Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
A troca de processos (swapping) é uma técnica que traz totalmente cada
A troca de processos (swapping) é uma técnica que traz totalmente cada processo para a memória, o executa por algum tempo e o retorna para o disco. Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
Swapping faz a verificação de disponibilidade de troca de um processo da memória principal para a memória secundária.
Através de um algoritmo que é responsável por verificar qual processo residente está estado de espera, um processo pode ceder o seu espaço para que um outro processo utilize aquele recurso.
Ao se realizar swapping, é possível compartilhar mais recursos ou endereços na memória principal.
Embora haja melhor aproveitamento da memória principal, a técnica de swapping não consegue otimizar o processamento e maximizar a utilização dos recursos da máquina de modo geral.
a) V – F – F – F.
b) V – F – V – V.
c) V – V – V – F.
d) F – V – F – V.
e) F – F – F – V
Solução
Alternativa correta: c) V – V – V – F. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c) V – V – V – F é a correta porque reflete com precisão o funcionamento da técnica de swapping no contexto do gerenciamento de memória em sistemas operacionais. Swapping é um método que move processos entre a memória principal (RAM) e a memória secundária (disco), permitindo que o sistema execute mais processos do que caberiam simultaneamente na RAM. Assim, a primeira afirmação é verdadeira, pois o sistema verifica a necessidade de liberar espaço na memória principal para carregar novos processos.
A segunda afirmação também é verdadeira, pois o sistema utiliza algoritmos para identificar processos que estão em estado de espera e podem ser temporariamente transferidos para o disco. Isso libera espaço na memória principal para que outros processos ativos possam ser executados, mantendo o sistema fluido e eficiente. Já a terceira afirmação é verdadeira porque o swapping permite o compartilhamento dinâmico dos recursos de memória, aumentando a flexibilidade no uso da RAM por diferentes processos, mesmo que de forma alternada.
Por fim, a quarta afirmação é falsa porque contradiz um dos principais objetivos do swapping: otimizar o processamento e maximizar a utilização dos recursos da máquina. Embora o uso do disco para armazenar processos temporariamente possa ser mais lento do que o acesso direto à RAM, a técnica permite que o sistema continue operando de forma eficiente mesmo em situações de sobrecarga de memória. Assim, o swapping contribui, sim, para um melhor desempenho geral do sistema, contrariando o que foi dito na última afirmativa.
Assuntos: Sistemas , Arquitetura , Organização
Vídeo Sugerido: YouTube