Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Os recursos de estabelecimento da coesão textual podem se dar
Os recursos de estabelecimento da coesão textual podem se dar diferentemente, dependendo do tipo de texto. E com a coerência, ocorre o mesmo. Nos gêneros narrativos, por exemplo, devem-se levar em conta aspectos como a sequência dos acontecimentos, o tipo de cenário exigido pelo enredo, os tipos de personagens (ações, características condizentes). Às vezes, uma simples sequência de palavras pode trazer embutido um enredo que não nos é contado diretamente, como no poema a seguir: mulher, rua, multidão, trânsito, ruído, pressa, bolsa, perda, grito, polícia.
Ao aplicarmos nosso conhecimento de mundo para entender a sequência de palavras que forma o poema, podemos afirmar que:
I. Não é necessário que um texto tenha marcas linguísticas que estabelecem relações de identidade, retomada ou conexão entre seus termos para ser considerado coerente.
II. Apesar de ser formado apenas por substantivos, podemos reconhecer no breve poema uma sequência narrativa, com enredo, personagem e cenário.
III. Nosso conhecimento de mundo permite que associemos as palavras entre si e, por meio de inferências, imaginemos a situação, os participantes dela, a sequência dos acontecimentos, bem como seu provável desfecho.
IV. Não conseguimos calcular o sentido do texto, pois é necessário também aplicarmos nosso conhecimento linguístico.
Com base em todos os elementos dados no texto inicial, é correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I e III, apenas.
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