Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
A compreensão de conhecimento na dança refere-se ao conhecimento
A compreensão de conhecimento na dança refere-se ao conhecimento sensível do sujeito, isto é, suas capacidades de sentir e perceber a realidade que o cerca através das experiências de movimento que vivencia, a partir do seu mundo vivido e das relações sociais que estabelece consigo mesmo, com os demais sujeitos e com o meio e/ou contexto onde está inserido e externá-las em seu interagir. Como afirma Duarte Jr. (1988), os conhecimentos pertinentes à sensibilidade artística, e sobretudo aos próprios valores estéticos da educação, sofrem e lutam contra a hegemonia da fragmentação difundida na sociedade industrial e da formação de especialistas, contra a força do poder econômico, sobretudo em uma sociedade dividida em classes e ameaçada sob o poder das armas. O autor destaca que o processo de conhecimento se dá na consciência humana a partir de significações simbólicas, através da palavra e do símbolo (signo).
Entre a dimensão vivida e a dimensão simbólica, são as capacidades do sentir simbolicamente que permeiam a aquisição da razão entre pensamento e linguagem. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.
I - O conhecimento, orientado em uma perspectiva artístico-educativa, deve possibilitar a interpretação, a representação, a construção e a desconstrução de formas de movimento na dança, as quais podem ampliar a sensibilidade estética.
II - Os sentimentos e a emoção contidos nas artes permite perceber, conhecer e ressignificar novos valores, obtendo-se e construindo-se outros conhecimentos.
III - Consideramos experiências sensíveis na dança da Escola como experiências de movimento capazes de, pelo meio e confronto estéticos, promover o desvelamento e a compreensão crítica da interioridade dos alunos, ou seja, de seu mundo sensível.
IV - A experiência sensível no dançar dos alunos no espaço escolar está relacionada ao processo estético-artístico e/ ou artístico-educativo dos alunos no seu “se-movimentar”, isto é, no expressar da sensibilidade e na corporeificação de seu mundo interior.
Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Solução
Alternativa correta: e) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta para a pergunta é a alternativa e) "Somente as afirmativas I, II e III estão corretas." Isso ocorre porque as afirmativas I, II e III estão alinhadas com o contexto apresentado no texto, que discute a importância do conhecimento sensível na dança e sua relação com a educação artística. As afirmativas destacam a interpretação e representação de formas de movimento na dança, a ressignificação de valores por meio dos sentimentos e emoções nas artes, e a promoção da compreensão crítica da interioridade dos alunos por meio de experiências sensíveis na dança. Por outro lado, a afirmativa IV não está alinhada com o contexto apresentado, pois não aborda diretamente o papel do conhecimento sensível na dança e na educação artística. Portanto, a alternativa correta é a e) "Somente as afirmativas I, II e III estão corretas".
Assuntos: Integração do conhecimento sensível na educação artística, Papel das emoções e sentimentos na percepção estética e na construção do conhecimento, Desenvolvimento da sensibilidade estética por meio da dança na educação escolar
Vídeo Sugerido: YouTube