História
Exibindo questões de 1 a 100.
Correto afirmar que a relevância do planejamento para a escola reside
HistóriaÉ correto afirmar que a relevância do planejamento para a escola reside:
Graças ao estudo do primeira e único dermatologista a receber o prêmio
HistóriaGraças ao estudo do primeira e único dermatologista a receber o prêmio Nobel, em 1903, dinamarquês Niels Ryberg Finsen, em que se utilizou de uma fonte artificial de luz ultravioleta para tratar da tuberculose cutânea (Lupus vulgaris e posteriormente ao uso da luz ultravioleta na primeira grande guerra (1914- 1918), onde ainda não havia antibiótico, tratando ferimentos e melhorando na cicatrização, é que se atentou ao papel da irradiação UV melhorando a resposta antibacteriana e até na regeneração tecidual Mas sabemos também que a irradiação não apenas favorece nossa imunidade, mas prejudica, levando a quadros de câncer de pele, o câncer com maior incidência em todo o mundo. A evolução de uma neoplasia depende de varios fatores
I-Fatores ambientais como luz solar ou o hábito de fumar.
Il-Fatores imunológicos do individuo.
Ill-Fatores relacionados a imunidade inata e adquinda
A independência do Brasil é muitas vezes compreendida como um processo
HistóriaA independência do Brasil é muitas vezes compreendida como um processo complexo, que, por um lado, formaliza a autonomia e ruptura política em relação a Portugal e, por outro, possibilita a manutenção da escravidão, da monarquia e da presença da dinastia dos Bragança na América. É um momento crucial para a compreensão da formação do Brasil contemporâneo, pois
Com a aclamação do príncipe regente D. Pedro como imperador do Brasil, em 12 de outubro de 1822, começou a ser
construída no imaginário político dos povos, outrora irmãos, a ideia de um império autônomo em terras americanas.
[...] O processo de emancipação política representou o ponto de partida para a construção de uma ideia moderna de
nação. [...] Essa polarização que exprimia um difuso sentimento antilusitano e antibrasileiro em imagens e escritos dos dois povos, agora reinos e nações separados, terminava por demonstrar em que se constituiu, em parte, o processo de emancipação política do Brasil. [...] À medida que se aprofundava a incompreensão recíproca, a possibilidade de manter-se a união entre Portugal e o Brasil tornou-se cada vez mais distante para ambos os lados. Incompatibilidade que se resolveu, como costuma ocorrer, pelo divórcio, talvez não tão amigável, como muitas vezes supôs a historiografia, pois envolveu lutas e disputas não só entre os dois lados do Atlântico, como também no próprio interior do Brasil. Mais difícil, porém, era a tarefa que restava, de construir e definir o Brasil: não mais como continuação de Portugal, mas dotado de identidade própria, que foi procurada pelo menos ao longo de todo o Oitocentos, em oposição ao ser português.
NEVES, L. M. P. B. Estado e política na independência. In: GRINBERG, K.; SALLES, R. (org.). O Brasil Imperial, 1808-1830. vol. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 129-131. Adaptado.
A história dos negros no Brasil é marcada por episódios de conflito
HistóriaA história dos negros no Brasil é marcada por episódios de conflito e manifestações de resistência. Na cidade de
Salvador, o bloco Ilê desfilou pela primeira vez no Carnaval de 1975, causando espanto entre as elites da Bahia e um despertar para a pauta racial em uma das cidades mais negras do país. “Fomos escoltados pela polícia e fomos vaiados
pela população, com alguns aplausos tímidos em meio às vaias. Fomos considerados negros rebeldes que estavam espalhando racismo na cidade”, lembra Arany [Santana, 72, diretora licenciada do bloco].
[...] O jornal A Tarde, um dos mais tradicionais da cidade, publicou na época a nota “Bloco racista, nota destoante”, afirmando que o Ilê Aiyê havia proporcionado “um feio espetáculo” com uma “imprópria exploração” do tema do racismo no Carnaval. Anos depois, o jornal se retratou.
PITOMBO, J. P. Ilê Aiyê, 50, afrontou ditadura com bloco-manifesto e foi levante da Bahia negra no Carnaval. Folha de São Paulo, São Paulo, 07 fev. 2024. Adaptado. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/02/ile-aiye-50-afrontou-ditadura--com-bloco-manifesto-e-foi-levante-da-bahia-negra-no-carnaval.
shtml#comentarios. Acesso em: 8 fev. 2024.
Os últimos momentos do Governo de João Goulart foram precipitados
HistóriaOs últimos momentos do Governo de João Goulart foram precipitados pelos movimentos das tropas sob o comando do General Olímpio Mourão Filho, que, sediadas em Juiz de Fora, deslocaram-se em direção ao Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964.
Em janeiro de 1931, Lamartine Babo lançou uma marchinha intitulada
HistóriaEm janeiro de 1931, Lamartine Babo lançou uma marchinha intitulada “Gê-gê”, uma referência ao novo governante brasileiro, Getúlio Vargas, que assumiu o comando da república após a Revolução de 1930. O refrão da música soletrava as letras do nome do presidente e transmitia uma lúdica sensação de intimidade aos milhares de brasileiros
que escutavam a canção.
"A história precisa ser reescrita a cada geração, porque embora o pass
História"A história precisa ser reescrita a cada geração, porque embora o passado não mude, o presente se modifica; cada geração formula novas perguntas ao passado e encontra novas áreas de simpatia à medida que revive distintos aspectos das experiências de suas predecessoras."
"Uma simples esquina, diariamente percorrida pelo aluno para chegar
História"Uma simples esquina, diariamente percorrida pelo aluno para chegar à escola, pode abrigar cem anos ou mais de história, através de prédios representativos de ciclos econômicos já encerrados, de estilos arquitetônicos já em desuso, de fatos históricos insuspeitados ocorridos atrás das paredes tão próximas, de formas de morar já muito alteradas."
Feijoada completa (Chico Buarque – 1977) Mulher, você vai gostar:
HistóriaFeijoada completa (Chico Buarque – 1977)
Mulher, você vai gostar:
Tô levando uns amigos pra conversar.
Eles vão com uma fome
Que nem me contem;
Eles vão com uma sede de anteontem.
Salta a cerveja estupidamente
Gelada pr'um batalhão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, não vá se afobar;
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar.
Ponha os pratos no chão e o chão tá posto
E prepare as linguiças pro tiragosto.
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar:
Arroz branco, farofa e a malagueta;
A laranja-bahia ou da seleta.
Joga o paio, carne seca,
Toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, depois de salgar
Faça um bom refogado,
Que é pra engrossar.
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira.
Diz que tá dura, pendura
A fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão.
As linguagens da cidade têm um caráter pedagógico: porque
HistóriaAs linguagens da cidade têm um caráter pedagógico: porque a materialidade e a subjetividade da cidade expressam as relações e os valores sociais, políticos, raciais, de classe, de exclusão ou inclusão, que estão presentes na sociedade. Então, esses símbolos, esse patrimônio, representam a experiência cotidiana do cidadão e, ao mesmo tempo, educam o olhar e a percepção do outro, o que é fundamental para a construção da identidade.
Até meados do século XVIII, a região nordestina, que era designada
HistóriaAté meados do século XVIII, a região nordestina, que era designada como o “Norte”, concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia; nesse período, o Sul foi uma área periférica, menos urbanizada, sem vinculação direta com a economia exportadora. Salvador foi a capital do brasil até 1763 e, por muito tempo. Sua única cidade importante. Embora não haja dados de população seguros até meados de século XVIII, calcula-se que tinha 14 mil habitantes em 1585,25 mil em 1724 e cerca de 40 mil em 1750, a metade dos quais eram escravos. Esses números podem parecer modestos, mas têm muita significação quando confrontados com os de outras regiões: São Paulo, por exemplo, tinha menos de 2 mil habitantes em 1600.
Ruth Benedict inicia seus estudos em 1919, sendo uma das primeiras
HistóriaRuth Benedict inicia seus estudos em 1919, sendo uma das primeiras mulheres a realizar pesquisas antropológicas. Considere seus conhecimento sobre os escritos de Benedict e avalie as afirmações a seguir.
I - Benedict procurou demonstrar o modo como a cultura é vivida pelos indivíduos, bern cono indícava que os vários elementos culturais, como a política, a economia, a estética, a religião são urn todo ínterligado.
I - Benedict não escapa ao pensamento evolucionista, pois propõe que era precíso cormpreender cada etapa do desenvolvimento da cultura, através da comparação entre diversas sociedades.
III - Para Benedict, cada cultura caracteriza-se por um atributo dominante, que influi diretamente no comportamento do individuo, no controle que faz das emoções e os ideais de conduta que determinam o que é normal e anormal do ponto de vista da sociedade.
Marie Gouze (1748–1793) em meio às lutas travadas na Revolução
HistóriaMarie Gouze (1748–1793) em meio às lutas travadas na Revolução Francesa, adotou o nome de Olympe de Gouges para divulgar seus escritos, esta dramaturga e ativista política, considerada por muitos como a primeira feminista francesa, ela foi uma forte defensora da expansão dos direitos civis e políticos, da abolição da escravidão e da emancipação da mulher, e esta última ideia influenciou para sua condenação à morte, declarada como "mulher desnaturada" e guilhotinada em 1793 foi autora da Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã (1791).
Leia o texto a seguir e complete as lacunas.
Mães, filhas, irmãs, mulheres ____________ da nação reivindicam constituir-se em uma assembléia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das ____________ públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher. Assim, que esta ____________ possa lembrar sempre, a todos os membros do corpo social seus direitos e seus deveres; que, para gozar de confiança, ao ser comparado com o fim de toda e qualquer instituição ____________ os atos de poder de homens e de mulheres devem ser inteiramente respeitados; e, que, para serem ____________ doravante, em princípios simples e incontestáveis, as reivindicações das cidadãs devem sempre respeitar a constituição, os bons costumes e o bem estar geral."
(Disponível em: . Acesso em 4 fev. 2019)
Leia o texto abaixo e responda a alternativa correta a seguir “Qual
HistóriaLeia o texto abaixo e responda a alternativa correta a seguir
“Qualquer análise do Brasil pós-1930 tem que levar em conta o peso dos 15 anos do primeiro governo Vargas. A importância da figura de Getúlio Vargas; a ideia da necessidade de superação do atraso econômico e social brasileiro pelo desenvolvimento industrial, o autoritarismo com sua crítica feroz às instituições democráticas de relacionamento político (como os partidos, a independência entre os poderes e as eleições), são algumas das heranças que esse governo esforçou-se por legar à história brasileira. Mas a mais importante entre elas foi, sem dúvida, a proposta, difundida nos discursos dos dirigentes da época, de convivência harmônica entre trabalhadores e empresários, arbitrada por um Estado que seria, ainda segundo aqueles discursos, ao mesmo tempo regulador e protetor, apresentando-se como inventor da legislação social.”
MATTOS, Marcelo Badaró. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p.61.
Embora saibamos muito sobre os arranjos humanos configurado em terra
HistóriaEmbora saibamos muito sobre os arranjos humanos configurado em terra ao redor das ostras, sabemos muito menos historicamente sobre o que aconteceu debaixo d’água, apesar do fato de que essas interações alteraram completamente ecossistemas marinhos, e que foram moldadas pelo mar e as estruturas físicas dos recifes. Invertendo nossa perspectiva para o mar ou para o fundo do oceano, como os recifes e as ostras experimentaram o colonialismo, a escravidão ou as mudanças na governança imperial? Mundos oceânicos animados restringiram e influenciaram o comportamento social entre os atores históricos com os quais estamos mais familiarizados, tornando a pesca de pérolas um local ideal para submergir estudos do Oceano Índico e avançar na leitura multiespécies do capital local e global.
Adaptado de: FERNANDO, Tamara. Seeing like the sea: a multispecies history of the Ceylon Pearl Fishery 1800-1925, Past and Present, n. 254, 2022, p. 129
Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands
HistóriaDesde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:
“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”
(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)
“Era dos trens”: por que o Brasil trocou as ferrovias por rodovias?
História“Era dos trens”: por que o Brasil trocou as ferrovias por rodovias?
Governo atual diz trabalhar em para retomar as ferrovias no país. Os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o transporte ferroviário estão gerando burburinho, seja entre os céticos ou otimistas. Há poucas semanas, Lula anunciou que o governo está trabalhando em um projeto para expandir a malha ferroviária do país, aumentando a circulação de trens para carga e, especialmente, passageiros.
(Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br. Acesso em: fevereiro de 2024.)
A colonização da América protagonizou a consolidação do novo padrão
HistóriaA colonização da América protagonizou a consolidação do novo padrão de poder mundial e a classificação racial da população mundial como elemento fundamental à dominação colonial. Um sistema de poder mundial que constitui a globalização hoje em curso e que está intrinsecamente relacionado com a colonização da América e transformações nos modos de vida, territórios e identidades dos povos e comunidades tradicionais.
(QUIJANO. 2005.)
Os constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem
HistóriaOs constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem internacional vêm modulando a forma como governos, empresas, sociedade civil e centros de pensamento estão se relacionando. Em um mundo cada vez mais multifacetado, o monopólio da política externa já não cabe mais como instrumento de competência exclusiva de entidades governamentais, seja em seu aspecto de formulação ou em aspecto decisório.
(Lafer. 2001.)
Leia o texto a seguir: A instalação do Município só se deu no dia 15
HistóriaLeia o texto a seguir:
A instalação do Município só se deu no dia 15 de janeiro de 1917, com o comparecimento de grande massa popular, vinda, em parte, da sempre amiga cidade de Paracatu.
Pela Lei Estadual n. 577, de 31 de maio de 1918, o nome foi mudado para Cristalina, que é conservado até hoje. No dia 1º de abril de 1930, pela primeira vez, Cristalina recebeu um Governador do Estado, sendo visitada pelo Dr. Alfredo Lopes de Morais, que foi homenageado com um programa de corridas no hipódromo local.
Em 1683, Bartolomeu Bueno da Silva, a frente de numerosa bandeira da
HistóriaEm 1683, Bartolomeu Bueno da Silva, a frente de numerosa bandeira da qual fazia parte seu filho, de igual nome, chegou até o rio das Mortes, seguindo o roteiro que Manuel Correia traçara em 1647. Ali, com o auxílio de um guia indicado pelo bandeirante Pires de Campos, atingiu as cabeceiras do rio que depois se chamou rio Vermelho. No mesmo local, Bartolomeu usou a artimanha do prato de aguardente com fogo para impressionar os índios, que lhe deram o nome de “Anhanguera”, que também era conhecido como:
A ______ pressupõe um sistema político no qual a condução dos afazeres
HistóriaA ______ pressupõe um sistema político no qual a condução dos afazeres da sociedade é definida pelos cidadãos agindo diretamente nesse processo de tomada de decisões ou por meio de representações eleitos portais finalidade esse tipo de governo compõem os aspectos substantivos das condições de vida experimentada.
A exploração das riquezas naturais por meio da escravização dos povos
HistóriaA exploração das riquezas naturais por meio da escravização dos povos originários pelos portugueses, no Brasil colônia, apresentaram características específicas sobre como ocorreram a tentativa de dominação e o genocídio dos povos indígenas pelos portugueses.
(PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial
História(PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre
HistóriaA Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética, que durou aproximadamente de 1947 a 1991. Qual dos seguintes eventos não foi uma consequência direta da Guerra Fria?
A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, teve um impacto
HistóriaA Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, teve um impacto significativo na sociedade, na economia e no meio ambiente. Qual das seguintes inovações tecnológicas não foi um resultado direto da Revolução Industrial?
A ideia de criar um território ou estado do Tocantins remonta
HistóriaA ideia de criar um território ou estado do Tocantins remonta ao final do século XIX, mas foi concretizada apenas em 1988, pelo desmembramento do Estado de Goiás.
Em 1888 foi abolida a escravidão e em 1889, inaugurado o regime
HistóriaEm 1888 foi abolida a escravidão e em 1889, inaugurado o regime republicano que reconhecia a igualdade formal de deitos entre negros e brancos. Dessa forma o racismo deixou de ser legalizado. O autor Florestan Fernandes nos esclarece o significado contraditório dessa transformação mostrando que ao mesmo tempo em que o reconhecimento formal de direitos dos negros passa a ser uma arma de combate ao racismo, contraditoriamente, serve também como fator ideológico para justificar sua reprodução. A igualdade formal de direito tem como contrapartida tornar o racismo insidioso e camuflado, supondo que o negro, mesmo com o sofrimento secular de exploração e opressão, parte de bases iguais para competir na sociedade de classes, como se esse grupo social estivesse em condições de igualdade com branco para competir uma vaga de emprego ou ainda para entrare se manter no sistema escolar, dentre tantos outros fatores. A fotografia social fornecida pela obra de Florestan Fernandes sobre a situação do negro e do mulato no momento sucessivo à abolição, mostra que a "liberdade e igualdade formal de direitos continuariam redirecionadas ao ponto de igualdade racial, de prestigio e condições financeiras.
Em 1888 foi abolida a escravidão.
Em 1889, inaugurado o regime republicano que reconhecia a igualdade formal de direitos entre negros e brancos.
A igualdade formal de direito tem como contrapartida tornar o racismo insidioso e camuflado.
A fotografia social fornecida pela obra de Florestan Fernandes sobre a situação do negro e do mulato no momento sucessivo à abolição, mostra que a "liberdade e igualdade formal de direitos continuariam".
Na sociedade moderna houve um grande debate sobre as mais novas
HistóriaNa sociedade moderna houve um grande debate sobre as mais novas e diversas formas de ocupação e profissões que surgiram. O próprio desenvolvimento científico e tecnológico, assim como o crescimento da Universidade possibilitaram o debate sobre a apropriação de um saber especializado e sistematizado.
Francis Bacon defendia um método científico baseado no __________, que
HistóriaFrancis Bacon foi um dos primeiros autores a dar um papel funcional ao conhecimento científico. O saber científico deveria ser utilizado em prol do desenvolvimento humano e a natureza poderia ser modificada visando o seu benefício. Sua visão foi fortemente influenciada pelas descobertas de cientistas da época como Copérnico e Galileu Galilei. A partir desses novos conhecimentos, Bacon propôs uma nova abordagem de investigação científica que se contrapôs a ideias estabelecidas neste campo desde Aristóteles.
Com relação às diferentes interpretações do método científico entre os fundadores do conhecimento científico, analise o excerto a seguir:
Francis Bacon defendia um método científico baseado no __________, que consiste em fazer generalizações a partir de observações particulares. Galileu Galilei, por sua vez, aplicou um método científico que se utilizava do raciocínio abstrato, da imaginação e da ___________, indo além da experiência sensível em suas observações. Todavia, David Hume defendia um método que se baseava apenas em __________, decorrente de seu ceticismo metodológico.
Leia o texto abaixo. Não era cerimonia muito demorada. A cada escravo
HistóriaLeia o texto abaixo. Não era cerimonia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua vez, dizia o padre: seu nome é Pedro, o seu é João, o seu é Francisco, e 14 assim por diante, dando a cada qual um pedaço de papel com o nome por escrito, e pondo-lhes na lingua uma pitada de sal, antes de aspergir com um hissope água benta em toda a multidão. Então, um interprete negro a eles se dirigia, com essas palavras: "Olhai, sois ja filhos de Deus; Estais a caminho de terras espanholas (ou portuguesas), onde ireis aprender as coisas da fé. Esquecei tudo o que se relacione com lugar de onde vieste, deixai de comer cães, ratos ou cavalos Agora podeis ir, e sede felizes. (Charles Boxer. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola. Citado em: Jaime Rodrigues.
Após a reabertura política, com o final do período de governos de
HistóriaApós a reabertura política, com o final do período de governos de presidentes militares no Brasil, uma nova Constituição foi promulgada. Considere as afirmações a seguir, sobre a Constituição de 1988:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.
A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil
HistóriaA última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império. A respeito dessa reforma, é CORRETO afirmar que:
A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em
HistóriaA última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império. A respeito dessa reforma, é CORRETO afirmar que: Selecione uma alternativa:
Não era cerimônia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua
HistóriaLeia o texto abaixo.
Não era cerimônia muito demorada. A cada escravo, quando chegava a sua vez, dizia o padre: seu nome é Pedro, o seu é João, o seu é Francisco, e assim por diante, dando a cada qual um pedaço de papel com o nome por escrito, e pondo-lhes na língua uma pitada de sal, antes de aspergir com um hissope água benta em toda a multidão. Então, um intérprete negro a eles se dirigia, com essas palavras: “Olhai, sois já filhos de Deus; Estais a caminho de terras espanholas (ou portuguesas), onde ireis aprender as coisas da fé. Esquecei tudo o que se relacione com o lugar de onde vieste, deixai de comer cães, ratos ou cavalos. Agora podeis ir, e sede felizes.
(Charles Boxer. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola. Citado em: Jaime Rodrigues. De costa a costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.61-2.)
Pode-se dizer que no contexto das Reformas Religiosas dos séculos
HistóriaPode-se dizer que no contexto das Reformas Religiosas dos séculos XV e XVI houve também efervescentes reformas políticas e educacionais, promovidas por alas da igreja católica descontentes com suas atividades e pelo próprio desenvolvimento econômico da sociedade que se concentrava na produção material e no desenvolvimento da burguesia. Nesse período se desenvolveu outro movimento conservador e reacionário às novidades defendidas pelos reformadores. A intransigência da Igreja Católica, não apenas expulsou muitos de seus membros, que fundaram outra igreja reformada protestante, mas também se armou para um movimento de oposição. Veremos como tudo isso aconteceu a seguir.
A respeito da Contrarreforma Católica, analise as afirmações como Verdadeiras ou Falsas:
( ) O papado tratou logo de combater aquela efervescência causada pelos movimentos reformistas, lançando um projeto de Contrarreforma que abrangia todos os setores.
( ) O Concílio de Trento (1545-1564), em uma de suas determinações, fixou reforço à formação dos jovens nos quadros eclesiásticos, principalmente pela ordem dos Jesuítas.
( ) A ordem jesuítica ficou responsável pela educação dos leigos e lançou o Ratio Studiorum como um conjunto de leis que regulamentou a educação.
( ) O Conclílio de Trento condenou, com dez “regras”, várias espécies de livros e estabeleceu que fossem totalmente proibidos.
Os objetivos e tarefas dos jesuítas, definidos nos Regimentos
HistóriaOs objetivos e tarefas dos jesuítas, definidos nos Regimentos Portugueses para a Colônia, visavam catequizar e instruir os nativos desta terra, assim como a população em geral, além de garantir a geração de sacerdotes para a continuidade do processo. Deveriam, portanto, "aculturar e converter" e "criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os degredados e aventureiros que para cá viessem" (XAVIER, 1994, p. 41). Tratava-se de "dominar, pela fé, os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários" (Ibid.)
Após a reabertura política, com o final do período de governos
HistóriaApós a reabertura política, com o final do período de governos de presidentes militares no Brasil, uma nova Constituição foi promulgada.
Considere as afirmações a seguir, sobre a Constituição de 1988:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.
A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879
HistóriaA última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império.
A Comissão Nacional da Verdade (Lei nº 12.528 BRASIL, 2011) demonstra
HistóriaA Comissão Nacional da Verdade (Lei nº 12.528 BRASIL, 2011) demonstra como a ditadura militar de 1964-1985, no Brasil, caracterizou-se como um período violento, com crimes hediondos contra a humanidade, tortura, assassinatos, desaparecimentos, perseguições, estupros de mulheres opositoras ao regime entre tantas outras brutalidades.
Refletindo sobre as violências cometidas pelo Estado, analise as afirmações:
I- No Brasil, os povos originários, os negros e os pobres são marcados pela violência do Estado punitivista e muitas vezes com a anuência das midias bandido bom é bandido morto.
II- Os regimes ditatonais que se disseminaram em vários países na década de 1960, como Argentina Chile, Uruguai e Brasil, são exemplos de crimes contra a humanidade, pela prática da tortura de dissidentes políticos.
III- A lógica do punitivismo, do castigo e da pena presente nos momentos mais obscuros e mortiferos da humanidade, não estão presentes no funcionamento do Estado democrático.
Leia as afirmativas a seguir: I. Nas pólis gregas, a ágora era um
HistóriaLeia as afirmativas a seguir:
I. Nas pólis gregas, a ágora era um local onde aconteciam assembleias dos cidadãos e transações comerciais.
II. Durante o Antigo Império, foram construídas obras de drenagem e irrigação que impediram a expansão da agricultura no Egito Antigo.
Após proclamar a república, a Convenção Nacional na França, em 1792
HistóriaApós proclamar a república, a Convenção Nacional na França, em 1792, foi encarregada de elaborar uma nova constituição. Composta por cerca de 750 deputados, a Convenção abrigava quatro importantes grupos, entre eles os Cordeliers, que defendiam:
A influência da Igreja marcou a cultura do Período Medieval
HistóriaA influência da Igreja marcou a cultura do Período Medieval, entretanto, não apenas as questões religiosas foram significativas nesta época. Neste período houve grandes produções culturais e científicas, dentre as quais podemos apontar
"A fim de conquistar o apoio do povo, Pisístrato mandou que se
História"A fim de conquistar o apoio do povo, Pisístrato mandou que se instalassem canais para aumentar o estabelecimento de água em Atenas e atribuiu terras confiscadas de aristocratas exilados aos camponeses pobres. Essa opção de percurso político fez com que, em seu governo, o monopólio político das famílias aristocráticas fossem eliminados de uma vez por todas."
CAMPOS, Flávio; CLARO, Regina. A Escrita da História. Escala Educacional. São Paulo, 2009.
Sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram
HistóriaSobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a história antiga da Grécia, assinale a alternativa correta.
Na segunda metade do século XIX, a manutenção da escravidão nos
HistóriaNa segunda metade do século XIX, a manutenção da escravidão nos Estados Unidos da América era um tema que gerava grande polêmica e dividiu o País e gerou uma guerra. Essa guerra foi conhecida como:
Leia as afirmativas a seguir: I. Na Europa, a Revolução Francesa teve
HistóriaLeia as afirmativas a seguir:
I. Na Europa, a Revolução Francesa teve forte influência do Iluminismo.
II. Piaget afirma que a avaliação educacional deve ser realizada exclusivamente através de provas escritas.
No período em que Portugal despontou em sua expansão marítima
HistóriaNo período em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha se envolveu no processo da __________________. O fim da chamada __________________ possibilitou a inserção dos espanhóis na corrida de expansão marítima. Nesse contexto, A Espanha, atraída pelo projeto do navegador genovês Cristóvão Colombo, decidiu financiar a expedição do explorador italiano, em 1492. Para Colombo, era possível alcançar o Oriente navegando pelo Ocidente. Com essa aventura marítima, a Coroa Espanhola conquistou o continente americano. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:
Esse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania
HistóriaEsse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania de Pernambuco se encontrava nas décadas que se seguiram após a expulsão dos holandeses em 1654. A situação financeira dos senhores de engenho, cujo centro político estava na cidade de Olinda, agravava-se, haja vista a concorrência holandesa. Como tinham controle sobre a Câmara de Olinda, esses senhores de engenho induziram o governo a aumentar os impostos que os comerciantes tributavam. A maior parte desses comerciantes estava em Recife e, em protesto, entre os anos de 1710 e 1711, rebelou-se contra Olinda.
Considerando as fundamentações historiográficas sobre a história
HistóriaConsiderando as fundamentações historiográficas sobre a história egípcia, assinale a alternativa INCORRETA.
O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise
HistóriaO fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise da República Oligárquica no Brasil.
“ O fato de Washington Luís (1869-1957), presidente da República de 1926 a 1930, não abrir mão de um candidato paulista para a sua sucessão, ajudou a organizar a oposição à oligarquia cafeicultora paulista. Como era a vez de um presidente mineiro no rodízio, a insistência de Washington Luís no nome do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levou ao lançamento de um candidato de oposição. O rompimento de Minas Gerais com São Paulo foi decisivo para os acontecimentos políticos que se seguiram (...).”
VIANNA, Marly de Almeida Gomes. IN. Revista de História da Biblioteca Nacional. 26/10/2010.
O fato histórico descrito acima, conhecido como o fim da Política do Café com Leite, prática política que chegou a predominar durante boa parte da Primeira República no Brasil (1889 - 1930), promoveu vários impactos na vida política, econômica e social brasileira.
Os sítios mais antigos que conhecemos são construções edificadas com
HistóriaOs sítios mais antigos que conhecemos são construções edificadas com valvas de moluscos, chamadas sambaquis; aparecem entre 7000 e 5000 anos atrás. Seus autores eram caçadores e pescadores que também coletavam mariscos. Instalavam-se geralmente em baías como as de Guanabara, Iguape, Paranaguá, Joinville, Laguna, no limite entre vários ambientes complementares (mar aberto, enseadas profundas, mangue) que forneciam, cada um, alimentos específicos e recursos em água, madeiras e rochas diferentes (PROUS, 2006). A Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas. Considere o período compreendido no texto e analise as afirmativas abaixo.
( ) Discute-se muito a existência de uma diferenciação social dos "sambaquianos". Como em qualquer sociedade, devia haver tarefas específicas de cada sexo. Por exemplo, a ossificação do ouvido interno observada nos esqueletos de sexo masculino, sugere que aos homens eram reservadas as tarefas que demandavam mergulho frequente.
( ) Os "homens dos sambaquis" tinham um aspecto físico bastante diferente da população de Lagoa Santa. Completamente mongolizados - como as populações indígenas modernas, possuíam crânios mais largos que os lagoassantenses.
( ) Uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais, incluindo os sambaquis.
Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um
HistóriaSe, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as superpotências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa. Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética . Esta conferência foi realizada em
A tradicional festa do Muquém, que ocorre no distrito de mesmo nome
HistóriaA tradicional festa do Muquém, que ocorre no distrito de mesmo nome no município de Niquelândia – GO, constitui parte da cultura religiosa do norte goiano, e durante o mês de agosto atrai multidões de todas as partes do estado, que para lá se dirigem em um ato de celebração de fé. Essa festa ocorre em louvor a
“Podemos admirar a coragem de Colombo; aliás, isso já foi feito
História“Podemos admirar a coragem de Colombo; aliás, isso já foi feito milhares de vezes. Vasco da Gama e Magalhães talvez tenham feito viagens mais difíceis, mas eles sabiam para onde iam. Apesar de toda a sua segurança, Colombo não podia ter certeza de que no fim do oceano não havia um abismo, e, consequentemente, a queda no vazio.”
Sobre as Revoluções de 1848 na França, analise as assertivas abaixo
HistóriaSobre as Revoluções de 1848 na França, analise as assertivas abaixo:
I. A monarquia de Luis Felipe era controlada pela alta burguesia conservadora, que mantinha o voto censitário e apresentava limitações democráticas ao processo eleitoral, fatores que, somados à corrupção, aumentaram a oposição de republicanos liberais, socialistas e bonapartistas ao governo francês.
II. O governo procurou sufocar a oposição através da proibição de associações, da imprensa e da ação do Parlamento, desencadeando a Revolução de Fevereiro com intensa mobilização popular e operária, levando ao retorno do sistema republicano.
III. A Segunda República, proclamada pela união de liberais e socialistas, entre outras medidas, incluiu a autorização dos sindicatos, o direito de greve e a criação de oficinas nacionais com o objetivo de solucionar o desemprego e organizar unidades socialistas de produção.
IV. Amedrontada pelas conquistas socialistas, a burguesia buscou uma união com outros setores de proprietários e obteve uma vitória significativa nas eleições para a Assembleia Constituinte. Uma nova onda popular varreu Paris, sendo duramente reprimida. Em dezembro de 1848, Luís Bonaparte era eleito presidente.
Sobre a convocação para a Primeira Cruzada, analisar os itens abaixo
HistóriaSobre a convocação para a Primeira Cruzada, analisar os itens abaixo:
I. O Papa Urbano II fez a convocação para as cruzadas no Concílio de Clermont, em novembro de 1095. Na convocação, frisou a necessidade de os fiéis auxiliarem o que chamou de “irmãos do Oriente”.
II. Entre as garantias dadas pelo Papa para aqueles que aderissem à luta estava a remissão dos pecados, a proteção das posses mundanas pela Igreja e o pagamento de um soldo à família.
III. A recepção imediata da convocação não foi boa, com pouca adesão dos fiéis, principalmente daqueles mais humildes, que gozavam de uma vida já estabelecida.
Sobre o contexto imperialista na Índia e a sua independência, analise
HistóriaSobre o contexto imperialista na Índia e a sua independência, analise as assertivas abaixo:
I. Quando os britânicos começaram a colonizar a Índia, hindus e muçulmanos já conviviam na região.
II. Os hindus criaram o Partido do Congresso, e seu líder, Gandhi, desenvolveu estratégias de resistência à dominação inglesa baseadas em ações não violentas e de desobediência civil.
III. Gandhi lutou para que muçulmanos e hindus se unissem em torno de um objetivo comum, porém a Liga Muçulmana rompeu com o Partido do Congresso e encabeçou a luta pelo separatismo.
IV. Após a independência, esse território deu origem a dois países: Índia e Paquistão.
Paul Veyne, em A história da vida privada, realiza um estudo sobre
HistóriaPaul Veyne, em A história da vida privada, realiza um estudo sobre aspectos do cotidiano presentes no Império Romano, entre eles o casamento. Considerando o tema descrito, analise as assertivas abaixo:
I. O casamento romano era um ato privado, porém era obrigatória a existência de um ato formal manifestado através de um contrato escrito no qual o casal reconhecia os seus direitos e deveres dentro dessa instituição.
II. Homens e mulheres tinham acesso ao divórcio, bastava se afastar com a intenção de se divorciar, não sendo necessário prevenir o cônjuge; constituía um ato informal em que, em determinados casos, os juristas hesitavam legitimamente sobre ser uma simples desavença ou uma verdadeira separação.
III. No caso da mulher, quer tomasse a iniciativa do divórcio, quer fosse repudiada, deixava o lar conjugal sem o seu dote, porém os filhos obtidos no casamento seguiam a mãe.
IV. O casamento era uma instituição privada; contudo, em Roma, era considerado como um dos “deveres do cidadão”, um dos meios honrosos de enriquecer, ter filhos legítimos e perpetuar o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos.
A política econômica do New Deal, estabelecida por Franklin Delano
HistóriaA política econômica do New Deal, estabelecida por Franklin Delano Roosevelt foi baseada nas ideias keynesianas. Essa política conseguiu alcançar o sucesso esperado, assim como conseguiu controlar a crise econômica e os violentos conflitos sociais que ela gerava de forma rápida e imediata. A partir de 1930, a economia dos Estados Unidos voltou a se fortalecer e rapidamente as consequências da crise de 1929 foram superadas.
A década de 1950 foi cheia de guerras de guerrilha no Terceiro Mundo
HistóriaA década de 1950 foi cheia de guerras de guerrilha no Terceiro Mundo, praticamente todas nos países coloniais em que, por um motivo ou outro, as antigas potências coloniais ou colonos locais resistiram à descolonização pacífica (...). Curiosamente, foi um movimento relativamente pequeno (...), atípico mas bem-sucedido, que pôs a estratégia da guerrilha nas primeiras páginas do mundo: a revolução que tomou a ilha caribenha de Cuba em 1o de janeiro de 1959.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991)
O mercantilismo foi uma doutrina econômica que prevaleceu na Europa
HistóriaO mercantilismo foi uma doutrina econômica que prevaleceu na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Essa doutrina defendia a ideia de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de metais preciosos que ele possuía, como ouro e prata. O mercantilismo também defendia o protecionismo comercial, ou seja, a ideia de que os países deveriam promover a exportação de produtos e restringir a importação de bens estrangeiros.
Um exemplo de política mercantilista foi a busca dos países europeus por metais preciosos nas colônias americanas. Isso levou à exploração de recursos naturais e à utilização de mão de obra escrava, principalmente na extração de ouro e prata. Além disso, os países europeus promoviam a exportação de manufaturados e limitavam a importação de produtos estrangeiros, com o objetivo de proteger a indústria local.
“A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira
História“A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses e em especial os padres foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs, que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando de uma terra de abundância. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.”
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018, p. 16.
“Os povos indígenas constituem apenas 5% da população mundial, mas são
História“Os povos indígenas constituem apenas 5% da população mundial, mas são, no entanto, gestores vitais do meio ambiente. De acordo com Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, 28% da superfície terrestre do mundo, incluindo algumas das áreas florestais mais ecologicamente intactas e biodiversas, são gerenciadas principalmente por povos indígenas, famílias, pequenos proprietários e comunidades locais” (ONU NEWS, 2019). As alternativas abaixo são exemplos de práticas em que os povos indígenas contribuem para a conservação e preservação ambiental. Diante do exposto, assinale a incorreta.
“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt
História“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt tentou, contra a tradição política americana, uma terceira reeleição. A América Latina teve um papel importante neste processo. As Américas, não só os Estados Unidos tinham, segundo Roosevelt, de se transformar na fortaleza do hemisfério e, para atingir esse objetivo, foi criado o Office of the Coordinator of InterAmerican Affairs (OCIAA), dirigido por Nelson Rockefeller e voltado para as atividades culturais, sobretudo cinematográficas, com a participação de figuras como Walt Disney e Carmem Miranda”.
Adaptado de: TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. São Paulo: Companhia das letras, 2000, p. 43-51.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir a respeito da “fábrica de ideologias” criada pelo governo norte-americano para conquistar o apoio brasileiro durante a Segunda Guerra.
I. A indústria cultural subvencionada pelo OCIAA sustentou a economia norte-americana durante a guerra, permitindo a expansão das empresas de Hollywood dentro e fora dos Estados Unidos.
II. O Brasil foi um ponto estratégico na disputa com o Eixo, por isso transformou-se, durante a Segunda Guerra, numa das prioridades da política externa americana e da política cultural do OCIAA.
III. O estreitamento das relações entre americanos e brasileiros foi promovido mediante o rádio, o cinema e as revistas, que divulgavam um mundo atraente de consumo e progresso.
A citação a seguir tece comentários acerca de uma lei muito
HistóriaA citação a seguir tece comentários acerca de uma lei muito importante que foi colocada em prática no Brasil já no final dos anos de 1970:
"É a lei de nº 6.683 e foi promulgada pelo presidente militar João Baptista Figueiredo no ano de 1979. A lei foi uma consequência de uma ampla mobilização social e também parte do projeto de reabertura democrática no Brasil".
(PEREIRA, Miksileide. História do Brasil Republicano II. A Ditadura Militar Parte 2: Novos Atores Políticos e a Luta pelo Fim do Regime, a Luta pela Redemocratização e a Questão da Lei de Anistia. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2016.)
Usando como justificativa as medidas anticomunistas, o Legislativo
HistóriaUsando como justificativa as medidas anticomunistas, o Legislativo aprovou medidas que fortaleciam o Executivo e um fechamento gradativo do regime. A repressão teve início em 1935 e acabou no golpe de 10 de novembro de 1937, que deu origem ao Estado Novo. Nessa data, Vargas apresentou a nova carta constitucional alegando que a Constituição promulgada em 1934 estava ultrapassada em relação ao espírito da época. O golpe de 1937 marca o início de um período:
A charge a seguir foi realizada pelo jornalista e cartunista Henfil
HistóriaA charge a seguir foi realizada pelo jornalista e cartunista Henfil e retrata o político alagoano Teotônio Vilela:
Um dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil, o movimento das Diretas já, que se iniciou em meados de 1983, conseguiu mobilizar uma quantidade significativa de brasileiros que, basicamente, tinha como principal objetivo:
A política adotada foi considerada a primeira ação, no Brasil
HistóriaA política adotada foi considerada a primeira ação, no Brasil, com o objetivo de proteger o setor industrial com o processo de substituição de importações iniciado em 1930. Ainda, o governo comprava o excedente da produção cafeeira para destruí-la, e como forma de incentivar a indústria, foram adotadas algumas medidas, por parte do governo, que objetivavam sustentar as cotações internacionais do café produzido no país: imposto de 20% sobre as exportações do café e imposto sobre os cafeeiros plantados nos cinco anos subsequentes.
Antes do século XVII, o termo "revolução" designava o movimento
HistóriaAntes do século XVII, o termo "revolução" designava o movimento cíclico dos astros celestes, tendo, portanto, um sentido de continuidade e linearidade. No entanto, a partir dos movimentos políticos e sociais dos séculos XVII e XVIII, o termo passou a ser utilizado para caracterizar as rupturas no tecido social e político que alteraram as estruturas das sociedades. As revoluções modificaram profundamente as sociedades derrubando ou elevando determinados grupos sociais no comando político dos Estados europeus.
A história está sempre no centro das controvérsias. De que assuntos
HistóriaA história está sempre no centro das controvérsias. De que assuntos deve tratar? Os acontecimentos apenas, ou também os desígnios da providência, os progressos da humanidade, os fenômenos repetitivos, as estruturas? Deve pôr tônica na continuidade ou, pelo contrário, nas revoluções, nas rupturas, nas catástrofes? Deve ocupar-se prioritariamente dos indivíduos promovidos ao papel de heróis ou de massa? De quem tem poder e autoridade no Estado ou na Igreja ou, ao contrário, dos camponeses, do proletariado, dos burgueses, da população no seu conjunto e de todas as classes que a compõem?
Leia o texto a seguir sobre a Revolução Neolítica e, depois, responda
HistóriaLeia o texto a seguir sobre a Revolução Neolítica e, depois, responda as questões.
Podemos dizer sem problemas que viviamos melhor como caçadores-coletores. Estudamos corpos de áreas onde o Neolitico estava sendo introduzido e encontramos sinais de estresse nutricional em agricultores que não encontramos em caçadores-coletores. E ainda pior nas mulheres, onde identificamos uma clara carência de ferro. A dieta anterior era sem divida mais nutritiva. Encontramos também muitas doenças que não existiam até os humanos passarem a viver mais concentrados e com os animais Alem disso, sempre que ocorreram assentamentos de populações começaram querras. Perguntado se isso esconde lições para o presente, o professor e antropólogo James C. Scott, diz que é uma questão que levantam o tempo todo. A introdução da agricultura e da pecuária foi seguida pelo trabalho com os metais, a fundação de cidades, o surgimento de aristocracias O Neolitico é a grande revolução que inaugura o nosso mundo histórico", diz Guilaine. L. Gostamos mais de ensinar as origens do homem, porque isso levanta problemas filosóficos, ou as civilizações da antiguidade, consideradas brilhantes por causa de suas realizações arquitetônicas. 11 mas o que representam quando comparadas) à passagem de toda a humanidade à agricultura?". [...] Quase ninguém mais acredita que houve uma única revolução neolitica que eclodiu no Oriente Médio com a domesticação do trigo e que dai se espalhou a todo o planeta. A ideia mais difundida é que houve vários pontos de partida mais ou menos simultáneos, na China com o arroz ou na América com o milho. Por outro lado, existe à certeza, graças à genética, de que o trigo chegou à Europa por meio das migrações dos primeiros camponeses, em um momento de grandes movimentos populacionals."
No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser
SBCNo século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas.
Com base nessa discussão, analise a relação entre as asserções
I - O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como "Estado mínimo" ou "Estado de polícia", concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.
Porque
II - Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano.
O período socrático foi marcado pelo desenvolvimento do comércio
HistóriaO período socrático foi marcado pelo desenvolvimento do comércio, das artes e da política. Atenas tornou-se centro da civilização grega em função dos aspectos socioeconômicos e políticos. A democracia ganha espaço e a educação, um novo foco, sendo a “arte do bem falar”, necessária à vida política dos cidadãos. Sobre os responsáveis pelo ensino da oratória aos jovens, podemos dizer que:
O texto traz uma reflexão sobre o tipo de regime político de uma
HistóriaO texto traz uma reflexão sobre o tipo de regime político de uma sociedade e a corrupção. Qual das alternativas a seguir segue a tese do autor?
Os padres jesuítas, que na primeira fase da colonização brasileira
HistóriaOs padres jesuítas, que na primeira fase da colonização brasileira estava mais próximos aos índios, buscaram sistematizar o quanto puderam o conhecimento de ervas e tratamentos naturais daquela época. Um personagem importante nesse cenário de saúde com participação religiosa em nosso período colonial foi ____________________, que durante quase 40 anos acumulou às suas funções religiosas o posto de enfermeiro no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, de 1708 a 1747, ano de sua morte
De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos
HistóriaDe acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos ocorreram no século XX com os regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, e o stalinismo na URSS. Esses regimes têm como característica principal a negação dos direitos políticos da população em favor de um regime autoritário com poderes ilimitados para tomar todas as decisões do governo de um Estado.
Sobre as tensões políticas e sociais vividas pelos cidadãos no século XOC, analise as asserções.
I - As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto.
II - O século XX na América Latina foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos.
III - O caráter oligárquico da Republica Brasileira de 1889, representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como-oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam contra os mecanismos de coerção, desenvolvidos pelo voto de cabresto.
Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal
HistóriaNa Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal, o comércio e as cidades ressurgem. Novas formas de produções artesanais intensificam o comércio, surgindo uma nova classe social que necessitava de novos conhecimentos que a educação religiosa não oferecia. Qual é a classe social que aparece neste contexto histórico?
Muitas das ideias que temos hoje foram criadas ou influenciadas pelos
HistóriaMuitas das ideias que temos hoje foram criadas ou influenciadas pelos movimentos liberais e pelo pensamento iluminista. Ao pensarmos nos indivíduos que levaram a cabo estas mobilizações, lembramos de pensadores como: Voltaire, Kant, Rousseau, Adam Smith, ou seja, todos homens. Mulheres também influenciaram esses movimentos, mas existe uma tendência social de não incluirmos figuras femininas nesses movimentos. Existe uma importância histórica das mulheres para a construção do mundo contemporâneo. Quais são as bases que sustentam a não referência às figuras femininas nos movimentos liberais e pelo pensamento iluminista?
Um dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil
HistóriaUm dos marcos dos últimos momentos de ditadura militar no Brasil, o movimento das Diretas já, que se iniciou em meados de 1983, conseguiu mobilizar uma quantidade significativa de brasileiros que, basicamente, tinha como principal objetivo:
Durante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado
HistóriaDurante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado o Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro, em 1890, cuja construção ocorreu diante da necessidade de atendimento a pacientes psiquiátricos, que chamavam atenção da sociedade na época pelo abandono, pela falta de cuidados e/ou negligência com que eram tratados, muitos deles sofrendo violência física.
O direito canônico é o direito da Igreja cristã, remontando
HistóriaO direito canônico é o direito da Igreja cristã, remontando às origens do Cristianismo. É, porém, com a liberdade de culto outorgada por Constantino em 313 que o Papa e os bispos passam a gozar do poder de julgar os adeptos do Cristianismo, quando, voluntariamente, se submetessem à autoridade religiosa, assim como dos julgamentos sobre questões meramente religiosas, que, no século V, passam a ser, estes últimos, de competência privativa da Igreja. Com a descentralização do poder político na Idade Média, fruto da queda do Império Romano, a Igreja permanece como única estrutura político-administrativa organizada capaz de preservar a memória política e jurídica do Império do Ocidente".
Tomando como referência o Direito Canônico, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A Igreja Católica é tida como herdeira da cultura romana.
( ) As fontes do Direito Canônico provinham dos decretos dos concílios, nas constituições ou estatutos aprovados nos sínodos regionais, nos decretos e constituições pontifícias.
( ) Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino com suas obras A Cidade de Deus e Suma Teológica, respectivamente foram dois dos grandes expoentes da época.
"Abrir a escola para todos não é uma escolha entre outras:
História"Abrir a escola para todos não é uma escolha entre outras: é a própria vocação dessa instituição, uma exigência consubstancial de sua existência, plenamente coerente com seu princípio fundamental. Uma escola que exclui não é uma escola [...]. A escola, propriamente, é uma instituição aberta a todas as crianças, uma instituição que tem a preocupação de não descartar ninguém, de fazer com que se compartilhem os saberes que ela deve ensinar a todos. Sem nenhuma reserva." (MEIRIEU, 2005, p. 44).
Para a abordagem histórico-crítica, o conhecimento é resultado direto
HistóriaPara a abordagem histórico-crítica, o conhecimento é resultado direto do treinamento para o mercado de trabalho. A escola é reconhecida como a agência que educa formalmente, e os modelos educativos são desenvolvidos com base na análise dos processos por meio dos quais o comportamento é modelado e reforçado.
A Lei da Reforma Universitária em 1968, estabeleceu a dissociabilidade
HistóriaA Lei da Reforma Universitária em 1968, estabeleceu a dissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Durante o período do regime militar algumas críticas recaiam sobre
HistóriaDurante o período do regime militar algumas críticas recaiam sobre a estrutura universitária vigente, por exemplo as cátedras e o elitismo universitário.
A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1961.
HistóriaA primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1961. transformou o modelo tradicional de instituições de ensino superior vigente no país acabando, por exemplo com o regime de cátedra vitalícia.
Em 1946, surgiu a primeira universidade católica do Brasil
HistóriaEm 1946, surgiu a primeira universidade católica do Brasil, subordinada ao Estado e sem hierarquia eclesiástica.
A primeira universidade brasileira foi criada em 1980, data próxima
HistóriaA primeira universidade brasileira foi criada em 1980, data próxima da atual Constituição Federal de 1988.
No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola
HistóriaNo Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808.
No período de 1950-1960, os brasileiros vivenciaram uma tentativa
HistóriaNo período de 1950-1960, os brasileiros vivenciaram uma tentativa de democratização marcada por eleições diretas para os principais cargos políticos. Essa fase teve o mineiro Juscelino Kubitschek (JK) como principal personagem político, e a televisão chegou ao país. A definição aplicável ao período histórico a que o texto se refere é:
"Para enfrentar o racismo, a discriminação racial, este movimento
História"Para enfrentar o racismo, a discriminação racial, este movimento que se transformou no Movimento Negro Unificado, mudou a forma da população negra lutar, saindo das salas de debates e conferência, atividades lúdicas e esportivas, para ações de confronto aos atos de racismo e discriminação racial, elaborando panfletos e jornais, realizando atos públicos e criando núcleos organizados em associações recreativas, de moradores, categorias de trabalhadores, nas universidades públicas e privadas
O movimento tirou proveito das divergências conjunturais, mesmo dos setores da burguesia: exemplo, jornais burgueses como “A Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”. Articulamos, também, com mídia internacional, favoráveis ao fim da Ditadura Militar e outros setores”.
Considerando os movimentos negros e sua representatividade no país, é correto afirmar que:
Ao ser tratado como um lugar habitado por fanáticos e monarquistas
HistóriaAo ser tratado como um lugar habitado por fanáticos e monarquistas, os sertanejos de Canudos acabaram sendo diretamente vitimados pela repressão intensa de um governo que ainda demonstrava sinais claros de fragilidade em vista da falta de uma efetiva coordenação política, a qual surgiria anos depois com a "politica do café com leite". Dentre os motivos que levaram o governo a agir de forma tão dura contra os revoltosos de Canudos, podemos destacar:
|- A iminente aproximação do movimento com lideranças fieis ao Imperador D. Pedro II, o que assustava os republicanos.
II- A resistência de pessoas pobres que desafiaram a ordem vigente, não pagando impostos e fugindo da opressão dos grandes fazendeiros.
III- O gênio militar de Antônio Conselheiro, que tinha ligações com outros estados na tentativa de um movimento separatista.
Além de conteúdos, temos outras aprendizagens que devem fazer parte
HistóriaAlém de conteúdos, temos outras aprendizagens que devem fazer parte das propostas de formação de professores, possibilitado a ampliação de repertório para que sejam capazes de lidar com as demandas da profissão
"Basicamente o acordo firmado entre as oligarquias regionais com
História"Basicamente o acordo firmado entre as oligarquias regionais com o Governo Federal. Finalmente no poder, acordaram entre si o principal objetivo de manter sempre no poder federal um presidente que pudesse sempre favorecer os interesses oligárquicos. As regiões mais ricas, na época, eram Minas Gerais e São Paulo – a primeira região mais conhecida pela produção de leite e a segunda região conhecida pela produção do café. " (PEREIRA, Miksileide. História Brasil República. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 60)
Embora apenas no fim do século a escravidão se encerre formalmente
HistóriaEmbora apenas no fim do século a escravidão se encerre formalmente, já desde a metade da década de 1840 as políticas de imigração de europeus e orientais para o Brasil seria incentivada, porque o fim do tráfico elevaria os custos para se adquirir cativos, e havia a necessidade de substituir a mão-de-obra escrava.
De certa maneira é possível dizer que este perfodo lança as bases do
HistóriaDe certa maneira é possível dizer que este perfodo lança as bases do que seria hoje a sociedade brasileira: fundamentos sociais, culturais, políticos e econômicos de nosso desenvolvimento estavam sendo estabelecidos conforme se formavam - a princípio, no litoral; depois, continente adentro - as primeiras vilas, cidades e organizações políticas europeizadas e um complexo econômico que se relacionava intensamente com outros continentes, sobretudo com a Europa e a África, trocando, junto com as mercadorias, um intenso fluxo cultural.
Ao tratamos dos cidadãos brasileiros no contexto do fim do Império
HistóriaAo tratamos dos cidadãos brasileiros no contexto do fim do Império e início da República, inicialmente, pensamos em toda a população do país, estimada em, aproximadamente, 14 milhões de pessoas em 1890. No entanto, a cidadania enquanto direito político, assegurada pela liberdade de escolha dos representantes públicos pelo voto direto, ainda não era evidenciada no início da República. Dentre os fatores que limitavam a cidadania plena nesse momento histórico, podemos destacar:
No ano de 1808, o rei de Portugal, D. João VI, tomou uma importante
HistóriaNo ano de 1808, o rei de Portugal, D. João VI, tomou uma importante decisão que mudaria definitivamente a história do Brasil. Cercado e pressionado por Napoleão Bonaparte, que já havia ocupado a vizinha Espanha, Portugal se vê obrigado a decidir entre os adversários França e Inglaterra em suas relações internacionais, o que implicaria na inimizade do outro. A decisão de D. João VI é de transferir toda a Corte e seu aparato burocrático para o Brasil e, daqui, governar o reino português. Tal medida teve como consequência:
Os ideais iluministas fundamentaram as Revoluções Burguesas
HistóriaOs ideais iluministas fundamentaram as Revoluções Burguesas - a inglesa, a americana e a francesa - para a conquista da cidadania e dos diretos a ela relacionados. Com isso, os direitos naturais passaram a ser positivados, primeiramente, as declarações, como a inglesa de 1688, a francesa e a americana de 1776, e logo depois em suas Constituições, respectivamente.
Considerando os processos políticos e sociais históricos europeus derivados dessas revoluções burguesas, analise as afirmativas a seguir:
I - Com a ampliação do poder das monarquias absolutistas, a partir da Revolução Inglesa ocorrida entre 1640 a 1688, sob uma perpectiva de pensamento do John Locke, os indivíduos passaram a exercer o poder político nas formas a serem determinadas por lei.
II - Com a Revolução Americana, as ideias de supremacia da vontade popular foram afirmadas, bem como, a liberdade de associação e do estabelecimento de mecanismos de controle permanente sobre o governo.
III - O alcance dos homens nascidos livres e iguais em direitos é marcado na história, durante a Revolução Francesa, a partir da união entre a política e a religião.
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