instituições de ensino superior vigente no país acabando, por exemplo com o regime de cátedra vitalícia.

Em 1946, surgiu a primeira universidade católica do Brasil

História

Em 1946, surgiu a primeira universidade católica do Brasil, subordinada ao Estado e sem hierarquia eclesiástica.

A primeira universidade brasileira foi criada em 1980, data próxima

História

A primeira universidade brasileira foi criada em 1980, data próxima da atual Constituição Federal de 1988.

No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola

História

No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808.

No período de 1950-1960, os brasileiros vivenciaram uma tentativa

História

No período de 1950-1960, os brasileiros vivenciaram uma tentativa de democratização marcada por eleições diretas para os principais cargos políticos. Essa fase teve o mineiro Juscelino Kubitschek (JK) como principal personagem político, e a televisão chegou ao país. A definição aplicável ao período histórico a que o texto se refere é:

"Para enfrentar o racismo, a discriminação racial, este movimento

História

"Para enfrentar o racismo, a discriminação racial, este movimento que se transformou no Movimento Negro Unificado, mudou a forma da população negra lutar, saindo das salas de debates e conferência, atividades lúdicas e esportivas, para ações de confronto aos atos de racismo e discriminação racial, elaborando panfletos e jornais, realizando atos públicos e criando núcleos organizados em associações recreativas, de moradores, categorias de trabalhadores, nas universidades públicas e privadas

O movimento tirou proveito das divergências conjunturais, mesmo dos setores da burguesia: exemplo, jornais burgueses como “A Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”. Articulamos, também, com mídia internacional, favoráveis ao fim da Ditadura Militar e outros setores”.

Considerando os movimentos negros e sua representatividade no país, é correto afirmar que:

Ao ser tratado como um lugar habitado por fanáticos e monarquistas

História

Ao ser tratado como um lugar habitado por fanáticos e monarquistas, os sertanejos de Canudos acabaram sendo diretamente vitimados pela repressão intensa de um governo que ainda demonstrava sinais claros de fragilidade em vista da falta de uma efetiva coordenação política, a qual surgiria anos depois com a "politica do café com leite". Dentre os motivos que levaram o governo a agir de forma tão dura contra os revoltosos de Canudos, podemos destacar:

|- A iminente aproximação do movimento com lideranças fieis ao Imperador D. Pedro II, o que assustava os republicanos.
II- A resistência de pessoas pobres que desafiaram a ordem vigente, não pagando impostos e fugindo da opressão dos grandes fazendeiros.
III- O gênio militar de Antônio Conselheiro, que tinha ligações com outros estados na tentativa de um movimento separatista.

Além de conteúdos, temos outras aprendizagens que devem fazer parte

História

Além de conteúdos, temos outras aprendizagens que devem fazer parte das propostas de formação de professores, possibilitado a ampliação de repertório para que sejam capazes de lidar com as demandas da profissão

"Basicamente o acordo firmado entre as oligarquias regionais com

História

"Basicamente o acordo firmado entre as oligarquias regionais com o Governo Federal. Finalmente no poder, acordaram entre si o principal objetivo de manter sempre no poder federal um presidente que pudesse sempre favorecer os interesses oligárquicos. As regiões mais ricas, na época, eram Minas Gerais e São Paulo – a primeira região mais conhecida pela produção de leite e a segunda região conhecida pela produção do café. " (PEREIRA, Miksileide. História Brasil República. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 60)

Embora apenas no fim do século a escravidão se encerre formalmente

História

Embora apenas no fim do século a escravidão se encerre formalmente, já desde a metade da década de 1840 as políticas de imigração de europeus e orientais para o Brasil seria incentivada, porque o fim do tráfico elevaria os custos para se adquirir cativos, e havia a necessidade de substituir a mão-de-obra escrava.

De certa maneira é possível dizer que este perfodo lança as bases do

História

De certa maneira é possível dizer que este perfodo lança as bases do que seria hoje a sociedade brasileira: fundamentos sociais, culturais, políticos e econômicos de nosso desenvolvimento estavam sendo estabelecidos conforme se formavam - a princípio, no litoral; depois, continente adentro - as primeiras vilas, cidades e organizações políticas europeizadas e um complexo econômico que se relacionava intensamente com outros continentes, sobretudo com a Europa e a África, trocando, junto com as mercadorias, um intenso fluxo cultural.

Ao tratamos dos cidadãos brasileiros no contexto do fim do Império

História

Ao tratamos dos cidadãos brasileiros no contexto do fim do Império e início da República, inicialmente, pensamos em toda a população do país, estimada em, aproximadamente, 14 milhões de pessoas em 1890. No entanto, a cidadania enquanto direito político, assegurada pela liberdade de escolha dos representantes públicos pelo voto direto, ainda não era evidenciada no início da República. Dentre os fatores que limitavam a cidadania plena nesse momento histórico, podemos destacar:

No ano de 1808, o rei de Portugal, D. João VI, tomou uma importante

História

No ano de 1808, o rei de Portugal, D. João VI, tomou uma importante decisão que mudaria definitivamente a história do Brasil. Cercado e pressionado por Napoleão Bonaparte, que já havia ocupado a vizinha Espanha, Portugal se vê obrigado a decidir entre os adversários França e Inglaterra em suas relações internacionais, o que implicaria na inimizade do outro. A decisão de D. João VI é de transferir toda a Corte e seu aparato burocrático para o Brasil e, daqui, governar o reino português. Tal medida teve como consequência:

Os ideais iluministas fundamentaram as Revoluções Burguesas

História

Os ideais iluministas fundamentaram as Revoluções Burguesas - a inglesa, a americana e a francesa - para a conquista da cidadania e dos diretos a ela relacionados. Com isso, os direitos naturais passaram a ser positivados, primeiramente, as declarações, como a inglesa de 1688, a francesa e a americana de 1776, e logo depois em suas Constituições, respectivamente.

Considerando os processos políticos e sociais históricos europeus derivados dessas revoluções burguesas, analise as afirmativas a seguir:

I - Com a ampliação do poder das monarquias absolutistas, a partir da Revolução Inglesa ocorrida entre 1640 a 1688, sob uma perpectiva de pensamento do John Locke, os indivíduos passaram a exercer o poder político nas formas a serem determinadas por lei.
II - Com a Revolução Americana, as ideias de supremacia da vontade popular foram afirmadas, bem como, a liberdade de associação e do estabelecimento de mecanismos de controle permanente sobre o governo.
III - O alcance dos homens nascidos livres e iguais em direitos é marcado na história, durante a Revolução Francesa, a partir da união entre a política e a religião.

Considerando a relação da oralidade com a escrita, avalie

História

Considerando a relação da oralidade com a escrita, avalie as afirmativas a seguir:

I. não são um ato mecânico e dependem de vários fatores.
II. a escrita é soberana nas práticas pedagógicas, nos instrumentos de avaliação.
III. a escrita é um dos grandes desafios da escola.
IV. escrita e oralidade se dão por meio de gêneros textuais.

De algo que tenho certeza é que esta pequena obra agrada a todos

História

De algo que tenho certeza é que esta pequena obra agrada a todos os santos. De resto, aquele que a lê com incredulidade, a falta o encontrará. Quanto a mim, tenho consciência, ter sido motivado a escrever pela autenticidade dos fatos e por amor a Cristo, de ter exposto a evidência e dito a verdade. E a recompensa que Deus lhes preparou será reservada, espero, não a todos que leram, mas a todos que creram.

O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa

História

O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

"Historicamente, o sujeito surdo encontra-se na sociedade há muitos

História

"Historicamente, o sujeito surdo encontra-se na sociedade há muitos séculos, entretanto, essa história não difere muito da história de outros tipos de deficiência, ela sempre foi permeada pela exclusão, proibição, retirada dos direitos fundamentais e da dignidade humana. No período do extermínio as pessoas com deficiência não tinham direito a vida, nos períodos da segregação e institucionalização o contexto de vida dessas pessoas é modificado e marcado por práticas assistencialistas e filantrópicas, associadas à Igreja Católica" SILVA (2020, p. 8). Silva, Denise Matias Soares. Teoria e prática de ensino: deficiência auditiva/língua brasileira de sinais / Denise Matias Soares Silva. – 1. Ed. Ipatinga, MG: Editora Única, 2020.

Em relação às condicionalidades essenciais a manutenção do benefício

História

Em relação às condicionalidades essenciais a manutenção do benefício do Programa Bolsa Família (PBF) à população indígena, Pinheiro (2014) aponta como dificuldades enfrentadas:

I – As indígenas gestantes evitam se consultar com profissionais não indígenas, do sexo masculino;
II – Língua diferente do Português;
III – Dificuldade de locomoção das equipes responsáveis pelo controle;
IV – Falta de parcerias e estrutura tanto na SASI quando nos municípios;
V – Falta de envolvimento dos agentes indígenas de saúde com a questão do benefício.

Misés (1977, p. 14) faz um relato sobre o modo como tratavam as

História

Misés (1977) faz um relato sobre o modo como tratavam as pessoas deficientes na Roma antiga:
Nós matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas doentes, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, nós as afogamos. Não se trata de ódio, mas de razões que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompe-las.

A célebre afirmação de Aristóteles, de que o homem é, pela sua própria

História

A célebre afirmação de Aristóteles, de que o homem é, pela sua própria natureza, um ser político [...] significa, como tivemos ocasião de salientar, que o indivíduo somente encontra condições apropriadas para atingir um nível de [...] desenvolvimento integral de sua personalidade, quando convive com outros seres humanos numa comunidade organizada, regida por normas gerais de comportamento.

Diferentemente de outros pensadores que acabam por sistematizar apenas

História

Diferentemente de outros pensadores que acabam por sistematizar apenas conceitualmente os elementos que compõem o fenômeno da dominação entre os homens, Karl Marx propõe que a dominação só pode ser entendida dentro das contradições encerradas no plano da realidade material concreta.

Sobre a dominação entre homens, segundo Marx, é correto afirmar:
I. Está relacionada com a evolução natural.
II. Se caracteriza pela propriedade dos meios de produção pelos dominantes.
III. É resultado da concorrência entre os dominantes.
IV. É resultado de um processo histórico, relacionado com o predomínio do modelo econômico.

(UEM/PAS 2015) Para entender os conflitos sociais nas sociedades

História

(UEM/PAS 2015) Para entender os conflitos sociais nas sociedades modernas, Karl Marx (1818-1883) defendeu a importância de estudar como ocorrem as relações entre as diferentes classes sociais de uma determinada sociedade. De acordo com o professor Everaldo Lorensetti, “Segundo Marx, a burguesia tomou posse dos meios de produção, enriqueceu e também obteve o controle do Estado [...] criando leis para proteger a propriedade privada (particular) e manter-se no poder; [...] Enquanto isso, a classe assalariada (os proletários), sem os meios de produção e voz política na sociedade, transformava-se em parte fundamental no enriquecimento da burguesia, pois ofereciam mão de obra para as fábricas”.

(LORENSETTI, E. Sociologia – Ensino Médio, Curitiba, SEED-PR, 2006, p. 44)



De acordo com o texto acima, é correto afirmar:

01) As classes sociais são grupos humanos formados por pessoas pobres ou por pessoas ricas. A existência dessas classes na história é determinada pela vontade divina.
02) O conceito científico de “classes sociais” se refere à existência de grupos humanos compostos por raças e etnias diferentes e que competem entre si pelo domínio da sociedade.
04) O conceito de “classes sociais” utilizado por Karl Marx se baseia no estudo das relações sociais entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores assalariados sem a propriedade dos mesmos meios.
08) Segundo o enunciado da questão (caput), a classe assalariada ou proletariado pode economizar o salário que recebe no final do mês e também se tornar proprietária dos meios de produção, encerrando assim a luta entre as classes sociais.
16) Segundo o enunciado da questão (caput), a classe assalariada é a responsável pelo enriquecimento da burguesia, pois é ela que fornece a mão de obra que realiza o trabalho nas fábricas.

A discriminação tem como alvo diferenças internas historicamente

História

A discriminação tem como alvo diferenças internas historicamente construídas, negros, indígenas, migrantes internos e também as novas diferenças que provêm dos movimentos imigratórios para o Brasil, na contemporaneidade. políticas de inclusão precisam ser aplicadas urgentemente para que essa população não seja excluída, a exemplo da cátedra Sérgio Vieira de Mello (Brasil), que promove o direito de refugiados ingressarem ou continuarem seus estudos no ensino superior. sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I - para combater esses estereótipos e preconceitos Luiz Felipe de Alencastro, historiador de nacionalidade brasileira, que foi um refugiado em Paris (França) durante a ditadura militar no Brasil, ensinava história das américas na reputada universidade La Sorbonne de Paris.
II - a sociedade brasileira como um todo ganha com as políticas afirmativas.
III - Luiz Felipe Alencastro, em sessão no Supremo Tribunal Federal, em prol das políticas de cotas, mostra que o funcionamento da democracia no Brasil passa pelo reconhecimento desse direito fundamental, para os grupos mais atingidos pelas desigualdade.
IV - a democracia garante por si só a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais.

Havia muitos índios que eram aldeados pelos jesuítas

História

Havia muitos índios que eram aldeados pelos jesuítas. Muitas das missões jesuítas eram atacadas pelos colonos para resgatarem esses índios aldeados e utilizá-los ou vendê-los como escravos. Isso acarretou muitos embates entre os jesuítas e colonos, em que os índios aldeados também participavam.

Embora o termo Absolutismo como uma realidade histórica seja um

História

Embora o termo Absolutismo como uma realidade histórica seja um conceito amplo, com peculiaridades a depender dos anos e localidade de ocorrência, há um entendimento consensual entre os analistas e teóricos, de que se trata de uma nova organização do poder. Nesse sentido, Schiera (2004) buscou delimitá-lo a um argumento descritivo e outro de cunho compreensivo.

A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa

História

A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa, literalmente, a guarda avançada ou a parte frontal de um exercito. Seu uso metafórico data de início do século XX, se referindo a setores de maior pioneirismo, consciência ou combatividade dentro de um determinado movimento social, político, científico ou artístico. Vanguardista então é “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais. Nas artes, a vanguarda produz a ruptura de modelos pré-estabelecidos, defendendo formas anti-tradicionais de arte e o novo nas fronteiras da experimentação.

Questão 15 - FATEC 2020 - Caderno Azul

O conhecidíssimo nome de Cândido Mariano da Silva Rondon, ou Marechal

História

O conhecidíssimo nome de Cândido Mariano da Silva Rondon, ou Marechal Rondon está intimamente ligado à criação de uma agência indigenista anexada ao Estado Brasileiro. O projeto da Comissão Rondon ou a Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas tinha uma proposta de ligar a capital, que na época era o Rio de Janeiro, às regiões menos ocupadas do país.

A presente seção parte de um tipo específico de Feudalismo que

História

A presente seção parte de um tipo específico de Feudalismo que se localiza na substituição por parte do poder régio de uma classe dirigente monárquica por outra classe vinda de grupos étnicos germânicos.

No decorrer da História da humanidade, a cultura e tradição sociais

História

No decorrer da História da humanidade, a cultura e tradição sociais influenciaram a compreensão e entendimento das pessoas em relação à pessoa com deficiência, bem como, aceitação social das pessoas com deficiência teve sua evolução entre a sociedade após a criação de políticas publicas sociais e culturais em cada sociedade.

O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando

História

O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o ato de navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:

Vivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os

História

Vivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os animais, como prova da nossa pertença ao dono da quinta. Éramos torturados todos os dias, segundo os apetites do capataz [...].” A Mauritânia é um país muçulmano onde a escravatura não só é uma realidade perfeitamente normalizada como defendida por vários líderes religiosos.

(Fonte: EXPRESSO. “A meio da viagem...”. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-10-10-A-meio-da-viagem-o-bebe-comeca-a-chorar.-Alguem-pede-para-calar-o-bebe.-Nao-se-calou.-Atiraram-no-borda-fora#gs.Ms0msfI. Acesso em: 01 dez. 2018)



O tráfico de pessoas refugiadas para o trabalho escravo é uma realidade em muitos países. Pela própria característica do crime, dificilmente se consegue identificar os casos, como esse relatado na Mauritânia. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, a Líbia tem "mercados de escravos onde os migrantes são vendidos por um preço entre 200 e 500 dólares". Eles são forçados a trabalhar, muitas vezes sem pagamento, e alguns sofrem abusos sexuais.

Sobre o contexto, julgue os itens que se seguem em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos.

( ) O aliciamento para a escravatura, geralmente, se dá em pequenas aldeias, em que os traficantes se aproveitam do desespero das pessoas, vendo o refugiado como a vítima perfeita, diante a sua necessidade vital de fugir daquele local em guerra.
( ) Considerada como a escravatura do século XXI, o tráfico de seres humanos é o abuso de poder dentro de uma situação de vulnerabilidade da pessoa. Que pode ser considerado uma violação à dignidade humana.
( ) Em algumas situações, desde que não tenham abusos físicos, essa situação de escravo é favorável ao refugiado, já que assim, de alguma forma, contribuiria para a efetivação do princípio da segurança econômica e teria um trabalho no país de destino.
( ) As vítimas de trabalho escravo merecem um tratamento diferenciado em relação aos outros migrantes. Como forma de cumprimento a princípios de direitos humanos, essas vítimas não podem ser deportadas ao seu país de origem, devendo, inicialmente, serem acolhidas no Estado que se encontram.

O liberalismo foi o pensamento econômico predominante entre 1776

História

O liberalismo foi o pensamento econômico predominante entre 1776 e meados dos séculos XIX e XX.​​​​​​​ Qual das alternativas está correta, de acordo com os pressupostos liberais?

Nessa orientação , o tempo, a historia, a Constituição possibilitam

História

Nessa orientação , o tempo, a historia, a Constituição possibilitam o surgimento de uma nova concepção de democracia

A concepção de educação, considerada de forma ampla, a partir da qual

História

A concepção de educação, considerada de forma ampla, a partir da qual ela acontece nas mais variadas situações que o ser humano vivencia, não é algo que vem da atualidade, mas é na atualidade ou na história da educação recente que se discute mais a fundo as possibilidades de atuação da pedagogia na educação.

Acerca do tempo histórico que situa a concepção de educação mais próxima que conhecemos, avalie as afirmativas a seguir, indicando as Verdadeiras e as Falsas:

( ) Se trata de uma discussão que pode ser situada na modernidade, do século XIX.
( ) Se trata de uma discussão que, também, pode ser situada na pós-modernidade, dos séculos XX e XX.
( ) Se trata de uma discussão que envolve as sociedades gregas e modernas da Europa Ocidental, situada nas práticas de ensino contemporâneas.
( ) Se trata de uma discussão de metodologias de ensino que permearam os conhecimentos pedagógicos do século XVIII, com o surgimento da escrita alfabética.

A colonização portuguesa no Brasil é caracterizada por uma ampla

História

A colonização portuguesa no Brasil é caracterizada por uma ampla empresa mercantil. É o próprio Estado metropolitano que, em conjugação com as novas forças sociais produtoras, ou seja, a burguesia comercial, assume a tarefa da colonização das terras brasileiras. A partir daí dois elementos, Estado e burguesia, passam a ser os agenciadores coloniais e, assim, a política definida com relação à colonização é efetivada através de alguns elementos básicos que se seguem.

A teoria da Espiral Dinâmica é uma maneira de explicar a complexidade

História

A teoria da Espiral Dinâmica é uma maneira de explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças que ocorrem nos grupos humanos ao nosso redor. É baseada em 50 anos de pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves e continuada por seus seguidores, Don Beck e Chris Cowan. Clare W. Graves (1914 - 1986) foi um professor de psicologia que, em 1952, iniciou uma pesquisa que duraria mais de 30 anos, para investigar o que seria um “adulto psicologicamente saudável” na percepção das pessoas. Ele coletou dados de seus estudantes de psicologia no Union College na universidade de Schenectaddy, NY e outros indivíduos pesquisados, durante os primeiros sete anos (1952-1959). Sua pesquisa foi realizada com um grupo diversificado de 1.065 homens e mulheres, com idade entre 18 e 61 anos. A cada início de semestre, seus alunos deveriam escrever um trabalho sobre “o que é ser um adulto psicologicamente saudável e maduro”. Os alunos deveriam entregar o trabalho alguns meses depois e eram orientados a não lerem absolutamente nada a respeito de psicologia para escreverem seus trabalhos. Além dos alunos, Graves ampliou sua pesquisa para outros indivíduos e realizou baterias de testes psicológicos, utilizando instrumentos reconhecidos. O nome Espiral Dinâmica se deve ao diagrama usado para descrever a teoria, que tem a forma de uma dupla hélice em espiral, como no diagrama do DNA. Na Espiral Dinâmica, o primeiro eixo representa as condições de vida e a segundo eixo representa o conjunto de ideias, valores e senso de identidade que emergem em resposta a essas condições de vida. A representação em espiral transmite a ideia de que consciência humana evolui conforme as circunstâncias em que vivemos, para lidarmos com a complexidade da realidade circundante. Essa teoria nos auxilia a compreender a natureza dinâmica da evolução da consciência, com seus progressos e retrocessos. Graves chamou sua teoria de Modelo Emergente Cíclico de Hélice Dupla do Desenvolvimento de Sistemas Biopsicossociais Adultos.

"Nos anos de 1930 surge um movimento conhecido como "Movimento

História

"Nos anos de 1930 surge um movimento conhecido como "Movimento Escolanovista" formado por educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Francisco Campos, que juntos buscavam renovar o ensino, organizando um manifesto, o qual seria conhecido mais tarde como "Manifesto dos Pioneiros da Educação" (PALMEN, 2021, p. 06). PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional SA. , 2021, Sobre esse manifesto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso

() Esse manifesto denunciava o atraso do sistema educacional brasileiro.
() O manifesto apontava a necessidade de ampliação da educação para toda a população.
() O manifesto apresentou uma nova proposta pedagógica que visava a reconstrução do sistema educacional brasileiro.

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