Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Você está caminhando por uma e vê o seguinte cartaz fixado em uma
Você está caminhando por uma e vê o seguinte cartaz fixado em uma porta da padaria: “Não atenderemos amanhã, mais entregaremos as encomendas previstas. Agradecemos a compreensão”. Você logo reconhece que o advérbio “mais” foi usado no lugar da conjunção, com sentido de adversidade, “mas” e que mesmo assim você conseguiu compreender o sentido da mensagem. Considerando as contribuições das gramáticas dos textos e dos estudos gerativistas para a linguística textual, como você explicaria a sua capacidade de compreender a mensagem e identificar a troca da conjunção por um advérbio de intensidade cometida pelo padeiro.
Considere os três tipos de competências de Charolles (1983) em sua resposta. Qual das alternativas a seguir apresenta a resposta correta?
a) A competência formativa do falante é a responsável pela compreensão e identificação da troca, isso porque o falante tem a capacidade de compreender todos os textos de uma língua e de identificar quando um deles não está bem construído e intuitivamente procurar uma solução. A competência transformativa, uma vez que falante tem a capacidade de parafrasear o texto e por isso ele faz a troca do "mais" por mas".
b) automaticamente ao ler o enunciado. Provavelmente, ele considerou que se tratava de um erro de digitação e não do tipo gramatical.
c) A competência qualificativa; o falante identificou o gênero específico do texto e compreendeu que se tratava de um informativo e, assim, se atentou somente para a informação que ele transmitia.
d) A competência formativa do falante, porque ele identificou que o texto estava bem construído e compreendeu a mensagem sem maiores problemas.
e) A competência transformativa do falante: ele conseguiu resumir e sintetizar o que a mensagem queria dizer, logo após identificar o erro presente no enunciado
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar