Disciplina: Outras Disciplinas 1 Curtidas

A corrupção pode ser funcional do ponto de vista de uma sociedade

Atualizado em 29/02/2024

A corrupção pode ser funcional do ponto de vista de uma sociedade clientelista que tende a se orientar para linhas corporativas de organização; onde o favoritismo não se faz apensa para o indivíduo, mas para grupos inteiros que se organizam solidariamente, com o fim de obter a prioridade das benesses do Estado, em detrimento do bem comum. Não é funcional, no entanto, do ponto de vista de uma sociedade plural e democrática, onde os grupos competem por benefícios dentro de critérios de mérito, subordinados a uma arbitragem desempenhada pelo Estado. (RIOS, 1987, p. 89)

O texto coloca em discussão a funcionalidade do clientelismo, considerado como um dos principais fatores da corrupção e a grande chaga do funcionamento das instituições políticas no Brasil. Qual das alternativas a seguir corresponde à tese defendida pelo autor?

a) O clientelismo pode ser considerado um dos grandes entraves ao funcionamento da democracia por significar privilégios para indivíduos e grupos sociais no Brasil.
b) O clientelismo é funcional ao acesso dos grupos mais desfavorecidos da sociedade brasileira ao poder político e econômico.
c) Uma sociedade plural e democrática permite que o clientelismo se reproduza e se aprofunde nas instituições políticas.
d) O clientelismo é funcional ao pluralismo, pois abre espaço para que os indivíduos sejam reconhecidos pelos seus méritos no exercício de uma função pública.
e) O clientelismo nunca esteve presente nas instituições políticas brasileiras.


Solução

Alternativa correta: ) O clientelismo pode ser considerado um dos grandes entraves ao funcionamento da democracia por significar privilégios para indivíduos e grupos sociais no Brasil. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Clientelismo, Múltiplos Fluxos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora