Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para Karl Popper
A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para Karl Popper a essência da investigação científica. Uma teoria só poderia ser considerada científica quando fosse passível de ser falseada, isto é, quando fosse possível provar sua falsidade. Essa ideia ficou conhecida como o critério de falseabilidade. Teorias científicas seriam como a teoria da gravitação universal de Newton porque além de se enquadrar nos critérios de cientificidade, também é possível fazer previsões acertadas a partir de suas equações.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que contém, segundo K. Popper, um tipo de teoria não falseável.
a) Psicologia evolutiva.
b) Psicanálise.
c) Homeopatia.
d) Design inteligente.
e) Ufologia.
Solução
Alternativa correta: b) Psicanálise. De acordo com o gabarito AVA.
Para Popper a verdade é inalcançável, entretanto, podemos nos aproximar da verdade, por tentativas. O estado atual da ciência é sempre provisório. É sempre necessário quando encontramos uma teoria ainda não refutada pelos fatos e pelas observações, questionarmos sua veracidade. Karl Popper faz uma crítica à psicanálise como método científico ao demonstrar que a teoria formulada por Freud é incapaz de prever resultados sob determinadas condições. Mais do que isso, a psicanálise utiliza de dispositivos, onde é possível qualquer resultado contraditório a suas hipóteses.
Resolução adaptada de: Brainly
Assuntos: Karl Popper, Teorias Não Falseáveis
Vídeo Sugerido: YouTube